Lula: é hoje o julgamento histórico

O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa hoje, na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, às 8h30. Após a abertura da sessão, pelo desembargador Leandro Paulsen, o relator João Pedro Gebran Neto lerá sua análise do caso. Caberá então ao procurador Mauricio Gerum costurar o argumento do MP pela condenação. Então falam os advogados de defesa. Por volta das 11h, talvez meio-dia, Gebran lerá seu voto, seguido por Paulsen e, então, Victor Luiz dos Santos Lau. Caso não haja pedido de vistas, a sessão será encerrada. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Kennedy Alencar: “Os três desembargadores que julgarão o recurso de Lula terão desafio inédito na Lava Jato, porque analisarão sentença extremamente contestada por boa parte dos juristas e advogados — situação diferente de outras condenações de Moro que chegaram a Porto Alegre. As sentenças de Moro normalmente chegam redondas e são confirmadas. Agora, os três desembargadores receberam uma bola quadrada. Advogados criminalistas apontam fragilidades como inversão do ônus da prova, condenação por fato que não consta da denúncia e incapacidade de provar a ligação entre a reforma no apartamento com três contratos da OAS com a Petrobras. A decisão do TRF terá forte influência no rumo político do Brasil. Isso aumenta muito a responsabilidade dos desembargadores. Como há fragilidade jurídica na sentença, o correto seria a absolvição. Quem quer uma condenação política e moral de Lula pode fazer isso nas urnas.”

Míriam Leitão: “A incerteza que cerca o julgamento derruba, por si só, a tese central da defesa de Lula, a de que existe uma guerra jurídica contra ele. O que o país tem é uma Justiça independente, e ele sabe disso. As inúmeras possibilidades de recursos, e que permitem construir os mais diversos cenários para desdobramento desta ação, mostram que não há uma perseguição. O fato de que adversários históricos, ou aliados circunstanciais, estejam vivendo situações semelhantes à do líder do PT mostra que o país está diante de um processo de luta contra a corrupção e não uma perseguição a um indivíduo ou a um partido. Os líderes do PT sabem disso, mas disputam, como sempre, a narrativa mais conveniente. A narrativa terá que ser repetida muitas vezes. Ele tem outros processos a responder, como o do apartamento que usa ao lado do seu, ou o do sítio de Atibaia. Isso em Curitiba, mas em Brasília, ele foi denunciado em outros processos como os investigados na Operação Zelotes.” (Globo)

Aos Fatos lista o que Lula e sua defesa falaram a respeito do tríplex entre agosto de 2015 e a sexta-feira passada.

Manuela D'Ávila, do PCdoB, e Guilherme Boulos, do PSOL, pré-candidatos à Presidência, defendem que se a Justiça impedir Lula de concorrer é “mais um capítulo do golpe”. Mas a esquerda não está fechada com esta leitura. Ciro Gomes sinaliza cautela. “Torço para que seja declarado inocente”, diz. Mas pula fora de um discurso contra a Justiça. “Imaginá-la como parte orgânica de uma conspiração política ofende a inteligência média do país.” A Rede, de Marina Silva, é mais explícita. “Todos são iguais perante a lei e essa é a base do regime democrático.”

Outra base lulista que erodiu nas últimas décadas é a dentre artistas. Alguns gravaram um vídeo defendendo o ex-presidente. O contraste com 1989 não é pequeno.

Um dos petistas mais cotados para substituir Lula na disputa pelo Planalto, Jaques Wagner pula fora. “Não tem plano A, B, C ou D. Nós só temos plano L, é Lula.” Mais reticente, o ex-governador gaúcho Olívio Dutra lamenta que o partido não veja futuro além. “Esse é um problema sério, a ideia de pessoas que incorporam e passam a ser um símbolo quase isolado. É um problema que não está solucionado: ter uma figura importante como Lula como para-raio de tudo que acontece”, se queixava, ontem, no meio do protesto. “O partido, que é uma construção coletiva, passa a ficar dependente ou coadjuvante nesse processo.”

A turma do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, está surpresa. Nas redes sociais, o julgamento de Lula mobiliza muito pouco. Entre as 20 notícias de política mais compartilhadas no Facebook nos últimos dias, só duas mencionam o julgamento. O ato a favor do ex-presidente em Porto Alegre só atraiu 7.400 que confirmaram pretender ir. Em São Paulo, 4.300. Nos anti-Lula, ainda menos. 4.500 na capital gaúcha e 1.800 na paulista.

Caso o TRF-4 confirme a condenação de primeira instância e Lula venha a ser preso, não será o único ex-presidente condenado por propinas ligadas a empreiteiras brasileiras. Os ex-presidentes Ollanta Humala, do Peru, e Ricardo Martinelli, do Panamá, estão na cadeia. Maurício Funes, de El Salvador, e Alejandro Toledo, do Peru, condenados, estão foragidos.

PUBLICIDADE

Existe na economia mundial “um rinoceronte que todo mundo vê, mas do qual ninguém se aproxima”. É a dívida da China, a maior ameaça para a economia global segundo alguns dos participantes do Fórum Econômico Mundial de Davos. O alerta é de que o elevado endividamento chinês poderia ser o prenúncio de outra crise financeira quando a última ainda está terminando e os bancos centrais não têm sequer um ‘plano A’ para fazer frente a uma nova quebra. (Estadão)

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, passou uma mensagem direta em sua fala no evento: é hora de colocar as mulheres em primeiro lugar. “Estou falando sobre contratação, promoção e retenção de mais mulheres, não porque é o que é certo ou o que é bom, mas porque é a coisa inteligente a fazer”, disse. Um relatório da McKinsey afirma que as mulheres fazem as empresas — e os países — mais lucrativas.

Já Narendra Modi, o primeiro-ministro da Índia, falou sobre as três maiores ameaças à civilização. Segundo ele, mudanças climáticas, terrorismo e a reação contra a globalização. “Muitas sociedades e países estão cada vez mais focados em si mesmos. Temos que aceitar o fato de que a globalização está lentamente perdendo seu brilho”.

Cultura

O filme com mais indicações ao Oscar deste ano é A Forma da Água (trailer), dirigido por Guillermo del Toro, que levou 13 indicações — incluindo melhor filme, diretor, atriz (Sally Hawkins) e ator coadjuvante (Richard Jenkins). Uma homenagem aos filmes de terror antigos, estreia no Brasil na quinta da semana que vem, dia 1º.

Na sequência estão Dunkirk (trailer), com oito indicações, e Três Anúncios para um Crime (trailer), com sete — chega aos cinemas brasileiros no dia 15. Num ano agitado em Hollywood, os escândalos de assédio favoreceram uns. Cristopher Plummer foi indicado como ator coadjuvante por Todo o Dinheiro do Mundo (trailer), no qual substituiu às pressas Kevin Spacey. Outros perderam. Favorito para ator em Artista do Desastre (trailer), por ter sido acusado, James Franco não foi sequer indicado. E há um recorde na lista: Meryl Streep, que faz a dona do Washington Post em A Guerra Secreta (trailer), de Steven Spielberg, recebeu sua 21ª indicação. Veja a lista completa.

Aliás... O escândalo envolvendo Kevin Spacey custou US$ 39 milhões à Netflix. Segundo a empresa, o prejuízo, divulgado em seu resultado do quarto trimestre de 2017, seria relacionado a “conteúdo não divulgado que decidimos não continuar”. A Reuters afirma que os projetos seriam os relacionados ao ex-protagonista de House of Cards. Além da produção da última temporada, interrompida em novembro, outros projetos do ator foram arquivados. Incluso na lista, o filme sobre o escritor Gore Vidal.

Star Trek. A série original, dos anos 1960. Num trailer com pegada Quentin Tarantino. (Que, aliás, deve dirigir um filme baseado na série.)

Fernanda Montenegro: “Acho que nunca é tarde para se falar o que se quer falar, mesmo que seja algo que levou 20, 40 anos em silêncio. A gradação do que é mais criminoso ou menos criminoso, aí não sei. Sei que, quando é algo que não é aceito e vai para a força, é um ato criminoso. Botou a mão no joelho, não quer a mão no joelho, manda a mão na cara. Levanta e bota a boca no mundo, seja onde for, num bar, num trem, com chefe. Hoje em dia acho que há um movimento forte para se dizer que não quer.” (Estadão)

Viver

O Parque Estadual Fontes do Ipiranga, a maior área de mata atlântica dentro do perímetro urbano de São Paulo e que reúne o zoológico, o Zoo Safari, o Jardim Botânico e o Parque de Ciência e Tecnologia, da USP, foi fechado ontem após a confirmação da morte de um bugio por febre amarela. Com o diagnóstico, mais quatro distritos foram incluídos na campanha de vacinação, que começa amaanhã e terá entrega de senhas nos domicílios. De 2017 para cá, 36 pessoas morreram no Estado. (Estadão)

O Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo, em Brumadinho, Minas Gerais, começou a exigir dos visitantes o comprovante de vacina. O último balanço divulgado pelo governo informa que 25 pessoas morreram por causa da doença em Minas desde o ano passado. No Rio, o número de mortes este ano subiu para sete.

PUBLICIDADE

Quando você pensa em ícones feministas, ou quando a frase “We Can Do It!” é dita, talvez lhe venha a mente a imagem de uma mulher de macacão azul e lenço vermelho arregaçando a manga para mostrar o braço forte. O cartaz de Rosie, a Rebitadora foi inspirado em Naomi Parker Fraley, uma garçonete da Califórnia que, aos 20 anos, depois do ataque a Pearl Harbour, foi trabalhar na oficina de máquinas da Base Aeronaval de Alameda. Fraley morreu no último sábado, aos 96 anos. (The New York Times)

Nas praias paulistas, o maior volume de lixo se acumula nas dunas ou restingas e é proveniente das atividades de pesca. No Nordeste, o grosso é encontrado na areia seca e vem do turismo. Fato é que mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos e redes de pesca.

Cotidiano Digital

Demorou. Mas finalmente chegará, ao mercado americano, o HomePod, caixa de som inteligente da Apple. Sairá por US$ 349 e, ao menos por enquanto, só funciona com AppleMusic. Seus concorrentes já estabelecidos, as caixas da Amazon e do Google, se integram a Spotify, Pandora e outros, além de serem (bastante) mais baratos. Porém... A capacidade da Apple de seduzir para novos produtos pode surpreender. À venda online na sexta-feira, nas lojas em 9 de fevereiro.

Já para os nostálgicos doutra Apple... Raadiation é um projeto de crowdfunding que pretende por à venda um Apple II. Ou quase: a máquina é um PC moderno. Mas, o exterior, um Apple II como se estivéssemos de volta a 1977.

Há uma guerra à vista entre as empresas de streaming e a Prefeitura de São Paulo, que cobra retroativamente cinco anos de ISS. E o argumento jurídico está pronto: a lei que tipifica streaming só pode ser usada para cobrar imposto noventa dias após sua promulgação. (Jota)

O Xbox Game Pass, um modelo que permite aos donos do console Xbox One pagar uma mensalidade para ter acesso a vários jogos, ganhou incremento. O ‘netflix’ dos games incluirá os jogos exclusivos da plataforma a partir de seus lançamentos. Inclui Sea of Thieves, State of Decay 2... e o próximo Halo. No Brasil, R$ 29 ao mês.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.