O Meio não circula amanhã, dia 21 de abril, feriado. Após a celebração da memória do alferes Joaquim José, e da revolução liberal mineira que não houve, estaremos de volta. Segunda-feira. — Os Editores.

Apesar de vitória, base instável ameaça governo

O clima de ânimos exaltados se manteve, ontem, no plenário da Câmara dos Deputados. Durante a tarde, o governo reverteu a derrota da terça-feira e aprovou o trâmite de urgência para a Reforma Trabalhista. Precisava de 257 votos, teve vinte a mais. Desta vez, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, esticou a sessão em duas horas enquanto deputados eram caçados pelo prédio para que votassem. A oposição protestou, e com intensidade. Chegou a ocupar o espaço no entorno da mesa diretora com cartazes dizendo “método Cunha, não”. O ex-presidente da Câmara, agora preso, tinha o hábito de repetir votações na qual se vira derrotado. Maia levou ao plenário um requerimento de urgência igual ao derrotado na véspera. Enquanto os protestos seguiam, os líderes do governo se esforçavam para virar votos. Seu principal argumento para os indecisos é de que o “recado de insatisfação” para o Planalto já havia sido dado. Os parlamentares da base pressionam o Executivo preocupados com a Lava Jato e em busca de cargos e verbas. (Estadão)

A avaliação é de que a dificuldade para aprovar o requerimento foi tanta que está aí um sinal de que a aprovação do projeto, assim como da Reforma da Previdência, só virá a custo de muito esforço pelo Planalto. (Folha)

Michel Temer, porém, considerou a vitória um sinal de “firme apoio do Congresso” ao governo. (Globo)

PUBLICIDADE

Enquanto isso... o relator da Reforma da Previdência, Arthur Maia, mandou sinais de que vai aliviar na regra de transição para servidores públicos. Hoje, o funcionalismo tem o direito de se aposentar com salário integral, que é reajustado como para quem está na ativa. O governo queria estabelecer que, para manter isto, seria preciso se aposentar no mínimo aos 65 anos. Pressionado por associações de juízes, o relator recuou. (Globo)

Lula está com o menor nível de rejeição desde 2015: 51%. Pela primeira vez, o número de pessoas que votariam nele se equivale ao de que não votariam. Segundo pesquisa do Ibope, os tucanos Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin, porém, viram sua base de votos diminuir de um ano para cá. A rejeição aos três é também maior do que a de Lula: 62%, 58% e 54%. O prefeito João Doria também foi avaliado, mas pela primeira vez. Seu nome é desconhecido por 44% do eleitorado, mas a taxa de rejeição é de longe a mais baixa: 36%. A pesquisa é anterior à divulgação das delações Odebrecht. (Estadão)

A Polícia Federal foi às ruas com mandados de busca e apreensão para investigar a compra, pela Caixa Econômica, de ações do Banco Panamericano, em 2010. O banco, que pertencia ao empresário Silvio Santos, estava a caminho de quebrar quando foi salvo pela manobra. A Operação Conclave, que investiga se houve fraude, quebrou também os sigilos bancário de Henrique Abravanel, irmão de Silvio, e do banqueiro André Esteves.

A reta final da eleição para presidente da França está se mostrando um desafio para os institutos de pesquisa. Quatro candidatos têm chances reais de chegar ao segundo turno, no pleito que ocorre no domingo. O ex-ministro da Fazenda Emmanuel Macron, que se posiciona ao centro, e a radical de direita Marine Le Pen, lideram a disputa nesta ordem, mas vêm caindo. François Fillon, de centro-direita, e Jean-Luc Melenchon, do Partido Socialista, por sua vez, se aproximam. Todos os quatro estão a menos de 4% um do outro, e só as urnas dirão quem segue.

Dois jovens e um soldado da Guarda Nacional foram mortos durante os protestos que ocuparam as ruas venezuelanas, ontem. Um rapaz de 17 anos e uma moça, de 23, teriam sido alvejados por milícias bolivarianas. O guarda, de acordo com o governo, foi alvejado por um franco-atirador. Sob pressão, Nicolás Maduro acusa os EUA de estarem orquestrando com a direita um Golpe de Estado. Ele também acusa o Parlamento, com maioria de oposição, de ser responsável por insuflar a violência nas ruas. Maduro acenou com novas eleições “para breve”. (Globo)

E a GM acusa o governo venezuelano de ter se apropriado de sua fábrica no país.

Cultura

A Viacom comprou um naco que a torna sócia majoritária do Porta dos Fundos. Valor e percentual exato não foram divulgados. A gigante de mídia, dona dos estúdios Paramount e DreamWorks, além de canais como MTV, Nickelodeon e Comedy Central aposta em crescimento do mercado na América Latina.

Seis músicas inéditas de Prince serão lançadas amanhã, exatamente um ano depois da morte do cantor. O EP póstumo Deliverance sai por um selo independente, “da forma que Prince gostaria”, segundo Ian Boxill, colaborador de longa data do músico. “Uma vez, Prince me disse que ia para a cama todas as noites pensando em como contornar as grandes gravadoras e levar sua música diretamente para o público”, lembrou Boxill. Prince deixou outras músicas (não se sabe quantas) não lançadas. A promessa é de que cheguem ao mercado em junho. (Globo)

Órgãos públicos do audiovisual da França, da Alemanha e do Brasil se reuniram, ontem, no Rio, para debater o inimigo do momento - a Netflix. Os três países querem a regulamentação (e a tributação) do serviço de streaming de vídeos. A França, um dos maiores mercados de cinema do mundo, é talvez o mais feroz inimigo da empresa, que tem duas produções concorrendo nesta edição do Festival de Cannes e que, claro, vai estreá-las na plataforma online. “Isso exclui a sala de cinema e também revela uma ideia de monopólio cultural que vai contra a nossa ideia de defender a diversidade”, disse à Folha Christophe Tardieu, diretor da entidade que regula o audiovisual na França.

Vídeo: a música Carinhoso completa cem anos em 2017. Composição de Pixinguinha com letra de Braguinha, ela é interpretada por Zélia Duncan, Monarco, Chico Buarque, Joyce Moreno e Carminho.

Aliás… Pixinguinha faria 120 anos no próximo dia 23. Para lembrar a data, o IMS lança um site com documentos sobre sua vida e obra como compositor, intérprete e arranjador.

O Festival de Tribeca vai transmitir via streaming, no Facebook, 12 de seus painéis de discussão, incluindo a estrelada reunião do elenco de O Poderoso Chefão com seu diretor, Francis Ford Coppola, para comemorar os 45 anos do filme.

Alegria de cinéfilo: o clássico sci-fi de Tarkovsky, Stalker, vai ganhar uma versão restaurada em HD, tratamento que deixará o filme de 1979 ainda mais surpreendente. O lançamento está previsto para 18 de julho.

Viver

Há um mundo rochoso, maior do que a Terra, não tão longe daqui, a cerca de 40 anos-luz. Trata-se de uma "superterra", como definem os astrônomos. A descoberta foi anunciada ontem, na revista Nature. Bem como o sistema Trappist-1 — aquele feito de planetas com dimensões semelhantes às da Terra e com possibilidade de existência de água —, o novo achado abre mais um canal para busca de vida fora do sistema solar.

Falando no espaço… A Nasa lançou um site em que compila dados e imagens de seus dez centros de pesquisa, desde sua criação, em 1958. Reúne incríveis fotos capturadas — de nebulosas, planetas, galáxias, buracos negros e afins. O Creators faz uma seleção de favoritos. Mas vale viajar pelo site original, carregado de vídeos e imagens e, principalmente, fácil de usar.

PUBLICIDADE

Um rio imenso, no Canadá, desapareceu. Em apenas quatro dias. O motivo? Pirataria fluvial e, claro, aquecimento global. A BBC explica o fenômeno e conta como os cientistas deram conta do sumiço do rio.

Os pombos, pobres pombos, sabem algo que nós sabemos. Um estudo de Oxford acaba de provar que, pasmem, os pombos, a escória das cidades, os “ratos com asas”, são (além de nós, humanos) a única espécie capaz de transmitir sabedoria com o passar das gerações. (Globo)

“Filho, o mundo não é seu. E aquela moça ali na rua também não é. Nenhuma delas é e nem será.” Patricia Froes, mãe de Lino, escreve sobre ser mãe de menino no blog #AgoraÉQueSãoElas. Documentarista à frente do longa Incondicional — O mito da maternidade, ela defende que a mãe lute desde o princípio para fazer com que seu filho homem perca privilégios e vivencie, desde cedo, a igualdade de gêneros.

Bill O’Reilly, âncora de maior audiência do jornalismo de TV paga americano, foi demitido pela FoxNews. O carismático populista de direita é acusado por inúmeras mulheres de assédio sexual. Apesar do imenso público, grandes anunciantes começaram a boicotar seu programa forçando a família Murdoch, dona do grupo, a demiti-lo. O’Reilly criticava o que chamava de “politicamente correto” por parte das esquerdas. (New York Times)

Cotidiano Digital

E se você pudesse digitar apenas com seu pensamento? Essa é uma das linhas de pesquisa que o Facebook está desenvolvendo em seu misterioso Building 8. Na palestra de ontem na F8, Regina Dugan, que lidera o laboratório de pesquisa da empresa, informou que 60 engenheiros trabalham no desenvolvimento de uma interface entre cérebro e computador sem a necessidade de implantes invasivos. A tecnologia é baseada em scans óticos da massa cinzenta e o objetivo é conseguir alcançar a velocidade de 100 palavras por minuto, apenas com o pensamento.

Todas as apresentações da F8 estão disponíveis online, vão de assuntos sobre como usar o Messenger para melhorar o seu negócio, como o WhatsApp lida com SPAM até temas altamente técnicos, como desenvolvimento de experiências em realidade virtual.

O negócio do Google é lidar com dados. Agora, busca 10 mil voluntários para uma pesquisa massiva sobre saúde. A empresa pretende coletar informações destas pessoas, de exames de sangue e de imagem a detalhes genéticos, por um período de quatro anos. É a segunda etapa de um projeto desenvolvido junto à Universidade de Duke.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.