PR é primeiro partido a declarar apoio oficial ao governo

Estiveram ontem, no Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal, delegações de dois partidos: PR e PSDB. Parte do Centrão, liderado pelo mensaleiro Valdemar da Costa Neto, o Partido da República anunciou na sede do Governo de Transição que fará parte da base oficial de Jair Bolsonaro, na Câmara. É a primeira legenda a declarar este apoio — não foi divulgado o que lhe ofereceram. Os tucanos foram menos enfáticos. “O governo vai ter apoio para tudo aquilo que também é a agenda tucana”, afirmou ao sair da reunião o deputado Nilson Leitão. E, ao menos por enquanto, só isso.

Pois é... Três membros do PSDB do Ceará receberam convites para o governo. O deputado não reeleito Danilo Forte foi chamado a se juntar à equipe de Onyx Lorenzoni voltada para negociação parlamentar. A ex-candidata ao Senado Mayra Pinheiro poderia ocupar uma secretaria no Ministério da Saúde. E o General Theophilo, que foi candidato a governador, recebeu convite de Sérgio Moro para a secretaria Nacional de Segurança Pública. Theophilo se desfiliou. Os outros, em aceitando os convites, correm o risco de serem expulsos. É o que defende o senador, também cearense, Tasso Jereissati. Já os três governadores tucanos eleitos, liderados por João Doria de São Paulo, defendem uma aproximação do Planalto. Em maio, informa Julia Duailibi, haverá a convenção do partido. É quando quem manda e quais os rumos serão definidos.

PUBLICIDADE

Ao menos um assessor do deputado estadual e senador eleito, Flávio Bolsonaro, teve movimentação atípica de R$ 1,2 milhão em suas contas. A informação vem do Coaf e foi divulgada pelo Ministério Público Federal. Fabrício José Carlos de Queiroz, que é PM, atuava como segurança de Bolsonaro e foi desligado de seu gabinete na Assembleia do Rio em outubro. (Estadão)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, bloqueou o requerimento de urgência para decidir se a eleição para presidência da Casa será feita com voto aberto. O voto secreto, lembra Vera Magalhães, é um dos poucos trunfos de Renan Calheiros.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, pediu à Procuradoria Geral da República que investigue “as ofensas dirigidas ao Supremo” pelo advogado Cristiano Caiado Acioli. Ele recebeu ordem de prisão na segunda-feira, dada por Ricardo Lewandowski, após dizer que a Corte “é uma vergonha”.

Cotidiano Digital

O Parlamento britânico tornou público, ontem, um relatório de 250 páginas que abre uma série de emails internos do Facebook os quais, no conjunto, revelam muito de como a gerência da companhia pensa ou pensou, ao longo dos anos. Os MPs, membros da Câmara dos Comuns, receberam este material selado há um mês, parte das provas apresentadas à Justiça num processo que envolvia a rede social. São emails muitas vezes soltos, sem contexto, que tiveram de ser interpretados.

Em 2015, por exemplo, a rede social bloqueou o acesso por apps a detalhes de amigos dos amigos. Até ali, um app de quiz tolo para o qual o usuário desse okay poderia recolher não apenas os dados pessoais de quem autorizou como também os de todos seus amigos. Esta permissão é que está por trás do escândalo da Cambridge Analytica e a defesa do Facebook tem sido de que, ao perceber o problema, bloqueou esta possibilidade. Não é fato. Foram abertas exceções para algumas empresas como, pelo menos, Netflix, Airbnb, a concorrente do Uber Lyft e a chinesa Badoo. Não há qualquer pista sobre os critérios utilizados pela companhia para autorizar este acesso.

Outra decisão polêmica, que se tornou de conhecimento público em março, foi a de que o app Facebook nos celulares Android recolhia informação sobre telefonemas feitos, quanto tempo duravam e para quem, assim como trocas de SMS, sem que os usuários o soubessem. A conversa interna dentre os executivos deixa claro que sabiam o que estavam fazendo. “O risco, do ponto de vista das relações públicas, é alto”, afirmou um gerente. Se convenceram de que o risco valia correr dado o volume de dados sobre o comportamento de cada um seria recolhido.

Desde 2013, a companhia se aproveitou dos usuários de iPhone que tinham o app Onavo instalado. Sem que seus donos soubessem, secretamente o aplicativo informava ao Facebook quais eram os padrões de uso de cada um: que apps tinham instalados, quais eram usados, e por quanto tempo. A informação era utilizada para a companhia mapear seus principais concorrentes pela atenção de cada usuário com o rosto no celular.

O arquivo está à disposição, em PDF.

A CFO global da Huawei, Meng Wanzhou, foi presa no último dia 1º, no Canadá, a pedido dos EUA. A notícia, revelada ontem, informa que o país estuda sua extradição a pedido de Washington. Meng é filha do fundador da companhia, Ren Zhengfei. A acusação é de que sua empresa violou as sanções comerciais impostas pelos EUA ao Irã. A diplomacia chinesa foi contundente em seus protestos.

Pois é... A British Telecom, principal operadora de telefonia britânica, anunciou também ontem que não comprará equipamento da Huawei para a implantação de sua rede 5G. A BT foi além: ao longo dos próximos dois anos, substituirá roteadores e antenas da marca que estejam em sua rede 4G. O motivo é a desconfiança de que no maquinário vindo do País do Centro estão escondidas portas de entrada para hackers a serviço do governo Xi Jinping.

O acirramento da disputa comercial entre Estados Unidos e China, que tem no centro uma briga pelo avanço tecnológico chinês e acusações de pirataria, não é um detalhe.

Quem tem um Xbox One pode, agora, usar o Spotify dando ordens por voz. A nova versão do aplicativo de música para o console de games da Microsoft é compatível com Cortana, a assistente digital da empresa. O update, por enquanto, funciona apenas em alguns países. O Brasil está nessa lista.

Viver

Mariliz Pereira Jorge: “Não dá para dizer que ninguém esperava um efeito rebote do movimento #metoo. Amigos me contam que nunca sabem se, quando e como chegar numa mulher na balada, sem a insegurança de fazer algo que seja considerado inadequado. Dificultar as relações parece uma conta baixa perto do que vem acontecendo no mercado de trabalho. Na Bloomberg, um consultor de gestão diz que contratar uma mulher, hoje, é ‘um risco desconhecido’. Essa reação tem a ver com o aumento de denúncias e o efeito prático é que empresas têm adotado estratégias que podem tornar a vida das mulheres mais difícil. Entre as medidas adotadas pelos homens, nada de jantar com colegas, não sentar ao lado delas em viagens de negócios, pedir quartos em andares diferentes em hotéis. Chefes têm evitado reuniões a sós com subordinadas. Parte das acusações que se revelaram infundadas mostra que existe confusão e uma certa vitimização na cabeça feminina. Assédio sexual não pode ser tolerado, o problema é a tolerância zero que tem sido praticada para encarar o problema. Abuso de poder no ambiente de trabalho não é a mesma coisa que o avanço não desejado de um coleguinha ou mesmo de um chefe. Não podemos colocar estupro no mesmo pacote que uma pegada no joelho. Estamos caminhando para que sexo seja visto como uma violação ao demonizar e criminalizar o desejo masculino. A conta dos excessos de setores do movimento feminista começou a chegar. As falsas denúncias podem começar a dificultar o desenvolvimento de carreiras apenas pelo medo que os homens passaram a ter de serem mal interpretados e acusados injustamente. Está na hora de entender que nem tudo é assédio e, se queremos igualdade, temos que mostrar que sabemos nos defender, mas quando de fato for necessário.” (Folha)

Enquanto isso... A atriz britânica Jameela Jamil está circulando com uma provocação. Ela defende que se proíba o uso do efeito airbrush — aquele que, no Photoshop, deixa a pele lisa que só. Quase toda fotografia de mulher nas revistas expostas passa por um airbrush. Mesmo no Instagram, o processo é utilizado nas imagens de celebridades com muitos seguidores. “Quando você é photoshopada”, disse numa entrevista para a Nylon, “armaram uma armadilha para você. É impossível viver no padrão daquela imagem. Você está mentindo para seus fãs e seus seguidores e para as pessoas que a veem como exemplo. Você está sacaneando elas. Está permitindo que a insegurança que arruinou a sua vida desague sobre outras pessoas. Minha bunda parece o mapa do mundo. Eu sofro a ação da gravidade. Tenho cravos. Tenho um dente debaixo que é torto. Aliás, nunca branqueei meus dentes. E tenho celulite.” Noutra entrevista, para a BBC, ela foi além. “Se você vê uma imagem photoshopada de si mesma, corre o risco de se acostumar com aquele nível de perfeição e fica mais difícil se aceitar”, explicou. “Como isso é ético ou mesmo legal?”

Assista: Cenas de Jameela na série The Good Place, da Netflix.

PUBLICIDADE

Não são muitos os sons patenteados. Incluem o urro do leão da Metro, os acordes da Intel e, agora, o abrir e acender dum Zippo.

Vídeo: O jornalista português Luís Freitas Lobo conta das três melhores seleções brasileiras de todos os tempos.

Cultura

Tom Cruise fez circular, em seu Twitter, um vídeo apelo. Ele e o diretor dos últimos dois episódios da série Missão Impossível, Cristopher McQuarrie, batem duro na tecnologia de motion smoothing. É a técnica de interpolação de imagem presente nas televisões de alta resolução: ela cria frames não existentes, o que melhora a qualidade na exibição de esportes, mas faz com que filmes pareçam ter sido gravados para TV. Ou, como Cruise descreve, “é o efeito telenovela”. Cada aparelho tem um método de desligar motion smoothing, em geral complicado, e sempre com um nome diferente de acordo com a marca. Ator e diretor estão em campanha para conscientizar o público e incentivar que cada um digite no Google: “Desligar motion smoothing na TV da marca tal”.

Egberto Gismonti fez 71 anos. Amigo de longa data, o escritor e luthier Ricardo Dias escreveu algumas de suas histórias. Uma: “Quando começou a fazer sucesso, com a música Palhaço (Spotify), sua mãe e sua tia Hebe foram assisti-lo no Circo Voador, Rio. Tailleur, bolsas debaixo do braço, coques apertados, num cantinho ao lado do palco. Entre uma música e outra a galera pedia: Palhaço! Palhaço! Para valorizar ele não tocava, ia postergando, até que tocou, o teatro veio abaixo. Tudo acabado, encontrou as parentas, que passaram incólumes pelas fumaças marijuanescas do teatro, sequer perceberam. Gostaram?
— Ah, meu filho, foi lindo, mas essas pessoas são MUITO mal educadas!
— Por quê?
— Ficaram te chamando de palhaço o tempo todo!”

Em vídeo: Egberto e Palhaço.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.