Janot declara guerra contra Gilmar

Nunca aconteceu antes: o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o Supremo afaste o ministro Gilmar Mendes de todos os casos relacionados a Eike Batista. Foi Gilmar quem deu, no final de abril, o habeas corpus para que o empresário deixasse a prisão. O argumento de Janot é simples. Guiomar Mendes, mulher do ministro, é sócia do escritório de advocacia de Sérgio Bermudes, um dos que representam Eike. O Código de Processo Civil prevê impedimento do juiz em casos nos quais os advogados do réu têm relação de parentesco até terceiro grau. Por ser sócia do escritório, ainda por cima, Guiomar é beneficiada financeiramente pelos lucros angariados com causas do milionário. Gilmar, por sua vez, argumenta que sua mulher não é advogada de Eike e que o escritório não o defende especificamente na área penal. A presidente da Corte, Cármen Lúcia, pode tomar uma decisão sozinha a respeito do requerimento, ou tem liberdade de marcar para quando desejar a avaliação do pleno. Neste caso, cada ministro terá de se manifestar sobre o que pensa: o fato de a mulher de seu companheiro de Corte receber indiretamente proventos do empresário o torna suspeito para julgá-lo? Janot foi além. Pede que Gilmar preste depoimento, assim como deseja ouvir os testemunhos de Guiomar, de Bermudes e de Eike.

Fernando Limongi: Há um ano, Gilmar Mendes dava decisões a respeito da Lava Jato que não pareciam sugerir que discordasse da atuação do juiz Sérgio Moro. O que mudou? Com o inimigo comum abatido e se aproximando de novas vítimas, talvez o problema do ministro não seja jurídico. Mas político. (Valor)

Enquanto isso... Há debates, nos bastidores, sobre como impedir o relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, de transferir a análise dos pedidos de soltura dos réus para o plenário do STF. Advogados de defesa preferem, claro, que sejam mantidos na Segunda Turma, onde uma vitória parece certa.

Aliás... Um abaixo-assinado de cidadãos pedindo o impeachment de Gilmar, Lewandowski e Toffoli já superou 500 mil apoiadores.

E... assumem hoje os novos diretores da Associação Nacional de Procuradores da República. Esta semana, eles devem abrir edital com regras do processo para que candidatos à cadeira de Janot se apresentem. Uma lista com os três mais votados pela categoria será encaminhada ao presidente Michel Temer. Ele não é obrigado a escolher um dos três para assumir a PGR. Mas a praxe tem sido a indicação do primeiro colocado. O mandato de Janot vai até setembro e é possível que ele tente ser reconduzido a um terceiro biênio.

PUBLICIDADE

A defesa do ex-presidente Lula pediu ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre adiamento da audiência em que ele será ouvido pelo juiz Sérgio Moro. Argumenta que não houve tempo para analisar documentos apresentados pela Petrobras na semana passada — um total de 100 mil páginas. Os advogados também pretendem recorrer contra a decisão de Moro, que proibiu a filmagem independente do depoimento. O juiz de Curitiba argumentou que a defesa quer transformar o interrogatório num “evento político-partidário”. (Globo)

Josias de Souza: “Lula precisa ganhar tempo. Do contrário, arrisca-se a virar um ficha-suja antes que sua candidatura presidencial seja homologada formalmente. Supondo-se que Moro o condene, a defesa recorrerá ao Tribunal Regional Federal (TRF-4), sediado em Porto Alegre. Se a sentença for confirmada, como vem ocorrendo na grossa maioria dois casos, Lula ficará inelegível.”

Para ler com calma: artigo de Celso Rocha de Barros lamenta que duas das mais importantes causas para o Brasil — redistribuição de renda e combate à corrupção — tenham terminado em campos opostos. Constrói um argumento cheio de nuances no qual ninguém é herói. “Para quem acompanhou a história de lutas do PT e os excelentes resultados de seus governos na área social, é melancólico assistir à conversão da candidatura Lula em possível tábua de salvação da classe política acusada na Lava Jato.” (Folha)

Os procuradores da Lava Jato vão pedir ao juiz Sérgio Moro que condene Eduardo Cunha por mais um crime de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, além de que restitua US$ 77,5 milhões aos cofres públicos. O ex-deputado já foi condenado em primeira instância a 15 anos e quatro meses de prisão. (Estadão)

O governo pretende votar a reforma da Previdência na Câmara ou no dia 24, ou, no mais tardar, no dia 31 deste mês. Para a negociação, tem na manga alguns cargos para oferecer aos parlamentares. Se não conseguir levar ao plenário em maio, há risco de que ele só ocorra em agosto, pois junho tem quórum baixo e, em julho, há recesso. (Globo)

Uma campanha publicitária entra no ar esta semana para convencer a população de que a reforma será benéfica. (Folha)

Já no Senado... Se o governo não puser em votação pedido de regime de urgência para o trâmite da outra reforma, a trabalhista, é porque não conta com os senadores necessários para aprová-la, calcula Lydia Medeiros. E a falta de urgência pode transformar este num projeto de meses. (Globo)

Para ouvir com calma: a última edição do podcast Mamilos mergulhou fundo na reforma trabalhista. Ao longo de quase duas horas, especialistas dissecam o que a Câmara aprovou, debatem sobre avanços e retrocessos, e revelam as nuances do debate para além do maniqueísmo partidário.

A União cobra R$ 878 milhões sonegados em impostos por deputados, senadores e suas empresas. Os parlamentares com dívidas perante o fisco representam 21% dos deputados e 22% dos senadores. Mais de cem pessoas, no total. “Sob a liderança de alguns dos maiores devedores listados”, conta José Roberto de Toledo, “essa mesma legislatura está trabalhando celeremente para aprovar um refinanciamento bilionário de dívidas tributárias.” (Estadão)

Numa reportagem especial sobre o Brasil, o diário argentino La Nación listou Luciano Huck, Joaquim Barbosa e Sérgio Moro como os outsiders que têm espaço para disputar a presidência, em 2018.

Cultura

Banksy e o Brexit: eis que um grande mural do misterioso artista surgiu, ontem, na Inglaterra, da noite para o dia. A obra ocupa boa parte da fachada de um prédio da cidade de Dover. Tem a bandeira da União Europeia de fundo, e um trabalhador a martelar para remover uma de suas estrelas — aquela que seria a do Reino Unido. Desde a saída do país da UE, em junho do ano passado, esperava-se que Banksy, artista afeito a causas políticas, comentasse a decisão. Mas ele só o fez agora, justamente quando o tema ressurge como protagonista das eleições gerais, antecipadas para junho pela primeira-ministra britânica, Theresa May.

Em caminho oposto, deve seguir a Bienal de Veneza, que abre ao público neste sábado. Se na edição de 2015 a mostra soou quase como manifesto político, a deste ano, diz a nova curadora, dará ênfase aos artistas e ao fazer artístico. Pois o New York Times perguntou a ela se o curador de uma mostra do porte da Bienal de Veneza pode dar as costas à política, em tempos de Donald Trump, Brexit e o clima de incerteza na Europa. Christine Macel, curadora convidada da 57ª Bienal e, regularmente, do Centro Pompidou, não titubeou. Respondeu que sim: “Sou muito interessada em política, mas nem toda arte deve ser sobre política”. Portanto, a Bienal de Veneza soará pouco politizada - ou melhor, como ela define: será “um apelo apaixonado pela arte e pelos artistas”.

Enquanto isso, no mercado de arte... a feira Frieze de Nova York, com 200 galerias de 31 países, seguiu a mesma linha discreta: mostrou obras com teor político "suave", como relata no Globo Eduardo Graça. Sim, estavam lá temas como a imigração, o ativismo ou os direitos das mulheres, mas nada de “arte política mais explícita” como a que se viu logo após a eleição de Trump, nas palavras de Abby Bangser, diretora para a América Latina e Ásia da Frieze. 

Custou, mas a Warner Bros, enfim, liberou o primeiro trailer de Blade Runner 2049, com Ryan Gosling e Harrison Ford. A sequência do clássico (originalmente lançado em 1982) tem previsão de chegar aos cinemas brasileiros em outubro deste ano.

Aliás, outro que ganhou trailer foi o filme Torre Negra. Trata-se da adaptação da série de livros de Stephen King que a Marvel transformou em HQ em 2007. Deve estrear no Brasil em agosto.

E tem mais: saiu também o trailer do filme de guerra Dunkirk, com direção de Christopher Nolan. O longa, que deve estrear em julho por aqui, retrata operações para resgatar a Força Expedicionária Britânica, quando cercada por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Facebook está pronto para lançar seus programas de TV — e já no mês que vem, segundo fontes do Business Insider. A rede social planeja começar com um catálogo de 24 produções, embora já planeje outras. A programação deve seguir duas linhas distintas — uma com atrações mais longas (mais custosas) e outra com programas mais curtos — entre cinco e 10 minutos, ou seja, mais baratos.

Viver

O Ministério da Educação abriu ontem as inscrições para o Enem, que seguem até o dia 19. O Globo então reuniu edificantes relatos de jovens que prestaram o exame e conseguiram entrar em prestigiosas universidades. Como Jhosen Congeta, 27 anos, que passou em Medicina na USP: “A rede social é viciante, mas eu também a utilizava de forma benéfica: participava de grupos de resolução de exercícios e discussão de matérias”, aconselhou.

Porém... quando as inscrições de fato começaram, logo pela manhã, pipocavam nas redes sociais outros tipos de relatos: os de problemas no site do MEC, que ora apresentava lentidão, ora travava por completo, como relatou o próprio Globo. Ainda assim, ao fim do primeiro dia, 510 mil estudantes já tinham se inscrito. 

PUBLICIDADE

Um livro-ata, ou, há quem diga, um entediante caderno de registros do vai e vêm de correspondências, objetos e trocas em geral que ainda resiste nos escritórios dos dias de hoje. Pois cumpriam a mesma função os primeiros documentos escritos da história, conta a BBC. Eram tábuas de argila retratando figuras abstratas, com algo entre 5 e 9 mil anos de idade, usadas como método de contagem, como numa espécie de caderneta dos primeiros contadores da história da humanidade.

Enfim, uma boa notícia: o número de casos de dengue, zika e chicungunha caiu 89% em relação ao ano passado. (Globo)

Galeria: eles invadem Cuba todos os anos - fecham as ruas, param o trânsito e forram a areia das praias. São milhares de caranguejos mirando o mar, depois de copular.

Boa parte do que se pensava sobre consumir sal pode estar errado. É o que prega (mais uma) nova pesquisa, desta vez na Rússia. Lá, cosmonautas isolados para simular uma viagem espacial não tiveram aumento da sede após o consumo de sal. Em seguida, fez-se o teste com, claro, ratos de laboratório. Resultado: para eles, o sal até ajudou a queimar calorias. O novo estudo publicado no Journal of Clinical Investigation, em suma, contradiz alguns pensamentos correntes sobre o famigerado cloreto de sódio. O New York Times detalha as pesquisas.

Cotidiano Digital

O Brasil já não vende o iPhone mais caro do mundo. A Turquia ultrapassou o país no ranking negativo — nos deixando em segundo. A análise de preços globais foi promovia pelo Deutsche Bank e cobre 47 cidades. Mesmo com o smartphone tão caro, o Rio é a 47ª no quesito quanto dinheiro sobra no orçamento familiar após pagamento do aluguel. Isso mesmo: de todas as cidades pesquisadas, em nenhuma a relação entre salário e custo de moradia é tão esmagadora quanto o Rio de Janeiro. São Paulo é a 44ª.

A Amazon saiu na frente na briga pelos assistentes digitais. Um estudo da eMarketer sobre o mercado americano informa que 70,6% dos aparelhos comprados vêm da empresa. Em segundo, com 23,8% do mercado, o Google Home. Estes aparelhos tocam músicas escolhidas a partir do comando de voz, informam o tempo, chamam um Uber, controlam as luzes de casas equipadas com lâmpadas inteligentes. E, no caso da Amazon, fazem compras.

E para quem gosta de montar coisas, o Google junto com a revista MagPi divulgou um kit para você construir seu próprio Google Home em casa.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.