O Rio no redemoinho da corrupção

Cinco dos sete conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio foram presos por ordens do ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça. Responsáveis por avaliar e referendar as contas do governo estadual, são acusados de fazer vista grossa para R$ 90 milhões em créditos embolsados indevidamente pelas empresas de ônibus da capital. Segundo as delações premiadas do ex-presidente do TCE, Jonas Lopes, e de seu filho, os cinco receberam propinas para permitir o desvio. Quem distribuiu o suborno teria sido o presidente da Assembleia Legislativa e capo político local, Jorge Picciani, levado ontem coercitivamente para depor. Foi um tiro no coração do núcleo que comanda o estado há mais de uma década. Entre os homens que tiveram a prisão temporária decretada estão o atual presidente do órgão, Aloysio Neves, que foi assessor do ex-governador preso Sérgio Cabral, e Marco Antônio Alencar, filho do também ex-governador tucano Marcello Alencar. Picciani teria ainda permitido que os conselheiros recebessem 15% dos valores liberados por um fundo dedicado a pagar fornecedores de alimentação de presos e adolescentes internados. Ainda na terça-feira, o líder da Alerj participara de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente da República. A operação foi batizada Quinto do Ouro, lembrança do imposto pago pelos mineiros a Lisboa no século 18. Nenhum estado tem sido afetado mais por denúncias e prisões ligadas a corrupção local quanto o Rio. (Globo)

Merval Pereira: “O estado do Rio foi dominado por uma quadrilha que se auto defendia em várias instâncias, e trocava favores entre si. É impressionante que o governo continue na mão de um representante do mesmo grupo do PMDB.” (Globo)

Bernardo Mello Franco: “Nas últimas três décadas, Picciani se aliou a todos os governos do Rio. Com Cabral, ganhou peso nacional e foi alçado a conselheiro de Dilma. Depois mudou de lado e apoiou o impeachment. Ao assumir a Presidência, Temer presenteou seu filho mais velho com um ministério.” (Folha)

Com o Rio de Janeiro falido, sem dinheiro até para pagar salários, o governador Luiz Fernando Pezão vinha agindo como refém de Picciani. O presidente da Alerj já era responsável pela indicação dos nomes de inúmeros cargos no estado em troca da aprovação de medidas em plenário. Abriu-se um vácuo de poder.

PUBLICIDADE

O presidente Michel Temer deve indicar o jurista Admar Gonzaga para o TSE antes de terça-feira, quando se inicia o julgamento que pode levar à cassação de seu mandato. Gonzaga só assumiria a cadeira após o ministro Henrique Neves deixar o cargo, em 16 de abril. Na planilha do governo, só constam como certos a seu favor os votos dos ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux e Napoleão Nunes. Os outros quatro são ou incógnitas, ou contra. O primeiro a votar será Herman Benjamin, que relatou o processo e deve se posicionar pela cassação. Seguindo a ordem virá Napoleão Nunes, que já sinalizou para o Planalto que pedirá vistas do processo, ganhando tempo. Se ele não o fizer, a torcida do governo é para que Neves não tenha tempo de votar antes de sua substituição. Neste caso, Gonzaga pediria vistas. (Estadão)

José Roberto de Toledo: O governo Temer é avaliado como ruim ou péssimo por 62% dos brasileiros, segundo pesquisa do Ipsos. É a mesma taxa de dezembro e seu pior índice. Para 90%, o Brasil está no caminho errado. (Estadão)

Fernando Henrique publicou novo vídeo em sua página do Facebook: “A Justiça está funcionando plenamente no Brasil. Temos de prestigiar as instituições e a Lava Jato faz parte disso. Quem acha que a Lava Jato é para perseguir algum partido está errado. Nós não estávamos acostumados a ver gente poderosa sendo julgada. Estamos vivendo um momento novo e muito importante.”

Joesley Batista, principal executivo do grupo JBS, dono da Friboi, pode fazer delação premiada.

Luciano Huck nem confirma, nem nega, ser candidato à presidência. Mas diz que chegou a hora de sua geração ocupar os espaços de poder. (Folha)

Não foram só os setores mais conservadores do Reino Unido que votaram no Brexit. Uma ala mais radical da esquerda considera que a União Europeia facilitou o trabalho do capitalismo e suprimiu direitos trabalhistas. Embora minoritários dentro do Partido Trabalhista, estes setores são igualmente responsáveis pelo movimento iniciado ontem,

A espanhola Cassandra Vera, de 21 anos, foi condenada a um ano de prisão. Seu crime: publicar 13 tuítes que faziam graça do atentado de 1973 promovido pelo grupo terrorista basco ETA contra o presidente do governo franquista, Luis Carrero Blanco.

Aliás... começa em 8 de abril o desarmamento unilateral e incondicional do ETA.

Cultura

Preso por furtos, Alex de Jesus conseguiu a liberdade assistida, que incluía como uma das atividades aulas de teatro. Foi assim que chegou aos Satyros, um dos principais grupos teatrais de São Paulo — e talvez o mais underground da capital. Alex indicou o amigo Junior Mazzini para uma vaga de faxineiro no teatro. Não tardou para que, da coxia, repetisse falas inteiras de peças. Passou a estudar com atores da companhia. É, hoje, um deles. (Folha)

Um tanto perturbado, Paul Auster visitou a produção da peça inspirada em seu livro City of Glass. Trata-se de um espetáculo com tecnologia, que recorre, por exemplo, ao 3D. O Guardian relata como foi a visita do aclamado escritor à peça.

Mais prestigiado prêmio da arte contemporânea, o Turner Prize anunciou mudanças. A partir deste ano, vai aceitar artistas com mais de 50 anos de idade. Até então, dedicava-se a apresentar nomes em início de carreira - que, depois de receber o prestigiado prêmio, tornaram-se estrelas da arte mundial, caso de Damien Hirst e Tracey Emin.

Conheça o DJ Borgore, criticado por compor músicas “machistas e babacas”, segundo a DJ Titi Muller, do Multishow. O DJ foi, certamente, um dos mais polêmicos do festival Lollapalooza em São Paulo.

Vencedor de cinco prêmios Jabuti, o escritor João Gilberto Noll, aos 70 anos, teve a morte confirmada pela família ontem. Escreveu dezenas de livros como O Cego e a Dançarina, Hotel Atlântico e Harmada. (Estadão)

Viver

Depois de dez anos, um tetraplégico conseguiu voltar a mover a mão e o braço direitos. Utilizando eletrodos, fios e programas de computador, cientistas reconectaram o cérebro do paciente aos músculos do lado paralisado. Bill Kochevar, de 53 anos, voltou a, por exemplo, alimentar-se ou tomar café sozinho. O experimento é pioneiro, e o Guardian explica como foi feito, em inglês. Já o Estadão traz a história resumida, em português.

PUBLICIDADE

A NBC vai exibir os Jogos Olímpicos de 2018 ao vivo para todo o mundo. Abandona, assim, a antiga estratégia de atrasar a cobertura de acordo com os fusos dos Estados Unidos. Mais uma vez, as redes sociais inspiraram a mudança.

Galeria: fotógrafo registra a Rússia que não costuma aparecer nos cartões-postais.

Durante décadas, a fisiologia feminina não foi alvo da ciência. Agora, a Nature anunciou trabalho classificado como revolucionário: criou-se em laboratório uma cópia do aparelho reprodutor feminino. Trata-se de um modelo em 3D, como um órgão num chip. O invento abre uma janela para melhor compreender abortos espontâneos, controle de natalidade e processos de fertilidade, entre outras questões.

Cotidiano Digital

São Paulo agora só tem TV Digital. O sinal analógico começou a ser cortado pelos diversos canais a partir das 23h55 horas de ontem. O desligamento foi autorizado pelo Ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, e segue um cronograma previsto. O mesmo já havia ocorrido em Brasília e algumas cidades de Goiás, no ano passado. Em julho, é a vez de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Recife. Em outubro, Rio e Vitória.

A pressa para desligar tem motivo: liberar a frequência para uso no 4G da telefonia celular. Quem está coordenando o processo é a Empresa de Administração da Digitalização (EAD), criada pelo consórcio que comprou a faixa de 700MHz em leilão da Anatel: Vivo, Tim, Claro e Algar.

Não era para afetar clientes de TV por assinatura. Mas um paradoxo na regulamentação da Anatel abriu espaço para que Record, SBT e RedeTV comprassem briga com as operadoras de TV paga. O impasse caminha para que o sinal dessas emissoras deixe de ser transmitido pelo cabo. Quem quiser assistir, terá de instalar uma antena.

A Samsung anunciou hoje o lançamento da nova geração de seu celular topo de linha, o Galaxy S8, que começará a ser vendido a partir de 21 de abril. A data não está confirmada para o Brasil. O novo modelo virá com a  Bixby, a nova assistente digital da marca. O Tecmundo tem uma boa resenha em português. O Verge, em inglês, conta a história do projeto S8 e explica como ele é essencial para recuperar a imagem da empresa.

Publicidade digital cresce no Brasil. Segundo a pesquisa Digital Ad Spend 2017 do IAB, o volume de investimento chegou a R$ 11,8 bilhões em 2016, aumento de 26% em relação ao ano anterior.

O AirBnB vai lançar em junho o Trips no Brasil. É uma plataforma que permite oferecer e reservar passeios, eventos e outras experiências turísticas. No início, valerá apenas para as cidades de São Paulo e Rio.

Ainda por conta da polêmica com o prefeito paulistano, a Amazon está oferecendo um livro de graça para cada um que se cadastrar. É em formato Kindle, mas pode ser lido no app — celular, tablet ou computador.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.