Ibope: Bolsonaro se descola no dia em que Haddad é ungido candidato

A pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou um Jair Bolsonaro bem maior do que o do Datafolha. Se tinha 22% na entre 1 e 3 de setembro, saltou a 26% das intenções de voto nesta nova, colhida entre 8 e 10. Ciro caiu um ponto, mantendo-se estável — tinha 12, passou a 11%. Marina, que estava empatada com o pedetista nos mesmos 12, caiu para 9%. Agora, empatou com Alckmin — que manteve-se nos mesmos 9% entre uma pesquisa e outra. Fernando Haddad saiu de 6 para 8%. O cenário do bolo neste segundo pelotão com Ciro líder, Marina em queda, Alckmin estável e Haddad vindo confirma mais ou menos os tamanhos colhidos pelo Datafolha de segunda-feira. A principal distinção está mesmo no crescimento do ex-capitão, que o Ibope não detectou como sendo sutil. (Estadão)

Mas há outra distinção relevante: é na especulação do segundo turno. Enquanto Datafolha detectou vitórias com folga contra o candidato militar por todos menos Fernando Haddad, o Ibope percebeu cenários mais apertados. Ciro Gomes teria 40% e, Bolsonaro, 37%. Alckmin, 38% contra 37% do ex-capitão. Marina e o líder se bateriam 38 a 38%. E Haddad perderia com 36% contra 40%.

Jair Bolsonaro não se destaca do segundo pelotão apenas nas intenções de voto, mas também no índice de rejeição. 41% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum. Marina tem 24%, segundo o Ibope, Haddad 23%, Alckmin, 19% e, Ciro, 17%.

Rafael Cortez da Tendências Consultoria: “O cenário pós atentado aponta na mesma direção que existia antes. Uma cristalização das preferências ao Bolsonaro. A fidelização do eleitor foi reforçada. Contudo, não acredito que exista um crescimento a partir do episódio. Ele tem um desafio grande, que é a rejeição. As pesquisas não conseguem captar o potencial de votos do Haddad. Os próximos levantamentos devem mostrar um desempenho mais positivo. O PT tem dois desafios com ele: aumentar a taxa de exposição, porque ainda é desconhecido, e reforçar o vínculo entre ele e Lula. Há a expectativa de crescimento. Não se sabe se será o suficiente para gerar distanciamento do Ciro Gomes. Existe essa rivalização no campo da esquerda.” (Estadão)

De olho nas pesquisas deste ano e nas de 1989, o cientista político Jairo Nicolau percebeu que voltamos ao padrão: “Quem diria que, três décadas depois, teríamos novamente uma disputa entre um outsider contra os candidatos do PT, PDT e PSDB?” Pois, no retrato do momento, é exatamente isto. Naquela que foi a primeira eleição desde 1960, Fernando Collor saltou à frente, o tucano Mario Covas ficou para trás, enquanto Lula e Leonel Brizola disputaram até o último dia quem iria ao segundo turno.

PUBLICIDADE

Ao menos nem tudo é indefinição. O PT tem, enfim, um candidato que pode disputar a eleição. No evento que ocorreu ontem, em Curitiba, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad assumiu a disputa com Manuela D’Ávila, do PCdoB, de vice.

O evento teve inicio com a leitura, pelo ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh, de uma carta escrita por Lula. “Minha condenação é uma farsa judicial, uma vingança política”, escreveu. “Estou indicando ao PT a substituição de minha candidatura pela do companheiro Fernando Haddad, que até este momento desempenhou com extrema lealdade a posição de candidato a vice. Sei que um dia a verdadeira Justiça será feita. E nesse dia estarei junto com o Haddad para fazer o governo do povo e da esperança.”

Os adversários já começaram a bater. “Fui convidado a exercer esse papelão aí, de candidato a vice de araque para amanhã ser escolhido”, afirmou Ciro. “Não é assim que se constrói uma liderança para um país.” Alckmin foi igualmente duro. “É inacreditável o que o PT fez esse tempo todo sabendo que Lula não seria candidato.” Ao menos por enquanto, a intenção do PT é não responder. Quer facilitar alianças caso chegue ao segundo turno. (Globo)

Mas... Quando o partido sentiu que havia possibilidade de perder para Marina Silva, em 2014, bateu — e bateu duro.

E... O ministro Celso de Mello negou, no STF, o último recurso de Lula para ser candidato. Estava irritado com os advogados do PT, que protocolaram reclamações afirmando que o Supremo demorava demais em responder. O processo, com 175 páginas, chegara ao gabinete do ministro na segunda à tarde. (Jota)

Os dois filhos mais velhos de Jair Bolsonaro — Flávio e Eduardo — tentam debelar a crise de comando na campanha. O conselho militar, encabeçado pelos generais Augusto Heleno e Oswaldo Ferreira, tentava dar protagonismo ao vice e também general, Antônio Mourão. Os irmãos decidiram que ninguém assumirá a agenda do pai. Mourão seguirá com a sua própria, os dois tocarão as candidaturas para senador (Flávio) e deputado federal (Eduardo), e o presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebiano, vai incrementar a corrida presidencial nas redes sociais. Bebiano é desafeto dos militares. (Globo)

Cotidiano Digital

Acontece hoje, às 14h em Brasília, o evento anual da Apple de lançamento dos novos iPhones. Será transmitido ao vivo pelo site da empresa. O sucessor do iPhone X deverá se chamar XS e sua tela sem moldura ocupará as mesmas 5,8 polegadas com tela OLED. Será, porém, mais rápido — e esta não é a principal novidade. O nome larga o Plus. XS Max é a versão com tela de 6,5 polegadas. Além das cores preto e branco, ambos serão lançados em dourado. A empresa deverá anunciar, também, um novo iPhone barato — 6,1 polegadas, tela LCD. É a nova versão do iPhone 8, possivelmente sem moldura. Especula-se que será batizado XC.

E os novos Apple Watches, série 4, devem aparecer pela primeira vez sem moldura. Os tamanhos são os mesmos — 38 e 42 mm, mas com telas maiores. Serão possivelmente mais finos. Tem ainda um extra: uma prancha sobre a qual podem ser depositados os relógios, os fones airpods e iPhones para carregamento sem fio.

O mercado dos EUA para as caixas de som inteligentes está crescendo rápido. A ponto de não ser mais nicho. Em janeiro, estavam em 28% das casas. Hoje aparecem em 32% delas. Este aumento entre o início do ano e agosto é relevante porque quase 80% das vendas destes aparelhos se dá entre novembro e dezembro. Quando 2019 chegar, estima a Adobe Analytics, caixas inteligentes já deverão estar em metade das residências americanas.

Aliás... A liderança da Amazon neste mercado pode estar sob ameaça. As vendas de seu Echo estão em queda globalmente. No segundo trimestre deste ano, um terço das vendas foram do Google Home, com o Echo ocupando quase um quarto. No mesmo trimestre, em 2017, a caixa da Amazon correspondia a 82% do mercado. Em terceiro está o modelo na chinesa Alibaba. A Apple ainda não é relevante.

Incrivelmente, nenhuma é vendida oficialmente no Brasil. A do Google, mais popular por aqui, não fala português. Isto apesar de o Assistente Google em nossa língua ser o segundo mais usado do mundo.

Cultura

O Brasil já tem representante na disputa por uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2019: O Grande Circo Místico (trailer), de Cacá Diegues, tentará chegar entre os finalistas da categoria. O longa conta a história da família austríaca dona do Circo Knieps de 1910 até os dias de hoje. É inspirado em um poema de Jorge de Lima que já virou também espetáculo musical. A lista final com os cinco indicados será revelada no dia 22 de janeiro. Por aqui, o filme estreia nos cinemas no dia 15 de novembro.

PUBLICIDADE

Tudo começou no Twitter, no ano passado, quando Eduardo Hanzo criou uma thread contando a história de rivalidade entre sua avó e sua vizinha. Foram 60 tuítes detalhando, com muito humor, os requintes de crueldade da relação odiosa das duas. Na rede, o sucesso foi grande. E chamou tanto a atenção que vai virar série da Globo pelas mãos de Miguel Falabella e Glória Perez. Pois é. Ainda não há data para o lançamento, mas os tuíteiros já estão ansiosos.

E a ABC divulgou ontem o trailer da décima quinta temporada de Grey's Anatomy. Os episódios inéditos estreiam em 27 de setembro.

Viver

O número de mulheres que obtêm um diploma do ensino superior é maior que o de homens nos países da OCDE. Ainda assim, elas continuam tendo uma participação menor no mercado de trabalho. A organização estima que 80% das diplomadas trabalhem, enquanto entre os homens esse percentual é de 89%. Além disso, essas mulheres ganham, em média, 26% menos que seus pares masculinos. O Brasil não faz parte da OCDE, mas o cenário por aqui não é diferente: entre as mulheres que têm diploma superior, 83% estavam empregadas em 2017, enquanto entre os homens esse percentual era de 91%. A diferença salarial também é alta: em média, as mulheres com diploma superior tinham rendimento 35% inferior ao dos seus pares masculinos.

Aliás... Os números da organização mostram que mais da metade dos brasileiros não tem diploma do ensino médio. O índice é mais do que o dobro da média da OCDE e nos deixa atrás de vizinhos como Argentina, Chile e Colômbia.

Além disso, o salário mínimo pago ao professor no Brasil é um dos piores do mundo. Quando considerado o salário inicial anual de cada etapa, os professores brasileiros ficam em último em quase todas, exceto na educação infantil. (Globo)

Menos mal que, depois de quatro quedas consecutivas, o país conseguiu frear a redução da porcentagem do PIB investida na área de educação — do ensino fundamental ao superior. O valor gasto pelo governo para cada estudante, no entanto, segue estagnado há três anos e se mantém bem abaixo da média dos países da organização.

E para os curiosos: O Nexo mostra, em gráficos, com dados do IBGE, a relação entre o nível de escolaridade de pais e mães e o número de anos de estudo dos filhos, por gênero e raça/cor.

Com os incentivos certos, você mudaria o caminho de casa ao trabalho por uma rota mais ecológica e eficiente? Pesquisadores da Universidade de Maryland apostam que sim. Eles estão por trás de um aplicativo que faz exatamente isso. Quando os usuários colocam seu destino no Incentrip, o app exibe várias opções de rotas — carro, ônibus, metrô, bicicleta ou carona — com informações sobre a duração, o tempo e a quantidade de combustível consumido para cada uma. Aí, ele concede pontos com base na escolha do usuário. Ganham mais os métodos mais ecológicos e eficientes. No fim, a pontuação, calculada por meio de inteligência artificial com base nos padrões comportamentais do usuário, pode ser usada em prêmios como cartões-presente para a Amazon, a Apple e o Google. Atualmente, o aplicativo está sendo testado em Washington, DC e Baltimore, nos Estados Unidos.

Elefantes, girafas e antílopes costumam ser vistos em ambientes de calor. Mas, após uma frente fria que levou neve a algumas partes da África do Sul no fim de semana, eles foram fotografados em meio ao gelo. As imagens foram postadas em redes sociais. (Globo)

E diante de um rival inofensivo, a seleção brasileira não teve qualquer dificuldade para golear El Salvador por 5 a 0 ontem, em Washington, nos Estados Unidos.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.