Ibope: Bolsonaro parou de crescer; Haddad, não

Jair Bolsonaro parou de crescer, estancou. Segue com os 28% que o Ibope lhe atribuía na última terça-feira. Fernando Haddad diminuiu o ritmo, mas ainda está subindo — tinha 19, alcançou 22%. Ciro Gomes continua estável em 11% faz três semanas e Geraldo Alckmin oscilou um ponto para cima, chegando a 8%. Marina caiu, também um ponto. Tem 5%. João Amoêdo, que estava com 2, foi a 3%.

Neste meio tempo, subiu para seu ponto mais alto desde o início da campanha a rejeição a Bolsonaro. Era de 42, chegou a 46%. A de Haddad também subiu, mas apenas um ponto. Está em 30%. Marina é rejeitada por 25%; Alckmin, por 20%; e Ciro Gomes, por 18%.

Também as avaliações de segundo turno ficaram ruins para o candidato do PSL. Perde para todos, com exceção de Marina Silva, com quem empata em 39%. Para Haddad, a derrota é de 43 a 37%; para Alckmin, 41 a 36%. E, para Ciro Gomes continua aparecendo a maior diferença, 46 a 35%.

Bernardo Mello Franco: “O capitão manteve seus 28%, mas recebeu três notícias ruins. A primeira foi o crescimento de Haddad, que chegou a 22% e passou a ameaçar sua liderança. A segunda foi o crescimento de seu próprio índice de rejeição, que chegou a 46%. A terceira foi a mudança nos cenários de segundo turno. Os números animaram os petistas, mas não significam que Haddad terá vida fácil. O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirma que a verdadeira rejeição do petista é maior que os 30% indicados na pesquisa. Ele diz que o questionário capta a aversão à ‘pessoa física’ do candidato. Seu desgaste tende a aumentar quando o eleitor que não deseja a volta do PT passar a identificá-lo como inimigo.” (Globo)

Bruno Boghossian: “A provável explicação para o retrato exibido pelo Ibope é a formação de mobilizações contrárias ao candidato do PSL e a sucessão de ataques a ele na propaganda eleitoral. A dura campanha de Alckmin contra o deputado não fez o tucano crescer, mas pode ter travado o crescimento do adversário. Quem se beneficia, por enquanto, é Haddad. Nos últimos dias, o senador Cássio Cunha Lima afirmou que os ataques eram um erro. Semanas antes, Alckmin havia dito que faria ‘o possível’ para evitar a vitória do rival. Parece que o paulista assumiu o papel de kamikaze.” (Folha)

Enquanto isso... O Centrão, bloco formado por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade, vai esperar até o Datafolha, mais adiante na semana, para decidir como se portar. De acordo com Julia Duailibi, se Geraldo Alckmin não subir, os partidos desembarcam da candidatura discretamente.

PUBLICIDADE

Pois o candidato do PSL deu sua primeira entrevista após o atentado a sua vida ao jornalista Augusto Nunes, da Joven Pan. Em vídeo. Bolsonaro afirmou que acredita que Adélio Bispo de Oliveira não agiu sozinho ao tentar assassiná-lo. “Ele não é tão inteligente assim”, disse. “A tendência natural é ser linchado, então ele foi com a certeza de que teria gente ao lado dele. O depoimento do delegado que está conduzindo, realmente, é para abafar.” O candidato defendeu, ainda, a proposta do economista Paulo Guedes de isentar do Imposto de Renda quem ganha até cinco salários mínimos e estabelecer uma alíquota fixa de 20% para todos os outros. Questionado se não ficaria um peso muito grande para os mais pobres, afirmou que pode haver revisão. “Se estiver alta para alguns, converso com o Paulo Guedes”, explicou. “Só falei uma coisa: ‘Paulo, quero que a União arrecade menos.’”

O delegado federal Rodrigo Morais, que ouviu mais de 30 pessoas, quebrou sigilos financeiro, telefônico e telemático de Adélio, não encontrou qualquer indício de envolvimento de terceiros. (Estadão)

dasa_2

HealthTech

A Cognetivity, startup inglesa, está desenvolvendo uma tecnologia baseada em inteligência artificial para diagnosticar muito mais cedo demência ligada à velhice. Os testes são simples: a pessoa é apresentada a uma imagem por um período curto de tempo e, depois, deve descrevê-la com tantos detalhes quanto possível. Os resultados são comparados, por um algoritmo de inteligência artificial, com uma base repleta de outras descrições feitas por gente de idade similar. O objetivo é detectar o sutil Défice Cognitivo Ligeiro — estágio anterior à Doença de Alzheimer. Seria um diagnóstico precoce a partir de um teste fácil e barato. Não há cura para demência. Mas dedicação a aprender um instrumento musical ou uma língua nova, assim como certos jogos e quebra-cabeças ajudam a retardar os sintomas mais agudos para quem sabe que já começou.

Então... Este é um campo que se expande rápido. Merline Saintil, uma executiva com experiência de altos cargos no Vale — Yahoo!, PayPal, Adobe — driblou o caminho típico da carreira para se tornar a CEO de outra startup voltada para a saúde da mente. A 7 Cups. Na Forbes, ela explica o porquê. “É a convergência de três fortes tendências nos campos de tecnologia, saúde e sociedade. Inteligência artificial vai personalizar saúde e aumentar acesso a milhões de pessoas que estão fora do sistema.” É um mercado que está para explodir.

A GeekWire teve acesso a uma série de documentos que comprovam o interesse da Nest em mergulhar na área de dispositivos para saúde. A empresa, uma subsidiária do Google, hoje fabrica aparelhos inteligentes para a gestão de casas — termostatos e câmeras de segurança. Uma das áreas de interesse é a de equipamento que pode ampliar o tempo em que pessoas idosas conseguem viver com independência em suas próprias residências. É nesta linha que a empresa comprou em segredo a startup Senosis, criada dentro da Universidade de Washington, e que desenvolve apps que produzem diagnósticos usando os sensores de smartphones. Por algum motivo, a Nest está indo ao mercado para fazer aquisições — e quer escondê-lo.

Ao abandonar a pílula, a jornalista Julie Bogen, do Verge, se sentiu perdida, sem compreender os ritmos do próprio corpo e as alterações provocadas pelo ciclo menstrual. Descobriu, então, que apps de acompanhamento ensinam muito. “Meus seios doem uma semana antes de o fluxo vir, e continuam a doer até o segundo dia após. Meu ciclo dura 35 dias, variando até cinco a mais. Tenho câimbras pesadas nas primeiras 48 horas, e sangro por sete ou oito dias. Não costumo ter desejo de comida, e sei que exercício físico diminui o desconforto. Bebo bastante vinho durante a menstruação e costumo ficar bem cansada às quintas-feiras.” O ciclo irregular que a assustava, hoje, parece compreendido e dominado.

Cotidiano Digital

Os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, estão deixando a empresa. Sem muitos detalhes, eles disseram que querem “explorar novamente sua criatividade e curiosidade”. Systrom e Krieger fundaram a rede social em 2010, e dois anos depois ela foi adquirida pelo Facebook por cerca de US$ 1 bilhão. (New York Times)

Viver

Ontem foi dia de Fifa The Best, a cerimônia da Fifa que premia os melhores jogadores e jogadoras do futebol mundial. E o hexa brasileiro veio — pelos pés de Marta. Mais uma vez, ela foi eleita a melhor jogadora do mundo. Com a sexta vitória, a atleta se tornou a maior vencedora do prêmio entre homens e mulheres — Lionel Messi e Cristiano Ronaldo têm cinco cada.

Já entre os homens, Luka Modric ganhou o troféu. Ele desbancou o português CR7, da Juventus, e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool. O croata também acabou com a hegemonia de Ronaldo e Messi, que se alternaram na primeira colocação do prêmio nas últimas dez edições.

Dois brasileiros garantiram participação na seleção da temporada. Os laterais Daniel Alves e Marcelo integram pelo quarto ano seguido a equipe ideal da FifPro, eleita pelos jogadores ao redor do mundo. Depois de três participações seguidas, Neymar ficou fora dos 11 escolhidos, dando lugar ao colega de ataque no PSG, o francês Kylian M'Bappé.

E o gol mais bonito da temporada foi do egípcio Mohamed Salah. O gol do Liverpool marcado no clássico contra o Everton superou as bicicletas de Bale e Ronaldo e levou o Puskás.

 

Viajar para Marte pode ser, de fato, mais difícil do que parece. Isso porque, além de toda a dificuldade logística da empreitada, há ainda um outro desafio: a radiação. Pois é. Novos resultados mostram que só na viagem de ida e volta os tripulantes absorveriam 60% da dose máxima permitida para astronautas ao longo de toda a sua carreira.

No ano passado, mais de um milhão de veículos elétricos foram vendidos. Até 2020, é provável que o número suba para 4,5 milhões, ou 5% do mercado global de carros e caminhões pequenos. A maior demanda virá da China, onde o mercado de veículos elétricos cresceu 72% no ano passado — 94% dele pertencendo a fabricantes nacionais. Mas a ebulição do mercado pode estar causando danos às pessoas em um dos países mais vulneráveis do mundo. Nas minas de cobalto da República Democrática do Congo, condições de trabalho perigosas, riscos para a saúde dos trabalhadores e trabalho infantil são um grande problema. E é lá que se encontram dois terços do cobalto do mundo, substância que alimenta smartphones, tablets e notebooks, assim como os carros elétricos.

Aliás... custo de armazenamento de energia está caindo. E isso abre uma gama de oportunidades para acelerar a transição para sistemas de energia sustentáveis, inclusive em veículos elétricos, consumo de energia urbana e acesso à energia rural.

Pela primeira vez, cientistas usaram um mecanismo genético para destruir uma população de mosquitos em um laboratório. Eles introduziram uma mutação genética que se espalhou pela população e eventualmente esterilizou todos eles. O sucesso do experimento é um grande passo no esforço para reduzir a disseminação de doenças como a malária.

Cultura

Imagine uma enciclopédia online com uma visão crítica da ficção científica. Mais de 17 mil verbetes cobrindo categorias como literatura, rádio, televisão, cinema, quadrinhos e subgêneros. Ela existe. Criada nos EUA — e com textos em inglês — , a The Encyclopedia of Science Fiction é uma versão online de uma enciclopédia sci-fi que foi publicada como livro pela primeira vez em 1979. Nela, é possível saber sobre o uso do sexo, da religião e dos labirintos na ficção científica. Spoiler: dá para buscar pela palavra ‘Brazil’. (Nexo)

Você certamente conhece o ator Jim Carrey, mas talvez não saiba de seus outros dons artísticos. Desde a eleição de Donald Trump nos EUA, o ator tem divulgado nas redes sociais desenhos nos quais critica a situação política do país. Agora, ele criou uma exposição com as caricaturas e desenhos satíricos sobre o presidente.

Uma boa notícia para os fãs de Game of Thrones: segundo a Variety, a HBO tem planos de transformar alguns locais onde cenas da série foram rodadas, na Irlanda do Norte, em atrações turísticas. Serão lugares como Winterfell, Castle Black e Kings Landing, velhos conhecidos de quem curte a série. A ideia é disponibilizar essas atrações em 2019.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.