Quatro tiros contra caravana de Lula

Quatro tiros atingiram, na saída da cidade de Quedas do Iguaçu, Paraná, o comboio de ônibus que transportava o ex-presidente Lula, em campanha. O último dos três ônibus, que levava jornalistas, recebeu dois tiros na lataria e um, de raspão, em um dos vidros. O último tiro acertou o veículo que estava no meio e carregava assessores. Ganchos colocados na estrada furaram, ainda, pneus do transporte da imprensa. Ninguém foi ferido. Lula estava no da frente. “Querem matar?”, provocou depois o ex-presidente. “Mataram Tiradentes, salgaram a carne, mas eles não mataram a ideia libertária da independência.” O ataque ocorreu justamente no único trecho em que a caravana não foi escoltada por policiais. O curso do líder petista pelo Sul vem encontrando resistência e um para-brisas já havia sido quebrado com pedras. No comício umas horas antes do ataque, Lula prometeu recriar o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Quedas do Iguaçu é cercada de assentamentos onde vivem oito mil famílias. (Folha)

O ministro da Segurança, Raul Jungmann, recebia justamente deputados do PT quando ouviu, assustado, sobre o ataque. “É inaceitável que aconteça”, reagiu. “Não pode acontecer.” (Estadão)

Segundo o Painel, Jungmann vê o lance como prenúncio de um futuro sombrio. Umas horas antes, durante um comício, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad viu à distância a torre de uma igreja. “Alguém vistoriou?” Ouviu não. “Estão brincando.”

“Acho que eles estão colhendo o que plantaram”, afirmou o governador paulista Geraldo Alckmin. (Folha)

De José Roberto de Toledo, editor digital da Piauí, no Twitter: “1954 feelings.”

PUBLICIDADE

O clima de violência paira. “Uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos”, afirmou ontem o ministro Edson Fachin. “Ameaças têm sido dirigidas a membros da minha família.” O relator da Lava Jato no Supremo foi entrevistado por Roberto D’Avila, da GloboNews. Ele solicitou à Polícia Federal um reforço de segurança. “Fico preocupado, sim.” Ele vê um processo de diluição das instituições, no país. “É fundamental que quem esteja encarregado das funções públicas se dê ao respeito”, afirmou. “O comportamento fala mais do que as palavras.” Com vídeo.

A Segunda Turma do STF decidiu passar à prisão domiciliar o presidente afastado da Assembleia do Rio, Jorge Picciani. O deputado passou por uma cirurgia contra um câncer, em julho, para retirada de bexiga e próstata e usa, segundo a Defesa, dez fraldas descartáveis por dia. O tratamento, alegam seus advogados, requer condições de salubridades difíceis de manter na prisão. Votaram três ministros. O decano, Celso de Mello, acompanhou Dias Toffoli, o relator. Fachin discordou. Considera que, pela lei, a prisão domiciliar se justifica com presos extremamente debilitados e este não é o estado do parlamentar.

De Severino Motta, repórter do BuzzFeed, no Twitter: “Picciani troca de advogado e contrata um que faz delação premiada. Dia seguinte STF concede prisão domiciliar a ele.”

Pois é. Uma denúncia de que o senador Romero Jucá favoreceu o Grupo Gerdau em uma medida provisória em troca de doações eleitorais foi arquivada pela mesma Segunda Turma. Neste caso, 3 votos a zero. Fachin considerou que não havia nada de concreto que a sustentasse.

E... Sozinho, Toffoli mexeu numa peça importante. Concedeu, ao ex-senador cassado Demóstenes Torres, uma liminar que o torna apto a disputar eleições. Ele tinha o direito suspenso por conta da Lei da Ficha Limpa. A autorização é provisória, a Segunda Turma ainda precisará analisá-la. Mas ao menos um ministro do Supremo sinaliza com a possibilidade de ignorar a lei.

O Barômetro de Confiança, da Edelman, é uma pesquisa realizada anualmente em 28 países. As pessoas ouvidas têm mais de 25 anos, curso superior e acompanham o noticiário com atenção. O brasileiro não confia nas instituições — ainda assim, está em 15º lugar da lista. Americanos e russos, por exemplo, confiam ainda menos. 81% de nós acreditam que o governo é a instituição mais corrompida do país; e 58% declaram não ter certeza de quais informações são verdadeiras ou não. Aumentou a confiança em jornalistas: 47% dos brasileiros os consideram bastante confiáveis, 12 pontos mais do que em 2017. Ganham de governantes (28%) e representantes de ONGs (46%). Perdem para especialistas acadêmicos (55%) e pessoas comuns — as mais confiáveis, segundo a pesquisa, com 70%. via Pioneiros

Cultura

A Netflix criou uma ‘Loja da Corrupção’ para divulgar a série O Mecanismo, que dramatiza a operação Lava Jato. Situadas nos aeroportos de Brasília e de Congonhas, as magazines oferecem produtos como tornozeleiras de strass, gravatas com filmadoras embutidas, e até a ‘cueca doleira’, além de um livro curioso intitulado ‘Delação Premiada para Leigos’. O slogan: ‘Entre no esquema, mas não saia da moda’. Assista.

E a plataforma não deixou sem resposta o deputado estadual do Rio Flavio Bolsonaro, que insinuou no Twitter que a empresa estaria interessada em produzir uma série sobre seu pai, Jair Bolsonaro. “Você está louca, querida”, ironizou o perfil oficial da Netflix. Bolsonaro filho, em resposta, apresentou telas de um diálogo por WhatsApp que representariam a negociação a respeito de um documentário sobre o pai.

Pois é... A Amazon terá uma série com equipe de luxo. A produção de Cortés está nas mãos de Steven Spielberg e, o roteiro, é de Dalton Trumbo — o mestre responsável por clássicos como Spartacus e A Princesa e o Plebeu. Trumbo tinha em mente um longa-metragem, quando preparou o texto em 1960. A trama se passa nas Américas do século 16 e, no centro, estará o encontro entre o espanhol Hernán Cortés e o imperador asteca Montezuma. Javier Bardem fará o conquistador.

Da atriz Elisabeth Moss, falando de Handmaid’s Tale, série da qual é protagonista: “Sobre a cena de abertura da segunda temporada: seja lá como você pensa que vai ser, esquece. Seguiu em uma direção completamente diferente do que eu esperava.” A nova temporada estreia em 25 de abril no Hulu americano, com novas locações, personagens e reviravoltas.

A exposição proibida Queermuseu abre no Rio, no Parque Lage, na segunda quinzena de junho.

O novo clipe de Anitta, Indecente, foi gravado inteiramente em espanhol — a cantora continua na batalha para expandir fronteiras através do digital.

Viver

Doutorandos são seis vezes mais propensos a ter ansiedade ou depressão. Pesquisadores da Universidade de Kentucky, dos EUA, constataram que 39% dos candidatos a PhD sofrem de depressão moderada ou severa, frente a 6% da população geral. E não é por questões pontuais como as condições de trabalho, ou empregos altamente competitivos, que podem acometer também os não-doutorandos. Um outro estudo, da Universidade de Gante, na Bélgica, comparou um grupo de doutorandos a outro de população com nível superior ou mais. O grupo de pessoas que estavam buscando o título tinha com muito mais frequência sinais de deterioração em sua saúde mental, com sintomas associados ao estresse e, potencialmente, a problemas psiquiátricos. E as probabilidades são piores para as mulheres: 27% mais possibilidades de sofrerem problemas psiquiátricos do que os homens.

PUBLICIDADE

A Nestlé criou um novo açúcar, “reestruturado”, para atender as demandas de redução da quantidade do ingrediente em seus produtos doces. A nova barra de chocolate branco da marca, Milkybar Wowsomes, tem 30% menos açúcar que a outra Milkybar. Segundo a empresa, o novo ingrediente é aerado e poroso, se dissolve mais rapidamente na boca e cria um sabor mais doce mesmo com quantidade menor. No ano passado, a agência de saúde pública da Inglaterra determinou uma redução voluntária de 20% do açúcar nos produtos das fabricantes de doces até 2020. Inicialmente, o chocolate será oferecido apenas no Reino Unido, onde o novo ingrediente está sendo fabricado, e na Irlanda.

E poderia também o fenômeno da gentrificação afetar nossa saúde mental? Um estudo americano diz que sim. Durante um ano, os pesquisadores Sungwoo Lim e Pui Ying Chan, ambos do Departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova York, vasculharam registros hospitalares e analisaram dados do censo nacional de 12.882 residentes em 28 bairros da cidade, acompanhando os movimentos dos moradores e analisando suas mudanças de endereço. Eles identificaram os indivíduos deslocados rastreando aqueles que registraram mudança de endereço de uma vizinhança gentrificada — um bairro que experimentou rápido crescimento na média da renda familiar, no preço do aluguel e na proporção de universitários. Esses residentes deslocados na maioria das vezes se mudaram para bairros de baixa renda, e, após a mudança, suas taxas de hospitalização por doenças mentais, incluindo esquizofrenia e transtornos de humor, dobraram em comparação com aqueles que permaneceram. “Você nunca está perdendo apenas a sua casa. Você está perdendo a cultura do lugar, o poder político que tinha, o bairro, as conexões sociais. As perdas são extraordinariamente altas”, afirma Mindy Fullilove, psiquiatra e professor de política urbana e saúde da New School. Há, porém, uma ressalva: os pesquisadores não sabem se os participantes do estudo estavam com problemas de saúde antes do início da pesquisa.

Terminou em vitória brasileira o confronto entre Brasil e os reservas da Alemanha, ontem, em Berlim. 1 a 0 para Seleção, com gol de cabeça de Gabriel Jesus aos 36 do primeiro tempo. Assista aos melhores momentos da partida.

Já a Argentina... Perdeu de 6 a 1 dos espanhóis. Aqui, os melhores lances.

Cotidiano Digital

Já são 37 os procuradores-gerais estaduais dos EUA — de um total de 50 — que abriram investigações a respeito do Facebook. O app Blind fez uma pesquisa anônima entre gente que trabalha na indústria da tecnologia. 50% dos entrevistados na Microsoft pretendem apagar suas contas de Facebook. No Snapchat, 46%; Uber, 40%. São 38% no Google e 34% na Amazon. (Incríveis 2% no próprio Facebook.) A crise de confiança na empresa chegou ao Vale.

Aliás... Há um debate intenso nas agências publicitárias brasileiras. Quem cuida de mídia se queixa da falta de uma auditoria nos dados que o Face lhes passa a respeito de audiência. A pressão está para aumentar. (Folha)

A Amazon pode comprar a Via Varejo, controladora de Ponto Frio e Casas Bahia. A empresa americana está em negociações com a francesa Casino, atual proprietária, e busca, se não a compra, ao menos uma parceria. Se concretizado, o negócio põe nas mãos da líder mundial de ecommerce, ainda tímida no Brasil, uma rede de 900 lojas físicas, estrutura logística, além de uma relevante rede de vendas online. via Pioneiros

O Brasil assinou a Carta de Buenos Aires — junto a outros 18 países que incluem EUA, Canadá, Argentina e México. O compromisso é de acabar com o roaming internacional, nas Américas, até 2022. Ou seja: usar o celular no continente não terá custo adicional.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.