Governo bate cabeça sobre frete; Parte da economia está parada

A greve dos caminhoneiros acabou, mas o governo se meteu num vaivém em torno da tabela com o preço mínimo do frete rodoviário. E a indefinição simplesmente travou parte da economia. Segundo o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, quem está impedindo o curso das negociações é o setor de agronegócio. De acordo com ele, das cinco tabelas em elaboração pelo governo, uma para cada tipo de carga, a única sobre a qual não há entendimento é a dos graneleiros (mercadorias a granel). (Estadão)

Pois é. Sem definição para o custo dos transportes, as empresas adiam os embarques de mercadorias. O reflexo inevitável ocorre tanto na exportação quanto na produção. No setor do agronegócio o atraso já conta onze dias. São mais de 450 mil toneladas de alimentos que deixam de ser embarcadas a cada dia. E, nas indústrias começam a surgir dificuldades para obter insumos. (Estadão)

Aliás... A equipe econômica do governo federal estima que o impacto da greve dos caminhoneiros custou ao país R$ 15 bilhões. Ou seja: 0,2% do PIB.

PUBLICIDADE

O DEM rachou no debate sobre apoiar ou não Ciro Gomes. A conversa, tocada por Rodrigo Maia e ACM Neto, está sendo rechaçada por outros membros da cúpula nacional. Ontem, antigas acusações feitas por Ciro a demistas circulavam no WhatsApp do comando partidário. Segundo Daniela Lima, no Painel, aproveitando-se do momento ruim, Geraldo Alckmin passou a concentrar esforços para trazer de volta ao ninho tucano o aliado tradicional. (Folha)

E Ciro nega as conversas que o irmão Cid trava com o DEM. Segundo ele, o foco é no PSB. Partido cujo apoio, por sua vez, seu PDT disputa com o PT. “Há um ambiente de muita fofoca”, ele afirmou, “que não são da imprensa mas do próprio mundo político.” (Globo)

Já o PSB... O partido leiloa politicamente seu apoio por estar sem candidato. E está sem candidato porque o que tinha era difícil. Ao longo de toda a negociação para concorrer ou não, o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa muitas vezes não era localizado por dirigentes do PSB. Não respondia a mensagens de WhatsApp. Às vésperas do anúncio de que desistiria, seu partido se organizava convicto de que Joaquim estava dentro. A jornalista Cristina Serra já negociava os honorários para ser porta-voz. O marqueteiro tinha passagens compradas. O repórter Sérgio Roxo conta a história daquelas semanas. O presidente do partido, Carlos Siqueira, só soube que Joaquim desistira horas antes do tweet fatídico. (Época)

E... O demista José Agripino, senador pelo Rio Grande do Norte, virou réu no Supremo. É acusado de receber propina de R$ 1 milhão de um empresário que desejava se livrar de uma inspeção ambiental no seu estado.

Os eleitores liberais ganharam, enfim, um candidato a representá-los. Embora um nome improvável. Henrique Meirelles é o primeiro que se diz liberal e tem uma postura coerentemente liberal perante a cannabis. “É uma questão de direito individual”, afirmou em sabatina à IstoÉ.

Diferentemente do que publicou o Meio — e quase toda a imprensa —, o Papa Francisco não enviou, por um assessor, aquele terço abençoado ao ex-presidente Lula. A informação, dada inicialmente pelo PT, foi de presto desmentida pelo Vaticano. Segundo uma nota tornada pública pela Santa Sé, o advogado argentino Juan Grabois não estava em visita pedida por Francisco e o rosário, abençoado pelo papa, era um entre muitos. “Terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares.” Nas horas seguintes, porém, o Vaticano tirou do ar o desmentido veemente e colocou outro, atenuado. “Juan Grabois é o coordenador do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o papa Francisco”, afirma. Na primeira versão, a Igreja informava que Grabois era ex-consultor do papado. E a nova nota, cautelosamente, evita o mérito sobre se a visita fora feita a pedidos do chefe.

Em meio às conversas entre EUA e Coreia do Norte, Donald Trump apresentou a Kim Jong-un um vídeo muito peculiar. Até estranho. Parece trailer de filme de Hollywood, que fala das grandezas deles dois, líderes que são. Para Troy Patterson, da New Yorker, um filmete de “sensacional idiotia”. Ele escreve: “o narrador do vídeo é cautelosamente otimista. ‘Quando este momento histórico se iniciará? Começa com uma escolha hoje, nesta hora, neste momento. O mundo está assistindo.’ Aí os olhos do mundo são representados por lentes de câmeras fotográficas e de TV e por uma mulher sozinha no sofá assistindo televisão. Porque é assim que Trump entende que se persuade alguém.”

Cultura

Ao menos três restaurantes brasileiros estão entre os cem melhores do mundo. O 50 Best, que elege os melhores restaurantes do planeta, divulgou ontem o ranking das posições 51 a 100 — os 50 primeiros colocados só serão conhecida no próximo dia 19. A novidade ficou por conta do restaurante A Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda, em São Paulo, que ficou com o 79º lugar. O carioca Lasai, de Rafael Costa e Silva, passou da 76ª para a 100ª posição. O Maní, da chef Helena Rizzo, que de 2013 a 2015 esteve entre os 50 primeiros, saiu da 81ª posição para a 87ª. Já o Olympe, do Rio, que no ano passado estava em 100º, não aparece na lista. (Folha)

Anne Frank faria 89 anos ontem. E em homenagem ao aniversário da adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, a Oculus, empresa do Facebook, e a ForceField, empresa holandesa de desenvolvimento de realidade virtual, tornaram possível uma visita à sua casa em Amsterdã, na Holanda. A experiência em realidade virtual, que também permite ouvir trechos do diário de Anne Frank, está disponível para o Oculus Rift, Oculus Go e Samsung Gear VR. Assista ao teaser.

Primeiro, eram quatro os projetos de spin-off de Game of Thrones. Depois, cinco. Um deles já teve sinal verde da HBO. Mas outro está morto. Quem diz é George R.R. Martin em seu blog oficial. E o autor deixou escapar até um palpite para o nome da nova série que terá um episódio piloto. “Meu voto seria A longa noite, que diz tudo, mas eu ficaria surpreso se terminássemos nisso.”

Viver

O Brasil é o único país a ter disputado todas as Copas do Mundo e é o segundo que mais balançou a rede até hoje no torneio — foram 221 vezes, três a menos que a Alemanha, e 102 gols sofridos. O GloboEsporte.com assistiu e analisou todos os lances disponíveis (284 de 323) e mostra detalhes: em que momento do jogo os gols aconteceram, de onde e por qual parte do corpo as bolas foram chutadas — ou cabeceadas —, onde elas entraram, se o lance foi de bola rolando ou bola parada, quem mais sofreu, quem mais marcou e todas as marcas importantes da seleção canarinho.

Aliás... El País selecionou cinco seleções que podem surpreender no Mundial.

Não que adiante. Segundo o Datafolha, o brasileiro não está nem aí. 53% afirmam total desinteresse pela Copa. Só 18% demonstram empolgação com o torneio. É o pior índice já registrado às vésperas da competição desde 1994, quando o instituto começou a fazer a análise. (Folha)

E a Fifa decide hoje qual será a sede do torneio em 2026. Há apenas duas opções: o Marrocos ou a candidatura conjunta entre México, Estados Unidos e Canadá. (New York Times)

PUBLICIDADE

A Nasa capturou em vídeo o momento em que a lua parece estar ‘caindo’ sobre a Terra, justo quando ela está se pondo atrás de um vulcão nas Ilhas Canárias.

A Uber está interessada em usar inteligência artificial para saber se você está bêbado quando pede uma corrida. A empresa solicitou uma patente, nos EUA, para obter tecnologia capaz de determinar o estado de espírito de um passageiro. O sistema usaria dados do smartphone do usuário — por exemplo, como o telefone está sendo manipulado e como as solicitações estão sendo inseridas — para julgar o estado de espírito ou a sobriedade de uma pessoa. É que, segundo a descrição da patente, quando usuários e/ou provedores se comportam de maneira não característica, podem ocorrer incidentes de segurança e conflitos pessoais. Seria desejável, portanto, minimizá-los. Por enquanto, é só uma patente — a Uber pode solicitá-la mas nunca usar a tecnologia.

Cientistas descobriram que os baobás, árvores milenares consideradas ícone da savana africana, estão morrendo em circunstâncias misteriosas. Eles têm visitado árvores antigas em toda a África Austral desde 2005 para investigar sua estrutura e determinar as idades delas. Inesperadamente, constataram que oito dos 13 mais velhos e cinco dos seis maiores baobás morreram completamente ou tiveram um colapso de suas partes mais antigas nesse período. A suspeita é de que o fenômeno esteja ligado a mudanças climáticas.

Falando nisso...  Será que árvores artificiais com habilidades sobrenaturais podem ser uma esperança contra as mudanças climáticas? Já que especialistas ambientais afirmam que não é realista esperar que a humanidade libere uma quantidade significamente menor de carbono na atmosfera, há quem discuta que nossa melhor aposta pode ser capturar o excesso de carbono e armazená-lo ou convertê-lo em algo útil, como combustível. E para isso a tecnologia pode cumprir um importante papel.

Cotidiano Digital

O dia de ontem na E3, principal feira do mercado de games, foi da Nintendo. Um dos principais destaques é o game Super Mario Party, que pode ser jogado em vários consoles Switch — que são portáteis — ao mesmo tempo. Veja o trailer. A turma anunciou também um controller em formato de Poké Bola para Pokémon: Let’s Go e Pokémon Go. Quando há um Pokémon virtual dentro, ele brilha e balança. Veja os outros lançamentos.

E... Agora foi a vez da Microsoft. O console ainda não tem nome, mas o sucessor do Xbox One, codinome Scarlett, sai em 2020. Não haverá um modelo só, mas uma família. E, assim, começou a corrida entre a empresa de Bill Gates e os japoneses da Sony para ver quem colocará o seu primeiro nas lojas.

O Strava, um dos mais populares apps de corredores e ciclistas, contratou o executivo Guilherme Guimarães para dar partida na operação da plataforma no Brasil. Ex-Twitter, sua missão será ampliar o uso do app. Brasileiros já correspondem a 10% do total dos usuários.

Os jornalistas do 9to5Google encontraram na última versão do app Google, para Android, código que referencia um aplicativo inexistente. Google Podcasts. Há um lançamento vindo por aí.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.