Antitruste europeu parte para cima do Google

A União Europeia multou o Google no valor de €4,34 bilhões, quase R$ 20bi. É a maior multa da história da empresa e o maior gesto europeu para conter o que considera práticas excessivas do Vale do Silício. Neste caso específico, o alvo da Comissão Europeia de Competitividade é o Android. Para os comissários, a empresa usou seu sistema operacional de celulares para impedir que concorrentes do sistema de busca e do browser Chrome pudessem vir pré-instalados nos smartphones. O quase monopólio num braço da tecnologia digital, portanto, facilitaria a manutenção do virtual monopólio noutro braço.

Os reguladores se queixam de que, para permitir que fabricantes de celulares instalem o sistema Android nos aparelhos, o Google abusou de três formas distintas. A primeira, na Play Store, principal loja de apps. Para tê-la nos aparelhos, era exigência já pré-instalar o app de busca do Google e o browser Chrome. A segunda: o Google pagou grandes somas para que os maiores fabricantes garantissem a exclusividade de sua busca nos aparelhos. E, por fim, exigiu que qualquer fabricante que quisesse apps do Google em alguns modelos não pudesse modificar o Android noutros modelos.

Além da multa, a Comissão dá um prazo de 90 dias para que as três práticas cessem no mercado comum europeu. “Estas práticas negaram a rivais a oportunidade de inovar e competir pelo mérito”, afirmou Margrethe Vestager, a executiva no comando das políticas antitruste no continente. Mas o Google pretende recorrer à decisão. (New York Times)

Sundai Pichai, CEO do Google, se defendeu. Ele argumenta que o Android tem concorrente. São os iPhones, da Apple. “Em 2007, escolhemos oferecer o Android gratuitamente para fabricantes de celular”, ele escreve em um post. “Mas há custos nisso, e o Google investiu bilhões de dólares para fazer do Android o que ele é hoje. O investimento faz sentido para nós porque podemos oferecer aos fabricantes a opção de carregar nossos apps mais populares, alguns dos quais geram renda.” Para Pichai, os europeus querem desmontar o modelo de negócios que permite ao Android que seja gratuito.

PUBLICIDADE

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, deu uma longa entrevista à veterana repórter Kara Swisher, em seu podcast. Dá uma hora, vinte e dois minutos, de áudio e a transcrição está à disposição. Três trechos seguem.

Manipulação eleitoral nos EUA: “Pelo que vimos, é claro que os russos tentaram interferir. Antes da eleição, percebemos um grupo hacker, parte da inteligência militar, tentando capturar as contas de algumas pessoas. Informamos ao FBI. Mas há outra área que demoramos para perceber. Um grupo russo diferente montou uma rede de contas falsas para espalhar informação que provocasse divisões. Desde então, desenvolvemos técnicas para evitar este problema em outras eleições.”

Fake news: “Nossa abordagem não é dizer que você não pode falar algo errado na internet. Todo mundo erra. Ao mesmo tempo, se observamos o que está viralizando na rede, acredito que temos a responsabilidade de garantir que não há desinformação evidente. Se o público diz que a informação é falsa, nós enviamos para checadores que operam com padrões conhecidos e, se eles nos dizem que é potencialmente falso, reduzimos a distribuição.”

Dividir o Facebook para evitar monopólio: “A alternativa serão empresas chinesas. Se adotarmos uma política de que nós, como país, decidiremos que queremos cortar as asas das empresas de tecnologia e fazer com que seja difícil para que operem noutros lugares, então há outras companhias querendo e podendo tomar nosso lugar. E não compartilharão dos mesmos valores que os nossos. Se o governo ouvir sobre interferência em eleições ou terrorismo, não acredito que empresas chinesas vão cooperar.”

E por falar... Fátima, a robô checadora de Aos Fatos, começou a operar no Twitter. @fatimabot encontra tweets com notícias falsas e alerta seus autores.

Política

Desandou, como sói acontecer, a conversa do Centrão — ou Blocão — com Ciro Gomes. Parecia quase lá, não foi. Segundo o Painel, o presidente do PR, Valdemar Costa Neto, deu para trás dizendo ter leve preferência pelo tucano Geraldo Alckmin. Houve, porém, um acordo no grupo de partidos. Indicarão para vice de quem escolherem Josué Gomes, do PR mineiro e filho do ex-vice-presidente José de Alencar. (Folha)

Não é coincidência. O governador baiano Rui Costa, herdeiro político de Jaques Wagner, defende que, na ausência de Lula, o PT possa apoiar um candidato de outro partido. Wagner gosta da ideia de ele próprio ser vice numa chapa encabeçada por Josué. (Estadão)

O responsável pelo programa econômico de Ciro Gomes, Mauro Benevides, gostou da reunião que teve com seu par no DEM, Claudio Adilson Gonçalez. “Quando o Mauro Benevides disse que, entre seis pontos divergentes, houve acordo em cinco deles, eu pensei: ‘Meu Deus, acordo em quê?’” A recíproca não parece ter sido verdadeira. Em entrevista à Broadcast, Gonçalez afirmou que o discurso do pedetista o assusta. “Quando o Ciro falou que o problema da economia é juros altos e cambio baixo e que, no governo dele, o câmbio será competitivo para exportação, o que o mercado financeiro e os agentes econômicos concluem? Que ele vai acabar com o regime de metas da inflação e com o câmbio flutuante. Assusta.” (Estadão)

Paulo Celso Pereira: “Dispensado na formação da base lulista em 2003, quando ainda se chamava PFL, o DEM foi obrigado a aprender como sobreviver longe de cargos e verbas. Ao longo dos 14 anos, manteve-se na oposição e conseguiu tomar do PSDB o papel de mais vigoroso crítico ao petismo. Se por um lado a distância do Planalto levou a uma contínua perda de quadros, por outro a legenda finalmente adquiriu uma ideologia clara, defendendo uma pauta liberal na economia e conservadora nos costumes. A chegada de Michel Temer ao poder jogou o partido de volta no governo. Dois anos e meio depois, a legenda enfrenta hoje um dilema existencial: deve privilegiar a coerência com a ideologia da qual se tornou representante, ainda que sob risco de uma derrota eleitoral, ou fazer o que for necessário para ser governo e receber suas benesses. Ficar perto do Planalto é pra lá de tentador. Após mais de uma década no deserto oposicionista, o DEM deliciou-se nos últimos anos com o poder, sem abrir mão de sua agenda programática. Será na escolha que fará nos próximos dias que ficará definido se a legenda seguirá detentora de uma agenda política clara — ainda que isso possa, de tempos em tempos, lhe obrigar a ir para a oposição — ou se optará por tornar-se mais um sigla que disputa espaço no centro fisiológico do país.” (Globo)

Enquanto isso... Geraldo Alckmin celebrou, no Twitter, o anúncio de uma aliança tucana com o PTB. As respostas que recebeu na rede social foram inclementes.

E Bolsonaro não conseguiu. De novo. Após espalhar pela segunda vez a escolha de um vice, teve de segurar o anúncio. O general Augusto Heleno, do minúsculo PRP, não se juntará ao líder das pesquisas. O mundo político manda um recado: não confia nele. (Globo)

Quando assumir a presidência do Supremo, em setembro, Dias Toffoli não pretende pautar a constitucionalidade da prisão após condenação em segunda instância. Ao menos não de imediato. Segundo Monica Bergamo, advogados ligados ao PT não gostaram. (Folha)

Rosa Weber, por sua vez, negou pedido do MBL de tornar Lula inelegível antes de ele pedir seu registro eleitoral. Se ele não pediu formalmente para ser candidato, argumenta, não há manifestação possível da Justiça.

Pois é. O STJ já negou mais de 250 pedidos habeas corpus para Lula nos últimos 8 dias.

Errata: diferentemente do que publicamos cá no Meio, ontem, os políticos caçados em O Doutrinador não são reais. O filme baseado nos quadrinhos estreia em 20 de setembro.

Viver

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a melhor instituição de ensino superior da América Latina, segundo o ranking britânico Times Higher Education. A universidade já aparecia em primeiro lugar no ano passado, a frente da USP (Universidade de São Paulo). O Brasil, aliás, domina a lista latina, com 43 das 129 universidades listadas. Seis delas estão no top 10. (Folha)

PUBLICIDADE

O planeta Terra tem uma reserva de um quatrilhão de toneladas de diamantes. Mil vezes mais que um trilhão. Muito mais do que o imaginado. Mas não adianta se animar muito. Muito poucas dessas gemas devem chegar às joalherias. Os minerais preciosos estão localizados muito mais profundamente do que qualquer expedição de perfuração já alcançou, a cerca de 145 a 240 quilômetros abaixo da superfície do planeta.

Sabe aquela lembrança distante, de quando você ainda era criança, que você acredita ser sua primeira memória genuína? Ela pode não ser verdade. Em uma nova pesquisa com mais de 6 mil entrevistados publicada na revista Psychological Science, quase 40% das pessoas afirmaram que suas primeiras lembranças são de quando tinham dois anos de idade ou menos. Outras 900 tinham memórias de quando tinham um ano ou menos. O problema é que, neurologicamente, os humanos não são capazes de lembrar de coisas que aconteceram quando eles tinham menos de 3,5 anos de idade, em média. Pois é. Se você tem uma lembrança que ocorreu antes de completar três anos e inclui muitos detalhes, há uma boa chance de que essa seja apenas uma história que você inventou para si mesmo quando ficou mais velho.

Por falar... Um outro estudo, publicado no mês passado, analisou o aumento do uso de nootrópicos — substâncias estimulantes, capazes de melhorar a concentração, a memória e o desempenho cognitivo — por indivíduos saudáveis que buscam ‘turbinar’ o cérebro. A pesquisa registrou aumento do uso não terapêutico deles em todos os países analisados, inclusive o Brasil. (Nexo)

Cultura

Começa hoje a 49ª edição da Comic-Con de San Diego, um dos eventos mais importantes do entretenimento no mundo. Realizada há quase 50 anos, a primeira edição da feira teve 300 participantes — hoje, são 130 mil. O evento reúne um pouco de tudo. Os quadrinhos, é claro, marcam presença: o Eisner 2018, mais importante prêmio do mundo das HQs, será entregue lá. Os grandes estúdios também costumam aproveitar a Comic-Con como um termômetro para seus blockbusters. As empresas de streaming se organizam para vender seu peixe. E tem, é claro, a TV: as séries dominam a programação de 2018 e um dos momentos mais esperados do evento é a reunião de dez anos de Breaking bad. (Globo)

E a cantora Cher, que aparece na sequência do filme Mamma Mia! (trailer), em homenagem a Abba, anunciou que vai lançar um álbum com versões de canções da lendária banda sueca.

Para relembrar:áudio de Cher cantando Fernando.

Depois da rainha Elizabeth, a Netflix divulgou também as primeiras imagens de Helena Bonham Carter como a princesa Margaret em The Crown e de Ben Daniels caracterizado como Antony Armstrong-Jones, marido da princesa.

Foi lançada a 3ª edição do Prêmio Kindle de Literatura. As inscrições começam a partir de 15 de agosto e se encerram em 15 de outubro. Voltado para romances inéditos em língua portuguesa, que devem ser publicados de forma independente, terá cinco finalistas anunciados no final de janeiro e, o vencedor, em fevereiro. O prêmio é de R$ 30 mil e vale um contrato com a Nova Fronteira para publicação impressa.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.