Curadoria de vídeos

Agenda cultural para 15-10-21

14 de outubro de 2021

Começa hoje, em formato híbrido, o festival Sesc Jazz, cuja programação de shows nacionais e internacionais, mostra de filmes e atividades de formação se estende até o dia 31. O pianista pernambucano Amaro Freitas abre os trabalhos direto do Sesc Pompeia, diante de plateia presencial reduzida e também em transmissão online.

Arvo Volmer e Ricardo Bologna se revezam na regência no concerto da Osesp dessa sexta, com repertório que inclui Ionisation, de Varèse, e Jeu de Cartes, de Stravinsky. Amanhã, a Filarmônica de Minas Gerais interpreta obras de Debussy e Villa-Lobos, entre outros, sob a batuta de José Soares.

O espetáculo Quando Todas as Folhas Caem, de Ciça Ohno com o Núcleo Fu Bu Myo In, abre hoje o Visões Urbanas, festival de dança que apresenta 18 espetáculos de cinco países, além de mostra de vídeo-dança e oficinas, até o dia 24.

Amanhã, o veterano João Donato volta aos palcos pela primeira vez desde a pandemia e se apresenta com trio no Blue Note São Paulo, que transmite o evento.

Para comemorar os 19 anos, o Grupo XIX de Teatro exibe, ao longo de 19 dias, uma mostra digital com alguns de seus principais trabalhos, como Marcha para Zenturo (em parceria com o Grupo Espanca) e Hysteria.

Sara Antunes começa amanhã a temporada online do monólogo Sonhos para Vestir, costurado por cartas que trocou com o pai. A direção é de Vera Holtz.

Na quinta, o compositor Flo Menezes e o filósofo Vladimir Safatle conversam sobre música no lançamento do livro A Potência das Fendas. Realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o debate será mediado por Andrei Reina, da Bravo!.

No mesmo dia, uma performance de Luz Ribeiro e show de Anelis Assumpção marcam a abertura do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, com transmissão do Itaú Cultural.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural de 08-10-21

7 de outubro de 2021

Bete Coelho atua e dirige, ao lado de Gabriel Fernandes, em nova produção de A Gaivota, clássico do teatro moderno de Tchékhov adaptado pela Cia. BR116. Apresentado como uma peça-filme, o espetáculo estreia na terça e dá contornos brasileiros à dramaturgia russa.

A Osesp recebe hoje o regente alemão Marc Albrecht para interpretar o poema sinfônico Don Juan, de Richard Strauss, e a Sinfonia em Ré Menor, de César Franck.

Pascoal da Conceição volta a interpretar o autor de Macunaíma em Mário de Andrade Desce aos Infernos, que estreia como peça online amanhã, no aniversário compartilhado pelo ator com o escritor, e segue disponível como websérie.

Quatro peças do dramaturgo norte-americano Will Eno estreiam nesse fim de semana sob a direção de Fernando Vilela: aos sábados, será exibida Tragédia: Uma Tragédia; aos domingos, a trinca formada por O TécnicoA Porta-Voz e Senhores e Senhoras, a Chuva.

Na segunda, o Museu da Língua Portuguesa lança o curta documental Línguas em Trânsito: Tom Zé, com uma entrevista inédita do compositor que completa 85 anos.

Gravado no Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, o filme A Primeira Perda da Minha Vida marca a estreia do Grupo Galpão no universo infantil. A produção, que estreia na terça, tem roteiro de Eduardo Moreira e direção de Inês Peixoto.

Direto de Piracicaba, no interior paulista, começa na quinta o 9º Festival Curau, que apresenta shows como os de Juçara Marçal e Kiko Dinucci com o Batuque de Umbigada de Capivari e da dupla de rappers Tasha & Tracie.

No mesmo dia rola o festival de hip hop Estação K, que traz apresentações dos MCs Edgar e Zudizilla, além de dar visibilidade aos outros elementos da cultura, como a discotecagem, o grafite e o breakdance.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 01-10-21

30 de setembro de 2021

De hoje a 10 de outubro, a Mostra de Cinemas Africanos ocupa o Sesc Digital com uma curadoria que lança luz sobre o cinema de gênero do continente, como o filme de terror e fantasia Juju Stories, do coletivo nigeriano Surreal 16, e o road movie feminista Flatland, dirigido pela sul-africana Jenna Bass.

A cantora Josyara e a dupla Saskia & Felinto estão entre os destaques do Negras Melodias Show, festival online que acontece ao longo do fim de semana.

As homenagens ao centenário de Astor Piazzolla continuam na temporada da Osesp com duas apresentações hoje: do quarteto de tango e jazz Escualo Ensemble e da pianista francesa Lise de la Salle. Também nesta sexta, o CelloSam3aTrio, de Jaques Morelenbaum, interpreta obras de Dorival Caymmi e Edu Lobo, entre outros, na Sala Cecília Meireles.

Com programação presencial na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, e online, a Mostra Play the Movie, que começa hoje, exibe curtas-metragens e clipes nacionais, além de realizar oficinas e debates. Confira a programação.

O grupo catarinense Cena 11 abre amanhã a 12ª Bienal Sesc de Dança com o espetáculo Matéria Escura. Entre os destaques internacionais, estão Este Corpo é Tão Impermanente…, do diretor norte-americano Peter Sellars, e Abismo, da companhia sul-coreana Ninety9 Art.

A cantora Maria Beraldo apresenta no sábado o repertório do disco Cavala, com transmissão do Tendal da Lapa. No mesmo dia, a poeta e slammer Luz Ribeiro homenageia Carolina Maria de Jesus em show para o Itaú Cultural.

Organizada pela Cia. Os Crespos com o Grupo Clariô, a 3ª Mostra de Cinema Negro Faz Lá o Café começa na segunda e traz, entre as atrações, a pré-estreia do filme-espetáculo Dois Garotos que se Afastaram Demais do Sol, com a história do primeiro campeão mundial de boxe a assumir sua bissexualidade.

De terça a quarta, o canal Curadoria Hilst no YouTube exibe a peça As Aves da Noite, escrita por Hilda Hilst em 1968 e ambientada em Auschwitz, em montagem dirigida por Hugo Coelho.

Apresentada em três salas simultâneas com atores de diferentes pontos do Brasil, a peça online (In)confessáveis, idealizada por Marcelo Varzea, começa nova temporada na terça.

No mesmo dia, as cineastas Everlane Moraes e Juliana Antunes conversam com o artista visual Mulambö em live do IMS com apresentação de Kleber Mendonça Filho e mediação de Débora Butruce.

Ainda na terça, o artista Mateus Moreira exibe 15 pinturas na individual Desolação, que ganhará tour virtual 3D pela Casa Fiat de Cultura. No site da Casa Triângulo, por sua vez, já é possível conferir a mostra Pelo Avesso, com obras de Antonio Henrique Amaral. Na quinta, a banda Skank se reúne para uma live direto da Sala Minas Gerais.

A cineasta Lucia Murat, de Quem Bom te Ver Viva, é a homenageada do 3º Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, que a partir de quarta ocupa as plataformas Videocamp, Mubi, Telecine e YouTube.

A artista visual japonesa Yuko Mohri fala sobre seu processo criativo nessa quarta em live da Japan House São Paulo com participação dos curadores Paulo Miyada e Jacopo Crivelli Visconti e da diretora do instituto, Natasha Barzaghi Geenen.

Vinte artistas independentes exibem HQs de forma gratuita na Banca de Quadrinistas, disponível no site do Itaú Cultural ao longo de todo mês de outubro. Veja quem são.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural de 24-09-21

23 de setembro de 2021

Antonio Meneses, um dos mais celebrados solistas brasileiros da música clássica, interpreta hoje o Concerto nº 2 para Violoncelo, de Villa-Lobos, ao lado da Osesp e do maestro Isaac Karabtchevsky. Na segunda parte do programa, a orquestra toca a Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky.

Bacia do Cobre, primeiro trabalho solo do pianista Marcelo Galter, chega hoje às plataformas de streaming e lojas. O músico baiano tem no currículo trabalhos com o maestro Letieres Leite, Maria Bethânia, Hermeto Paschoal, Stanley Clarke e outros do mesmo porte.

Organizado por editoras independentes, o Salão do Livro Político chega hoje à sua 6ª edição em formato virtual e apresenta, além de feira de publicações, mesas de debate com intelectuais como Slavoj Žižek, Leonardo Padura e Marilena Chauí.

De hoje a domingo acontece a 2ª Mostra Pankararu de Música, transmitida da Aldeia Indígena Bem Querer, em Pernambuco, e com participações de Ailton Krenak, Mateus Aleluia, Brisa Flow e Djuena Tikuna, entre outros.

A cantora Papisa apresenta hoje canções inéditas do disco Fenda em show para o Itaú Cultural, que amanhã recebe a Besta Fera do mestre Jards Macalé. Ainda no sábado, o pianista Amaro Freitas improvisa com seu trio na edição virtual do Santos Jazz Festival.

A jornalista Bianca Santana fala sobre a sua biografada, a intelectual e ativista Sueli Carneiro, em live do Itaú Cultural nesse sábado.

Para comemorar os 30 anos do disco Nevermind, a Orquestra Ouro Preto transforma o clássico do Nirvana em uma “ópera-grunge” em concerto amanhã.

A editora Ubu completa 5 anos em 2021 e, para celebrar, convida autores e colaboradores da casa para rodas de conversa, incluindo os filósofos Franco Berardi, Vladimir Safatle e Djamila Ribeiro.

Lia de Itamaracá e José Miguel Wisnik são alguns dos nomes confirmados no festival que celebra, a partir de segunda, os 40 anos do projeto Unimúsica, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No mesmo dia, o ciclo 1922: Modernismos em Debate reúne pesquisadores como Eduardo Morettin e Denilson Lopes em mesas sobre fotografia e cinema.

Atrizes e dramaturgas, Grace Passô e Indira Nascimento são as convidadas do próximo Terças Crespas, que discute a escrita autoral de mulheres negras. A transmissão acontece às 19h30 no canal do CCSP no Instagram.

Na quinta, começa o SLAM BR, campeonato de poesia falada que reúne os vencedores estaduais e garante vaga na Copa América, que será realizada em novembro.

No mesmo dia, o Sesc São Paulo lança o documentário Territórios de Resistência – Florestanias, Sertanias, Ribeirias, que registra as ações de sentido decolonial realizadas pelo Sesc Ipiranga com o Museu Paulista.

O grupo de teatro Estopô Balaio, formado na zona leste de São Paulo, comemora 10 anos com uma curta temporada online do espetáculo Reset Nordeste.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural 17-09-21

16 de setembro de 2021

Neil Thomson rege hoje as Variações Enigma, de Edward Elgar, em concerto da Osesp enquanto, no Theatro São Pedro, o Coral Jovem do Estado de São Paulo apresenta um programa dedicado a compositoras, de Lili Boulanger a Chiquinha Gonzaga. No Rio, a Orquestra Sinfônica da UFRJ toca, também nesta sexta, obras de Holst e Schubert, entre outros, sob a batuta de André Cardoso.

De hoje a segunda, a Cia. Brasileira de Teatro realiza um ciclo de estudos gratuito, parte do processo criativo de sua nova obra, Sem Palavras, que forma uma trilogia com Projeto Brasil e Preto.

Amanhã, a cantora e violonista Badi Assad se apresenta direto do palco do Sesc São Carlos. No domingo, a diva Elza Soares e o rapper Renegado encerram a programação do Festival Timbre em uma apresentação acústica.

Os cineastas Guel Arraes e Jorge Furtado ocupam o centro do Roda Viva, da TV Cultura, na segunda para discutir o livro O Debate, que simula um embate entre Lula e Bolsonaro.

A partir de terça, o festival alagoano Carambola começa a sua edição online, com shows de nomes como o pianista Jonathan Ferr e a cantora Arielly Oliveira, além da pré-estreia de um documentário de Linn da Quebrada.

A bailarina Ana Botafogo, a historiadora Lilia Schwarcz e o poeta Antonio Cicero são os convidados do ciclo Conversas sobre Perguntas, série de encontros mediados pela jornalista Daniella Zupo que começa na terça com transmissão de instituições mineiras.

O SescTV transmite na quarta um show em homenagem ao centenário de Elizeth Cardoso com a participação de cantoras como Alaíde Costa, Leci Brandão e Zezé Motta. A direção é de Viviane Rodrigues.

Estação da Luz: 120 Anos é o nome da exposição virtual lançada nesta semana pelo Museu da Língua Portuguesa e que reúne imagens dos acervos do Instituto Moreira Salles, do Museu Paulista e do Museu do Café.

Em comemoração aos 70 anos de Arrigo Barnabé, o Itaú Cultural organizou uma série de materiais online para mergulhar na arte do compositor de Clara Crocodilo.

O espaço cênico carioca In Cena promove nos três próximos finais de semana as rodadas de conversa da série Por Trás da Cena, que tem como objetivo arrecadar doações para profissionais do Fórum Técnica RJ. Veja a programação.

Lançado neste ano, o aplicativo ArtMe oferece uma plataforma gratuita e colaborativa de artes visuais, construída através da curadoria dos próprios usuários e de colaborações com museus, como o MAC-USP. Conheça.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural 10-09-21

9 de setembro de 2021

O Inhotim transmite amanhã, às 11h, um show da cantora Xenia França gravado nas patas-de-elefante do jardim botânico da instituição. No repertório, canções do disco Xenia, lançado em 2017.

Mais tarde é a vez de Gal Costa apresentar o álbum Nenhuma Dor em apresentação para a Virada Sustentável SP. No mesmo dia, mais de 30 artistas se reúnem em torno da causa indígena no Festival Demarcação Já Remix, incluindo Gilberto Gil, Elza Soares, BNegão, Dona Onete e Djuena Tikuna.

Fábio Zanon é o solista no concerto de hoje da Osesp, que interpreta o Concerto para Violão de Francisco Mignone sob a regência de Neil Thomson. No mesmo dia, a soprano Eliane Coelho comanda o time de cantores que se reveza em árias de Puccini e do verismo italiano em apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Amanhã, o maestro Fabio Mechetti e a Filarmônica de Minas Gerais interpretam Wagner, Strauss e Mahler com a mezzo-soprano Ana Lúcia Benedetti.

Já se programou para o Circuito Sesc de Artes? Realizado de forma online e gratuita até o dia 19, o evento reúne mais de mil artistas e 250 atividades, entre música, teatro, cinema, artes visuais e outras áreas.

No domingo (13h) e na terça (15h), o Museu da Língua Portuguesa retransmite atividades do Festival de Poesia de Lisboa, incluindo a mesa de abertura, com Mia Couto, e uma performance poética do coletivo TRANSarau com André Tecedeiro e Fado Bicha.

Ainda na terça, o Instituto Moreira Salles promove uma conversa entre as ilustradoras e cartunistas Linoca Souza e Marília Marz, com mediação da educadora Sirlene Barbosa.

Criado pela Casa Natural Musical para divulgar artistas independentes, o projeto Goma estreou com uma longa entrevista da cantora Juçara Marçal sobre seu aguardado disco novo e um pocket show de Tasha & Tracie, rappers da zona norte de São Paulo.

Até o dia 30, o DOBRA – Festival Internacional de Cinema Experimental reúne, em sua 7ª edição, 53 filmes em oito programas temáticos, organizados sob a curadoria de Cristiana Miranda, Lucas Murari e Luiz Garcia, além de um programa convidado, a cargo de Steve Polta, diretor artístico da San Francisco Cinematheque.

Outra boa opção na área é o Cinefantasy, festival de cinema fantástico que em sua 12ª edição exibe 119 filmes de 34 países, além de homenagear a atriz e diretora Helena Ignez. Feminina, a seleção foi realizada por uma equipe de 15 curadoras.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural de 03-09-21

2 de setembro de 2021

A veterana Helena Ignez atua ao lado da filha, Djin Sganzerla, no elenco de Insônia – Titus Macbeth, espetáculo em temporada online no Teatro Sérgio Cardoso que funde duas tragédias de Shakespeare sob a direção de André Guerreiro Lopes.

Está em cartaz até 15 de setembro a Mostra Afrofuturismo, curadoria de Kênia Freitas para o Centro Cultural São Paulo que destaca filmes como Sun Ra: A Joyful Noise, com o mestre do jazz espacial.

No domingo, a Orquestra do Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança se reúnem para o espetáculo Infinitos Traçados, com coreografia baseada em obras de Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, entre outros.

Lançado nesta semana, o projeto Masp 360º disponibiliza visitas virtuais em 3D a um dos principais museus do país. A primeira exposição contemplada é Avenida Paulista, individual de Beatriz Milhazes exibida no primeiro semestre

Orgulho travesti e decolonialidade atravessam a música, o videoclipe e a seleção de fotografias que Ros4 Luz apresenta em Thanksgiving, exposição da Central Galeria disponível na plataforma Vortic.

A escritora e poeta Conceição Evaristo é a convidada do Roda Viva dessa segunda-feira. Na bancada do programa, transmitido online pela TV Cultura, estarão nomes como a atriz Elisa Lucinda e o editor Paulo Werneck.

No feriado de 7 de setembro, o Museu do Ipiranga transmite um pocket show de João Bosco em homenagem a Aldir Blanc gravado no Edifício-Monumento, que está em reforma.

O ator Cacá Carvalho começa na quarta uma temporada virtual de A Próxima Estação – Um Espetáculo para Ler, com sessões seguidas de conversas com o público. Na quinta, a Cia. Coisas Nossas atualiza O Corsário do Rei, peça de Augusto Boal com música de Chico Buarque e Edu Lobo, para o ano de 2043.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural 27-08-21

26 de agosto de 2021

Com foco em artistas negros, indígenas e LGBTQI+, a série de minidocumentários Artérias estreia hoje no SescTV, tanto na televisão como em streaming. Dividida em 26 episódios, a produção dirigida por Helena Bagnoli e Henk Nieman mergulha no universo criativo de nomes como Sonia Gomes, Rosana Paulino, Jaider Esbell, Emanoel Araújo e Lyz Parayzo, movida pelo “objetivo de contribuir para neutralizar abordagens etnocêntricas e estereotipadas”.

O rapper Mano Brown lançou nesta semana o podcast de entrevistas Mano a Mano, que terá novos episódios novos às quintas no Spotify – a começar pela conversa de estreia, com Karol Conká. Entre os próximos convidados, estão confirmados nomes como o médico Drauzio Varella e o pastor Henrique Vieira.

A regente chinesa Xian Zhang conduz a Osesp hoje em concerto com sinfonias de Schumann e Brahms. Nesse fim de semana, Jed Barahal e Christina Margotto tocam a integral das sonatas para violoncelo e piano de Beethoven na Sala Cecília Meireles; o recital de sábado será transmitido online. Na quinta, a Filarmônica de Minas Gerais recebe a soprano Marly Montoni e o barítono Leonardo Neiva, que cantam árias de Mozart sob a regência de Fabio Mechetti.

O grupo Nova Raiz do Samba convida a cantora Teresa Cristina em show amanhã no canal das Redes da Maré no YouTube. No repertório, clássicos de Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Leci Brandão.

Com o que as pessoas sonham durante a pandemia? A partir do que ouviu como resposta em 150 relatos, Pedro Brício escreve e dirige o espetáculo Sonhos de uma Noite com o Galpão, em cartaz até 12 de setembro.

A exposição Geraldo de Barros – Imaginário, Construção e Memória, do Itaú Cultural, agora pode ser visitada online, em vídeo 360º com comentários dos curadores Lorenzo Mammì e Michel Favre.

Onze espetáculos, entre eles quatro estreias mundiais, serão apresentados a partir desse sábado no Circos – Festival Internacional Sesc de Circo, que chega à sua 6ª edição de forma totalmente online.

Uma conversa sobre a produção de videodança entre profissionais da área antecede, nesse sábado, a estreia de Entre Espaço Onde Tudo Existe, coreografia de Marcus Moreno transmitida pelo MUD – Museu da Dança.

Na segunda acontece mais um encontro do ciclo 1922: Modernismos em Debate, que convida o artista Denilson Baniwa e a pesquisadora Lucia Sá, entre outros, para discutir a produção artística indígena.

A Cia. Os Crespos retoma nessa semana, no Centro Cultural São Paulo, a programação das Terças Crespas com uma conversa sobre o legado de Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural

19 de agosto de 2021

Os poemas de João Cabral de Melo Neto musicados pela cantora, compositora e percussionista Helô Ribeiro podem ser ouvidos hoje em show do disco A Paisagem Zero, com transmissão pelo Itaú Cultural. A artista será acompanhada por Pipo Pegoraro e Meno Del Picchia.

Ainda hoje, o cantor Ney Matogrosso e o jornalista Julio Maria conversam com Adriana Couto na live de lançamento do livro Ney Matogrosso: A Biografia. O evento será transmitido pelo Sesc Pinheiros e pela Companhia das Letras.

O impressionismo musical francês dá o tom do concerto de hoje da Osesp, que interpreta obras de Ravel e Debussy sob a regência do catalão Josep Pons. Amanhã, Emmanuele Baldini e Pablo Rossi lançam o disco da integral de sonatas de Villa-Lobos para violino e piano em recital na Sala Cecília Meireles. No domingo, Maíra Ferreira rege o Coral Paulistano em apresentação que inclui o ciclo Vier Gesänge, composto por Brahms para voz, harpa e trompas.

As memórias de Augusto Boal relatadas no livro Hamlet e o Filho do Padeiro inspiram o ator Rogério Bandeira e o diretor Marco Antonio Rodrigues no espetáculo Hamlet: 16 x 8, que estreia amanhã no Teatro Sérgio Cardoso.

O intelectual e ativista indígena Ailton Krenak comenta amanhã a exposição Coleção Brasiliana, que exibe o ponto de vista europeu sobre a história do território e dos povos originários do país, em live do Itaú Cultural.

Mais tarde, Edy Star comanda um show em comemoração aos 50 anos do disco Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta Sessão das 10 na ViradaSP Online.

Na segunda, o Festival Musimagem, que discute a produção de trilhas sonoras para produtos audiovisuais, chega à 7ª edição com convidados nacionais, como Edu Lobo e Wagner Tiso, e internacionais, entre eles a dupla Ivan Martínez Lacamara e Manel Santisteban, da série espanhola La Casa de Papel.

Em Maria d’Apparecida: Luz Negra, Dione Carlos escreve e interpreta os momentos-chave na trajetória da mezzo soprano brasileira que cantou Carmen na Ópera de Paris e foi parceira de Baden Powell. Os cinco episódios da peça-filme estão disponíveis no YouTube.

Em site reformulado, o Instituto Bardi/Casa de Vidro apresenta um amplo acervo de fotografias, documentos, croquis, plantas e mais de 8 mil desenhos de Lina Bo Bardi. Vale a visita.

O Centro Cultural Banco do Brasil lançou nessa semana o site Patrimônio e Memória, onde é possível fazer visitas virtuais às sedes do CCBB em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda Cultural para 13-08-2021

12 de agosto de 2021

Começa na quinta o Curta Kinoforum, principal janela do curta-metragem no Brasil que em sua 32ª edição apresenta 200 filmes de 39 países. Entre os destaques está a exibição de Céu de Agosto, filme de Jasmin Tenucci premiado em Cannes este ano.

A Cia. Perversos Polimorfos realiza hoje o primeiro de seus Ensaios Perversos, maratona noite adentro que inclui uma conversa com o psicanalista Christian Dunker, performances de Guma Joana e Augusto Follmann e, ao final, festa com o DJ Rodrigo Bento.

Acompanhada de Priscila Bomfim ao piano, a soprano Carla Caramujo oferece, amanhã, a rara oportunidade de ouvir as Clairières dans le ciel, ciclo de “melodies” de Lili Boulanger (1893-1918), em recital na Sala Cecília Meireles. No dia seguinte, é a vez da música contemporânea, em concerto da Orquestra do Theatro São Pedro com obras de Olivier Toni e Rodrigo Lima, entre outros.

No sábado, o Inhotim exibe um show de Pedro Luís gravado na cobertura da Galeria Cosmococa com a orquestra de câmara do instituto e repertório de canções de Luiz Melodia. Mais tarde, o Sepultura realiza uma live de lançamento do disco SepulQuarta, feito a partir da série de jam sessions organizadas pela banda durante a pandemia.

O programa Roda Viva recebe na segunda o bamba e escritor Martinho da Vila. A entrevista será transmitida nas redes da TV Cultura.

Poesia e feminismo estão no coração da 1ª Jornada Latines Slam das Minas, que a partir de quarta ocupa o MAM paulista com oficinas online de Luiza Romão e Mel Duarte.

Até novembro, o Sesc Ipiranga recebe um curso em três módulos que ensina a criar e editar revistas literárias, com convidados como Verônica Stigger e Guto Lacaz. Fique de olho na programação.

Criado pela Rádio a Granel para a Escola de Choro de São Paulo, o podcast Nó na Garganta apresenta, ao longo de 14 episódios, a magia da roda de choro, lugar prenhe de boas músicas e histórias.

Até domingo, o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa e o Paço do Frevo oferecem visitas guiadas a seus espaços pelo TikTok. As atividades integram a Semana dos Museus da plataforma.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 06-08-2021

5 de agosto de 2021

A veterana do canto lírico Eliane Coelho sobe hoje ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para interpretar o Pierrot Lunaire, ópera atonal de Arnold Schoenberg, em montagem com regência de Priscila Bomfim e encenação de Julianna Santos.

A Osesp realiza hoje a estreia mundial do Concerto para Trombone, do compositor e pianista de jazz Chick Corea, com solo de Joseph Alessi, trombonista da Filarmônica de Nova York, e regência de Giancarlo Guerrero. Amanhã, a Filarmônica de Minas Gerais recebe o maestro Luís Gustavo Petri para um programa de peças de transição entre o barroco e o clássico, incluindo obras do brasileiro José Maurício Nunes Garcia (1767-1830).

Em 2021, a festa Mamba Negra completa 8 anos, marco que será celebrado amanhã em um O-Kulto de 8 Annux, com transmissão online. A banda Teto Preto, a cantora Jup do Bairro e a DJ Cashu estão entre as atrações.

No domingo, a cantora Fafá de Belém comemora o aniversário de 65 anos com uma live do show Humana, seguida de bate-papo com o público.

A cantora e multiartista Linn da Quebrada comanda o podcast Laboratório de Mundo, lançado esta semana pelo Festival CoMA – Consciência, Música e Arte. Entre as entrevistadas previstas para os oito episódios estão Teresa Cristina, Jota Mombaça e Luedji Luna.

A artista Carolina Botura inaugura na terça a exposição virtual Na Boca da Mata Ah, que leva ao site da Casa Fiat de Cultura um portal de sementes, cinco pinturas e uma instalação 3D, que explora nossa conexão com o meio ambiente.

Cento e um filmes de 40 países estão na programação da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, evento dedicado às temáticas socioambientais que começa na quarta. O novo documentário de Silvio Tendler, A Bolsa ou a Vida, é um dos destaques.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.



Agenda cultural para 30-07-2021

29 de julho de 2021

Estreia hoje, no site do Teatro Unimed, o primeiro filme-concerto de Criolo. Com direção de Monique Gardenberg, Criolo Samba em 3 Tempos atravessa diferentes temas abordados pelo samba em clássicos de Noel Rosa e Cartola, entre outros.

Em parceria com o multiartista Caco Pontes, o grupo Projetonave começa hoje uma temporada de apresentações online, em preparação para o lançamento de seu novo álbum, Órbita. No domingo, Lulinha Alencar e Mestrinho fazem um duo de sanfonas no show ToCantE, transmitido pelo Itaú Cultural.

Direto de Campos do Jordão, o maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero conduz a Osesp no domingo em apresentação da Sinfonia Buenos Aires, de Astor Piazzolla. Na terça, com três mulheres entre os quatro selecionados em seu Laboratório de Regência, a Filarmônica de Minas Gerais recebe todos em um concerto de encerramento com música de Brahms e Beethoven, entre outros.

Na segunda, a Companhia de Teatro Heliópolis reflete sobre o sistema judiciário brasileiro em temporada do espetáculo (In)justiça no Itaú Cultural.

Começa nessa terça o Festival Contemporâneo de São Paulo, evento de dança e performance que em sua 13ª edição apresenta uma programação gratuita de vídeos documentais, palestras performativas e laboratórios artísticos.

No mesmo dia, o Instituto Moreira Salles promove uma conversa sobre cinema indígena com a participação de Graciela Guarani, Michele Kaiowá, Kamikia Kisêdjê, Vincent Carelli e Takumã Kuikuro.

Ainda na terça, a União Brasileira de Compositores e a Sociedade Portuguesa de Autores estreiam a websérie Ponte Aérea: Portugal – Brasil, que terá convidados como Ney Matogrosso, Carminho, Adriana Calcanhotto e António Zambujo.

Até outubro, o Instituto Goethe de São Paulo promove uma série de conversas entre escritoras latino-americanas e alemãs no ciclo Agora é com Elas. Confira a programação.

Para mais dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.