Lula deve depor hoje perante Moro

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, negou o pedido da defesa do ex-presidente Lula para adiar o depoimento marcado para hoje às 14h, perante o juiz Sérgio Moro, em Curitiba. Três recursos foram apresentados ao STJ, portanto, a decisão não é final. Mas, caso nada mude, o juiz da Lava Jato e seu principal réu se encontrarão em audiência pela primeira vez nesta tarde.

A defesa de Lula reclama que recebeu apenas na semana passada mais de 100 mil páginas de documentos da Petrobras referentes aos contratos com a OAS que estão no centro das acusações. Quer 90 dias para analisar. Os desembargadores negaram o pedido pois, em sua avaliação, os arquivos (solicitados pela defesa) são novos para todos — para os advogados do ex-presidente e também para a promotoria e o juiz. As perguntas de Moro devem se concentrar naquilo que já estava documentado há muito no processo. Além disso, medidas extremas foram tomadas para que o depoimento ocorra com normalidade — o trânsito desviado, o prédio do tribunal fechado a quem não foi previamente cadastrado, reforço policial. Só um problema extraordinário justificaria adiar. (Globo)

O TRF4 também negou à defesa permissão para fazer sua própria filmagem do depoimento. O tribunal se baseou no Código de Processo Penal, que não especifica como deve ser a gravação audiovisual. Já os advogados usaram o Código de Processo Civil, que dá à defesa o direito de capturar suas imagens. Os desembargadores, porém, avaliam que o CPC não se aplica ao caso. No núcleo da queixa da defesa, está a observação de que os depoimentos a Moro capturam apenas os depoentes, produzindo registros que os fazem parecer mais fracos. O juiz aparece somente como uma voz vinda do nada. Na audiência de Lula, Moro mandou, pois, instalar uma segunda câmera com ângulo aberto para capturar toda a sala. Negou, porém, o registro da defesa por desconfiar que o objetivo é produzir peças de propaganda partidária. Advogados, ex-juízes e promotores ouvidos pelo Jota se dividem sobre os direitos e deveres no caso.

De surpresa, o juiz Ricardo Leite, de Brasília, ordenou a suspensão das atividades do Instituto Lula. Diego Escoteguy, editor da Época, critica a decisão. “Na fase em que se encontra o processo, a decisão do juiz tem como objetivo garantir o bom andamento das investigações e impedir que os acusados prossigam delinquindo. No entanto, ele, no despacho, não explica por que a suspensão das atividades do Instituto impedirá novos crimes.”

PUBLICIDADE

A declaração de guerra do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o ministro do STF Gilmar Mendes rendeu o primeiro contra-ataque. Letícia Monteiro de Barros, filha de Janot, é advogada da OAS e trabalha no acordo de delação premiada da Lava Jato. A informação foi divulgada ontem. A PGR afirma que Janot não participa das negociações e, portanto, isto não configuraria conflito de interesses. (Globo)

O argumento de Gilmar Mendes é de que o escritório de Sergio Bermudes, do qual sua mulher é sócia, não representa o empresário Eike Batista em casos criminais. Mas O Antagonista descobriu pelo menos um caso no qual o advogado esteve presente perante juiz criminal, conforme registrado no processo. Perguntado, Bermudes confirmou que estava presente, mas não como advogado.

O ministro Marco Aurélio Mello se manifestou a respeito da briga. “É algo indesejável. Estou há 38 anos no Judiciário e nunca enfrentei uma exceção de suspeição, de impedimento de colega. É constrangedor e ruim para o Judiciário como um todo. Já estava uma situação delicada quanto ao deslocamento do habeas corpus do Palocci. Agora então. Vamos ver. Que eles fumem o cachimbo da paz.”

Kennedy Alencar: “Há um vespeiro aí. Inúmeros ministros de tribunais superiores têm parentes atuando na advocacia. A acusação de Janot é grave, de que ela receberia honorário na causa de Eike, o que ela nega ter acontecido. É preciso cautela ao elevar o tom assim, sob pena de cometer injustiça.”

O texto final da reforma da Previdência foi aprovado na comissão especial da Câmara e vai a plenário. Faltam dois pontos controversos para negociar: a inclusão ou não de agentes penitenciários entre as categorias com direito à aposentadoria especial e, principalmente, um regime exclusivo para funcionários públicos empregados antes de 2003. Querem ser dispensados da exigência de se aposentar aos 65 anos (homens) e 62 (mulheres) para receber o salário integral. (Estadão)

O DataPoder360 testou dois cenários para as eleições presidenciais de 2018. Em um, com o governador paulista Geraldo Alckmin de candidato tucano, Lula ficaria com 25% dos votos, seguido de Jair Bolsonaro com 21% — empate técnico. Marina Silva, em terceiro, teria 7%. No segundo cenário, o petista leva 27%, Bolsonaro tem 17% e o prefeito paulistano João Doria, 13%.

Aliás... O Partido Novo e o apresentador Luciano Huck estão conversando sobre uma candidatura à presidência da República, informa Julia Duailibi, na Piauí.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, recebeu um grupo de 13 executivos de grandes empresas. A reunião foi fechada mas, ao menos segundo o que vazou, discutiram a judicialização das relações de trabalho.

O ministro Edson Fachin votou pela condenação de Paulo Maluf por lavagem de dinheiro desviado da obra da avenida Água Espraiada (hoje Roberto Marinho), em São Paulo. O julgamento no STF será retomado no dia 23. (Folha)

Num lance surpreendente, o presidente americano Donald Trump demitiu o diretor do FBI, James Comey. A explicação oficial é de que Comey lidou mal com a investigação do uso irregular de um servidor privado de emails por parte da então secretária de Estado, Hillary Clinton. Mas Comey comandava, também, as investigações sobre as conversas de inúmeros personagens importantes da campanha Trump com agentes da inteligência russa. A Rússia é acusada de ter hackeado a campanha adversária para facilitar a eleição do presidente. Mais de um comentarista lembrou que, meses antes de sua renúncia, Richard Nixon demitiu também o homem que o investigava por conta do escândalo Watergate.

Para assistir com calma: há um intenso debate entre abrir um país ao livre mercado ou fechá-lo de forma protecionista. Este vídeo da School of Life resume os argumentos de ambos os lados, encara os furos nos dois e sugere que há, sim, um lado vencedor. O livre mercado gera mais riqueza para as nações. Melhor para o país, talvez, mas produz também desemprego setorizado e, daí, sofrimento. Por isso, exige políticas adequadas e uma rede de proteção social. A ausência destas políticas gera na população um anseio por salvadores da pátria de esquerda e direita no âmbito político, minando democracias. Com legendas em português.

Cultura

O mundo do Stradivarius caiu. Melhor violino do planeta, o deus de sua “espécie” desde o século XVII, quando foi concebido, até os dias de hoje, quando restam menos de mil dos seus na face da Terra, o instrumento foi vítima de testes cegos. Sem conhecer as marcas dos violinos a que escutariam, ouvintes (especialistas ou não) foram a audições com renomados violinistas. Eles, por sua vez, tocaram tanto modelos mais novos, quanto os monstros históricos. Pois foi depois destas audições que séculos de adjetivos e idolatria ao mito sofreram abalos. Segundo a Atlantic, os ouvintes não souberam sequer diferenciar os sons dos violinos. Pior: nem os músicos parecem mais amar o Stradivarius como outrora — no estudo, eles dizem preferir tocar os modelos mais novos e mundanos.

Em tempo: os autores da pesquisa já tinham realizado algo semelhante em 2012, mas o trabalho, à época, foi desvalorizado. Alegava-se que os violinos haviam sido testados por pouco tempo e em local inadequado. Agora o cenário mudou, já que os pesquisadores levaram os testes para salas de concerto e cercaram-se de especialistas.

Para ler em português: o estudo que arranhou a reputação do Stradivarius saiu por aqui, na Superinteressante.

Desfocada, clicada em meio a um abraço, uma foto de Ben Webster e John Coltrane é “a imagem seminal do jazz”. Assim defende o escritor Geoff Dyer, que analisa o clique feito por Roy DeCarava diante dos dois gênios da música, em 1960. Em belo texto no New York Times, Dyer celebra o improviso, a impermanência e a potência do presente - forças que, afinal, habitam tanto os deuses do jazz, quanto os da fotografia.

Veja e ouça: Webster e Coltrane, os dois mitos da foto em questão, tocando jazz, em vídeo no YouTube.

Batman foi criado por Bob Kane, certo? Sim e não. O vaidoso artista levou sozinho a fama (e o dinheiro) pela invenção do super-herói durante 75 anos, até que, em 2015, Bill Finger passou a ser creditado como cocriador do personagem. Agora, um documentário defende que ele não era só isso: Finger seria o “verdadeiro pai espiritual” de Bruce Wayne. Nerd introspectivo que morreu à míngua, ele foi o responsável, endossa a Wired, pelas melhores características de Batman.   

Durou pouco, embora não seja motivo de espanto: ontem, no primeiro dia de vendas abertas a todo o público, acabaram-se os ingressos para ver Paul McCartney se apresentar em São Paulo, em outubro. No embalo, a organização aproveitou para anunciar que restam poucas entradas para os outros três shows do ex-Beatle no Brasil.

Lista: uma compilação dos trailers de dez filmes que estreiam neste mês nos Estados Unidos. No Brasil, é claro, as datas dos lançamentos são diferentes.

Viver

7,9 milhões de brasileiros informaram à Receita Federal, em suas declarações de Imposto de Renda, que são “proprietários ou empreendedores por conta própria”. É mais do que o número de empregados do setor privado (7,8 milhões) e de funcionários de estatais (6,7 milhões). A notícia é de Lydia Medeiros. (Globo)

PUBLICIDADE

Três mico-leões-dourados foram vistos no Rio. É um acontecimento histórico: há mais de um século, a espécie não era avistada em terras cariocas. Surgiram precisamente na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá. O desafio agora, informa o Globo, é capturar um deles para traçar suas origens - podem ou ser remanescentes de populações antigas ou, o que é mais provável, terem sido trazidos de outra área e soltos por ali. A parte triste da história: por estarem num pequeno grupo isolado, os bichos têm poucas chances de sobreviver na natureza.

A julgar pelas pesquisas científicas, a reputação da maconha só melhora. Se antes era vista como droga desprezível, como lembra texto publicado pela Folha, recentemente passou a ser apontada como medicamento para males diversos. Agora, uma pesquisa testou o poder rejuvenescedor da maconha. E, sim, ela passou na prova. Num estudo com ratos de idade mais avançada, o THC (tetraidocanabinol) melhorou o desempenho cerebral fragilizado pelo envelhecimento das cobaias. 

Às vésperas do Dia das Mães, mulheres encarceradas pelo país esperam, além de visitas familiares, um presente jurídico: é justamente a partir de domingo que elas podem se registrar para pedir o indulto de suas penas. Só em São Paulo, são 10.700 mulheres presas, lembra o Estadão.     

Chegou ontem ao Rio o reforço à segurança pedido pelo governador Luiz Fernando Pezão ao Planalto. São, ao todo, 300 homens da Força Nacional, deslocados para ajudar no patrulhamento da cidade por 90 dias. (Globo)

Errata: Na segunda-feira, o Meio contou a história do grupo de maratonistas que tentou completar a prova com o tempo abaixo de duas horas mas não conseguiu. Diferentemente do que saiu aqui, Eliud Kipchoge chegou a segundos da meta: 2h00m25s. O tempo é abaixo do recorde mundial mas não conta porque o corredor teve o auxílio de um carro para manter o ritmo das passadas.

Cotidiano Digital

Pablo Ortellado descreve o trabalho de agências de marketing digital que vendem, para políticos e empresas, o trabalho de perfis falsos nas redes sociais que dão likes, participam de debates, manipulam de forma coordenada conversas para transformar percepções. (Folha)

Carter Wilkerson, um americano de 16 anos, tornou-se o responsável pela mensagem mais retuitada da história. Seu pedido era banal: caso conseguisse 18 milhões de RTs — o reenvio de um texto no Twitter —, ganharia um ano de nuggets gratuitos da rede de lanchonetes Wendy’s. Não conseguiu tanto, mas 3,5 milhões de usuários do sistema reencaminharam seu tweet. É o recorde. Surpreso, Wilkerson aproveitou a fama na rede para vender camisetas, cujo lucro repassou para uma entidade que estimula adoção. A Wendy’s embarcou na história. Assinou um cheque de US$ 100 mil para a ONG, e, apesar de ele não ter chegado aos 18 milhões, concedeu ao rapaz seu ano gratuito de nuggets. (New York Times)

A Amazon lançou mais um modelo de seu assistente digital Echo. É o primeiro com tela: permite, mediante comando de voz, assistir a filmetes no YouTube, fazer videochamadas, ouvir música no Spotify e controlar sistemas de automação para casas inteligentes.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.