Vazou a lista de Fachin

O furo é do repórter Breno Pires, do Estadão, que conseguiu primeiro aquilo que todos os jornalistas de Brasília perseguiam desde a semana passada: a lista de Fachin. Após a divulgação pelo site do jornal paulistano, ontem à tarde, o relator da Lava Jato no Supremo achou por bem torná-la pública. Por conta das delações dos 78 executivos do Grupo Odebrecht, o STF abriu inquéritos para investigar oito ministros, 24 senadores, 39 deputados, três governadores e um ministro do TCU — Vital do Rêgo. Incluídos na lista estão os presidentes da Câmara e do Senado.

PMDB

Ministros Eliseu Lemos Padilha, Wellington Moreira Franco, Helder Barbalho • Senadores Romero Jucá Filho, Renan Calheiros, Edison Lobão, Marta Suplicy, Kátia Regina de Abreu, Eduardo Braga, Eunício Oliveira, Garibaldi Alves Filho • Deputados Federais Jarbas de Andrade Vasconcelos, Pedro Paulo, Lúcio Vieira Lima, Daniel Vilela • Governador Renan Filho (AL)

PSDB

Ministros Bruno Cavalcanti de Araújo, Aloysio Nunes Ferreira • Senadores Aécio Neves da Cunha, Cássio Cunha Lima, Dalírio José Beber, José Serra, Eduardo Amorim, Ricardo Ferraço, Jutahy Júnior, Antônio Anastasia • Deputados Federais Yeda Crusius, João Paulo Papa, Betinho Gomes

PT

Senadores Paulo Rocha, Humberto Sérgio Costa Lima, Jorge Viana, Lindbergh Farias • Deputados Federais Marco Maia, Carlos Zarattini, Nelson Pellegrino, Maria do Rosário, Vicente “Vicentinho” Paulo da Silva, Vander Loubet, Zeca Dirceu, Zeca do PT, Vicente Cândido, Décio Lima, Arlindo Chinaglia • Governador Tião Viana (AC)

DEM

Senadores José Agripino Maia, Maria do Carmo Alves • Deputados Federais Rodrigo Maia, José Carlos Aleluia, Felipe Maia, Ônix Lorenzoni, Rodrigo Garcia

PP

Ministro Blairo Borges Maggi • Senador Ciro Nogueira • Deputados Federais Mário Negromonte Jr, Paulo Henrique Lustosa, Cacá Leão, Dimas Fabiano Toledo, Júlio Lopes

PSD

Ministro Gilberto Kassab • Senador Omar Aziz • Deputados Federais Fábio Faria, Antônio Brito • Governador Robinson Faria (RN)

PSB

Ministro Fernando Bezerra Coelho • Senadora Lidice da Mata • Deputados Federais José Reinaldo, Heráclito Fortes

SD

Deputado Federal Paulinho da Força

PR

Deputados Federais João Carlos Bacelar, Milton Monti, Alfredo Nascimento

PRB

Ministro Marcos Antônio Pereira • Deputados Federais Celso Russomano, Beto Mansur

PPS

Ministro Roberto Freire • Deputado Federal Arthur Oliveira Maia

PCdoB

Senadora Vanessa Grazziotin • Deputado Federal Daniel Almeida

PTC

Senador Fernando Afonso Collor de Mello

PTB

Deputado Federal Paes Landim

Sem partido

Senadores Ivo Cassol, Valdir Raupp

Há ainda outros políticos importantes alvos de inquérito. Entre eles, os petistas Cândido Vacarezza, Guido Mantega e José Dirceu; os ex-prefeitos cariocas Cesar Maia (DEM) e Eduardo Paes (PMDB); o ex-presidente do PR, Valdemar da Costa Neto e o ex-senador goiano Luís Alberto Maguito Vilela.

O Supremo encaminhou para outras instâncias a decisão de investigar ou não inúmeros outros políticos como os governadores paulista Geraldo Alckmin e fluminense Luiz Fernando Pezão, e os ex-presidentes Fernando Henrique, Lula e Dilma.

Leia a íntegra das ordens de Fachin.

Fernando Rodrigues: a médio prazo, o impacto da lista pode envolver um realinhamento de forças entre Planalto e Congresso que leve à mudança de ministros; uma paralisia do Congresso; a reforma da Previdência ser adiada para o segundo semestre; instabilidade na economia, caso agentes de mercado se sintam inseguros a respeito do governo Temer; o surgimento de candidatos contra “tudo o que está aí”.

José Casado: “Os 83 novos inquéritos são consequência dos três primeiros anos de investigações na Lava-Jato. Em conjunto, representam o golpe mais duro já desferido nos 127 anos de história do Supremo na fase republicana contra uma reminiscência aristocrática, o foro privilegiado.” (Globo)

Kennedy Alencar: “A lista de Fachin atinge os principais partidos. Mostra uma corrupção multipartidária. A Lava Jato entra numa nova fase, na qual fere quase todo o sistema político, que, com o tempo, vai tentar encontrar forças para reagir contra a operação.”

Igor Gieglow: “O efeito político é bem mais eficaz do que o judicial. A usual demora processual de cortes superiores deverá arrastar a investigação por anos, quando muitos dos crimes imputados aos políticos estarão prescritos. Como se sabe, da primeira ‘lista do Janot’ pouco ou nada aconteceu em dois anos. Do ponto de vista eleitoral, de efeito imediato sobre carreiras, o estrago estará feito para quem virar réu.” (Folha)

PUBLICIDADE

Preso ontem, o ex-secretário de Saúde do Rio Sérgio Côrtes comandou um esquema de desvios de dinheiro público que pode chegar a R$ 300 milhões. (Globo)

Recebemos ontem, ao longo do dia, inúmeros comentários a respeito de uma nova Constituição. Muitos por email, outros tantos via links para Facebook, Medium e outras redes sociais. Contribua para o debate público escrevendo algo em seu Facebook. Nós vamos organizar textos e links aqui no Meio. Leia mais sobre o tema na edição de terça-feira.

Do porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer: “Nem Hitler se rebaixou a usar armas químicas.” Gás era justamente a forma preferencial de assassinato nos campos de concentração. Ele tentou consertar. “Mas ele não usava gás contra seu próprio povo.” Muitos dos judeus, ciganos, gays, deficientes ou mesmo inimigos políticos mortos eram alemães. (Globo)

Cultura

Era trágica a relação dos poetas Sylvia Plath e Ted Hughes. Trágica, porque ele fez dela vítima constante de violência. Entre a depressão e o massacre no casamento, Plath, uma das principais vozes da poesia dos anos 1960, enfiou a cabeça no forno a gás e causou a própria morte aos 30 anos, em 1963. Sabia-se do casamento violento, da tragédia afetiva, mas não se tinha dimensão do massacre. Algo que muda agora com a descoberta de cartas de Plath para a amiga e psiquiatra Ruth Barnhouse. São poucas — a médica havia queimado parte delas, e o marido violento dera sumiço em outras. Ainda assim, as missivas recém-descobertas, segundo o Guardian, são uma das únicas fontes da voz de Sylvia Plath, para além de sua poesia. Os ataques, como ela descreve, eram ultra violentos; sua dor, desmedida.

Por que Bob Dylan merecia o Nobel de Literatura que ganhou no ano passado? Com 200 canções traduzidas para o português, a coletânea Letras (1961-1974), que chega agora às livrarias, pode responder aos descrentes. Repórter especial da Folha (e fã fervoroso de Dylan), Ivan Finotti conversa com o tradutor dos versos e apresenta algumas delas.

Charlatão para uns, mestre para outros, o artista Jeff Koons ataca novamente. Desprenda-se da ideia daquelas esculturas imensas, ultra coloridas e brilhantes em forma de cachorrinhos ou corações — e sempre com preços mirabolantes. Pense além: o rei do marketing na arte está criando… uma linha de bolsas. E carteiras. E chaveiros. Sim, chaveiros.

Aliás... para divulgar as novas “obras de arte", a esperta equipe de Koons e seu patrocinador estão usando até gifs.

Saíram os indicados ao Bafta TV, a premiação da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão. The Crown lidera com cinco indicações. Veja a lista completa, divulgada ontem. Os vencedores serão anunciados em 14 de maio. (Globo)

O U2 fará dois shows no Brasil este ano. Estão marcados para outubro, no Morumbi,> em São Paulo. Em sua última vinda ao país, em 2011, a banda lotou o estádio, com 90 mil pessoas por noite. (Estadão)

Uma revista em quadrinhos dos X-Men foi acusada de ter “referências a uma polêmica político-religiosa em curso na Indonésia”. A Marvel logo se retratou publicamente. Disse que a história foi ilustrada por um colaborador freelancer da empresa, Ardian Syaf, indonésio e muçulmano — e agora, acusado pelas redes sociais de “disseminar o ódio” na HQ.

Viver

No primeiro momento, o presidente da United Airlines, Oscar Munoz, defendeu o comportamento de sua tripulação e da segurança do aeroporto na brutal retirada de um passageiro, segunda-feira. Quando a repercussão via redes se mostrou terrível e as ações da empresa despencaram no mercado, ele voltou atrás. “Ninguém deveria ser tratado daquele jeito.” O médico David Dao, retirado após ser escolhido aleatoriamente para ceder lugar a um funcionário da companhia aérea, tem 69 anos e foi ferido pelos seguranças. Após o incidente, as redes sociais americanas começaram a questionar duramente a prática do overbooking pelas empresas. (New York Times)

PUBLICIDADE

A febre amarela pode levar à extinção de um primata — algo que, segundo o Globo, ocorreria pela primeira vez desde o início do século XX. Trata-se de uma subespécie de guariba, que já estava entre os cinco macacos das Américas com maior risco de desaparecer do mundo. Antes do surto da doença, havia registros de 250 bugios-ruivos-do-norte. Agora, já não se sabe quantos são. (Globo)

Enquanto tinha diante de si um líder de extrema direita, a vociferar e bradar seu ódio aos muçulmanos, na Inglaterra, a jovem Saffiyah Khan fez apenas sorrir. Nada mais. Sorriu com a cabeça erguida, olhos nos olhos do agressor, integrante da English Defence League. A imagem é potente. Ganhou post da deputada trabalhista britânica Jess Phillips, que escreveu: “Quem parece ter o poder aqui: a verdadeira garota de Birmingham ou o homem da EDL, que emigrou para nossa cidade por um dia e não conseguiu se integrar?”    

Um estudo que acaba de sair na Nature Neuroscience tenta identificar as partes do cérebro envolvidas nos sonhos. Para isso, 46 cobaias que dormiam tiveram as atividades cerebrais gravadas por nada menos que 256 eletrodos aplicados na cabeça. Os cientistas descobriram que, ao contrário do que se pensava, os sonhos nem sempre ocorrem durante o sono REM (período em que a atividade do cérebro é similiar à de quando estamos acordados). Para além, dizem os pesquisadores, o estudo vai ajudar mesmo a entender a complexa consciência humana.

Um paciente em estado terminal faz seus últimos pedidos: um cigarro e uma taça de vinho. Na Dinamarca, foi atendido. O caso ganhou notoriedade e empatia na Europa. Por aqui, também. Ao Globo Joaquim Antonio Cesar Mota, coordenador de Bioética da UFMG, disse que os médicos devem manifestar compaixão, mais do que tentar prolongar a vida de um paciente a todo custo.

Uma explosão próxima ao ônibus que levava a equipe do Borussia Dortmund adiou, na Alemanha, a partida contra o Monaco pelas quartas de final da Champions League. O zagueiro Marc Bartra se feriu levemente. A partida será hoje.

Cotidiano Digital

A Amazon vai permitir que sebos e editoras vendam diretamente a cientes a partir de seu site brasileiro. Com a estratégia, adiciona 100 mil novos títulos a seu catálogo, hoje com 150 mil livros. (Folha)

O Now Play This é um festival de games experimentais, ou seja, desapegados do valor comercial dos jogos. O Guardian fez uma lista de 13 games do evento na Inglaterra que podem mudar sua forma de pensar sobre os jogos.

A invasão de hackers que atingiu 500 milhões de usuários do Yahoo em 2014 voltou a ser tema de debate. A União Europeia  informou ontem que, nas próximas semanas, vai divulgar relatório sobre o caso.

Inteligência artificial para ajudar a desenhar. Esta é a principal funcionalidade do novo AutoDraw, lançado ontem pelo Google. À primeira vista, é um programa de desenho como qualquer outro, mas, na medida em que se desenha com o lápis, ele tenta adivinhar a ideia, antecipar o desenho imaginado, e sugere cliparts de seu acervo para o lugar. O The Verge conta a história.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.