Limite de gastos públicos é aprovado na Câmara

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

11 de outubro de 2016

PUBLICIDADE

Limite de gastos públicos passa pelo primeiro teste

Como se trata de uma Proposta de Emenda Constitucional, não basta. A PEC sugerida por Antonio Palocci ainda no governo Lula terá de ser aprovada uma segunda vez em plenário. Já tem data marcada: 24 de outubro. Depois seguirá para o Senado, onde também será votada duas vezes. Ainda assim, o governo precisava do apoio de 308 deputados, conseguiu 366. Foi uma vitória clara do governo Temer em seu primeiro grande teste parlamentar.
 
Vitória cara: deputados cobraram seu apoio em cargos nas estatais.
 
Tampouco foi sem protestos. Em São Paulo, estudantes ocuparam o prédio em que fica o escritório regional da Presidência. Juízes federais argumentaram que o funcionamento da Justiça corre risco. A Procuradoria Geral da República afirmou que a Proposta de Emenda viola a Constituição por ser um ato do Executivo intervindo na autonomia dos Poderes Legislativo e Judiciário. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, acusou os críticos de corporativistas.

Entenda a PEC 241: um guia para ler em 1 minuto e outro guia, para ler em 10.

Tiroteio: Um argumento contra a PEC, um argumento a favor.

Análise do PMDB: segundo professor da USP, para estar bem em 2018 o partido precisará entregar as reformas que promete. O risco é se perder nos seus velhos hábitos fisiológicos. Ambos foram vistos, ontem.

Ibope

Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (PRB) tem 51% das intenções de voto e, Marcelo Freixo (PSOL), 25%. 24% correspondem a brancos, nulos ou não souberam responder.
 
Porto Alegre: Nelson Marchezan Junior (PSDB) tem 45%, contra 33% de Sebastião Melo (PMDB).
 
Florianópolis: Gean Loureiro (PMDB) tem 53%, contra 26% de Angela Amin.

Programas de governo

O Meio já publicou os programas de governo dos candidatos a prefeito que disputam o Segundo Turno nas capitais do Nordeste, Sul e Sudeste. Hoje, publicamos os de Centro Oeste e Norte.

Goiânia: Iris Rezende e Vanderlan.
Campo Grande: Marquinhos Trad e Rose Modesto.
Cuiabá: Manuel Pinheiro e Wilson Santos.
Manaus: Artur Virgílio e Marcelo Ramos.
Belém: Edmilson e Zenaldo Coutinho.
Porto Velho: Dr. Hildon e Léo Moraes.
Macapá: Clécio e Gilvam Borges.

Curtas

MP denuncia Lula, Marcelo Odebrecht e mais nove por favorecimento à empreiteira.

Como se informam deputados e senadores: pesquisa da FSB. (Um terço dos deputados leem jornal pelo celular.)

Marina Silva reconhece a derrota da Rede na eleição.

Disputa interna dispara dentro do PSDB.

ERRATA: O artigo atribuído ao prefeito paulistano Fernando Haddad, que recebeu link na edição de ontem, é falso. Pedimos desculpas pelo erro.

Hillary em alta

Primeira pesquisa pós vídeo-bomba põe Hillary Clinton à frente de Donald Trump por 11 pontos: 46% contra 35%. O painel da NBC/Wall Street Journal foi realizado sábado e domingo, antes do debate. Na pesquisa anterior, divulgada em 21 de setembro, a senadora aparecia com 43% versus 37% do adversário, uma vantagem de 6 pontos. Na avaliação do especialista Nate Silver, que acertou o resultado das últimas duas eleições, a democrata tem 83,6% de chances de vencer a eleição, em 8 de novembro.

Humor: Hillary e Trump num momento romântico.

Ainda: O republicano Paul Ryan, presidente da Câmara, anunciou que não defenderá mais o candidato de seu partido à presidência.

Mais um vídeo de criança em desespero, na Síria.

Cotidiano Digital

Facebook quase bloqueado

O juiz eleitoral Renato Roberge, de Santa Catarina, ordenou que o Facebook retirasse do ar a página Hudo Caduco. Se não o fizesse, a rede seria bloqueada por 24 horas em todo o território nacional. Após hesitação, a página foi derrubada, mas sob protestos dos advogados da empresa, que alegam desproporcionalidade da pena. Tinha 17 seguidores.
 
Hudo Caduco misturava sátira e críticas agressivas contra Udo Dohler, candidato pelo PMDB que lidera a disputa pelo segundo turno à prefeitura de Joinville.

Curtas

Tramita às pressas, no Congresso, projeto de lei para criar um cadastro nacional de todos que acessam a internet. Incrivelmente, obriga também a instalação de aplicativos que vigiem os movimentos de cada cidadão pela rede.

O Uber ficará mais caro. Mas só em São Paulo, capital. Decisão do prefeito Fernando Haddad.

Samsung em crise

Na última quarta-feira, um Samsung Galaxy Note 7 se incendiou espontaneamente dentro do voo 994 da Southwest Airlines, nos EUA. Por sorte, o avião não havia ainda decolado. Desde então, outros cinco, mesmo modelo, também entraram em combustão. Detalhe: eram todos aparelhos trocados justamente para resolver este problema. A empresa pediu a devolução de todos os Note 7 e suspendeu suas vendas, ontem. O desastre não poderia vir em pior hora. Sua principal concorrente, a Motorola, acaba de lançar o Moto Z, seu novo topo de linha. E o Google entrou no mercado de ponta Android com o Pixel.

Viver

Nobel pensa salários e contratos

O inglês Oliver Hart e o finlandês Bengt Holmstrom venceram o Prêmio Nobel de Economia. Holmstrom mostrou que um mix entre salário base e bônus atrelados a performance individual podem beneficiar funcionários e melhorar resultados, mas que há limites. Hart, por sua vez, defende contratos empresariais mais simples, focados em critérios para a tomada de decisões e não em previsões de cada problema futuro. Sua base teórica ajuda a responder que empresas devem se juntar ou que instituições seriam idealmente públicas ou privadas.

Um grupo de traficantes atacou a Unidade de Polícia Pacificadora do Pavão-Pavãozinho, núcleo de favelas entre Ipanema e Copacabana, no Rio. Os tiros foram ouvidos durante quase toda a segunda. A crise terminou em três mortos, cinco feridos – um deles o comandante local da PM – e oito presos.

Vídeo de agressão a morador de rua, em São Paulo, viraliza nas redes sociais.

Brasil e Venezuela jogam hoje, às 21h30, pelas eliminatórias da Copa.

Cultura

Beatriz Bracher recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura de melhor romance do ano, com Anatomia do Paraíso.

A série brasileira 3%, que estreia no Netflix em 25 de novembro, ganhou trailer.

Uma última do Desert Trip: The Who toca Baba O’Riley.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.