Lula lança candidatura. Que não deve ser permitida

O tom subiu. A resposta petista à condenação do ex-presidente Lula foi de lançar sua candidatura ao Planalto. “Eu espero que essa candidatura não dependa do Lula”, disse referindo-se a si na terceira pessoa. A militância está convocada. E Lula foi além. “Este cidadão simpático que está falando para vocês não tem nenhuma razão para respeitar a decisão de ontem.” O discurso oficial é de ignorar a Justiça. “Aqui vai um recado para dona Polícia Federal e para o Poder Judiciário: não pensem que vocês mandam no país”, acirrou o líder do MST João Pedro Stédile. O senador Lindbergh Farias foi além. “Só temos um caminho, que são as ruas, as mobilizações, rebelião cidadã, desobediência civil.” (Globo)

O discurso é um, a prática, outra. O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do DF, determinou que o ex-presidente entregue seu passaporte. E o advogado de Lula se prontificou de presto a obedecer a ordem. Nada a ver com a condenação pelo TRF-4. Foi um pedido do Ministério Público por conta de processo que investiga tráfico de influência na compra, pela FAB, de caças suecos. Lula deveria ter viajado esta madrugada para a Etiópia. Tinha uma reunião da FAO.

Segundo Helena Chagas, o PT deve procurar os outros presidenciáveis da esquerda para reafirmar o pacto: Ciro Gomes(PDT), Manoela D’Ávila (PCdoB), Boulos pelo PSOL e até Aldo Rebelo (PSB) se comprometeriam a defender Lula publicamente, mantendo o discurso de que não há provas. Uma debandada pós-condenação definitiva complicaria o jogo. E preocupa o comando. Em troca, quem chegar ao segundo turno leva o apoio dos outros.

Pois é. Já Lauro Jardim mostra o outro lado: PCdoB e PSOL resistem. (Globo)

Já há algum tempo o alinhamento de parte do PSOL com Lula incomoda no partido. Mas o apoio automático ao ex-presidente começa a provocar um conflito mais aberto. O vereador carioca Renato Cinco partiu contra Guilherme Boulos, cotado como possível candidato à presidência pela sigla. “O cara faz um discurso desses” — entenda-se, de resistência à condenação do ex-presidente — “e ainda tem gente que quer que ele seja candidato.” Para Cinco, “Lula desmoralizou a esquerda se lambuzando com corrupção”.

De acordo com a apuração de Fernando Rodrigues e Luiz Felipe Barbiéri, não é garantido que o Supremo vá reformar sua decisão de não executar penas após condenação em segunda instância. Vários dos ministros que poderiam recuar não gostam de Lula. E a tendência do STF é mudar apenas parcialmente. A prisão deixa de ser automática quando instâncias superiores podem ainda rever os fatos do processo. Não é o caso.

Para Fernando Henrique, caso se confirme o cenário de Lula fora da disputa, a candidatura de Jair Bolsonaro deve também se esvaziar. A polarização acaba. (Valor)

PUBLICIDADE

Pois é. Túlio Gadelha, namorado de Fátima Bernardes, será candidato a deputado federal. Em Pernambuco. Pelo PDT, com apoio de Ciro Gomes.

Donald Trump, enfim, chegou a Davos. Deve discursar hoje — e é o primeiro presidente americano que comparece ao evento desde Bill Clinton. Tem como carta na manga a recente reforma fiscal e os bons resultados de Wall Street e da economia americana. O discurso protecionista e as declarações polêmicas sobre geopolítica, no entanto, destoam no Fórum. (Estadão)

Ele se encontrou ontem com a primeira-ministra britânica Theresa May. Afirmou que EUA e Reino Unido são “inseparáveis”, que estão na “mesma página” em todos os assuntos. No evento, a premiê estabeleceu que sua prioridade será forjar novos acordos bilaterais em todo o mundo. (Folha)

Também circulou pelos salões o presidente argentino Mauricio Macri. Seu país, afirma, deixou para trás o populismo, assim como o protecionismo e o isolamento, que não funcionaram. Já Malala Yousafza, a jovem paquistanesa que se tornou a pessoa mais jovem a ser premiada com o Nobel da Paz, fez um apelo pela educação de mulheres e a participação dos homens nos movimentos feministas.

Flávia Oliveira: “O convescote anual da elite econômica e financeira planetária elegeu a quarta revolução industrial como tema da vez. Das planícies do Hemisfério Sul — em particular, de um certo gigante sul-americano — a visão não é tão promissora. A Davos 4.0 contrapõe-se o Brasil 1.0. A quarta revolução carrega um risco imenso de ampliar o fosso de desigualdades que separa o Brasil do mundo rico e, internamente, o topo e base da pirâmide. Aqui o 1% mais rico ganha 38 vezes a renda da metade mais pobre da população. Não haverá o bem-estar da quarta revolução, se o país não se ocupar dos que, hoje, já estão para trás. É acelerar ou fracassar.” (Globo)

Miopia política: o ponto de vista da esquerda ou direita

Tony de Marco

 
Miopia-politica

Cultura

O novo Steven Spielberg chegou aos cinemas. É The Post, A Guerra Secreta (trailer), com Meryl Streep fazendo Kay Graham, a corajosa senhora que liderou no período de glória o principal jornal de Washington, e Tom Hanks como seu lendário editor, Ben Bradlee. É a história dos documentos secretos do Pentágono que desmontaram a versão do governo sobre o Vietnã, pouco antes do caso Watergate.

Estreiam ainda o terceiro Maze Runner (trailer), para a felicidade dos adolescentes, a popular animação brasileira Peixonauta (trailer), agora em 3D para a tela grande, e o elogiado Artista do Desastre (trailer), dirigido e interpretado por James Franco. Nele, um ator rejeitado e de ego saudável decide fazer o próprio filme. Veja as outras novidades.

A lenda do do pop-rock Sting, ex-The Police, e o cantor de reggae e hip hop jamaicano Shaggy estão gravando um álbum juntos. Intitulado 44/876, será lançado no dia 20 de abril (ou, na data em formato americano, 4/20). A primeira música, Don’t Make Me Wait, já pode ser ouvida no YouTube.

O Nome da Rosa, clássico de Umberto Eco, vai virar série de TV. Produzido e distribuído pelo RAI, maior canal de televisão italiano, o seriado terá oito capítulos, vai se passar na Itália no século 14 e será dirigida pelo italiano Giacomo Battiato. John Turturro viverá o monge franciscano William de Baskerville. (Globo)

E a colunista do jornal O Globo, Patrícia Kogut, usa o exemplo da série This is Us, cuja segunda temporada estreou em setembro de 2017 nos EUA e só deve chegar às televisões brasileiras em março, para perguntar: como evitar a pirataria quando as séries americanas demoram tanto para chegar aqui?

Os Trumps pediram ao Guggenheim, em empréstimo, o quadro Paisagem Nevada, de Vincent van Gogh. Para que fosse exibido na sala íntima do casal, na Casa Branca. A curadora do museu, Nancy Spector, respondeu com gentileza. Lamentou não poder emprestar o quadro, mas ofereceu outra peça: America, do italiano Maurizio Cattelan. É um vaso sanitário em ouro 18 quilates puro. Até o assento. Funciona se ligado à hidráulica. A primeira família ainda não informou se aceita. (Washington Post)

Die With Me é um app de chat. Para iPhone e Android. Só funciona quando seu celular tem 5% de bateria ou menos — aí você entra e pode conversar com estranhos até o fim. É obra do artista Dries Depoorter.

Viver

O fóssil humano mais antigo encontrado fora da África, onde o Homo sapiens se originou, foi descoberto em Israel. É uma antiga mandíbula, achada em uma caverna. O fóssil remete ao tempo em que os humanos modernos começaram a se aventurar em outros continentes e sugere que membros da nossa espécie deixaram a África muito antes do que se imaginava, por volta de 185 mil anos atrás — 80 mil anos mais cedo do que o indicado por evidências anteriores.

PUBLICIDADE

A matemática brasileira vai entrar para a elite. A União Matemática Internacional, que classifica os países-membros em função da qualidade da pesquisa, nos promoveu para o grupo das maiores potências: Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia. De fato, a fase é boa: em 2014, Artur Avila, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, recebeu a Medalha Fields, o ‘nobel da matemática’. Cresceu também o número de artigos publicados por matemáticos brasileiros. Em 1986, eram 0,7% do total publicado no mundo. Em 2016, 2,35%

E a Universidade de Oxford aceitou mais mulheres que homens pela primeira vez em mil anos. (Globo)

O planeta está mais perto do apocalipse. É que o Doomsday Clock, conhecido como Relógio do Juízo Final, que marca simbolicamente quanto tempo ainda resta para que a humanidade destrua o planeta, foi adiantado em 30 segundos por cientistas. Entre os motivos estão as recentes ameaças nucleares e a tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, as alterações climáticas e as falhas de líderes mundiais em lidarem com essas questões. Agora, o relógio marca 2 minutos para a ‘meia-noite’, mesmo horário que marcava em 1953, no auge da Guerra Fria. (Globo)

Cotidiano Digital

Chegou ao Brasil o WhatsApp Business — por enquanto, só em Android. A versão corporativa, voltada para pequenos e médios negócios, traz algumas vantagens. Respostas automáticas para perguntas frequentes, por exemplo. Contas verificadas. E um sistema de estatísticas. O uso é gratuito e não é necessário dar CNPJ. Depois da Índia, o Brasil é o segundo em número de usuários da plataforma.

50 Cent, o rapper, lançou o álbum Animal Ambition (Spotify) em 2014. E, como tática publicitária, ofereceu-o à venda online aceitando até Bitcoins. Recebeu ฿ 700, na época. Mixaria. Esqueceu — até lembrar-se num repente. Vale pouco menos do que US$ 8 milhões.

E vem aí o jogo de duplas do século. De um lado, Roger Federer, vencedor por 19 vezes do Grand Slam. Acompanha o campeão William Henry Gates III. Ou Bill. Do outro, o número 9 do mundo Jack Sock, acompanhado da jornalista Savannah Guthrie. Dia 5 de março. Ingressos começam pela bagatela de US$ 1.600 e estão à venda a partir de hoje. O clássico, que ocorrerá em San José, no Vale do Silício, tem renda destinada à África. E pelo menos uma das duplas já está treinando duro. Em vídeo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.