Curadoria de vídeos

Agenda Cultural para 10-12-2021

9 de dezembro de 2021

38 filmes de 12 países compõem a programação do 16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que realiza a partir de hoje sessões presenciais e online. Entre os destaques está a estreia do documentário Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo, de Taciana Oliveira.

Sob a regência de Thierry Fischer, a Osesp realiza hoje a estreia de Ojí – Chegança e Ímpeto, do compositor baiano Paulo Costa Lima. Amanhã, o Abstrai Ensemble apresenta um programa contemporâneo na Sala Cecília Meireles. No domingo, o pianista Cristian Budu interpreta obras de Bach e Camargo Guarnieri, entre outros, no último recital do ano da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Na quinta, Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais encerram a temporada com O Pássaro de Fogo, de Stravinsky, e a Sinfonia nº 9, de Beethoven.

Até o dia 12,Festival Curta Brasília comemora 10 anos com uma edição online e gratuita, que disponibiliza mostras em realidade virtual de curtas nacionais e internacionais.

O diretor Rodrigo Portella inicia nessa sexta a temporada da performance audiovisual de autoficção (RE)Play no canal do Sesc Rio de Janeiro no YouTube.

No domingo será lançado o aplicativo Projeto Afro: Além da Tela, que pretende conectar usuários à iniciativa de mapeamento e difusão de artistas plásticos negros. De Abdias Nascimento a Ana Raylander Mártis, 170 nomes já foram cadastrados.

O Projeto Câmbio estreia hoje a performance de dança online Round Midnight/Hora Zero, realizada entre Amsterdã e Rio de Janeiro pelos coreógrafos Arno Schuitemaker e Cristina Moura.

Na segunda, o ciclo 1922: Modernismos em Debate encerra sua programação com a participação de Flávia Camargo Toni, Nelson Olokofá Inocêncio, Carlos Augusto Calil e Carla Dias.

No mesmo dia, o Itaú Cultural estreia no YouTube o programa Em Casa com Zuza Homem de Mello, com depoimentos inéditos do jornalista e musicólogo morto em 2020.

O pianista Nelson Ayres, o violinista Ricardo Herz e a baixista Ana Karina Sebastião estão entre os convidados da Jam Brasil, série de shows gravados no JazzB, em São Paulo, que serão exibidos a partir de segunda.

Comemorando 20 anos, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos combina teatro épico brechtiano e cultura negra em Hip Hop Blues, espetáculo com dramaturgia e direção de Claudia Schapira que estreia na quinta.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 03-12-2021

2 de dezembro de 2021

Sob a direção de William Coelho, o Coro da Osesp canta hoje obras dos franceses Francis Poulenc e Lili Boulanger. Amanhã, Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais vão de Villa-Lobos a John Adams. No domingo, a Sinfônica Heliópolis recebe a pianista Sylvia Thereza em programa com peças de Rachmaninoff e Dvo?ák.

O pianista Jonathan Ferr, a cantora Larissa Luz e a festa Batekoo estão entre os convidados da Boogie Week: Semana da Cultura Preta, realizada pela produtora Boogie Naipe até domingo.

O Coletivo Comum está em curta temporada com o espetáculo online Os Grandes Vulcões, que analisa a política externa dos Estados Unidos na América Latina. As sessões são seguidas de conversas com filósofos como Isabel Loureiro e Paulo Arantes.

Marina Sena, Tulipa Ruiz, MC Tha e Kell Smith se apresentam de forma online e gratuita no Juntas Festival, que rola nesse sábado. Também estão previstas conversas com as artistas.

Trechos de composições de Villa-Lobos, Léa Freire, Rodrigo Lima e Ronaldo Miranda são costurados em Sementes, obra em vídeo que a Orquestra de Câmara da USP estreia amanhã com imagens captadas no Pará por Vinícius Colé.

O Grupo Galpão estreia amanhã a peça-filme Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão, com dramaturgia de Silvia Gomez e direção compartilhada entre Clarissa Campolina e Fernanda Vianna.

Em Chega de Saudade!, peça que está em cartaz de forma virtual até o dia 12, Aquela Cia. dramatiza relações entre personagens reais da bossa nova, como João Gilberto e Nara Leão, a partir de texto de Pedro Kosovski.

A cultura periférica carioca será celebrada ao longo do fim de semana no Escuta Festival, transmitido pelo Instituto Moreira Salles. Veja a programação.

A cartunista Laerte, que completou 70 anos em 2021, é a homenageada do CCXP Worlds, evento digital de cultura pop que acontece no sábado e no domingo.

Direto de Salvador, as Pastoras do Rosário homenageiam Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara em apresentação no domingo no Palco Virtual do Itaú Cultural. Na segunda, a cantora e compositora Jadsa lança o show virtual do disco Olho de Vidro, gravado no teatro do Instituto Goethe da capital baiana.

Mais de 60 filmes estão na programação do 16º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que começa na quinta com sessões online e presenciais, realizadas em João Pessoa. Entre os destaques está o documentário Toada para José Siqueira, que perfila o maestro e compositor paraibano.

No mesmo dia começa o Indie Festival, que, além de exibir 27 longas em Belo Horizonte, abriga em seu site uma seleção de 11 curtas nacionais e estrangeiros.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 26-11-2021

25 de novembro de 2021

Direto do Centro de Convenções Salvador, o festival Afropunk Bahia transmite nesse sábado os encontros musicais da cantora Luedji Luna com o duo Yoún, de Mano Brown com a revelação do R&B Duquesa e do bloco Ilê Aiyê com a MC Tássia Reis, entre outros. Confira a programação.

Começa amanhã a 19ª Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que transmite de forma gratuita conversas diárias com a presença (virtual) de autores internacionais, como a canadense Margaret Atwood, a norte-americana Alice Walker e a sul-coreana Han Kang.

Em Belém, o Festival Mana realiza uma edição em formato híbrido, com shows presenciais hoje e amanhã no Teatro do Sesi Pará. No domingo, o encontro de Patrícia Bastos com Luedji Luna e uma experiência imersiva de carimbó em 360º serão transmitidos online.

Paulo Freire é o homenageado da 7ª Mostra Ciranda de Filmes, que ocupa a plataforma Itaú Cultural Play a partir de hoje com longas de ficção e documentários centrados no tema da educação.

Bailarinos radicados em São Paulo e em Potsdam, na Alemanha, realizam improvisações presenciais que serão transmitidas a partir dessa sexta pelo projeto Dançaremos a Distância, do Instituto Goethe.

O filme Fortaleza Hotel, de Armando Praça (Greta), abre amanhã o 31º Cine Ceará, que realiza até 3 de dezembro sessões presenciais em Fortaleza, além de ocupar plataformas virtuais como as do Canal Brasil e da TV Ceará.

No mesmo dia, a cantora Karina Buhr leva ao palco online do Itaú Cultural o show Voz e Tambor, com participações de Regis Damasceno e Max B.O.

Concebida por Marta Soares em 1997, a peça coreográfica Les Poupées, que se inspira nas bonecas surrealistas de Hans Bellmer, ganha temporada virtual na terça.

A Mostra Ecofalante de Cinema exibe a partir de quarta uma seleção de filmes para refletir sobre os 60 anos do Parque Indígena do Xingu. São 31 títulos realizados entre 1932 e este ano, assinados por nomes como Maureen Bisilliat e Paula Gaitán.

No mesmo dia, a MITsp começa a Plataforma Brasil – Mostra Digital de Artes Cênicas, que exibe novas peças em formato virtual, como A Árvore, com dramaturgia de Silvia Gomez e atuação de Alessandra Negrini.

Ainda na quarta, o Festival Novas Frequências exibe 20 obras em uma galeria virtual imersiva, que complementa as atividades presenciais do evento com reflexões sobre a questão ambiental e de gênero, entre outras.

A galeria Casa Triângulo disponibilizou em seu site a individual Pretos de Griffe, de O Bastardo, jovem pintor fluminense recém-entrevistado em nosso Ateliê do Artista.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 19-11-21

18 de novembro de 2021

Um show do rapper Emicida abre amanhã, no Dia da Consciência Negra, a programação da Feira Preta, que rola até 10 de dezembro de forma online e gratuita. Além de mais apresentações musicais, de nomes como Teresa Cristina e Liniker, também estão previstas mesas de debate e feira de negócios.

Zezé Motta e Ailton Graça são os mestres de cerimônia da live Arte Negra, que reúne hoje apresentações musicais de Seu Jorge, Mahmundi, Péricles, Majur e Paula Lima. A transmissão é do Teatro Bradesco.

Sob a batuta de Marin Alsop, a Osesp celebra hoje a música de Villa-Lobos, em especial os seus Choros, além de obras de outros compositores brasileiros. Na quinta, o regente José Soares e a Filarmônica de Minas Gerais convidam o pianista Lucas Thomazinho para tocar o Concerto da Coroação, de Mozart.

O ator Cacá Carvalho inicia hoje a temporada digital do monólogo Leonardo da Vinci – A Obra Oculta, de Michele Santeramo, em filmagem feita na Casa das Caldeiras.

Isaac Julien, Rosângela Rennó e Rafael Pavarotti são alguns dos convidados do Festival Zum, que comemora, a partir de segunda, os 10 anos da revista homônima com debates sobre fotografia contemporânea.

No mesmo dia, a edição online do FILTE – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia apresenta uma programação de espetáculos, atividades de formação e colóquio.

Na quarta, o Sesc começa a Ocupação Mirada, que retoma as atividades do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas com sessões virtuais e presenciais, realizadas em Santos. Produções de Brasil, Portugal, Chile, Me?xico e Peru estão na programação.

O Itaú Cultural organiza na quinta o debate de lançamento do livro Amoroso, Uma Biografia de João Gilberto, de Zuza Homem de Mello. Os convidados da conversa são os artistas Anelis Assumpção, Marcelo Pretto e Sergio Molina e os jornalistas Patricia Palumbo e Juarez Fonseca.

A Automatica Edições lançou nessa semana a plataforma ARTE BRA, que disponibiliza de forma gratuita uma série de livros sobre artistas brasileiros contemporâneos, como Luiz Zerbini e Eleonora Fabião.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural de 12-11-2021

11 de novembro de 2021

Retomando as atividades do Teatro Oficina, o filme-espetáculo Esperando Godot, adaptado do clássico de Samuel Beckett, está em temporada virtual pela plataforma Simpla Play. A produção tem direção de José Celso Martinez Corrêa e Monique Gardenberg.

Até segunda, o festival Corpas Sonoras realiza encontros de improvisação musical com artistas lésbicas, trans e não-binárias, como Jadsa, Badsista e Maria Beraldo.

A Osesp recebe hoje a regente norte-americana Marin Alsop e a pianista venezuelana Gabriela Montero, que interpretam o Concerto nº 1 de Tchaikovsky. Amanhã, o cantor Alceu Valença apresenta o show Valencianas ao lado da Orquestra Ouro Preto.

A partir dessa sexta, a Mostra Sessão Meia-Noite, Olho Neles e Nelas exibe madrugada adentro trabalhos de novos artistas da dança contemporânea. Na quinta, o espetáculo E Se…, com coreografia de Gabriel Malo e direção de Gisele Bellot, discute a violência contra a mulher na temporada digital do Teatro Sérgio Cardoso.

Aysha Nascimento, Georgette Fadel e Karen Menatti dividem a direção do espetáculo

Antígona Terceirizada, que estreia na segunda com Denise Assunção no elenco e transmissão do CCSP.

No mesmo dia, a atriz e cantora Zezé Motta fala sobre os seus mais de 50 anos de carreira e alguns de seus projetos recentes, como a participação no documentário Prateados – A Vida em Tempos de Madureza, no Roda Viva.

Prêmio Nobel de Literatura em 2006, o escritor turco Orhan Pamuk abre o Seminário Internacional Futuro da Memória na quarta com uma palestra sobre o papel dos museus no século 21.

Na quinta, começa o 3º Burburinho Literário – Festival de Literatura e Tradução, com convidados como Christine Röhrig e André Capilé. No mesmo dia, os historiadores Sidney Chalhoub e Heloisa Starling conversam sobre os movimentos antivacina em live de lançamento da nova revista Serrote.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural para 5-11-21

4 de novembro de 2021

Na programação do Jazzfest Berlin, que nesse ano destaca a produção de artistas do Brasil, África do Sul e Egito, a compositora e baterista Mariá Portugal apresenta amanhã um show direto da Alemanha, onde mora, enquanto as bandas Quartabê e Metá Metá contribuem com vídeos, no mesmo dia e no domingo, respectivamente.

Direto do Teatro Sesi, em Vitória, o Festival de Música Erudita do Espírito Santo começa hoje com a Sinfonia nº 14, de Shostakovich, interpretada pela soprano Eliane Coelho com a Orquestra Camerata Sesi, regida por Gabriel Rhein-Schirato.

A cantora Maria Bethânia lançou esta semana o programa Tabuleiro, que reúne duas de suas paixões: música e literatura. O primeiro episódio, já disponível na Rádio Batuta, estabelece conexões entre Clarice Lispector e o blues.

Começa hoje a FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira, cuja 4ª edição, toda virtual, homenageia a escritora Maria Valéria Rezende, além de receber convidados como Itamar Vieira Junior e Aline Bei.

Shows de Anelis Assumpção e Curumin gravados na Fazenda Santo Antônio, em Louveira (SP), estão entre os destaques do Festival Curuquim, que rola ao longo do fim de semana.

Filmes clássicos e títulos inéditos serão exibidos a partir de hoje no Festival de Cinema Italiano, que tem sessões online gratuitas para todo o país, além de presenciais, em São Paulo.

O pianista Hercules interpreta hoje obras de Chiquinha Gonzaga, Astor Piazzolla e Radamés Gnattali, entre outros, em recital da temporada da Osesp. Amanhã, Fabio Mechetti rege a Filarmônica de Minas Gerais em concerto com peças de Ravel, Prokofiev e Bartók. No domingo, a Sinfônica Heliópolis recebe o maestro Isaac Karabtchevsky para tocar Grieg, Verdi e Tchaikovsky.

Dirigida por Gabriel Villela e atuada por Chico Carvalho, a adaptação de Henrique IV, de Pirandello, começa hoje uma temporada online, transmitida direto do Teatro Ruth Escobar. Inspirada no filme de Lars von Trier, a peça Dogville, com Mel Lisboa no elenco e direção de Zé Henrique de Paula, será exibida pelo Teatro Faap a partir dessa sexta.

Espetáculos da Quasar Cia. de Dança e dos grupos Cena 11 e Corpo estão na programação da Mostra Internacional de Dança Paralelo 16, que acontece em formato híbrida, online e em Goiânia, até o dia 15. No sábado, começa o festival Dança em Trânsito, que envolve 25 cidades em atividades presenciais e virtuais.

Criadas por Itamar Assumpção, as bandas Isca de Polícia e Orquídeas do Brasil homenageiam amanhã o autor de Nego Dito em show transmitido pela Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha.

Documentários sobre cultura popular e shows de artistas como Alessandra Leão e Kunumi MC serão exibidos a partir de domingo no Ciclo de Cultura Tradicional, com transmissão das Oficinas Culturais.

No mesmo dia, Zeca Pagodinho convida o grupo Batuqueiros e sua Gente em apresentação gravada na Casa de Francisca. A TNT transmitirá o evento pelo YouTube.

O Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal lançam na segunda a plataforma Ancestralidades, cujo conselho é formado pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana, que conduz uma série de encontros virtuais com personalidades negras ao longo da semana.

O festival de documentários sobre moda Feed Dog Brasil começa na terça e apresenta perfis de estilistas como Christian Louboutin e Karl Lagerfeld, entre outros. As sessões acontecem de forma presencial no Rio de Janeiro e online para todo o país.

A estreia de Ficções Sônicas 02, com dramaturgia e direção de Grace Passô, marca a abertura da nova edição do Brasil Cena Aberta, na terça. Filmada no Theatro Municipal de São Paulo, a peça tem participações da soprano Marly Montoni e do rapper Novíssimo Edgar.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural de 29-10-21

28 de outubro de 2021

Começa na quinta o Jazzfest Berlin, festival que nesse ano deriva sua curadoria de três centros culturais: Cairo, Joanesburgo e São Paulo. A baterista e compositora Mariá Portugal, que mora atualmente na Alemanha, fará um show no palco do evento em Berlim, enquanto outros artistas brasileiros, como as bandas Metá Metá e Quartabê, exibirão vídeos pré-gravados. Quase toda a programação será transmitida pela internet.

Até o dia 6 de novembro acontece o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, cuja 14ª edição exibe 155 filmes nacionais e internacionais, entre curtas e longas. Veja a programação.

A Osesp recebe hoje o regente e violinista Luis Otavio Santos para interpretar um programa barroco, com Bach e Händel. Na segunda, Emmanuele Baldini realiza o recital de lançamento do disco 24 Caprichos Latinoamericanos, que reúne peças de Arthur Barbosa para violino solo.

Depois de ter a transmissão de seu set parcialmente barrada pelos algoritmos, Guilherme Werneck tenta outra vez amanhã, agora pela Twitch, apresentar sua fusão improvisada de três guitarras (de Derek Bailey, Bill Frisell e Mary Halvorson) com os tambores de Alessandra Leão.

Ao longo do fim de semana, o Itaú Cultural transmite shows de Salloma Salomão (hoje), Virgínia Rodrigues (amanhã) e Iara Rennó (domingo). O rapper Kamau, o cantor Otto e a Velha Guarda da Vai-Vai estão entre os destaques da Virada SP Online de Itapira, que começa na tarde de sábado.

A feira presencial da SP-Arte já acabou, mas o prazo para conferir os estandes virtuais das mais de 100 galerias foi estendido até domingo.

Artistas de 12 estados brasileiros estão na programação da 4ª Mostra de Dança do Itaú Cultural, que abre na quarta com um debate entre a baiana Inaicyra Falcão, a mineira Dudude Herrmann e a cearense Silvia Moura.

Filmes breves de 112 países serão exibidos a partir de quinta no FestCurtasBH, cuja 23ª edição ocupa a plataforma Cine Humberto Mauro/Mais, além de realizar sessões presenciais no Palácio das Artes.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 22-10-21

21 de outubro de 2021

Mais de 7 mil itens relacionados à trajetória de Lygia Clark – incluindo obras, catálogos de exposições, vídeos e documentos, além de cartas e materiais inéditos – serão reunidos a partir de sábado em um novo site. Idealizado por Alessandra Clark, neta da artista, o projeto é realizado pela Associação Cultural Lygia Clark com o Itaú Cultural.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo entra hoje no seu segundo dia e segue em formato híbrido, com sessões presenciais e virtuais, disponíveis nas plataformas Mostra Play, Sesc Digital e Itaú Cultural Play. Programe-se.

O protagonismo feminino marca a segunda semana do festival Sesc Jazz, com a homenagem à compositora Tânia Maria, hoje, e dois shows internacionais na quarta: da pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld e da trombonista belga Nabou Claerhout.

A Osesp recebe nessa sexta a solista alemã Isabelle Faust, que interpreta o Concerto para Violino, de Benjamin Britten, sob a regência de Arvo Volmer. Ainda hoje, a Sala Cecília Meireles transmite o recital da pianista Lígia Moreno, com programa que inclui os Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky. Na quinta, é a vez de Antonio Meneses tocar o Concerto para Violoncelo nº 1, de Camille Saint-Saëns, e peças de Tchaikovsky ao lado da Filarmônica de Minas Gerais e seu maestro, Fabio Mechetti.

O jornalista e publisher da Bravo!, Guilherme Werneck, apresenta hoje um set transmitido pelo Improfest – Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora. A improvisação com discos terá como base gravações de três guitarristas (Derek Bailey, Bill Frisell e Mary Halvorson) e os tambores de Alessandra Leão.

O Inhotim exibe amanhã um show da jovem cantora baiana Agnes Nunes gravado na Galeria Rivane Neuenschwander do instituto. Na quarta, Ná Ozzetti, Patrícia Bastos e Socorro Lira abrem a rodada de shows da mostra feminista Elas em Cena, hospedada pelo Centro Cultural São Paulo.

Com atividades online e presenciais, o Festival CoMA – Consciência, Música & Arte começa na segunda uma série de mesas de debate com convidados como a pesquisadora e ativista Geni Núñez e o neurocientista Sidarta Ribeiro.

Na quinta, o Goethe-Institut São Paulo lança o podcast Risca Faca – Arte por Quem Faz, com episódios semanais e convidados como a curadora Keyna Eleison e o artista Denilson?Baniwa.

Idealizada por diretores e diretoras de fotografia, a Iris Cinematografia Brasileira é uma revista online, trimestral e gratuita. A edição atual conta com um depoimento de Adrian Teijido sobre o trabalho no filme Marighella, de Wagner Moura.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!



Agenda cultural para 15-10-21

14 de outubro de 2021

Começa hoje, em formato híbrido, o festival Sesc Jazz, cuja programação de shows nacionais e internacionais, mostra de filmes e atividades de formação se estende até o dia 31. O pianista pernambucano Amaro Freitas abre os trabalhos direto do Sesc Pompeia, diante de plateia presencial reduzida e também em transmissão online.

Arvo Volmer e Ricardo Bologna se revezam na regência no concerto da Osesp dessa sexta, com repertório que inclui Ionisation, de Varèse, e Jeu de Cartes, de Stravinsky. Amanhã, a Filarmônica de Minas Gerais interpreta obras de Debussy e Villa-Lobos, entre outros, sob a batuta de José Soares.

O espetáculo Quando Todas as Folhas Caem, de Ciça Ohno com o Núcleo Fu Bu Myo In, abre hoje o Visões Urbanas, festival de dança que apresenta 18 espetáculos de cinco países, além de mostra de vídeo-dança e oficinas, até o dia 24.

Amanhã, o veterano João Donato volta aos palcos pela primeira vez desde a pandemia e se apresenta com trio no Blue Note São Paulo, que transmite o evento.

Para comemorar os 19 anos, o Grupo XIX de Teatro exibe, ao longo de 19 dias, uma mostra digital com alguns de seus principais trabalhos, como Marcha para Zenturo (em parceria com o Grupo Espanca) e Hysteria.

Sara Antunes começa amanhã a temporada online do monólogo Sonhos para Vestir, costurado por cartas que trocou com o pai. A direção é de Vera Holtz.

Na quinta, o compositor Flo Menezes e o filósofo Vladimir Safatle conversam sobre música no lançamento do livro A Potência das Fendas. Realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o debate será mediado por Andrei Reina, da Bravo!.

No mesmo dia, uma performance de Luz Ribeiro e show de Anelis Assumpção marcam a abertura do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, com transmissão do Itaú Cultural.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural de 08-10-21

7 de outubro de 2021

Bete Coelho atua e dirige, ao lado de Gabriel Fernandes, em nova produção de A Gaivota, clássico do teatro moderno de Tchékhov adaptado pela Cia. BR116. Apresentado como uma peça-filme, o espetáculo estreia na terça e dá contornos brasileiros à dramaturgia russa.

A Osesp recebe hoje o regente alemão Marc Albrecht para interpretar o poema sinfônico Don Juan, de Richard Strauss, e a Sinfonia em Ré Menor, de César Franck.

Pascoal da Conceição volta a interpretar o autor de Macunaíma em Mário de Andrade Desce aos Infernos, que estreia como peça online amanhã, no aniversário compartilhado pelo ator com o escritor, e segue disponível como websérie.

Quatro peças do dramaturgo norte-americano Will Eno estreiam nesse fim de semana sob a direção de Fernando Vilela: aos sábados, será exibida Tragédia: Uma Tragédia; aos domingos, a trinca formada por O TécnicoA Porta-Voz e Senhores e Senhoras, a Chuva.

Na segunda, o Museu da Língua Portuguesa lança o curta documental Línguas em Trânsito: Tom Zé, com uma entrevista inédita do compositor que completa 85 anos.

Gravado no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, o filme A Primeira Perda da Minha Vida marca a estreia do Grupo Galpão no universo infantil. A produção, que estreia na terça, tem roteiro de Eduardo Moreira e direção de Inês Peixoto.

Direto de Piracicaba, no interior paulista, começa na quinta o 9º Festival Curau, que apresenta shows como os de Juçara Marçal e Kiko Dinucci com o Batuque de Umbigada de Capivari e da dupla de rappers Tasha & Tracie.

No mesmo dia rola o festival de hip hop Estação K, que traz apresentações dos MCs Edgar e Zudizilla, além de dar visibilidade aos outros elementos da cultura, como a discotecagem, o grafite e o breakdance.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 01-10-21

30 de setembro de 2021

De hoje a 10 de outubro, a Mostra de Cinemas Africanos ocupa o Sesc Digital com uma curadoria que lança luz sobre o cinema de gênero do continente, como o filme de terror e fantasia Juju Stories, do coletivo nigeriano Surreal 16, e o road movie feminista Flatland, dirigido pela sul-africana Jenna Bass.

A cantora Josyara e a dupla Saskia & Felinto estão entre os destaques do Negras Melodias Show, festival online que acontece ao longo do fim de semana.

As homenagens ao centenário de Astor Piazzolla continuam na temporada da Osesp com duas apresentações hoje: do quarteto de tango e jazz Escualo Ensemble e da pianista francesa Lise de la Salle. Também nesta sexta, o CelloSam3aTrio, de Jaques Morelenbaum, interpreta obras de Dorival Caymmi e Edu Lobo, entre outros, na Sala Cecília Meireles.

Com programação presencial na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, e online, a Mostra Play the Movie, que começa hoje, exibe curtas-metragens e clipes nacionais, além de realizar oficinas e debates. Confira a programação.

O grupo catarinense Cena 11 abre amanhã a 12ª Bienal Sesc de Dança com o espetáculo Matéria Escura. Entre os destaques internacionais, estão Este Corpo é Tão Impermanente…, do diretor norte-americano Peter Sellars, e Abismo, da companhia sul-coreana Ninety9 Art.

A cantora Maria Beraldo apresenta no sábado o repertório do disco Cavala, com transmissão do Tendal da Lapa. No mesmo dia, a poeta e slammer Luz Ribeiro homenageia Carolina Maria de Jesus em show para o Itaú Cultural.

Organizada pela Cia. Os Crespos com o Grupo Clariô, a 3ª Mostra de Cinema Negro Faz Lá o Café começa na segunda e traz, entre as atrações, a pré-estreia do filme-espetáculo Dois Garotos que se Afastaram Demais do Sol, com a história do primeiro campeão mundial de boxe a assumir sua bissexualidade.

De terça a quarta, o canal Curadoria Hilst no YouTube exibe a peça As Aves da Noite, escrita por Hilda Hilst em 1968 e ambientada em Auschwitz, em montagem dirigida por Hugo Coelho.

Apresentada em três salas simultâneas com atores de diferentes pontos do Brasil, a peça online (In)confessáveis, idealizada por Marcelo Varzea, começa nova temporada na terça.

No mesmo dia, as cineastas Everlane Moraes e Juliana Antunes conversam com o artista visual Mulambö em live do IMS com apresentação de Kleber Mendonça Filho e mediação de Débora Butruce.

Ainda na terça, o artista Mateus Moreira exibe 15 pinturas na individual Desolação, que ganhará tour virtual 3D pela Casa Fiat de Cultura. No site da Casa Triângulo, por sua vez, já é possível conferir a mostra Pelo Avesso, com obras de Antonio Henrique Amaral. Na quinta, a banda Skank se reúne para uma live direto da Sala Minas Gerais.

A cineasta Lucia Murat, de Quem Bom te Ver Viva, é a homenageada do 3º Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, que a partir de quarta ocupa as plataformas Videocamp, Mubi, Telecine e YouTube.

A artista visual japonesa Yuko Mohri fala sobre seu processo criativo nessa quarta em live da Japan House São Paulo com participação dos curadores Paulo Miyada e Jacopo Crivelli Visconti e da diretora do instituto, Natasha Barzaghi Geenen.

Vinte artistas independentes exibem HQs de forma gratuita na Banca de Quadrinistas, disponível no site do Itaú Cultural ao longo de todo mês de outubro. Veja quem são.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural de 24-09-21

23 de setembro de 2021

Antonio Meneses, um dos mais celebrados solistas brasileiros da música clássica, interpreta hoje o Concerto nº 2 para Violoncelo, de Villa-Lobos, ao lado da Osesp e do maestro Isaac Karabtchevsky. Na segunda parte do programa, a orquestra toca a Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky.

Bacia do Cobre, primeiro trabalho solo do pianista Marcelo Galter, chega hoje às plataformas de streaming e lojas. O músico baiano tem no currículo trabalhos com o maestro Letieres Leite, Maria Bethânia, Hermeto Paschoal, Stanley Clarke e outros do mesmo porte.

Organizado por editoras independentes, o Salão do Livro Político chega hoje à sua 6ª edição em formato virtual e apresenta, além de feira de publicações, mesas de debate com intelectuais como Slavoj Žižek, Leonardo Padura e Marilena Chauí.

De hoje a domingo acontece a 2ª Mostra Pankararu de Música, transmitida da Aldeia Indígena Bem Querer, em Pernambuco, e com participações de Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Brisa Flow e Djuena Tikuna, entre outros.

A cantora Papisa apresenta hoje canções inéditas do disco Fenda em show para o Itaú Cultural, que amanhã recebe a Besta Fera do mestre Jards Macalé. Ainda no sábado, o pianista Amaro Freitas improvisa com seu trio na edição virtual do Santos Jazz Festival.

A jornalista Bianca Santana fala sobre a sua biografada, a intelectual e ativista Sueli Carneiro, em live do Itaú Cultural nesse sábado.

Para comemorar os 30 anos do disco Nevermind, a Orquestra Ouro Preto transforma o clássico do Nirvana em uma “ópera-grunge” em concerto amanhã.

A editora Ubu completa 5 anos em 2021 e, para celebrar, convida autores e colaboradores da casa para rodas de conversa, incluindo os filósofos Franco Berardi, Vladimir Safatle e Djamila Ribeiro.

Lia de Itamaracá e José Miguel Wisnik são alguns dos nomes confirmados no festival que celebra, a partir de segunda, os 40 anos do projeto Unimúsica, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No mesmo dia, o ciclo 1922: Modernismos em Debate reúne pesquisadores como Eduardo Morettin e Denilson Lopes em mesas sobre fotografia e cinema.

Atrizes e dramaturgas, Grace Passô e Indira Nascimento são as convidadas do próximo Terças Crespas, que discute a escrita autoral de mulheres negras. A transmissão acontece às 19h30 no canal do CCSP no Instagram.

Na quinta, começa o SLAM BR, campeonato de poesia falada que reúne os vencedores estaduais e garante vaga na Copa América, que será realizada em novembro.

No mesmo dia, o Sesc São Paulo lança o documentário Territórios de Resistência – Florestanias, Sertanias, Ribeirias, que registra as ações de sentido decolonial realizadas pelo Sesc Ipiranga com o Museu Paulista.

O grupo de teatro Estopô Balaio, formado na zona leste de São Paulo, comemora 10 anos com uma curta temporada online do espetáculo Reset Nordeste.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.