Governo cede na Previdência para evitar derrota

O projeto de Reforma da Previdência mudou em um de seus pontos mais críticos: a regra de transição. No texto original, homens com mais de 50 e mulheres além de 45 seguiriam as regras antigas e, os outros, não poderiam se aposentar antes dos 65 anos. Agora, segundo O Globo, o governo planeja um escalonamento mais suave. A mudança tem motivo de ser. Um levantamento feito pelo Estadão mostra que apenas 95 deputados se declaram a favor da reforma e que 251 são contra. Como se trata de um Projeto de Emenda Constitucional, para que seja aprovada são necessários 308 dos 513 votos disponíveis no plenário. Acaso convença todos os indecisos, o que é improvável, o governo ainda precisaria virar ao menos 46. A regra de transição é justamente o ponto que mais incomoda, na Câmara. “O quadro reflete a posição dos parlamentares nesta fase das discussões”, diz o ministro Henrique Meirelles. “Isso vai avançar. Estamos mostrando que, ao contrário do que muitos dizem, o déficit da Previdência é insustentável e que o mais importante é garantir a solvência ao longo prazo da Previdência.”

PUBLICIDADE

O ex-ministro Antonio Palocci cogita fazer delação premiada. Se acontecer, será o primeiro político petista de raiz a quebrar a omertà. José Dirceu (condenado a 23 anos) e João Vaccari Neto (a 15) não falaram nada. (Estadão)

Logo após ter homologada sua delação premiada, oito advogados que representavam o publicitário João Santana renunciaram à defesa. Alegam, todos eles, “motivos de foro íntimo”. (Estadão)

Aliás... o publicitário Duda Mendonça também fechou acordo de delação. Falta homologação. (Folha)

E não para. Está próximo o acordo de delação com Léo Pinheiro e outros ex-executivos da empreiteira OAS. É ameaça para grande número de deputados, senadores e ministros. (Globo)

O Conselho de Ética da Câmara rejeitou, por nove votos a quatro, o relatório do deputado Ricardo Izar que pedia a suspensão do deputado Jean Wyllys por 120 dias. O parlamentar recebeu apenas uma advertência por ter cuspido em Jair Bolsonaro na sessão que abriu o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma.

O Supremo decidiu, por sete votos a três, que policiais e bombeiros são proibidos de fazer greve. Consideram tais paralizações inconstitucionais. A decisão se estende a todo o país e inclui as polícias militar, civil, federal, ferroviária e rodoviária. (Estadão)

O presidente americano Donald Trump afirmou que o ataque com armas químicas, na Síria, mudou a maneira como vê o conflito. A política de Obama, favorável à deposição do ditador Bashar al-Assad, havia sido mudada com a nova administração. Não está claro se ela voltará.

Clóvis Rossi: “São 470 mil mortos, 5 milhões de refugiados no exterior e 6,3 milhões de refugiados internos. Para um país de cerca de 18 milhões de habitantes, tais números desenham o pior desastre humanitário desde a 2ª Guerra Mundial, como admitem os organismos das Nações Unidas. A ditadura e a guerra que ela atiçou deixaram a Síria com 85% da população na pobreza, com mais de 2/3 em extrema pobreza, e 1,75 milhão de crianças sem escola.” (Folha)

Lá, como cá: a ex-presidente argentina Cristina Kirchner está proibida de deixar o país. A ordem do juiz Claudio Bonadio, que chegou ontem a todos os postos de fronteira, se estende a seus filhos Máximo e Florencia. Cristina é investigada no caso Los Sauces, nome de uma imobiliária operada por sua família. Segundo o que se apurou, empresários pagavam aluguéis como forma de subornar o governo em troca de favores. Se condenada, a ex-presidente pode pegar entre 6 e 15 anos de prisão.

Cotidiano Digital

Um banco brasileiro sofreu violento ataque hacker em 22 de outubro do ano passado. Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, o grupo redirecionou o endereço de internet banking para uma réplica idêntica do site e, assim, capturou logins e senhas de usuários por algo entre cinco e seis horas. Os técnicos não revelam qual a instituição atacada mas dão seu tamanho: 5 milhões de clientes, o que o põe entre os bancos de médio porte. Trata-se de um modelo de ataque inédito no mundo.

Caso o Senado não derrube as emendas que praticamente impedem a operação de serviços como o Uber, o presidente Michel Temer deve vetá-las. (Folha)

O craque argentino Diego Maradona comprou briga feia com a Konami, uma das mais tradicionais distribuidoras de videogames. Os japoneses assinaram contrato com o Barcelona que, dizem, lhes dá o direito de licenciar a imagem do jogador para seu jogo PES 2017. Maradona questiona — e vai à justiça, segundo diz em seu Facebook. “Konami, vos te digo: te vas a comer un juicio millonario.” Ele promete usar o dinheiro para construir campos de futebol para crianças pobres.

Cultura

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band será relançado neste ano. Sai em maio, em quatro edições, para contemplar toda sorte de beatlemaníaco. O restauro é a cereja do bolo: foi feito por especialistas a partir das quatro fitas originais, no lendário estúdio Abbey Road, sob supervisão de Giles Martin, filho do produtor George Martin. Um dos mais influentes discos de todos os tempos, Sgt. Pepper’s chega aos 50 anos ainda aclamado, cercado de comemorações. A mais luxuosa edição prevista, além de uma caixa com seis discos (mais o remasterizado), tem 33 gravações adicionais das sessões de 1967 e ainda um livro de 144 páginas sobre o álbum, com prefácio de Sir Paul McCartney e Giles Martin. Não é pouco. Nunca é demais.

Ainda (e sempre) os Beatles: o trabalho de Giles Martin é cercado de elogios, tal qual o de seu pai, o lendário produtor da banda. George Martin, morto no ano passado, foi crucial para os Beatles. Quando de sua morte, o New York Times lembrou sua preciosa marca em algumas músicas. Vale reler.

Não precisa esperar maio. O álbum está no Spotify e no Youtube.

PUBLICIDADE

Gilberto Gil e Facebook fecharam acordo, ontem, no TJ do Rio de Janeiro, num processo sobre notícia falsa. O cantor movia ação contra a rede social, na qual foram publicadas e atribuídas a ele críticas à Lava Jato. A frase “Lula lutou muito pelo Brasil, não merecia esse juizinho fajuto [Sérgio Moro]” era creditada a Gil. O músico pedia que a rede retirasse o conteúdo do ar. Posto que o Facebook o fez, o cantor optou por descontinuar a ação. (Folha)

O inverno está perto do fim para os fãs de Game of Thrones. A sétima temporada estreia em 16 de julho e, claro, já está aberta a “bolsa de apostas” sobre seu conteúdo. O Guardian garante ter as melhores previsões.

Entusiasta da realidade virtual, Björk lançou mais um clipe de seu Vulnicura, o álbum que lançou dois anos atrás, em 2015. O novo vídeo, da faixa Notget, segue a regra e usa a tecnologia para apresentar um avatar animado da cantora, dançando dentro do que seria um oceano.

Lista: uma seleção de 12 documentários que valem a pena ver no Netflix.

Começa hoje, às 19h, a venda online de ingressos para o Rock in Rio 2017.

Viver

O Ministério da Saúde passou a recomendar, ontem, apenas uma dose de vacina contra a febre amarela. Até então, o modelo adotado era de duas doses — a segunda, a ser tomada dez anos depois da primeira. O governo diz que está aplicando a recomendação da OMS, para a qual a cobertura da vacina vale para toda a vida. No entanto, em meio ao surto da doença no sudeste do país, o ministério já vinha buscado soluções para ampliar a oferta de vacinas. O laboratório da Fiocruz, principal fornecedor, opera em capacidade máxima, produzindo mais de 8 milhões de doses por mês. (Folha)

Existe uma nova força na internet: é o blog #AgoraÉQueSãoElas, editado por Alessandra Orofino, Ana Carolina Evangelista, Antonia Pellegrino e Manoela Miklos. Já era o local onde ocorriam algumas das mais interessantes conversas a respeito do feminismo brasileiro. Ao ter trazido à tona a denúncia que levou à suspensão de José Mayer, um dos principais galãs da Globo, demonstrou uma capacidade ímpar de influenciar o debate nacional.

A chimpanzé Cecilia conseguiu um habeas corpus para deixar um zoológico na Argentina e se mudar para um santuário no Brasil. É a primeira chimpanzé do mundo a obter um habeas corpus, instrumento jurídico (até então) exclusivamente humano. Cecilia andava triste e deprimida, sobretudo depois de perder dois grandes amigos do zoológico. Agora, tentará a felicidade no Santuário de Grandes Primatas, em Sorocaba. (Globo)

Galeria: Sir David Attenborough, no Pantanal para ver o tatu gigante (ou tatu-canastra), mostra algumas das 80 espécies que ele, o tatu, de alguma forma, beneficia.

O enigma de Bruno Borges, o estudante do Acre que escreveu 14 livros à mão e cobriu as paredes do quarto com textos e símbolos, mobilizou o país — ou melhor, instigou decifradores. Alguns textos já foram compreendidos. São livros e manuscritos egípcios, etruscos, medievais, e até contemporâneos, que ainda não foram completamente decifrados. O Globo reúne alguns exemplos.

Da série grandes questões da humanidade: é melhor ficar parado ou caminhar numa escada rolante? Para dirimir a dúvida, o New York Times ouve especialistas e explora estudos feitos em torno do intrigante tema. Spoiler: é melhor ficar parado.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.