Acordo de Paz deve encerrar Guerra da Coreia após 65 anos

Já era sexta-feira, na Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias, quando o ditador do Norte, Kim Jong-un, e o presidente do Sul, Moon Jae-in, assinaram a Declaração de Panmunjom pela Paz, Prosperidade e Unificação da Península Coreana. Houve inúmeros encontros durante os últimos meses e uma longa conversa em público, depois em particular, entre os dois chefes de Estado, mais cedo. “O Sul e o Norte concordam em encerrar todas as hostilidades de um contra o outro”, afirma um trecho. “O Sul e o Norte vão cooperar de forma ativa para estabelecer um regime de paz permanente na Península.” Ainda este ano, 65 anos após declaração do armistício, a Guerra da Coreia deve chegar a um fim oficial.

Horas antes, Kim Jong-un abriu um sorriso e foi a pé encontrar-se na linha de fronteira com Moon Jae-in. Era a primeira vez que os dois homens se encontravam. Com o degrau que demarca a linha entre os dois países entre eles, cumprimentaram-se e trocaram palavras. “Vim encerrar nossa história de confrontos”, disse Kim. Moon fez então um gesto com a mão o convidando a cruzar a linha. Ele o fez mas, antes que andassem à frente, retribuiu o gesto sugerindo a seu par que também colocasse os pés no outro país. Diplomatas e jornalistas riram, depois aplaudiram. Os dois chefes de Estado foram à Coreia do Norte para então retornar à do Sul, ambos de mãos dadas. Em vídeo.

Moon se vê como um mediador entre Kim e o presidente americano Donald Trump. O encontro dos dois deve acontecer em junho, possivelmente na Cingapura. A expectativa do líder sul-coreano é de que a Coreia do Norte vá sendo beneficiada com incentivos conforme vá cedendo seu arsenal nuclear. Os americanos, por enquanto, exigem desarmamento total antes de os benefícios aparecerem. (New York Times)

PUBLICIDADE

O ex-ministro Antonio Palocci relatou à Polícia Federal ter levado, pessoalmente, pacotes de dinheiro vivo ao ex-presidente Lula. Como Palocci não dirigia o próprio carro, seu motorista será convocado como testemunha. Segundo Jailton de Carvalho e Robson Bonin, ele reconstituiu como foi feito o esquema de corrupção na Petrobras, estabelecidas as relações entre empreiteiras e políticos do PT e a forma como Lula e Dilma se envolveram nos acordos. (Globo)

Diga-se... Gilmar Mendes, segundo a Época, tem pressionado petistas. Afirma que as chances de Lula reconquistar a liberdade só vão aumentar quando ele se declarar fora do páreo presidencial.

Tem para todos. A Polícia Federal trabalha com a hipótese de que o presidente Michel Temer vem lavando o dinheiro que recebe como propina pagando as reformas de casas de familiares e adquirindo imóveis que põe no nome de terceiros. (Folha)

O senador Aécio Neves prestou depoimento à Polícia Federal ao longo de pouco mais de uma hora, em Brasília. Executivos da Odebrecht o acusam de ter recebido R$ 50 milhões por conta das obras da Usina Santo Antônio, em Rondônia. A propina, segundo a delação, foi depositada em uma conta de Cingapura. Sérgio Andrade, da Andrade Gutierrez, também diz ter subornado o tucano. O senador pediu à PF que identifique os beneficiários da conta. (Estadão)

Aliás... O clima tucano não é bom. A bancada está assustada com o resultado do Ibope em São Paulo. No voto para presidente, Geraldo Alckmin está empatado com Jair Bolsonaro, com vantagem de um ponto para o ex-militar: 16% e 15%. Se nem em casa vence, é sinal de alerta.

A Assembleia Legislativa de Minas acolheu, no início da tarde de ontem, o pedido de impeachment do governador Fernando Pimentel. O petista é acusado de não repassar no prazo previsto por lei recursos à própria Assembleia e ao TJ de Minas. A partir daí uma comissão parlamentar analisará o pedido e seu parecer será votado em plenário. Caso 52 dos 77 deputados escolham seguir adiante, o julgamento começará com a Casa presidida pelo desembargador que preside o TJ. (Estado de Minas)

Pimentel tem maioria: 53 deputados. Mas, se o MDB virar, passa a 44. As negociações estão abertas. (Globo)

Pois é: Já houve quem sondasse Dilma se ela concorreria ao Palácio da Liberdade numa eleição especial. Ela disse que não. (Folha)

O Conselho Monetário Nacional aprovou ontem medidas que limitam os juros do rotativo do cartão de crédito e acabam com o pagamento mínimo de 15% da fatura. Na prática, as operadoras não poderão mais cobrar juros maiores de clientes que estiverem no rotativo e ficarem inadimplentes ou pagarem menos que o mínimo da fatura. Também caberá às instituições definirem um percentual mínimo de pagamento em cada fatura, de acordo com sua política de crédito e o perfil do cliente. (Estadão)

Palocci: a delação da estrela e a reação em cadeia

Tony de Marco

 
Delacao-da-estrela

Cultura

Em São Paulo, acontece no domingo a abertura do Sesc Avenida Paulista. Fechado por quase 10 anos para reformas, o espaço reabre com ênfase na tecnologia e artes. Para os mais nostálgicos, a banda de hardcore Dead Fish celebra 20 anos do disco Sonho Médio em show no Sesc Santana, na terça. O pianista Salomão Soares se apresenta hoje, gratuitamente, no foyer do Auditório Ibirapuera. No sábado e no domingo, o Balé da Cidade de São Paulo leva o espetáculo Um Jeito de Corpo, baseado em canções de Caetano Veloso, ao teatro da unidade.

No Rio, cerca de 800 itens contam a história social, política e cultural do samba em uma grande exposição do MAR. Para a abertura, no sábado, tem roda gratuita com Martinho da Vila. A Armazém Cia. de Teatro reestreia hoje o espetáculo A Marca D'Água no Teatro Nelson Rodrigues. E 70 desenhos e estudos de Candido Portinari ocupam a Caixa Cultural a partir de quarta.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

É um fim de semana com blockbuster, Vingadores: Guerra Infinita (trailer) estreia com potencial de ser um dos filmes mais rentáveis da história do cinema. Neste, quase todo o universo Marvel se encontra. De Homem de Ferro e Hulk ao Pantera Negra e Doutor Estranho, incluindo até os Guardiões da Galáxia. Estrelas do Cinema Nunca Morrem (trailer), com Annette Bening, conta a história do amor entre um jovem inglês e uma cinquentona. O que ele não sabe é que a senhora é Gloria Grahame, atriz vencedora de Oscar nos anos 1940 que abandonou Hollywood. Já o documentário Ex-Pajé (trailer) apresenta Perpera, o homem que foi pajé dos Paiter Suruí. Então chegou o homem branco, com ele um pastor e sua igreja — e ser pajé não fazia mais sentido. Até um dia que novamente fez. Filmado com delicadeza em 16 mm, tem chamado muita atenção da crítica. Vejas as outras estreias.

Em tempo... Gloria Grahame existiu. Seu discurso estupefato e constrangido ao vencer o Oscar, no ano em que Cantando na Chuva disputava, é famoso. Veja. Era ótima atriz, odiou Hollywood. Mas esteve em grandes filmes como Do Mundo Nada se Leva e Oklahoma! Foi dirigida por Frank Capra, por Fritz Lang e casada com Nicholas Ray, diretor de Juventude Transviada.

O comediante Bill Cosby foi condenado por um júri da Pensilvânia por drogar e molestar uma mulher em sua casa, em 2004. Ele pode pegar até 10 anos de prisão por cada uma das três acusações de agressão sexual contra Andrea Constand, à época diretora de uma equipe feminina de basquete da Universidade de Temple, onde Cosby se formou. Ela é uma das cerca de 50 mulheres que denunciaram o ator por agressão sexual, de acordo com a agência Associated Press — os outros crimes teriam prescrevido. Ele nega as acusações.

Os Simpsons estão prestes a bater um novo recorde. A série da Fox será a primeira a alcançar o número de 636 episódios, ultrapassando a marca dos 635 episódios de Gunsmoke, que ficou no ar por 20 anos. O fatídico episódio deve ir ao ar no domingo. (Folha)

Viver

A Amazon deve escolher ainda este ano qual cidade abrigará sua segunda sede. A gigante do varejo prevê a criação de 50 mil empregos na cidade escolhida. O que significa, muito provavelmente, novos moradores. E com eles, vem o aumento nos preços dos alugueis. A Zillow, uma empresa de dados imobiliários, pesquisou qual seria o impacto da escolha entre as cidades candidatas. Nashville, Denver e Los Angeles estão entre as que sofreriam mais com o aumento dos preços de habitação. Toronto, Chicago e Indianápolis sentiriam o efeito mais modestamente. Em Atlanta e Northern Virginia, consideradas pelos especialistas as duas cidades mais prováveis a serem escolhidas para sediar o Amazon HQ2, o incremento no aluguel seria de 0,4 e 0,6 pontos percentuais, respectivamente, bem menos que outras cidades como Pittsburgh e Raleigh, por exemplo. Todas, exceto duas das finalistas devem ter um impacto menor do que teve Seattle, onde a Amazon estabeleceu a primeira sede.

PUBLICIDADE

Para incentivar o apoio à seleção russa na Copa do Mundo de 2018, a principal empresa aérea do país, a Aeroflot, vai disponibilizar passagens aéreas a R$ 0,56 (isso mesmo, cinquenta e seis centavos), o equivalente a 10 rublos, para cidadãos russos irem e voltarem de cada umas das cidades onde a equipe nacional atuará na primeira fase: Moscou, São Petersburgo e Samara. Estão disponíveis voos partindo de 53 cidades, entre elas algumas no extremo oriente do país, como Vladivostok, quase ao lado de Tóquio. (Folha)

Cientistas puderam observar, com um dos mais poderosos telescópios do mundo, um raro fenômeno astronômico: a colisão de ao menos 14 galáxias que pode ter resultado em um dos maiores objetos conhecidos do Universo. Foi há 12,4 bilhões de anos. Cálculos sugerem que hoje, o aglomerado deve ter incorporado centenas de outras galáxias e tenha massa equivalente a um quatrilhão de sóis, com grandes quantidades de matéria negra e imensos buracos negros. (Globo)

Cotidiano Digital

10,6% dos domicílios brasileiros acessaram a internet via TV, em 2017. E 10,5%, via tablets. No ano anterior, tablets eram usados para entrar na rede em 12,1% das residências e, TVs, por 7,7%. Os números são da PNAD Contínua, do IBGE. O acesso se deu por computadores em 38,8%, número que vem caindo todo ano. Celulares são usados para fazer conexões em 69% dos domicílios que usam internet.

Aliás... Acesso à internet deu um salto respeitável no ano. A rede existe em 69% das casas brasileiras, antes estava em 60%. Ao mesmo tempo, o telefone fixo vai caminhando para sua morte lenta. Só existe em 34,5% das residências.

Está para ser mineirada a Bitcoin de número 17 milhões: acontecerá nos próximos dias. Quando inventou as criptomoedas, quem está por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto estabeleceu que ela teria de ser escassa. Portanto, tem limite: não passa de 21 milhões de moedas em circulação. Ou seja, 80% delas já estão por aí.

Em tempo: a Bitcoin, que chegou a encostar em US$ 20 mil no meio de dezembro, vale hoje por volta de US$ 9,2 mil. Já saiu por menos, US$ 6,2 mil em princípios do mês. Porém... Nunca tinha encostado em US$ 2,5 mil apenas um ano atrás. Quem comprou na alta perdeu muito dinheiro. Quem comprou até agosto de 2017 ainda está no lucro grande.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.