News do Meio

Haddad apresenta reforma com imposto de até 27,3%

Ministro entrega proposta pessoalmente a Arthur Lira e afirma que tributação sobre consumo vai cair com as novas regras. Em vitória do Planalto, Pacheco adia votação dos vetos presidenciais. Portugal reconhece responsabilidade pela escravidão no Brasil e fala em reparações. Biden sanciona lei que pode banir o TikTok, acirrando tensões com a China. E um documentário sobre o grande Dorival Caymmi é o destaque nas estreias dos cinemas.

Lula diz que não viverá ‘eterna briga’ com o Congresso

Presidente reconheceu a necessidade de dialogar, lembrando que o PT é minoritário no Legislativo, enquanto Arthur Lira diz que vem alertando o governo “há meses” sobre problemas na articulação política. Unicef comemora aumento da cobertura de vacinação contra poliomielite no Brasil. Gravações inéditas de Johnny Cash e de Paul McCartney chegam ao público. E o Congresso dos EUA aprova lei que pode banir o TikTok.

Em meio à tensão com Congresso, Lula cobra engajamento de ministros

Devido à crescente tensão e ao risco de novas derrotas no Congresso, Lula pressiona ministros e diz que Haddad deve conversar com parlamentares em vez de “ler livros”. Mudanças climáticas já afetam a saúde de pelo menos 70% de todos os trabalhadores no planeta. Cher e Ozzy Osbourne estão entre os 16 nomes que vão entrar no Hall da Fama do Rock. E Tinder lança novo recurso de segurança para compartilhar informações sobre date.

Embate de Musk e Moraes domina manifestação bolsonarista

Ministro do Supremo foi alvo de ataques de Silas Malafaia, enquanto o ex-presidente se disse perseguido político. Pesquisa aponta educação como destaque do governo Lula e controle da inflação como ponto fraco. Brasil tem o primeiro caso local de cólera desde 2006. Taylor Swift quebra o próprio recorde de streamings no lançamento de seu novo álbum. E equipe da Microsoft anuncia ferramenta de IA capas de criar vídeos realistas a partir de fotos.

Israel ataca alvos militares no Irã

Governo de Teerã diz ter abatido três drones e que não houve danos expressivos, enquanto Tel Aviv não comenta o incidente. EUA teriam sido avisados previamente e não apoiaram a operação. Justiça derruba decisão do CFM que dificultava o acesso de mulheres ao aborto legal. Novo álbum de Taylor Swift chega às plataformas já com recordes quebrados. E Meta lança nova geração do Llama, sua ferramenta de IA.

Moraes e Lira têm reunião tensa na Câmara

Encontro aconteceu fora a agenda, em um momento no qual parlamentares elevam o tom de confronto com o STF. Às vésperas de votações de vetos, Lula libera R$ 2,4 bilhões em emendas, principalmente para aliados. Governo paulista troca professores por IA na elaboração de aulas online. Empresa ligada à Hyundai apresenta androide que vai ser usado em fábricas. E confira as estreias de hoje nos cinemas.

Contra STF, Senado vota por criminalizar posse de drogas

Proposta, que segue agora para a Câmara, vai na contramão da maioria já formada no Supremo para diferenciar usuários de traficantes. Lira prepara pacote de retaliação ao governo após demissão de primo em Alagoas. Estudo mostra que escolas com maioria de alunos negros têm infraestrutura pior. Documentário brasileiro sobre ianomâmis entra em mostra paralela do Festival de Cannes. E a internet no Brasil só chega com boa qualidade a 22% da população.

Governo recua e reduz meta fiscal para 2025

congresso

Projeto da LDO enviado ao Congresso prevê déficit zero no ano que vem, em vez do superávit prometido pela equipe econômica. Corregedor do CNJ afasta juízes e desembargadores ligados à investigação da Lava Jato. Reação ao ataque iraniano divide o governo de Israel. Universidades federais entram em greve. Salman Rushdie exorciza em livro atentado que sofreu em 2022. E a Apple perde a primazia no mercado de smartphones.

Líderes mundiais tentam conter conflito entre Israel e Irã

Em retaliação pelo bombardeio de sua embaixada em Damasco, Teerã lançou centenas de drones e dezenas de mísseis em seu primeiro ataque direto ao território israelense, mas 99% foram abatidos pelas defesas de Israel e de aliados. Começa nesta segunda-feira o julgamento de Donald Trump por fraude contábil. Desmatamento cai na Amazônia e cresce no Cerrado. Filme com Wagner Moura lidera as bilheterias nos EUA. E a Meta testa chatbot de IA no WhatsApp.

Lira declara guerra a Padilha

Presidente da Câmara chamou o ministro da Relações Institucionais de “desafeto pessoal” e “incompetente”. Confronto foi agravado pela atuação de Padilha para que os deputados mantivessem a prisão de Chiquinho Brazão. Lula veta parte do projeto que acabava com a “saidinha” de presos e abre novo flanco de atrito com o Congresso. STF decide de estados são responsáveis pelas mortes em ações policiais. Morre O.J. Simpson, astro do esporte e das telas acusado de matar a ex-mulher. E a Apple alerta para ataques a iPhones em 92 países.