Lula é ficha suja

A sessão que encerrou a passagem do ex-presidente Lula pela segunda instância foi rápida. Em apenas quinze minutos, por 3 votos a zero, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região rejeitou o embargo de declaração apresentado pelos advogados do ex-presidente contra sua condenação. A Defesa ainda tem direito a pedir embargos dos embargos, que raramente são reconhecidos pela Corte. A partir daí, o recurso é para cima — já na terceira instância. Por conta do salvo-conduto expedido pelo Supremo, Lula não pode ser preso. Mas, tecnicamente, já se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral definir se sua candidatura pode ser aceita ou não, mas a lei é clara. (Globo)

O juiz Sérgio Moro foi o entrevistado, ontem, do Roda Viva. Assista em vídeo. Aos jornalistas, lembrou que na França e nos EUA a prisão ocorre logo após o primeiro julgamento e os réus já condenado aguardam os recurso cumprindo pena. Moro é crítico do sistema brasileiro que sugere prisão apenas após o último julgamento ao mesmo tempo que é muito generoso com as possibilidades de recursos. Não bastassem processos que duram mais de dez anos, ainda permite que corram os prazos de prescrição. “Isso, na prática, é impunidade dos poderosos”, afirmou. O juiz falou também da ministra cujo voto definirá, no fim, a prisão de Lula. “Tenho apreço especial pela ministra Rosa Weber”, disse. Durante o processo do Mensalão, Moro serviu como seu assistente. “Pude observar a seriedade, a qualidade técnica.” (Folha)

Pois é... Em meio à tensão que circunda o tour pelo Sul de Lula, carregada de protestos contrários ao líder petista, um segurança presidencial deu um tapa no rosto do repórter Sérgio Roxo, do Globo. Ele exigia que o jornalista apagasse, de seu celular, um vídeo no qual outros seguranças chutavam manifestantes.

PUBLICIDADE

Para ler com calma. Professor do IESP da Uerj, Christian Edward Cyril Lynch conta a história recente do Brasil. Na sua leitura, a explosão começa em 2013, quando brasileiros vão às ruas incomodados com a má qualidade dos serviços públicos e os gastos do governo com a Copa. As passeatas passam, os políticos não dão resposta àqueles anseios. Para Lynch, não vivemos um novo 1964 — e sim outro 1930. O Tenentismo, que se insurgiu contra a política da Primeira República, é agora um Judiciarismo. O discurso é similar, carregado de contornos éticos e nuances liberais. Segundo o professor, há mais. Porque sempre houve, na República brasileira, um liberalismo de advogados, forte até o Golpe militar, que agora ressurgiu. Para ele, o símbolo ideológico desta nova geração de bacharéis é o ministro Luís Roberto Barroso: apoia tanto as reformas de FHC quanto os programas sociais de Lula e é punitivista na lida com a Justiça. Lê o Brasil como o liam Sérgio Buarque e Raymundo Faoro: o mal está no patrimonialismo, que precisa ser combatido. Esta nova geração de juízes e procuradores aproveitou a chance para avançar no combate ao que considera os males da política, sua intenção é refundar a República. Sem ter os anseios de 2013 atendidos pela política, um pedaço da população viu na Lava Jato uma possível resposta a seus problemas — a má qualidade do serviço público. O avanço permitiu a queda de uma presidente, tentou-se derrubar um segundo. Mas os políticos revidaram. No início, tentando se justificar com um discurso de garantismo judicial, também buscaram apoio da elite econômica com o argumento de busca pela estabilidade. Para cada avanço — a prisão de Eduardo Cunha —, há um recuo — o Senado não entrega Renan Calheiros. PT, PMDB e PSDB operam em conjunto, embora se distanciem no discurso. A dúvida é quanto fôlego sobra. No momento, dentro da própria Justiça, Gilmar Mendes opera como contra-revolucionário. Em PDF — o artigo começa na página 158.

O Banco Central vai limitar tarifa de operação do cartão de débito a partir de 1º de outubro. O objetivo é reduzir o custo para os consumidores e estimular o uso dessa modalidade de pagamento. Mas o repasse da redução do custo para o consumidor final dependerá da concorrência no setor — a limitação é da taxa paga pelos credenciadores, empresas que disponibilizam as máquinas de cobrança, aos bancos que emitem os cartões. (Folha)

Ao menos 22 países se juntaram ao Reino Unido e expulsaram mais de 100 diplomatas russos de seus territórios. Os EUA deram ordens para que 60 deixassem a nação. A lista dos que protestam inclui, ainda, França, Alemanha, Itália e Austrália. É o maior movimento de retaliação contra Moscou desde a dissolução da União Soviética. A resposta vem após o envenenamento, em Salisbury, na Inglaterra, de um ex-agente russo e sua filha — ataque que lembra os tempos da Guerra Fria. (New York Times)

O Kremlin nega qualquer envolvimento com o ataque contra o antigo espião. Promete retaliação.

Cultura

Faltam dois dias para se encerrar o crowdfunding que pretende trazer a exposição proibida Queermuseu para o Parque Lage, no Rio de Janeiro. Da meta de R$ 800 mil, já foram arrecadados R$ 780 mil. Quase lá.

A Netflix não poderá concorrer à Palma de Ouro este ano. Poderá, no entanto, exibir suas produções em Cannes. A proibição acontece porque a plataforma não acatou o pedido para lançar os longa-metragens concorrentes nos cinemas franceses, um pré-requisito do festival. “Ano passado, quando selecionamos dois filmes da Netflix [Okja e Os Meyerowitz], esperávamos convencer a companhia a lançá-los no cinema. Mas fui presunçoso: eles negaram”, explicou o diretor artístico. (Estadão)

Estaria Cannes indo contra o futuro da indústria do cinema? O governo francês tem várias leis criadas para apoiar a produção de filmes locais e o sustento das casas de cinemas. As vendas de DVDs, por exemplo, são proibidas por quatro meses após a exibição do filme na tela grande. O resultado é positivo no apoio à experiência cinematográfica e garante aos proprietários de cinemas uma receita sólida num cenário em que as vendas mundiais sofrem. Mas se opõe completamente ao modelo de transmissão da Netflix. Se a plataforma for obrigada a produzir o filme, lançar nos cinemas e esperar quatro meses para poder transmiti-lo em seu próprio site, o plano de negócios se torna inútil.

Por falar nisso... O diretor Steven Spielberg defende que filmes da Netflix não concorram também ao Oscar. “Se você produz para um formato de televisão, é um filme de TV. Se for bom, certamente merece um Emmy, mas não um Oscar. Eu não acredito que filmes que se qualificaram simbolicamente sendo exibidos por menos de uma semana na telona devam concorrer ao Oscar.” (Globo)

Pois é. Novidades na terceira temporada de Stranger Things. A série será ambientada em 1985, um ano após o fim da segunda. Umas das principais referências será o longa De Volta Para o Futuro. E haverá romance no ar...

Uma sequência de notas raramente encontradas nas músicas pop: num conjunto de 17 mil canções, apenas quatro as têm daquele jeito. Uma delas, Creep (Spotify), do Radiohead. Outra: Get Free (Spotify), de Lana Del Rey. A melodia tem, também, inúmeras similaridades. Ouvido pelo Guardian, Ed Newton-Rex compara — com áudios para mostrar o raciocínio — porque a acusação de plágio procede. A banda e a cantora chegaram a um acordo na Justiça.

Viver

A seleção brasileira joga hoje contra o time da Alemanha, em Berlim. É a primeira vez que as equipes profissionais se enfrentam após o 7 a 1. De um lado, o técnico brasileiro Tite. Do outro, o alemão Joachim Löw. Mas há quem diga que a partida terá a cara do espanhol Pep Guardiola. É que os dois colocaram três jogadores do Manchester City como titulares. A partida começa às 15h45, no horário de Brasília, e será transmitida pela TV Globo.

Aliás... Sete jogos históricos entre Brasil e Alemanha. (Folha)

PUBLICIDADE

Faz pouco mais de um mês que a empresa Space X lançou ao espaço o Falcon Heavy, considerado o mais poderoso foguete da atualidade. Mas Elon Musk já fala dos próximos passos para liderar o envio de humanos a Marte. Em um artigo para a revista New Space, ele dá detalhes do design atualizado do Big Falcon Rocket (BFR), um lançador ainda mais poderoso que o Falcon Heavy, que pode levar carga ou astronautas e permite o reabastecimento em plena órbita, e do plano de negócios para o financiamento do projeto. (Estadão)

E o defensor da teoria da Terra plana que se lançou aos céus em um foguete caseiro. (Globo)

Galeria: A tempestade de areia no Saara que deixou laranja a neve no Leste europeu. (Globo)

As cervejarias Brasil Kirin, Ambev, Petrópolis e Kaiser foram condenadas a informar de maneira clara nos rótulos de seus produtos quais ingredientes compõem a bebida. Devem substituir a genérica expressão “cereais não malteados/maltados” pela devida especificação dos nomes dos cereais e matérias-primas. A decisão foi da Justiça Federal de Goiás, que acatou parcialmente um pedido feito em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal do estado. As empresas e a União terão um prazo de 120 dias para se adequar. (Jota)

Cotidiano Digital

O presidente Michel Temer sancionou a lei dos apps de transporte — que incluem Uber, Cabify e 99. Sai hoje no Diário Oficial. A regulamentação saiu como queriam as empresas de tecnologia. Sem obrigatoriedade de placa vermelha, os motoristas não precisam ser donos dos carros que dirigem e não são obrigados a rodar apenas em suas cidades de registro.

StartUp se tornou um clássico — muitos começaram a ouvir podcasts a partir dele. É a primeira série em áudio para download da Gimlet, empresa fundada por Alex Blumberg, até então produtor do premiado programa This American Life e apresentador de outro, Planet Money. Blumberg deixou a Rádio Pública Nacional (NPR) americana para fundar uma empresa que produziria apenas podcasts. Programas de áudio para download. StartUp, o programa, é a história desta aventura de criar uma startup. E, agora, vai virar uma série de ficção para TV. O primeiro episódio de Alex, Inc (trailer) estreia na rede ABC, quarta-feira.

Aliás... Ouça StartUp.

A Motorola Mobility tem novo presidente. É Sergio Buniac, o brasileiro que esteve no comando do braço latino-americano da empresa até agora e promoveu aumento na participação de mercado dos smartphones da companhia.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.