Curadoria de vídeos

Agenda cultural para 27-05-22

26 de maio de 2022

A cantora Fabiana Cozza apresenta hoje o show do disco Dos Santos, que celebra a ancestralidade negra e as religiões de matriz africana, em live promovida pelo Itaú Cultural.

A Osesp recebe hoje o regente francês Ludovic Morlot e o violinista sueco Daniel Lozakovich para interpretarConcerto para Violino nº 2 de Prokofiev. Uma estreia do compositor português Luís Tinoco e peças francesas – de Ravel e Debussy – completam o programa.

No episódio da semana do podcast Mano a Mano, já disponível no Spotify, o rapper Mano Brown recebe a intelectual e ativista Sueli Carneiro para uma conversa sobre feminismo negro e a luta por igualdade racial.

Em seu programa de debates exibidos no YouTube, a Galeria Jaqueline Martins aborda nos próximos dois sábados o tema do negacionismo histórico em exposições. O historiador e curador Agustín Pérez Rubio fala amanhã sobre o episódio de censura sofrido pela artista peruana-espanhola Sandra Gamarra Heshiki, cuja mostra Buen Gobierno foi alvo de pedido de remoção das palavras “racismo” e “restituição” por parte do Conselho de Cultura de Madri em 2021.

Documentários de diferentes períodos da história política brasileira são destaque na mostra Viva a Democracia, em cartaz na plataforma gratuita Itaú Cultural Play. Entre os títulos selecionados estão Maranhão 66, curta de Glauber Rocha sobre a primeira eleição de José Sarney ao governo do estado, e Entreatos, longa de João Moreira Salles que revela os bastidores da campanha presidencial de Lula em 2002.

Os bate-bolas, tradição popular e carnavalesca do subúrbio carioca, são tema do encontro virtual que o Museu do Pontal realiza na segunda com a presença de líderes de grupos de bate-bolas da zona oeste do Rio e da historiadora Aline Valadão, que pesquisa o fenômeno.

Na quarta, a Mostra Ecofalante começa uma programação especial para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e exibe online 20 longas-metragens produzidos entre 2009 e 2021 exibidos pelo festival, como o Oscar de melhor documentário A Enseada, de Louie Psihoyos.

No mesmo dia, a Galeria de Arte André promove uma conversa sobre o escultor Victor Brecheret com os curadores Mario Gioia, Ana Avelar e Maria Alice Milliet. O bate-papo será transmitido às 17h pelo Instagram da galeria, que até quinta abriga a exposição Brecheret, 1922-2022 – Nos Passos da Modernidade.

De 2 a 30 de junho, a plataforma #CulturaEmCasa exibe de forma gratuita a mostra 200 Anos da Independência em 200 Filmes, cuja curadoria, assinada pela crítica Maria do Rosário Caetano, inclui desde os clássicos Ganga Bruta e Cabra Marcado para Morrer até os recentes Que Horas Ela Volta? e Branco Sai, Preto Fica.

Ainda na quinta, o Instituto Moreira Salles lança um site dedicado ao fotojornalismo. Além de apresentar a trajetória de fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país, o portal Testemunha Ocular também deve abrigar dossiês temáticos, ensaios críticos e depoimentos em vídeo. A concepção do projeto é do jornalista Flávio Pinheiro.

A galeria Arte132 disponibilizou em vídeo uma visita guiada pela curadora Lilia Schwarcz à exposição coletiva Vários 22, que confronta o imaginário eurocêntrico com obras de artistas contemporâneos negros e indígenas, como Jaider Esbell e Flávio Cerqueira.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural de 20-05-22

19 de maio de 2022

Acompanhada por um trio de violão e sopros, Mônica Salmaso canta hoje uma seleção de sambas de Wilson Batista em show transmitido pelo Itaú Cultural.

Já está disponível nas plataformas o álbum Moacir de Todos os Santos (Spotify), último trabalho da Orkestra Rumpilezz sob a batuta de seu fundador, Letieres Leite, que morreu em outubro do ano passado. Caetano Veloso e Raul de Souza são convidados especiais.

A etapa carioca do Festival MITA será transmitida amanhã e no domingo pelo Multishow, tanto na televisão como no YouTube. A programação mescla atrações internacionais, como as bandas Gorillaz e Two Door Cinema Club, e nomes brasileiros de diferentes gerações, de Gilberto Gil a Liniker.

Ainda no sábado, a Sinfônica Heliópolis transmite, direto do Clube Hebraica, um concerto com obras de Villa-Lobos e Ravel, entre outros, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

O músico, ex-ministro da Cultura e agora imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil, é o convidado do Roda Viva da TV Cultura na próxima segunda. Na pauta estão as comemorações de seus 80 anos em junho, como o lançamento de um disco novo e de um acervo digital realizado com o Google.

Entre os destaques da semana no streaming gratuito do Cinesesc está a exibição do clássico dinamarquês A Palavra, pelo qual Carl Theodor Dreyer ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1955.

O Itaú Cultura Play, por sua vez, estreia hoje em seu catálogo a mostra Bom Dia, Professor, com 10 títulos exibidos no Clube do Professor que discutem a realidade brasileira, como Café com Canela, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, e Ferrugem, de Aly Muritiba.

Na quinta, o escritor Michel Laub participa do projeto Passaporte Literatura: Em Casa do Instituto Goethe, onde deve comentar livros como Solução de Dois Estados e sua recente passagem pela Alemanha.

No mesmo dia, o romance O Portal, lançado por Natsume Soseki em 1910, será discutido no clube de leitura virtual organizado pela Japan House São Paulo com a revista Quatro Cinco Um.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural para 13-05-22

12 de maio de 2022

A Osesp e seu regente titular, Thierry Fischer, recebem hoje o húngaro Kristóf Baráti para interpretar o Concerto para Violino, de Tchaikovsky, em programa que inclui ainda a Sinfonia Alpina, de Strauss, e uma obra surpresa.

Conhecida nas rodas musicais cariocas, a soprista e compositora Aline Gonçalves lança hoje seu primeiro álbum solo, Pacífico (Spotify). São quatro instrumentais e quatro canções interpretadas por ela, passeando por vários ritmos latino-americanos.

Amanhã, José Soares conduz a Filarmônica de Minas Gerais em mais um dos Concertos para a Juventude, que celebra compositores do Leste Europeu como Rimsky-Korsakov, cujo Concerto para Trombone será solado pelo líder de naipe Mark John Mulley.

Direto da Casa de Vidro, do Instituto Bardi, o arquiteto e professor Abílio Guerra apresenta a palestra Modernismo Paulista e Arquitetura Moderna Brasileira nesse sábado. O evento, que será transmitido pelo Instagram às 15h30, terá a participação de Renato Anelli e Eugênia Gorini Esmeraldo, curadores da exposição De 22 a 72: Bardi e o Modernismo Brasileiro.

Dentro do clube de leitura virtual Telas Literárias, o Instituto Goethe recebe na quinta a tradutora e crítica Gisele Eberspächer para uma conversa sobre o livro Allegro Pastell, do autor alemão contemporâneo Leif Randt.

A Galeria Luisa Strina disponibilizou em seu site a individual Desconhecido para o Mundo, na qual Tonico Lemos Auad apresenta um conjunto de obras têxteis e esculturas realizadas com madeira de demolição para indagar a noção de “reparo”.

Entre os destaques no streaming gratuito do Cinesesc, estão o italiano Uma Questão Pessoal, último longa dirigido pelos irmãos Taviani, e o clássico tcheco Um Dia, um Gato, de Vojt?ch Jasný.

No último sábado, a equipe da ópera Café se reuniu no Theatro Municipal de São Paulo para uma conversa sobre a montagem, baseada na obra de Mário de Andrade. O diretor Sérgio de Carvalho, o compositor Felipe Senna e os regentes Luís Gustavo Petri e Maíra Ferreira participaram do papo.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 06-05-22

5 de maio de 2022

Lançado ontem, o Portal de Dramaturgia reúne informações sobre 100 autores e autoras de teatro atuantes no Brasil da última década. Os verbetes incluem um perfil, apresentação crítica, fragmentos de obras e entrevista com os artistas, que no conjunto cobrem as cinco regiões do país. Idealizado por Vinicius de Souza, da mostra Janela de Dramaturgia, o projeto tem apoio do Rumos Itaú Cultural.

Um dos grandes pianistas em atividade no mundo, Kirill Gerstein é o convidado da Osesp e de seu regente titular, Thierry Fischer, para realizar a estreia latino-americana do Concerto para Piano e Orquestra, do britânico Thomas Adès. O programa dessa sexta inclui ainda Uma Vida de Herói, extenso poema sinfônico de Richard Strauss.

Na terça, a artista Anna Bella Geiger participa de live com os curadores Marcus Lontra e Rafael Peixoto e com o crítico Fernando Cocchiarale sobre a mostra Entre os Vetores do Mundo, em cartaz na Danielian Galeria, no Rio. Um tour virtual em 3D da individual também está disponível.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entrega, na quarta, o título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor Mateus Aleluia, fundador dos Tincoãs e pensador da estética afro-brasileira. A cerimônia será transmitida online.

Entre os destaques de maio no streaming do Cinesesc, estão Pasolini, cinebiografia do artista italiano com Willem Dafoe e dirigida por Abel Ferrara, e o documentário The Black Power Mixtape, feito a partir de raras imagens de arquivo sobre o movimento negro norte-americano dos anos 60 e 70.

Uma versão octogenária de Romeu e Julieta, estrelada pelos veteranos Renato Borghi e Miriam Mehler, está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso Digital. A direção e a autoria da adaptação são assinadas por Marcelo Lazzarato.

Histórias dos discos em 78 rotações por minuto, populares no Brasil na primeira metade do século 20, compõem a série Gramofônica, concebida e apresentada pela pesquisadora Biancamaria Binazzi para a Rádio Batuta. Dois dos seis episódios partem da histórica discoteca de Mário de Andrade.

Na última segunda, os diretores da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Guilherme Marques e Antonio Araújo, anunciaram a programação de espetáculos, seminários e atividades pedagógicas de sua oitava edição, prevista para acontecer em junho. Confira o vídeo e programe-se.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural

28 de abril de 2022

Lia de Itamaracá apresenta o show do disco Ciranda sem Fim hoje com a participação de Alessandra Leão e DJ Dolores. Transmitido pelo Itaú Cultural no YouTube, o evento integra a programação da Ocupação Lia de Itamaracá, em cartaz na sede do instituto em São Paulo.

A cantora carioca Maranda lança hoje nas plataformas de streaming o single Corpo de Lata, que mistura influências africanas e espanholas com o som do grupo americano The Doors.

Ainda hoje, o alemão Alexander Liebreich rege a Osesp, coro e solistas convidados em concerto com a Missa da Coroação, de Mozart, e a 2ª Sinfonia de Brahms.

O SescTV exibe no sábado o primeiro dos quatro episódios de Amazônia, Arqueologia da Floresta, série de Tatiana Toffoli que acompanha pesquisas realizadas no sítio arqueológico Monte Castelo, em Rondônia.

Escrito e dirigido por Gabriela Mellão, a peça-filme Começo do Fim estreia no Teatro Sérgio Cardoso Digital no domingo com uma reflexão sobre o mundo dos sonhos e da subjetividade feminina.

No mesmo dia, o Itaú Cultural começa a temporada virtual de dois espetáculos: Marília Gabriela Não Vai Mais Morrer Sozinha, do coletivo amazonense UTC-4, e Em Busca de Judith, de Jéssica Barbosa e Pedro Sá Moraes.

Obras de Berg, Ravel e Saint-Saëns, entre outros, estão no programa que a Orquestra Jovem do Estado toca nesse domingo sob a regência de Cláudio Cruz.

Na segunda,Roda Viva da TV Cultura recebe a psicóloga e escritora Cida Bento, referência no combate ao racismo e autora do livro O Pacto da Branquitude.

Em cartaz no Theatro São Pedro, em São Paulo, a ópera  Os Capuletos e os Montéquios também pode ser vista online. Dirigida por Antonio Araújo, a montagem promove o encontro do bel canto de Vincenzo Bellini com o Brasil das milícias.

A fotógrafa carioca Fernanda Liberti e a artista interdisciplinar Igi Lola Ayedun participam do debate de lançamento da nova edição da revista Zum nessa quarta.

Ainda dá tempo de acompanhar as sessões do festival de curtas-metragens FIC RIO, que neste ano exibe cerca de 100 títulos pelo YouTube, além de homenagear a atriz Léa Garcia.

Lançado para marcar o Dia do Choro, comemorado em 23 de abril, o projeto Choro Timeline disponibiliza uma compreensiva linha do tempo do gênero, de 1830 aos dias de hoje. Mais de 600 imagens, de documentos a capas de disco e fotografias, ilustram a plataforma criada pelo Instituto Casa do Choro.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 14-04-2022

13 de abril de 2022

A Mostra de Cinemas Africanos lança hoje a Revista Crítica de Cinemas Africanos, publicação online e gratuita que reúne críticas, ensaios e perfis sobre o cinema do continente africano e sua diáspora. Entre os filmes analisados estão títulos já exibidos pelo festival, do clássico Touki Bouki – A Viagem da Hiena ao recente Atlantique.

Antonio Meneses retorna à Sala São Paulo nessa sexta para interpretarConcerto nº 1 para Violoncelo e Orquestra, de Villa-Lobos, ao lado da Osesp e de Isaac Karabtchevsky, com transmissão pelo YouTube.

Amanhã, a Osesp transmite ainda o show do pianista japonês Makoto Ozone, que inaugura a seção jazzística da Festa Internacional do Piano, cuja programação de recitais se estende até o fim do ano.

Depois de uma temporada presencial na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a Cia. do Escombro leva ao YouTube a montagem da peça Ruído, da peruana Mariana de Althaus, com sessões às 21h de sábado e domingo.

Como parte de sua programação para o Abril Indígena, o Museu do Pontal realiza na segunda a live Mulheres Indígenas na Cerâmica em seu canal do YouTube a partir das 19h.

Parte do conteúdo reunido para a Ocupação Itaú Cultural dedicada à rainha da ciranda Lia de Itamaracá também estará disponível de forma virtual a partir de quarta. Confira.

No último episódio do 451 MHz, podcast de literatura da revista Quatro Cinco Um, Nuno Ramos fala sobre as relações entre arte e política no Brasil de hoje, além de comentar seu recém-lançado livro Fooquedeu.

Dezessete gravações raras de Chico Buarque foram reunidas em uma playlist organizada por Renato Vieira para a Rádio Batuta e apresentam desde uma canção de Natal dos anos 60 destinada a clientes de uma imobiliária à primeira versão de Tanto Mar, lançada em Portugal em 1974 e censurada no Brasil.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural para 08-04-2022

7 de abril de 2022

Direto do Breve Festival em Belo Horizonte, os shows de Gal Costa, Gloria Groove, Ludmilla e Silva – além do “Grande Encontro” de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo – serão transmitidos no sábado pelo canal da TNT Brasil no YouTube.

Um ano após a morte do coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, o Sesc Digital lança hoje uma coleção com filmagens de seus espetáculos, como Mapplethorpe e Biblioteca del Corpo. A ação integra a Virada Ismael Ivo, realizada pelo instituto criado por familiares e amigos do artista.

A escritora e roteirista Claudia Lage é a convidada do segundo encontro do Clube de Leitura CCBB. Ela conversa na quarta-feira com a curadora Suzana Vargas sobre um de três livros indicados, a ser escolhido, via Twitter, pelo público. A conversa entra no canal do BB no YouTube no dia 20 de abril.

Primeiro clarinete da Filarmônica de Nova York, Anthony McGill interpreta hoje o Concerto de Aaron Copland ao lado da Osesp, que toca ainda obras de Schoenberg e John Adams sob a regência do também norte-americano David Robertson.

Para comemorar os 70 anos do Museu de Imagens do Inconsciente, o Grupo de Pesquisa Memo?ria, Museus e Patrimo?nio realiza entre hoje e amanhã o seminário Leitura de Imagens – A Epistemologia de Nise da Silveira, realizado no instituto batizado com o nome da psiquiatra no Engenho de Dentro, no Rio.

Os coletivos Coletores e Transverso participam hoje de uma roda de conversa no Museu da Língua Portuguesa sobre intervenções artísticas no espaço urbano.

A programação paralela online da 5ª Mostra de Dança do Itaú Cultural começa no domingo e se estende até 1º de maio com espetáculos como A Mulher do Fim do Mundo, da Cia. Casa Circo de Artes Integradas, do Amapá.

O ator e diretor Lázaro Ramos, cujo filme Medida Provisória chega aos cinemas na semana que vem, é o convidado do Roda Viva da TV Cultura na segunda.

O musicólogo Paulo de Tarso Salles, a pesquisadora Camila Fresca e o violonista João Camarero participam na terça do lançamento do livro Heitor Villa-Lobos: Vida e Obra (1887-1959), de Eero Tarasti, em transmissão realizada pela Editora Contracorrente com o IREE Cultura.

Anunciado como um “fanzine multiarte sapatão”, a recém-criada Feijoada da Meia Noite foi lançada nesta semana pelas artistas Helen Kaliski e Jo Mistinguett, que reúnem na plataforma uma programação de criações artísticas e debates.

Para relembrar o legado de Lygia Fagundes Telles, escritora que morreu no último domingo aos 98 anos, a Companhia das Letras reuniu conteúdo online sobre a autora de As Meninas, de ensaios a podcasts.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 01-04-22

31 de março de 2022

Ao longo do mês, o SescTV exibe uma programação especial para o Abril Indígena, começando com as sessões do Cine Kurumin – Festival Internacional de Cinema Indígena, que abre amanhã, às 22h, com o documentário Educação Escolar Indígena.

Já está no ar o portal Oceanos – Mapeamento das Literaturas em Língua Portuguesa, plataforma virtual criada pelo Instituto Cultural Vale e Oceanos Cultura que permite pesquisar e cruzar informações a respeito da produção literária atual em português.

O trompetista venezuelano Pacho Flores interpreta hoje com a Osesp dois concertos para o instrumento escritos por compositores separados por quase três séculos: o tcheco Jan Neruda (1708-1780) e o porto-riquenho Roberto Sierra (1953), cujo Salseando faz sua estreia latino-americana.

As inscrições para o curso gratuito Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os Brasileiros, voltado para educadores e baseado na exposição do Instituto Moreira Salles, abrem hoje. As aulas serão ministradas pelas pesquisadoras Fernanda Miranda, Luciara Ribeiro e Raquel Alves.

Combinando as referências literárias de Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Albert Camus com a linguagem da videoarte, a Indelicada Cia. Teatral, de Goiânia, estreia hoje o espetáculo digital Infinitivo.

O Itaú Cultural realiza a partir de domingo a temporada virtual de dois espetáculos: Desmontagem Meia-Noite, do bailarino pernambucano Orun Santana, e Apátridas, da Cia. Nova de Teatro, atualmente em turnê pela Europa.

O Sesc Digital lançou nesta semana o curso gratuito Arquitetura e Cidade no Brasil, no qual Guilherme Wisnik discute, em seis videoaulas, a modernidade arquitetônica e urbana no Brasil por meio de temas como a importação de modelos estrangeiros e a busca pela identidade nacional.

Além de ocupar diversos espaços em São Paulo até domingo, o Risco Festival também conta com atividades online, incluindo uma conversa entre a artista franco-chilena Ana Tijoux e a rapper indígena Katu Mirim.

No mesmo dia, o Festival Multiplicidade transmite pelo YouTube a apresentação do projeto Nine Earths, idealizado pelo inglês Mike Faulkner em parceria com British Council e desenvolvido para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26).

Toda quarta, o jornalista Sérgio Martins recebe um convidado do meio musical ou cinematográfico no programa Conversa de Música, exibido pela plataforma InnSaeiTV.

Lançado nesta semana, o novo site do coletivo pernambucano Acervo RecorDança disponibiliza documentos, reportagens, podcasts, vídeos, entrevistas e fotos com o objetivo de cultivar “as memórias das danças de Pernambuco”.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 25-03-2022

24 de março de 2022

Além de sessões em São Paulo e no Rio de Janeiro, o festival de documentários É Tudo Verdade exibe a partir de quinta parte expressiva de sua programação em plataformas virtuais, incluindo os filmes de abertura e encerramento: A História do Olhar, de Mark Cousins, e O Território, de Alex Pritz.

Estreias da compositora norte-americana Jessie Montgomery e do peruano Jimmy López marcam o concerto da Osesp dessa sexta, que conta ainda com a Sinfonia do Novo Mundo, de Dvo?ák, regida pelo britânico Alexander Shelley.

Para celebrar o Dia Nacional da Comunidade Árabe, o Museu da Imigração realiza nesse fim de semana uma mostra de curtas-metragens e a apresentação online da peça Cartas Libanesas, protagonizada por Eduardo Mossri sob a direção de Marcelo Lazzaratto.

Até o dia 26 acontece o Festival de Música Contemporânea Brasileira, que realiza shows e mesas de debate presenciais em Campinas com transmissão virtual. A programação se encerra no sábado com o show de João Donato, homenageado da edição.

De volta para a segunda temporada, o podcast Mano a Mano reestreou com um longo papo entre os rappers e intelectuais Mano Brown e Emicida, que compartilharam suas afinidades eletivas e discutiram política e história.

Até sábado também rola a 1ª Mostra de Cinema do Vale do Ribeira, que exibe 12 produções regionais em curta e média-metragem, além de longas convidados como Mulher Oceano, dirigido por Djin Sganzerla.

Além das apresentações na região central de São Paulo, o Música Estranha Festival também realiza uma série de oficinas virtuais a partir do dia 2 de abril. As inscrições já estão abertas.

A TV Cultura transmite nesse domingo alguns dos destaques da temporada da Jazz Sinfônica no ano passado, com convidados como Edu Lobo, Mônica Salmaso, Elba Ramalho e Chico César.

A editora Perspectiva e o Sesc São Paulo realizaram nessa semana o evento virtual 100 Jacó: Judaísmo, Cultura e Transmissão, que celebrou o centenário de nascimento de Jacó Guinsburg. Disponível no YouTube, a live inclui uma entrevista inédita com o escritor e editor morto em 2018, além de uma mesa de debates sobre seu legado.

Depois de se debruçar sobre a trajetória política de Sérgio Moro em O Código Russo, a produtora de podcasts documentais Atabaque investiga o assassinato do diplomata José Jobim pela ditadura no programa Cálice, que estreou nessa semana.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 18-03-22

17 de março de 2022

Na terça, às 21h, o SescTV estreia 22 em XXI, documentário de Hélio Goldsztejn que discute o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. O filme conta com depoimentos de José Miguel Wisnik, Caetano Veloso, Zé Celso Martinez Corrêa e Hélio Menezes, entre outros.

Hoje e amanhã, o Instituto Moreira Salles promove uma série de “conversas para abrir cabeças” durante o Festival Serrote, que neste ano abre com um papo entre a escritora norte-americana Saidiya Hartman e a tradutora Stephanie Borges. As presenças de Noemi Jaffe, Carla Rodrigues e Fabiana Moraes também estão confirmadas.

Sob a direção de seu regente-titular, Thierry Fischer, a Osesp convida hoje o jovem pianista israelense Tom Borrow para interpretar o Concerto nº 4 de Beethoven, além de obras de Haydn e Bartók.

Filmes de Hirokazu Koreeda, Kiyoshi Kurosawa e Ryusuke Hamaguchi estão disponíveis de forma gratuita em uma pequena mostra de cinema japonês contemporâneo do Sesc Digital. Entre os destaques está o drama Pais e Filhos, vencedor da Palma de Ouro em 2018.

Lenda da música instrumental brasileira, Hermeto Pascoal tem disponibilizado em sua página no Bandcamp diversos clássicos que ainda não tinham chegado ao streaming, como seu disco solo de estreia lançado em 1970 e a edição remasterizada de Só Não Toca Quem Não Quer (1987). A plataforma celebrou a chegada das raridades, que incluem um show inédito no Planetário da Gávea em 1981, com um perfil do Bruxo.

Tradutora de Herta Müller e Cornelia Funke, além de autora de livros como O Mundo Desdobrável, Carola Saavedra participa na quinta de conversa online promovida pelo Instituto Goethe.

No mesmo dia, estreia a segunda temporada do podcast Mano a Mano, apresentado por Mano Brown. No programa, o rapper dos Racionais MC’s recebe artistas e intelectuais para conversas descontraídas sobre cultura e política.

Em seu site, a Casa Triângulo apresenta uma individual do artista Valdirlei Dias Nunes com duas séries marcadas pela geometria e pela abstração.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 11-03-22

10 de março de 2022

Começa hoje e vai até o dia 28 a mostra “Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema”, no CCBB de São Paulo. São 25 filmes clássicos do gênero, com sessões presenciais e debates online.

Ao longo do mês de março, toda sexta-feira, o Grupo Corpo realiza workshops de dança gratuitos transmitidos online. O primeiro deles, baseado na música de José Miguel Wisnik para a coreografia do espetáculo Nazareth, já está disponível.

O Grupo Galpão realiza até este domingo a temporada virtual do espetáculo Febre, escrito pelo ator da companhia Paulo André e dirigido por Marcio Abreu. No enredo, um casal em fuga em meio ao fim do mundo.

Abrindo a temporada 2022 da Osesp, Neil Thomson rege hoje obras de Villa-Lobos, Ravel e Sibelius, cujo virtuosístico Concerto para Violino será interpretado pelo albanês Tedi Papavrami.

A partir de hoje, o Itaú Cultural disponibiliza em seu site um conteúdo especial sobre os 200 anos de nascimento da escritora Maria Firmina dos Reis, cujo romance Úrsula foi o primeiro publicado por uma mulher negra no Brasil.

A Edusp e a Fatec de Taquaritinga realizam hoje, às 18h, o lançamento virtual do livro O Fantástico e suas Vertentes na Literatura de Autoria Feminina no Brasil e em Portugal, da pesquisadora Ana Paula dos Santos Martins, pelo YouTube.

Ao longo de março, o Museu da Língua Portuguesa e a Companhia das Letras realizam a Jornada Saramago 100 Anos, que celebra o legado do escritor português em aulas virtuais. Depois da estreia com Julián Fuks e O Ensaio sobre a Cegueira, a maratona prossegue na quarta com “Um sobrevoo da obra de Saramago” realizado por Leyla Perrone-Moisés.

Carlinhos Brown e Margareth Menezes são os convidados do concerto da Jazz Sinfônica que a TV Cultura transmite nesse domingo sob a regência de Ruriá Duprat.

Galerias de todo o país participam da primeira edição da ArtSampa, feira de arte realizada pelos mesmos organizadores da ArtRio, que acontece a partir de quarta em formato híbrido, na Oca do Parque do Ibirapuera e no site do evento.

A editora Boitempo disponibilizou nesta semana, em seu canal no YouTube, o “happy hour camarada” onde o psicanalista e escritor Christian Dunker apresentou seu novo livroLacan e a Democracia: Clínica e Crítica em Tempos Sombrios.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural para 04-03-22

3 de março de 2022

Entre 7 e 14 de março, a editora Boitempo realiza uma série de debates em torno do Dia Internacional da Mulher com a participação de pesquisadoras como Eunice Ostrensky e Maria Lygia Quartim de Moraes. Antes, nessa sexta, a filósofa Isabel Loureiro oferece uma palestra sobre a intelectual e revolucionária Rosa Luxemburgo.

A Pinacoteca de São Paulo disponibilizou cerca de 10 mil itens e obras de arte de seu acervo para consulta online em um sistema reformulado. Entre os filtros disponíveis para a pesquisa estão os relativos ao suporte: pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, gravura, performance e instalação.

Ao longo de março, sete instituições culturais europeias com sede brasileira se unem ao Sesc para exibir novas produções de Alemanha, Bélgica, Brasil, Dinamarca, França, Itália, Reino Unido e Suíça. A programação da Mostra Futuros Presentes: Cinemas Europeus é gratuita.

Obras de Bach, Mozart, Beethoven e Wagner estarão no Concerto para a Juventude que a Filarmônica de Minas Gerais transmite nesse domingo sob a regência de José Soares.

O Itaú Cultural estreia nesse domingo o seu Palco Virtual Ancestralidades, iniciativa mensal que promete levar novas produções afro-brasileiras aos canais do instituto. O espetáculo Prot{AGÔ}nistas, idealizado e dirigido por Ricardo Rodrigues, abre a programação e fica disponível no YouTube até o dia 27.

Direto de seu Salão Nobre, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage transmite na segunda uma aula aberta da artista Anna Bella Geiger sobre as relações entre corpo e cartografia na sua produção.

Na quinta, o historiador Luiz Antônio Simas conversa com Sérgio Burgi e Martim Passos, da área de fotografia do Instituto Moreira Salles, sobre o acervo da plataforma imagineRio, desenvolvida pelo IMS com a Universidade de Rice e apoiada pela Fundação Getty.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.