A primeira edição do Meio saiu na segunda-feira, 3 de outubro de 2016, dia seguinte ao primeiro turno da eleição municipal.

Faz um ano, hoje.

O retorno diário que recebemos de vocês, leitores, nos empurra para a frente. Sim, há críticas. Por vezes, vêm da direita; noutras, da esquerda. Mas quase sempre, mesmo entre os críticos, está ali a percepção de que trabalhamos duro para oferecer um resumo honesto do que nos parece importante.

E há os Pioneiros. Com suas dicas diárias, nos apresentam outros sites e visões. A preocupação com outros temas. Assim como apresentaram o Meio a incontáveis novos leitores. Demos um imenso salto de audiência graças a quem se juntou ao programa.

Aliás… Junte-se você também! Divulgue o Meio. 😉

Isto posto: prezados leitores, muito obrigado. Mesmo. Às vezes, fechar cada edição é uma batalha. Tê-los em mente, ajuda muito.

— Pedro Doria, Vitor Conceição, Audrey Furlaneto e Anne Camille. Cada um, a seu jeito, os editores.

PS. Hoje o site mudou de cara.

Um homem, 59 assassinatos, 10 minutos

A última conta antes do fechamento desta edição, às 7h, punha em 59 o número de mortos no concerto ocorrido ao lado do Mandalay Bay Resort and Casino, de Las Vegas. Há também 527 feridos em estados distintos de gravidade. É o pior massacre das últimas décadas, nos EUA. (New York Times)

O assassino é Stephen Paddock, 64 anos, um contador aposentado que estava hospedado no hotel, atirou da janela de seu quarto, e foi encontrado morto. Ele tinha 17 armas consigo, de revólveres a rifles com mira telescópica, incluindo pelo menos uma AR-15, além de centenas de balas. Usou várias durante o ataque. Os policiais também encontraram com Paddock nitrato de amônio, um fertilizante fácil de converter em explosivo. Assim como descobriram em sua casa, na cidade de Mesquite, Nevada, outras 18 armas, milhares de balas, e mais explosivos. Paddock não tinha antecedentes criminais ou histórico militar. (New York Times)

Eric Paddock, seu irmão, deu inúmeras entrevistas ao longo do dia. Em choque. “Ele era um cara normal”, disse. Não conhecia interesses políticos particulares, sem histórico de doença mental. Conversava com a mãe, de 90 anos, por telefone. “De onde vieram essas armas todas?”, perguntou.

Como de praxe, o ISIS declarou que Paddock era um seu soldado. Que se converteu ao Islã meses antes. Ainda não foi encontrado qualquer sinal de que isto possa ser verdade.

Donald Trump demorou a falar e, quando veio às câmeras no final da manhã, fez um discurso curto, lendo no teleprompter, sem o improviso habitual. “Um ato de pura maldade.”

Título pescado do jornal satírico The Onion: ‘Não há como prevenir estes ataques’, afirma única nação do mundo onde eles ocorrem.

PUBLICIDADE

O Senado vota hoje o destino de Aécio Neves. Por ordem do Supremo, ele deveria ter seu mandato suspendido. Mas os senadores interpretam que a decisão só deve ser cumprida caso referendada no plenário. A inclinação é de que se opte pelo voto secreto, para evitar o desgaste político dos que se alinharem a favor do tucano — caso dos senadores petistas. (Estadão)

Ainda assim... Para o ministro Luiz Fux, a decisão final será do STF. “A cultura do descumprimento da decisão judicial é condizente ao caos político e institucional e à destruição do Estado de direito.” (Estadão)

Cármen Lúcia está preocupada com o desgaste a partir do choque entre Senado e a corte. No dia 11, o Supremo reunirá todos os ministros para tomar a decisão final. A presidente não tem dúvidas de que os senadores vão livrar Aécio, hoje. (Folha)

Pois Aécio entrou com um mandado de segurança para derrubar a decisão do STF. Foi distribuído via sorteio. Caiu com o relator da Lava Jato, Edson Fachin. Que já havia suspendido o mandato do senador, em maio. A defesa do parlamentar pede nova distribuição. (Estadão)

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF autorização para colher o depoimento do presidente Michel Temer. Ele é suspeito de ter beneficiado empresas com um decreto que regulamenta a exploração dos portos. Dodge também quer o registro das doações eleitorais feitas pela Rodrimar, empresa de logística que opera em Santos e teria pago propina ao grupo político do presidente. (Globo)

Michel Temer: “A procuradora-geral fez o que sempre pedimos. Permitir que pudéssemos nos manifestar previamente no procedimento. É assim que se faz Justiça: com prudência e responsabilidade.” (Globo)

Dodge também quer saber quantas vezes o coronel PM João Batista Lima Filho, apontado como operador de Temer, foi ao Planalto. (Estadão)

E Dodge está se mexendo. Pediu ao Supremo que ponha de volta na prisão os empresários de ônibus cariocas libertados por Gilmar Mendes. (Estadão)

Saiu um acordo para a criação de fundo para financiamento público das eleições. O relator da reforma política na Câmara, Vicente Cândido, quer limitar em R$ 70 milhões os gastos com campanha para presidente. (Globo)

Enquanto isso... Raquel Dodge, que afinal não parou o dia todo, enviou ao Supremo parecer favorável a que políticos que não estejam filiados a algum partido possam se candidatar.

Cultura

Marcelo Crivella, prefeito do Rio: “Aqui a gente não quer essa exposição. Saiu no jornal que ia ser no MAR. Só se for no fundo do mar.” O Museu de Arte do Rio, MAR, planeja trazer a expo Queermuseu para a cidade.

O conselho da instituição decidirá se a exposição vem ou não. Há nove votos. Dois pertencem à prefeitura. (Globo)

Aliás... o curador de Queermuseu, Gaudêncio Fidélis, foi chamado a comparecer ao Senado amanhã. Magno Malta, da bancada evangélica, o convocou. O senador deve passar o dia divulgando em suas redes a contenda contra a exposição. (Globo)

Rosely Sayão, psicóloga: “O maior problema, e ninguém parece preocupado com isso, é que a garota está super-exposta. Ela poderia ter passado por esse evento do MAM sem sobressalto e depois acabar se esquecendo dele, mas agora não vai poder esquecer. Todo mundo está julgando essa mãe sem tentar entender por que ela deixou a filha participar da performance e que existem pessoas que pensam diferente no mundo, que cada um e cada família é de um jeito.”

Bernardo Carvalho, escritor: “O fato de podermos questionar a arte pressupõe que não precisamos silenciá-la. Se a debatemos, é porque ela não impõe uma regra absoluta. A arte depende de interpretação tanto quanto as religiões. E, de mais a mais, à exposição, como ao teatro ou à igreja, vai quem quer.” (Folha)

A propósito: Outras controvérsias recentes na arte. (Folha)

Começou outubro e, com ele, o #Inktober — um mês dedicado a ilustrações que são postadas nas redes sociais com a hashtag que dá nome ao projeto. A iniciativa, do artista Jake Parker, reúne ilustradores mundo afora, com a intenção de incentivá-los a soltar a mão e publicar sem medo de ser feliz. Já para quem não desenha... é um ótimo momento para contemplar.  

Galeria: selecionamos algumas ilustrações destes primeiros dias do #Inktober.

O Itaú deu início a seu projeto que oferece livros infantis gratuitos. Os títulos têm foco em crianças de 0 a 5 anos, a fim de incentivar a leitura, seja ela feita pelos pais, seja pelos pequenos. Os livros passam por uma triagem inicial, depois por uma comissão técnica e, por fim, pelo crivo de especialistas em literatura infantil. 

Morreu nesta segunda-feira o cantor Tom Petty, aos 66 anos. Criou uma trajetória de sucessos no rock americano, com hits como Free fallin', Listen to her heart, Mary Jane's last dance, entre outros.

Viver

O prêmio Nobel de Medicina foi oferecido aos cientistas americanos Jeffrey Hall, Michael Rosbash e Michael Young. Os dois primeiros trabalharam em conjunto, enquanto Young correu por fora. Mas investigaram o mesmo processo: um gene em moscas de cozinha comuns. Ele coordena a criação, todas as noites, de uma proteína dentro de cada célula. Esta proteína vai degradando ao longo do dia. Pelo estágio dela, o corpo sente mais ou menos que horas são. Eles descobriram o relógio biológico.

E acabou de ser anunciado o Nobel de Física, para Rainer Weiss, Barry C. Barish and Kip S. Thorne, pelo estudo de ondas gravitacionais.

PUBLICIDADE

Coma carne, mas não coma frango. É a defesa do ativista e vegano Matt Ball, fundador de uma organização cujo objetivo é convencer pessoas a abandonar não o consumo completo de carnes, mas apenas o de frango, um passo que, afirma ele (em vídeo), já teria grande impacto na redução do número de animais em sofrimento. Para Ball, o ativismo ferrenho acaba trabalhando contra a causa. Há dados que parecem corroborar sua tese: se em 1975, nos EUA, o consumo de carne era de 83 kg per capita, neste ano, deve chegar a 98,7 kg per capita. E mais: 80% dos que adotam o vegetarianismo desistem e voltam a consumir carne. “Não suportam a pressão para manter a dieta pura”, afirma.

A propósito: dois especialistas em direitos dos animais retomam a questão do abate desde o século 19, quando surgiu a visão de que “matar bichos não é o problema”: “O problema é fazê-los sofrer. Se lhes propiciarmos uma vida razoavelmente agradável e uma morte razoavelmente indolor, nada teremos feito de errado”. Mas os tempos são outros, e ambos defendem: “É hora de repensar a questão. Se vamos matar um bicho — por mais indolor que seja o método — como questão moral, talvez isso deva nos levar a pensar mais se o uso dos animais é moralmente justificável, e não apenas se o seu tratamento é ou não ‘humano’.” (Folha)

Um garoto de 12 anos foi encontrado dentro de uma cela, debaixo da cama de um detento, num presídio do Piauí. Foi resgatado por agentes penitenciários e suspeita-se que tenha entrado durante visita com a família a um dos presos da unidade. “Segundo informações que conseguimos colher, o preso estava sem camisa, deitou com o adolescente e tocou em suas partes íntimas”, informou Kleiton Holanda, do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí. O caso está sob investigação.

Cotidiano Digital

O Google faz amanhã seu principal evento anual de lançamento de produtos. As estrelas devem ser os dois smartphones da casa — Pixel 2 e Pixel 2 XL. Seguindo o novo padrão de mercado, devem ser a prova d’água e de poeira, sem plug para fone de ouvido e, no modelo maior, com duas câmeras traseiras. O modelo menor é fabricado pela HTC, que foi parcialmente comprada pela empresa da Califórnia, e o maior, em parceria com a LG — ao menos, segundo os rumores. São os celulares Android oficiais.

Já está circulando por aí uma imagem do novo celular.

Espera-se também um novo assistente digital, versão menor do Google Home, na casa dos US$ 50. E, talvez, um maior, que possa competir com o Apple HomePod em qualidade de som. Na lista: um misto de notebook e tablet que se destaca do teclado com Chrome e um par de óculos especial para realidade virtual.

Entre os dias 16 e 17 próximos, ocorrerá em São Paulo o festival blastU. Quatro empresárias se organizaram para tocar o que, esperam, será o South by Southwest brasileiro. O original, que ocorre em Austin, Texas, junta música, cinema e startups de tecnologia. O objetivo é reunir gente de ideias, investidores com foco em startups, e executivos que vêm de empresas tradicionais mergulhadas no processo de transformação digital. via Pioneiros

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.