Cartas marcadas: Câmara começa a encarar denúncia contra Temer

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara se reúne hoje, às 10h, para que o veterano deputado mineiro Bonifácio de Andrade leia seu relatório sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer. Todos esperam do tucano que tenha escrito um texto favorável ao presidente. Desde que chegou à CCJ a primeira acusação, já ocorreram 59 mudanças em sua composição. De um total de 66 titulares. O objetivo é sempre o mesmo: garantir maioria a favor do Planalto. A comissão, portanto, deve aprovar o parecer e encaminhá-lo à apreciação dos deputados. É necessário que 342 dos 513 escolham acatar a denúncia para que o Supremo esteja autorizado a julgar o presidente. A estimativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é de que este voto ocorra no dia 23. Caso o STF aceite a denúncia, Temer é afastado da Presidência por até 180 dias. Ninguém considera este cenário possível.

Uma das armas do Planalto para amealhar votos no plenário é restituir, de alguma forma, o financiamento dos sindicatos que era garantido pelo imposto extinto pela Reforma Trabalhista. Segundo a repórter Andréia Sadi ouviu do deputado Paulinho da Força, trata-se de “recriar uma contribuição dentro da livre negociação”. Em termos claros, os próprios sindicatos estarão autorizados a instituir uma cobrança obrigatória.

PUBLICIDADE

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao STF um parecer que pede a permanência de Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS, na prisão. O Ministério Público investiga se o grupo está cumprindo o acordo de leniência assinado. (Estadão)

A Polícia Federal, por sua vez, entregou relatório em que acusa os irmãos Joesley e Wesley Batista de terem obtido lucro indevido no mercado de dólares, aproveitando-se do momento em que delação de ambos foi tornada pública. (Folha)

Enquanto isso... O juiz carioca Marcelo Brêtas decidiu manter preso o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

O juiz Sérgio Moro cobrou da defesa de Lula que esclareça se tem os recibos originais do apartamento que o ex-presidente diz alugar, em São Bernardo. O imóvel vizinho à sua cobertura, segundo a Odebrecht, foi dado como propina. O MP considera os recibos já apresentados ‘ideologicamente falsos’.

Lula: “Eu sei que tô lascado, todo dia tem um processo. Eu não quero nem que Moro me absolva, eu só quero que ele peça desculpas. Eles chegam a dizer: ‘Ah, se o Lula não for candidato, ele não vai ter força como cabo eleitoral’. Testem.” (Folha)

Luís Roberto Barroso: “A corrupção não foi um conjunto de atos isolados. Foi uma corrupção sistêmica, endêmica, profissionalizada, que envolveu empresas privadas, agentes públicos, empresários, membros do Congresso. É impossível não sentir vergonha pelo que aconteceu no Brasil. Poucos países no mundo têm tido a coragem de enfrentar de maneira tão aberta e transparente a chaga da corrupção, como temos conseguido fazer. O que está ocorrendo aqui não é o incremento da corrupção, mas a refundação de um país que parou de varrê-la para debaixo do tapete.” (Globo)

Porém... Discretamente, o Supremo fechou a porta para análise de um pedido de impeachment contra Gilmar Mendes. (Folha)

Candidato à presidência, Jair Bolsonaro está em tour pelos EUA. Lá, conseguiu o apoio de um dos ícones do conservadorismo brasileiro, Olavo de Carvalho, e testou em vídeo uma pistola .50. A solução, segundo ele, para que a polícia brasileira mate com um tiro só. (Folha)

João Moreira Salles: “Junho de 2013 é muito interessante: tem aspectos libertários e, ao mesmo tempo, conservadores, quase reacionários. O reacionário é a desvalorização da politica. Lamento que as pessoas que participaram de 2013 não tenham entrado na vida política, como aconteceu no Chile. A antipolítica é essencialmente reacionária. O João Doria é um aspecto disso. Personagens que se apresentam como gestores, não políticos, são efeito daquilo que se manifestou nas ruas. Se a gente tiver um salvador da pátria em 2018, será em parte consequência do que se passou nas ruas em 2013. Não é o único aspecto de 13, mas é um deles.”

Devido à volta do conflito armado, as Forças Armadas retornaram à Rocinha, no Rio. (Globo)

O Parlamento Catalão deve se reunir hoje, às 13h (de Brasília), e a expectativa é de que o presidente da região autônoma declare unilateralmente a independência em relação à Espanha. Madri vai reagir. Uma das possibilidades é suspender a autonomia da Catalunha, intervindo no governo. Outra é decretar estado de sítio, submetendo a polícia local ao governo federal e proibindo manifestações.

Viver

A economia tradicional parte do princípio de que há racionalidade em nossas decisões. Sempre se soube que não era bem assim, somos um quê imprevisíveis, porém o conceito parecia se aproximar o suficiente da realidade. O Prêmio Nobel de Economia deste ano, Richard Thaler, da Universidade de Chicago, não só provou que o comportamento econômico do homem é irracional como sugeriu, também, que esta irracionalidade é previsível e, portanto, pode ser encaixada num modelo. Quando perguntado como gastaria os US$ 1,1 milhão do prêmio, Thaler sorriu. “O mais irracionalmente possível.” (New York Times)

E... O Times separou sete artigos do professor, publicados pelo jornal, que explicam seu conceito de economia comportamental.

Dos anos 1990 para cá, a Islândia iniciou uma série de políticas voltadas para adolescentes. A criação, em todas as escolas, de grupos de acompanhamento formados por pais e mães. Um toque de recolher, que proíbe a presença de menores de 16 anos nas ruas depois das 22h. Uma política de conscientização que pede a presença de pais em todas as festas da garotada. E dinheiro para atividades extraclasse — esportes, grupos de dança, de música, de arte, que inclui bolsas para que famílias de baixa renda possam manter seus filhos. Rapazes e moças escolhem as que preferem. Em 1998, 42% dos adolescentes de 15 e 16 anos consumiam álcool, caiu para 5% em 2016. 17% fumavam maconha, passou a 7%. Tabaco foi de 23% a 3%. São os melhores índices da Europa.

Um dos produtos menos conhecidos da Tesla é a Powerwall. Em essência, uma bateria de grande porte para pendurar na parede de quem tem painéis de energia solar. Assim, a energia produzida é armazenada para consumo quando necessário. Em vídeo, Robert Llewellyn mostra como a Powerwall mudou a rotina de sua casa. Até 80% da energia que consome vem do sol.

Brasil e Chile disputam o último jogo de ambos pelas Eliminatórias da Copa, hoje. A Argentina joga contra o Equador. Para o Brasil, o resultado é indiferente. No máximo vale a disputa pela artilharia. Neymar fez 6 gols e seu parceiro de Paris Saint-Germain, o uruguaio Edinson Cavani, está com 9. Sua seleção jogará contra a Bolívia. A Argentina precisa de uma vitória para, ao menos, disputar a repescagem com Nova Zelândia. Com vitória argentina e vitória ou empate do Brasil, os hermanos se classificam para a Rússia sem a necessidade de outro jogo. Um empate entre Colômbia e Peru também os salva, desde que vençam. A turma do GloboEsporte.com fez as contas de todos os cenários. Em termos estatísticos, a equipe de Messi tem 63% de chances de não ir ao mundial. Todos os jogos são às 20h30.

Aliás... Alguém já viu a publicidade do SporTV para esta última rodada?

Cultura

Doutor em filosofia pela USP e um dos curadores do Fronteiras do Pensamento, Eduardo Wolf lista uma série de casos recentes de censura contra artistas. Em setembro, no Festival de Brasília, ativistas do movimento negro cassaram a palavra da diretora Daniela Thomas porque, sendo branca, fez o longa Vazante sobre a escravidão e apresentou um olhar que não lhes agradou. Em maio, no Festival de Cinema de Pernambuco, inúmeros cineastas retiraram seus filmes em boicote porque, dentre os inscritos, estava o documentário O Jardim das Aflições, simpático a Olavo de Carvalho. Entre outros exemplos, Wolf provoca a respeito da campanha de artistas contra a censura. “Só para confirmar: não vale nenhuma censura, mesmo, certo? Não pode nenhum moralismo, correto? Patrulha política-ideológica alguma está autorizada, de acordo? Ou a liberdade de expressão só vale quando a patota decide que vale?” (Estadão)

PUBLICIDADE

Saiu o trailer oficial de Os Últimos Jedi, episódio XVIII de Star Wars. De quebra, o filme ganhou poster.

Galeria: Fãs se fantasiam para a New York ComicCon.

L’Osservatore Romano, sisudo jornal oficial do Vaticano, dedicou duas páginas a resenhar The Young Pope, a série dirigida por Paolo Sorrentino para a HBO. Nela, Jude Law faz um pontífice de 47 anos que traiu seu mentor e cita Daft Punk entre cigarros. A resenha é positiva e, a série, popular na cidade-estado. “Estamos no nível dos grandes filmes”, comentou Giovanni Maria Vian, diretor-de redação do jornal. “É culto e refinado, até excessivamente.”

Cotidiano Digital

Para ler com calma: Futuristas são pagos para imaginar o futuro com método e técnica. Os cenários que pintam guiam empresas em seus investimentos quando planejamento de longo prazo se bate com mudanças tecnológicas que mudam tudo a cada cinco anos. Cathy O’Neil, ela própria uma futurista, divide sua turma em quatro grupos. O primeiro aposta na Singularidade — o momento em que homem e máquina se juntarão, e considera esta uma força para o bem. O segundo concorda que a Singularidade virá. Mas acredita que máquinas com consciência são uma ameaça à humanidade. O terceiro imagina uma utopia tecnológica, mas num cenário menos de ficção-científica: a melhoria incremental das ferramentas que temos à disposição construirá um mundo melhor. O último é pessimista. Vê uma sociedade regida cada vez mais por algoritmos que criarão um tipo de exclusão mais acirrada, estancarão mobilidade social dando vez a um capitalismo agressivo que assumirá as rédeas do mundo.

Agora foi a vez do Google. A empresa de Mountain View localizou o gasto de pelo menos US$ 100 mil em campanhas publicitárias no YouTube, Gmail e no sistema de busca favoráveis a Donald Trump e pagos por entidades russas. A origem do dinheiro não vem dos mesmos grupos que gastaram em Twitter ou Facebook, sugerindo que o sistema para manipulação das eleições americanas pela Rússia foi mais amplo.

Apareceram online os dados de 9 milhões de usuários do site Bitly, de encurtamento de endereços da web, e 5,2 milhões do Kickstarter, de financiamento coletivo. A invasão por hackers que capturou as informações ocorreu em 2014, mas só agora os dados foram divulgados. Ambos os sites recomendam a troca de senhas. via Pioneiros

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.