Julgamento que dava chances a Lula é suspenso

O recurso ao Supremo que poderia, no limite, soltar o ex-presidente Lula não acontecerá. Estava marcado para amanhã, terça, foi suspenso. Na sexta-feira, a desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrére, do TRF-4, ouviu os advogados de Defesa de Lula apresentarem seus argumentos para recorrer ao STF. Os advogados de Lula se queixam de que o juiz Sérgio Moro não foi imparcial, o MPF não foi sério e a acusação cometeu excessos. A juíza considerou que para avaliar as acusações seria preciso rever as provas, coisa que não cabe ao Supremo, tribunal que avalia questões constitucionais. O recurso, portanto, deve ir ao STJ.

Ao tomar conhecimento da decisão do TRF-4, o ministro-relator Edson Fachin retirou de pauta o julgamento de amanhã. “Verifico a inadmissão”, ele escreveu, “providência que acarreta, a meu ver, a indispensabilidade do prévio cotejo e debate da decisão proferida pela vice-presidência do TRF-4.” Ou seja, os advogados de Lula precisam se resolver na corte de Porto Alegre e, só após uma solução, voltar à Praça dos Três Poderes. É possível recorrer contra a decisão de Fachin. Mas os prazos jogam qualquer reavaliação para adiante. (Jota)

Os advogados de Lula batem cabeça. Eles pediam ao Supremo uma de duas decisões. Ou de que permitissem ao ex-presidente responder em liberdade enquanto aguarda as decisões de instâncias superiores. Ou, em último caso, conversão de sua pena para prisão domiciliar. Consultado na própria sexta, Lula não gostou. Não quer o pedido de prisão domiciliar, informa o Painel. (Folha)

PUBLICIDADE

A mudança para a tomada de três pinos custou, aos brasileiros, pelo menos R$ 1,4 bilhão. Na Época, o repórter Bruno Abbud tentou reconstruir a história da decisão. Descobriu que, se houve lobby, foi no nível técnico do Inmetro, e não nos escalões mais altos. Levantou, também, que se uma empresa se beneficiou foi a multinacional francesa Pial Legrand. Foi a que teve agilidade para colocar mais rápido, no mercado brasileiro, tomadas no novo padrão. Comprou de presto, além disso, empresas de extensões e adaptadores que estavam crescendo com a mudança.

O formato brasileiro é baseado no padrão estabelecido pela Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Só Brasil e África do Sul o adotaram. Na época, o rumor circulante é de que a Pial já estaria com o maquinário pronto para fabricá-las. Seus executivos o negam. O argumento do Inmetro é de que o novo padrão diminuiria choques. Segundo o SUS, o número de mortes por choques não mudou da adoção para cá. A recomendação da União Europeia é de que a padronização internacional é desnecessária.

Em tempo: Armando Mariante Carvalho Júnior, que dirigia o Inmetro e assinou a portaria que impôs o padrão, hoje é investigado pela Lava Jato. Também ex-vice-presidente do BNDES, é acusado de ter ajudado na concessão de empréstimos fraudulentos para José Carlos Bumlai, amigo de Lula. Em PDF.

Recep Erdogan venceu, ontem à noite, sua reeleição a presidente da Turquia. Há quinze anos no poder, em 2017 teve seus direitos como chefe de Estado ampliados por referendo. Seu partido, além disso, também ontem recebeu 53% dos votos no parlamento, garantindo maioria absoluta. Em perseguição a juízes, advogados e jornalistas, o presidente comandará a aceleração do país no rumo de um Estado autoritário, enquanto aproxima o governo de seu vizinho poderoso, Vladimir Putin. (New York Times)

Segundo o governo americano, 522 crianças migrantes já reencontraram seus pais. Ainda não há confirmação externa do fato. O governo também promete estabelecer um sistema pelo qual pais e filhos poderão se comunicar antes dos reencontros. (Washington Post)

Ann Wojcicki, CEO da 23AndMe, se ofereceu para doar kits de mapeamento genético a pais e crianças separados pelo governo americano ao cruzarem ilegalmente as fronteiras. A turma da MyHeritage, que oferece o mesmo serviço, também ofereceu ajuda. É para ajudar no reencontro — aparentemente, o governo perdeu o controle dos destinos de cada um. Mas há problemas éticos. Pais devem consentir com o teste genético de seus filhos — se os pais não estão presentes, quem o faz? E há outro receio. Ambas as empresas são privadas. Mas o governo Trump — ou outro — poderia requerer judicialmente o mapa genético destas crianças e de seus pais para a construção de um banco de dados. Porém... Ainda não há uma solução para construir o reencontro.

Viver

A Copa do Mundo tem um novo artilheiro. Harry Kane, da Inglaterra, marcou três na goleada de 6 a 1 contra o Panamá e chegou a cinco gols no torneio — ultrapassou o português CR7 e o belga Lukaku, com quatro cada. Quem fez o gol de ouro da seleção panamenha foi Baloy, ex-Grêmio e Atlético-PR.  (Melhores momentos.)

Aliás... O resultado classificou não só a Inglaterra, mas também a Bélgica, que goleou a Tunísia no sábado por 5 a 2. (Melhores momentos.)

Enquanto isso... A Copa já tem sua primeira cabeça-de-chave matematicamente eliminada: a Polônia, que perdeu surpreendentemente de 3 a 0 para a Colômbia ontem. (Melhores momentos.)

Pois é. Rumo às oitavas de final, a dinâmica da Copa muda hoje. Serão quatro jogos por dia até quinta-feira — e os dois jogos de cada grupo acontecem simultaneamente. Algumas seleções já estão classificadas, enquanto outras já estão matematicamente eliminadas. Mas ainda há vagas em disputa.

E por falar nisso... Não houvesse acréscimos, a seleção brasileira estaria numa situação muito mais complicada. Foi nos últimos sete minutos, já esgotados os 90 regulares do jogo, que Philippe Coutinho e Neymar fizeram os gols que determinaram a vitória contra a Costa Rica por 2 a 0. Um sufoco que teve até pênalti anulado pelo VAR e terminou com Neymar ajoelhado, aos prantos, após o apito final da partida. (Melhores momentos.)

Márvio dos Anjos, editor de esportes do Globo: “Neymar precisava, claro, dar dimensão épica aos seus esforços. À sua fratura no dedo do pé, aos meses de repouso e à fisioterapia. Por isso, chorou. Por isso, sentou-se no gramado, onde as câmeras pudessem notar, sem obstáculos, o aspecto pessoal de uma vitória genuinamente coletiva. Só que se trata da segunda partida da fase de grupos, numa equipe que superou o nervosismo da estreia, que carrega o fardo de um 7 a 1. Uma equipe que precisa demonstrar força mental em vez de fragilidades. Genuíno ou não, o choro de Neymar preocupa: ou se trata de um sintoma de instabilidade preocupante, ou se trata do rebate de um narcisismo que Neymar administrou bem por quase todo o confronto, fora um amarelo besta que tomou por reclamação. Ao fim e ao cabo, seu ego se revela: é maior do que ele mesmo.”

Aliás... No Globo especialistas interpretaram a linguagem corporal de Neymar na Copa e os sinais que denunciam o que é verdade e o que é exagero nas faltas sofridas por ele.

Para a próxima partida, na quarta-feira, contra a Sérvia, a seleção terá um desfalque: Douglas Costa, que entrou bem no lugar de Willian e deu o passe para o segundo gol do Brasil, sofreu uma lesão muscular na coxa.

Quem também sofreu uma lesão foi Tite. Ao comemorar o gol de Coutinho, acabou atropelado pelos goleiros Ederson e Cássio. O tombo rendeu bons memes.

Mas não foi só o Brasil que venceu no sufoco. Foi também nos acréscimos que Toni Kroos marcou o segundo gol da Alemanha, desempatou o jogo contra a Suécia, e espantou o fantasma de uma eliminação precoce da atual campeã. (Melhores momentos.)

O jogo para assistir hoje: Portugal e Irã. É um mata-mata. Os dois disputam com a Espanha as duas vagas do grupo B. Por enquanto, a única definição é que o Marrocos está desclassificado.

Cultura

Não dá para perder: Paul McCartney é o convidado da semana do quadro Carpool Karaoke, no qual o apresentador James Corden passeia de carro enquanto entrevista e cantarola com seus convidados músicos. No caso de Sir Paul, o passeio é por Liverpool — e, por ali, ele se emociona e emociona, com memórias doutros tempos, enquanto vão de Drive My Car a Penny Lane, de Let it Be a Blackbird, num incrivelmente sincero mergulho pelos tempos de formação do ex-Beatle. Terminou com Hey Jude. No YouTube, o vídeo já alcançou milhões de visualizações.

PUBLICIDADE

Kiss Me First, série britânica que estreia sexta-feira na Netflix, se passa num futuro próximo no qual adolescentes solitários encontram conforto num game chamado Azana: um mundo virtual onde tudo é um pouco perfeito demais. Por caminhos não regulares, é possível comprar no mundo real uma gargantilha que permite sentir de verdade as dores e prazeres quando os jogadores estão mergulhados em Azana. E Leila, a personagem principal, uma moça que acaba de perder a mãe, descobre no interior do game uma turma nova, nesta série que busca o público conquistado por Black Mirror. Veja o trailer.

Aliás... A MTV quer criar séries para a Netflix — e para a Amazon, Hulu, etc. Para isso, lançou na semana passada uma nova unidade de produção, a MTV Studios. O novo braço será focado no desenvolvimento de novas séries e na recriação de seus maiores sucessos — entre eles as animações Daria Aeon Flux, e o reality The Real World. 

Cotidiano Digital

A Apple anunciou uma extensão de garantia para MacBook e MacBook Pros fabricados entre 2015 e 17. Alguns deles apresentam mal funcionamento do teclado — as teclas agarram, ou as letras não saem. A garantia se estende para até quatro anos após a compra do computador.

Bill Gates e Bono Vox, do U2, são sócios no Convoy, um app americano que junta cargas e caminhoneiros. Nos EUA, de 3,5 milhões de homens na estrada, 400 mil são autônomos. O concorrente do app por lá é o Uber Freight. O serviço pode se tornar atraente, no Brasil. Segundo um estudo de 2014, os caminhões brasileiros trafegam com 61% de sua capacidade de carga. 39% das viagens ocorrem com os veículos vazios. Nos EUA, a experiência é de aumento de 30% na renda dos caminhoneiros. Já há versões nacionais, que ainda engatinham — entre elas, as startups Fretebras e TruckPad. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.