Centro tenta candidatura única; não consegue

Uma reunião convocada pelo advogado Miguel Reale Júnior, que incluiria Geraldo Alckmin, Álvaro Dias, Marina Silva e Henrique Meirelles, foi cancelada, ontem, na última hora. O encontro havia sido combinado na segunda-feira mas, na última hora, Marina e Meirelles deram para trás. Juntos, os quatro têm 17% das intenções de voto de acordo com a última pesquisa do Ibope. (Folha)

Pois é... O principal crescimento de Jair Bolsonaro, no último mês, foi entre os 30% de brasileiros que não votariam no PT de jeito nenhum. Ele avançou 18 pontos percentuais neste grupo e, hoje, é seu principal candidato, atraindo as intenções de 59% das intenções de voto antipetista. Segundo analistas ouvidos pelo Estadão, o crescimento é indício de que a rejeição a Lula é mais forte do que o apoio ao programa do candidato entre seus possíveis eleitores. “Não há um bolsonarismo no Brasil, mas um antilulismo identificado na figura do Bolsonaro”, sugere Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná. É, portanto, um voto frágil, que pode ir para outro lado. Até agora, porém, o tucano Geraldo Alckmin não tem conseguido atrair este grupo.

Elio Gaspari: “Tudo indica que Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputarão o segundo turno. Na última pesquisa do Ibope, um tem 28% das preferências e o outro ficou com 22%. Ciro, Alckmin, Marina, Alvaro Dias, Meirelles e Amoêdo têm juntos 31%. Esse percentual, somado ao total dos que não responderam e aos que preferem o voto nulo ou em branco, vai a 49%. Perto da metade do eleitorado ainda estaria potencialmente disponível num segundo turno. O centro não foi à campanha, mas Bolsonaro, com 46% de rejeição e Haddad, com 30%, tentarão buscá-lo. Será um exercício de acrobacia política, e a responsabilidade final ficará para os eleitores que vierem a acreditar na versão light do PT ou na de Bolsonaro. O capitão reformado dizendo que nada tem contra as mulheres poderá até ser verdade, mas não se deve acreditar nele, pelo que disse através dos tempos. O mesmo pode ser dito de Haddad quando repete que acredita nos mecanismos de combate contra a corrupção, apesar de nunca ter concordado com a prisão de um só petista.” (Globo ou Folha)

PUBLICIDADE

Em 2011, Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro, acusou o candidato de ameaçar mata-la. Ela havia fugido para a Noruega com o filho de ambos, Renan, que na época tinha 12 anos. A denúncia foi feita ao vice-cônsul brasileiro no país, quando o diplomata a procurou. Bolsonaro acusava Ana Cristina de ter fugido com o filho para lá. Ela, hoje, é casada com um norueguês. A informação consta de um documento oficial do Itamaraty ao qual a Folha teve acesso. “Acho que vocês estão pegando pesado falando isso”, escreveu a mãe de Renan quando procurada pelo jornal. “Sobre esse assunto não tenho nada a dizer.” Usando o nome Bolsonaro, ela é candidata a deputada federal.

Tem debate presidencial hoje. Começa às 17h45 e será transmitido pelo SBT, em parceria com Folha e UOL, que passarão o streaming em seus sites. Bolsonaro, ainda internado no Albert Einstein, não poderá ir. O âncora será Carlos Nascimento.

Aliás... O candidato tem previsão de alta para agora, sexta-feira. Segundo seu médico, ele poderá estar presente no debate da TV Record — que ocorre domingo —, assim como no da TV Globo, que será quinta que vem. (Globo)

Continuam empatados, e numa disputa árdua, Paulo Skaf (MDB) e João Doria (PSDB), na disputa pelo governo de São Paulo. De acordo com o Ibope, Skaf manteve os 24% da semana passada e, Doria, oscilou para 22%, um ponto abaixo mas na margem de erro de dois pontos percentuais.

Já Eduardo Paes (DEM), no Rio, se distancia dos oponentes. Também tem os mesmos 24% que apresentava na semana passada, mas Romário (Podemos) oscilou dois pontos para baixo e agora tem 16%. O ex-governador Anthony Garotinho (PRP), por sua vez, subiu de 12 para 16% e se encontra empatado na segunda posição. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Cultura

Ontem à noite, Will Smith pulou de um helicóptero preso por cabos de bungee-jumping. E tudo foi transmitido ao vivo de seu canal de YouTube. Esta, aliás, é uma história que começa em fevereiro, quando a turma de um canal badalado na plataforma, o Yes Theory, desafiou o ator a fazer o ‘helibungee’. Desafio que viralizou — e Smith topou.

Pois é.... No Verge, Megan Farokhmanesh sugere que a transmissão, com imensa audiência, representa mais que isso. “A velha escola de Hollywood se encontrou com as celebridades online da era do YouTube.” De fato. Uma grande estrela do cinema de um lado, um canal badalado de youtubers do outro. “Smith não está tentando levar a TV para o YouTube”, ela escreve. “Ele está se encontrando com os creators em seu nível. Seus vídeos dão aquela sensação de realidade, uma visão humanizada da vida de um ator famoso. Para jovens youtubers, Smith é como o velho estadista das celebridades. Num tempo em que eles estão aprendendo sozinhos a lidar com ser celebridade e a responsabilidade que acompanha o status, seu papel é importante.”

Bill Cosby se tornou a primeira celebridade da era #MeToo a ir para a prisão por agressão sexual. O comediante, conhecido como o ‘Pai da América’, foi condenado a uma pena de três a dez anos de cadeia por ter drogado e atacado sexualmente uma mulher, há mais de 14 anos. O ator negou as acusações e argumenta que todas as relações foram consentidas. Ele afirma que vai recorrer.

A Versace seguiu o caminho de outras marcas históricas italianas que passaram nos últimos anos para o controle de grupos econômicos de outros países. Ontem, o grupo de moda americano Michael Kors fechou um acordo de compra da grife — a operação foi avaliada em 1,83 bilhão de euros. O objetivo da empresa americana, que agora se chama Capri, é aumentar o número de lojas da Versace e expandir a receita obtida com acessórios e sapatos.

Apagada em janeiro deste ano por uma loja da badalada Oscar Freire, em São Paulo, a pintura do cientista Albert Einstein andando de bicicleta, criada por Eduardo Kobra, foi refeita. Em Nova York. O grafiteiro e muralista paulista de 42 anos deve terminar o ano com 20 murais espalhados pela cidade. E todos, de alguma forma, fazendo alusão a temas como paz, discriminação e preconceito. (Folha)

Viver

Um novo estudo revelou que a Mata Atlântica sofreu a maior erosão de biodiversidade de mamíferos que se tem registro no Brasil. A maioria das espécies de grande e médio porte da classe foram extintas. Hoje, as áreas mais conservadas do bioma abrigam menos de 30% dos mamíferos que existiam aqui há 500 anos. No caso das onças — pintada e parda — a redução foi de 79%. (Globo)

PUBLICIDADE

Os sistemas atuais de inteligência artificial precisam de muitos dados para aprender. Quando você quer que um algoritmo reconheça gatos em vídeos, pode parecer fácil. Mas nem todos os dados são tão fáceis de obter. Muitos dos esforços de pesquisadores que tentam treinar a IA para identificar condições médicas são impedidos por questões de privacidade e financeiras, fora as dificuldades encontradas nos casos de doenças raras, em que há poucos exemplos. A solução pode ser mais inteligência artificial. Isso porque a mesma tecnologia que cria vídeos falsos realistas — as chamadas deepfakes — pode criar imagens realistas de lesões de pele, fígado, etc.

O aquecimento global pode modificar o eixo de rotação da Terra. Quem diz é a Nasa. É que o descongelamento dos polos está provocando uma sobrecarga lateral que torna a rotação do planeta sobre seu próprio eixo menos estável.

Aliás... Perdido em Marte desde o início de junho, o veículo-robô Opportunity foi localizado pela Nasa na superfície do planeta. Ele está nos declives do Vale da Perseverança, onde estava quando foi engolido por uma gigantesca tempestade de areia que tomou Marte nos últimos meses. A esperança é que, com a dissipação da tempestade, os cientistas possam retomar contato com o robô.

Cotidiano Digital

Há um novo site de jornalismo de tecnologia que vai entrar no ar. Chama-se The Markup. E parte de uma premissa em todo distinta de como se cobriu o digital até aqui. Ao invés de ir à indústria conferir novos produtos, a editora-chefe Julia Angwin monta duplas entre repórter e programador para investigar os impactos dos algoritmos. Quando estava na ProPublica, ela provou, por exemplo, que a indústria de seguros automobilísticos americana cobrava mais em vizinhanças de maioria negra do que branca, mesmo quando os índices de acidentes eram similares. Para prova-lo, precisaram passar por uma infinidade de dados difíceis de coletar e de analisar. Mostraram, também, como empresas do Vale do Silício, sem percebê-lo, ajudavam a financiar grupos extremistas. The Markup é uma organização sem fins lucrativos e nasce com US$ 20 milhões de dólares em caixa doados por Craig Newmark, o criador da Craigslist, um site de anúncios que lhe fez fortuna e custou à imprensa americana sua primeira grande ferida na era digital. Foi quando parou de fazer dinheiro com classificados. Newmark, agora, financia jornalismo.

Sundar Pichai, o CEO do Google, tem encontro marcado com um grupo de senadores republicanos, na sexta-feira. A portas fechadas, os parlamentares vão cercá-lo. Querem conversar sobre o que percebem ser uma tendência de esquerda da empresa e os planos de reabrir a ferramenta de busca na China, em versão censurada. Na terça que vem, o Procurador-Geral Jeff Sessions vai se encontrar com os procuradores-gerais estaduais para discutir sobre o que considera ser censura do Google a vozes conservadoras. O Google nega — veementemente — que exista qualquer tipo de motivação política orientando seus algoritmos.

Saiu a nova versão do Office, da Microsoft, para Windows e Mac. Os assinantes do serviço Office 365 não precisam fazem upgrade — os softwares já são constantemente atualizados. A nova versão, 2019, é para quem compra o pacote avulso. Já está à venda para clientes que compram em volume e, nas próximas semanas, estará à disposição de todos.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.