Lula segura as rédeas e não libera Haddad para corrida

Fernando Haddad não é candidato, ainda. A decisão de segurar a virada da chapa petista é do ex-presidente Lula, que deseja insistir nos recursos. Segundo Cristiana Lôbo, a aposta do PT é de que, ao questionar a decisão do TSE no Supremo, o sorteio leve o processo ao ministro Ricardo Lewandowski. Ele é o único que poderia tomar uma decisão monocrática de suspender a decisão do TSE. As chances não são pequenas. Por terem participado do julgamento na corte eleitoral, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin não participam do sorteio. Assim como não participa a presidente do STF, Cármen Lúcia.

A pressão no STF contra Lewandowski, para que não faça algo assim sozinho, é imensa. Ele poderia autorizar a candidatura do ex-presidente por liminar e levar ao plenário, para voto definitivo.

Uma liminar é perigosa para o PT. Afinal, o dia 11, terça-feira, é o prazo limite para substituição de candidatura. Se o partido decide insistir no jogo, depois disso, periga ficar sem qualquer candidato. Segundo Catia Seabra, Lula já cogita liberar Haddad para que concorra, a partir de terça, mesmo que tenha uma liminar favorável. (Folha)

Enquanto isso... Piora a cada dia o clima entre Gleisi Hoffmann e Haddad. Segundo Lauro Jardim, a presidente do PT não gosta do ex-prefeito como candidato. (Globo)

E... O TSE mandou suspender publicidade petista que trata Lula como candidato a presidente. A multa será de R$ 500 mil para cada vez que for exibido algo do tipo. O PT acusa a corte de reinstaurar a censura no Brasil.

PUBLICIDADE

Há 20 anos, o ex-prefeito carioca Israel Klabin, conseguiu no Banco Mundial uma verba de US$ 80 milhões para o Museu Nacional. O acordo nunca foi fechado. A condição para liberar os recursos é de que a instituição tivesse uma administração independente na forma de uma fundação de direito privado. A UFRJ não aceitou. A história, publicada pelo Globo, foi lembrada em seu Facebook pelo sociólogo Simon Schwartzman.

Há uma esperança. Os pesquisadores que entraram ontem nos escombros do Museu Nacional não puderam localizar o crânio de Luzia, o fóssil de Homo sapiens mais antigo das Américas. Ele, assim como alguns ossos fossificados de dinossauro, estava em um cofre e em armários de aço especiais. Pode ter sobrevivido.

Como escaparam ao fogo alguns milhares de espécimes de moluscos. O prédio já estava em chamas quando o professor Paulo Buckup, acompanhado de colegas, entraram e saíram levando gavetas. Estes animais, coletados ao longo dos anos, serviram à primeira descrição da fauna brasileira. Parte pequena da coleção. Os espécimes de aranhas e crustáceos se foram.

Números: A verba consumida pelo Museu Nacional, em 2018, equivale ao gasto em 15 minutos pelo Congresso Nacional, no ano passado. Ou dois minutos do gasto pelo Poder Judiciário, no mesmo ano. O reitor da UFRJ recebeu em salário líquido, ao longo de cinco meses, mais do que o museu recebeu até agosto. O museu é um dos órgãos da universidade.

Vídeo: um tour pelo museu incendiado.

Carlos Marun, ministro da Secretaria de Governo: “Agora que aconteceu, tem muita viúva chorando. Na televisão não vi ultimamente alguém destacando a história do museu, valorizando o museu para que ele se tornasse mais amado pela nossa população. Está aparecendo muita viúva apaixonada, mas, na verdade, essas viúvas não amavam tanto assim o museu em referência.”

dasa_2

HealthTech

A Tailândia convive com dois problemas graves a respeito de saúde. Um é geral. Há médicos de menos para pacientes demais. O outro é específico: um imenso preconceito com doenças mentais. Parte do projeto de digitalização Tailândia 4.0, voltado especificamente para tecnologia de saúde, planeja montar um piloto em saúde mental que pode resolver o problema maior. São apps que utilizam inteligência artificial para fazer diagnóstico. Ao invés de procurar um médico de cara, quem está sofrendo pode, anonimamente, ter uma pista de qual seu mal — depressão, talvez, ou ansiedade, talvez algo mais grave. O pré-diagnóstico é incentivo para marcar uma consulta – e apps ajudam a sugerir um psiquiatra ou psicólogo próximo, a preço possível, e já fazem a agenda. Se der certo, o projeto pode ser ampliado para outras áreas de medicina. Pré-diagnóstico baseado em inteligência artificial ajuda a separar casos urgentes dos menos, e organiza a fila para consultas.

Uma em cada seis pessoas sofrerá um derrame cerebral. Uma startup holandesa chamada Nico.lab desenvolveu um software que lê as imagens duma isquemia geradas num tomógrafo e, utilizando-se de inteligência artificial, detecta rapidamente o tamanho da hemorragia e a localização de possíveis trombos. O resultado é permitir aos médicos uma noção concreta — e rápida — do tipo de acidente, da causa e de que tipo de intervenção imediata é possível. Nico.lab está atrás de investidores. Também há vídeo.

Cultura

Anualmente, dezenas de milhares de pessoas se reúnem no Deserto Black Rock, em Nevada, para o Burning Man — um festival pagão, um grande acampamento em que música, arte e tecnologia são celebrados no entorno de uma grande estátua de homem que é incendiada ao final. Este ano passaram por lá 70 mil pessoas — e o homem foi posto em chamas ontem à noite.

O site de arquitetura Arch Daily fez uma galeria das estruturas mais interessante do evento este ano.

O próprio site do evento pôs no ar uma galeria com belas fotos do festival. A Elle australiana foi atrás duma galeria com celebridades que estiveram por lá, incluindo as modelos Heidi Klum, Alessandra Ambrosio e Kendall Jenner, a atriz Nina Dobrev e a cantora Katy Perry.

PUBLICIDADE

Um diálogo entre moda, arte medieval e o catolicismo. Peças de alta costura, artigos de acervo de museu, e alguns itens emprestados do Vaticano. Essa é a mostra Heavenly Bodies, que chegou a marca de terceira maior audiência do Metropolitan Museum of Art, o MET, desde a sua abertura, em 1870. A mostra é a exposição mais visitada dentro do segmento moda e a primeira em quase 40 anos a superar a marca de sete dígitos de público. (Folha)

Para os curiosos: É possível navegar pelas partes da exposição no site do MET.

A adaptação do livro de Elena Ferrante, A Amiga Genial, debutou no Festival de Cinema de Veneza no fim de semana. Dois episódios da série italiana foram exibidos — e aplaudidos. A estreia mundial da primeira temporada do seriado acontece só em novembro. Mas o primeiro trailer já saiu. (Estadão)

Viver

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino médio brasileiro está cada vez mais longe de atingir seus objetivos. Nenhum estado atingiu a meta que tinha para 2017 e cinco ainda registraram queda na nota. Em 2013, a distância entre a qualidade esperada e a obtida era de 0,2 ponto, agora ela mais que quadruplicou: 0,9 ponto separa o Ideb proposto para 2017 (de 4,7) do resultado alcançado pelo Brasil, de 3,8. E a situação não é dramática apenas na rede pública — embora à frente nas notas do Ideb, a rede particular de ensino no Brasil não atingiu as metas estipuladas para ela em nenhuma das etapas avaliadas. (Globo)

O caminho talvez seja mirar em bons exemplos. Conhecida pelos bons resultados de alfabetização e nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, a cidade de Sobral, no Ceará, alcançou a primeira posição no Ideb também nos anos finais. Aliás, entre as 100 cidades com maiores médias nos anos iniciais, 19 são do Ceará. Nos anos finais do ensino fundamental, o estado tem 14 cidades no Top 100. São Paulo, o estado mais rico do país, tem 26 e 32, respectivamente. (Folha)

Gabriel Corrêa, do Todos Pela Educação: "Apesar de ser o 23º estado brasileiro em PIB per capita, o Ceará registra o 6º maior Ideb nos anos iniciais, o 4º maior nos anos finais, e o 4º no ensino médio (junto com PE, DF e SC). Já Pernambuco destaca-se no ensino médio com o 4º maior Ideb desta etapa (junto com CE, DF e SC), e apresenta a menor diferença na aprendizagem entre alunos mais ricos e mais pobres também no ensino médio. Assim, ainda que o Ideb 2017 evidencie o crítico cenário da educação brasileira, a boa notícia é que é possível avançar quando se tem políticas educacionais bem formuladas, com compromisso político para assegurar sua implementação e, principalmente, continuidade ao longo de diferentes ciclos de gestão.” (Globo)

Morreu no domingo, aos 86 anos, o chef José Hugo Celidônio, um dos mais importantes da gastronomia brasileira. Ele marcou o Rio como um dos primeiros a realizar o casamento da cozinha francesa com a brasileira. Seu primeiro restaurante foi o Sol e Mar, mas em 1968 foi o Flag, frequentado por jornalistas, intelectuais, socialites e empresários, que virou lenda na noite carioca. Na parte de cima, funcionava um piano-bar, onde se apresentaram Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Nara Leão, Dick Farney e Sarah Vaughan. Chico Buarque fez uma temporada por lá, cantando diariamente durante um mês. De 1980 a 2002, José Hugo fez sucesso com o Clube Gourmet, que, apesar de funcionar em um casarão em frente ao cemitério São João Batista e ao lado de um hospital, vivia lotado. No fim do ano passado, ele reabriu o restaurante. (Globo)

Pela primeira vez em 12 anos, Lionel Messi está fora da disputa pelo posto de melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo, atual vencedor, terá rivais diferentes este ano: o croata Modric e o egípcio Salah. O mesmo trio disputou o troféu de melhor jogador do futebol europeu, concedido pela Uefa, e Modric acabou levando a melhor na disputa. O vencedor será divulgado no dia 24 de setembro, em cerimônia em Londres.

Já no futebol feminino, a nossa Marta, vencedora por cinco vezes e indicada em 14 oportunidades, disputará o título de melhor jogadora do mundo com duas atletas do Lyon: a norueguesa Ada Hegerberg e a alemã Dzsenifer Maroszan. Entre os técnicos, Vadão, pela seleção brasileira, chegou a figurar entre os 10 primeiros escolhidos, mas não avançou à segunda fase da disputa.

Pois é. A Fifa também anunciou ontem os 10 gols que concorrerão ao troféu de gol mais bonito da temporada 2017/18. E tem lance de clube brasileiro na disputa: é do uruguaio Giorgian de Arrascaeta em partida do Cruzeiro contra o América Mineiro, em fevereiro deste ano (vídeo). A lista inclui ainda quatro lances da Copa do Mundo, e a famosa bicicleta de Cristiano Ronaldo contra a Juventus.

Por falar... Ronaldo, o fenômeno, é dono agora de um time de futebol. Ele adquiriu 51% das ações do clube espanhol Real Valladolid, transformando-se no acionista majoritário e presidente do conselho de administração. (Folha)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.