Engenheiros que garantiram segurança de Brumadinho são presos

Foram presos agora de manhã os engenheiros que atestaram a segurança da barragem 1, que rompeu na sexta em Brumadinho. Não deve ficar só nisso. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, abriu a porta para que os executivos da Vale sejam processados individualmente pela tragédia ocorrida em Brumadinho. Para Dodge, a prioridade é socorro às famílias das vítimas, muitas das quais perderam também o financiamento de suas vidas. “Também é preciso ter uma responsabilidade séria, do ponto de vista indenizatório, da empresa”, ela continuou. “Executivos também podem ser penalizados.” Ela se reúne hoje com o presidente do STF, José Dias Toffoli, para definir o rumo que o Ministério Público tomará. Baskut Tuncak, responsável na ONU por temas ligados a substâncias tóxicas, seguiu por linha parecida. “Deveria ser investigado como um crime”, disse à BBC. “É particularmente preocupante que especialistas ambientais tenham expressado preocupação sobre o potencial de rompimento da barragem.” O rompimento não surpreende.

Pois é... Caiu no esquecimento, mas foi Aécio Neves, com sua profunda influência na política mineira, quem indicou Fabio Schvartsman para a presidência da Vale. A informação — negada pela empresa — fez parte da delação premiada de Joesley Batista, como registrou a Folha, em 2017.

Então... As ações da mineradora caíram quase 25% fazendo com que a empresa perdesse R$ 71 bilhões em valor de mercado. Ontem, teve a maior perda em um dia já registrada na bolsa brasileira. Segundo o vice-presidente Hamilton Mourão, o governo estuda afastar a diretoria. A União ainda é uma das maiores acionistas. (Estadão)

A Samarco, que tem a Vale entre suas acionistas, ainda não pagou nenhum centavo dos R$ 350 milhões que deve ao Ibama em multas por conta do rompimento da barragem em Mariana, há três anos. (Globo)

Este pode ter sido o mais grave acidente envolvendo barragens de rejeitos de minérios em três décadas. No relatório da ONU sobre o assunto, o Brasil é um dos destaques negativos.

Conheça: O tenente Pedro Aihara, dos Bombeiros de Minas, se tornou o rosto constante perante as câmeras, no papel de porta-voz da operação de resgate. Aos 26 anos, vem se mostrando sempre sério, sempre claro, e às vezes com uma dose de emoção. No El País, Heloísa Mendonça o apresenta.

Segundo os números oficiais na manhã desta terça, há 65 mortos e 279 desaparecidos.

PUBLICIDADE

Foi realizada com sucesso a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia a qual o presidente Jair Bolsonaro foi submetido ontem. O procedimento começou às 8h30 e durou até 15h30. Bolsonaro ficará 48 horas em repouso absoluto a contar do início da cirurgia e, a partir da 9h de amanhã, retoma suas atividades despachando de dentro do hospital. Foi montado um escritório no mesmo andar onde ele está internado para que possa receber ministros. A recuperação de fato demora ainda uns dez dias.

Desde o atentado, em setembro do ano passado, o presidente já passou por três cirurgias. Entenda os procedimentos.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez, disse que “a ideia de universidade para todos não existe”. Segundo ele, não faz sentido um advogado estudar anos para virar motorista de Uber. “Esse cidadão poderia ter evitado perder seis anos estudando legislação. As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica do país.” (Valor)

Para ler com calma: Jornalista e sociólogo, Flávio Moura tenta explicar, no Nexo, o fenômeno Olavo de Carvalho, que indicou para o governo nomes como o próprio Vélez. “Seu pensamento é uma mistura exótica de erudição, paranoia, ressentimento e inconsequência”, ele avalia. Autoditata, Olavo leu muito desde cedo, e por isso mesmo tem um extenso acervo de citações. Tem também verve e capacidade de construir argumentos com ênfase. Mas é um paranoico que vê intencionalidade em tudo. O Foro de São Paulo é uma conspiração de domínio da esquerda latino-americana. Universidades e redações foram tomadas por um projeto de domínio cultural gramsciano. Muito da visão de mundo da nova direita brasileira vem da imaginação de Olavo. O ressentimento se dá porque, a um momento, ele quis ser um intelectual relevante e foi simplesmente rejeitado pela academia tradicional, tratado como irrelevante. Mas, enquanto Olavo escreve com sedução, a academia é opaca e raramente lida fora de seus muros. “Por fim”, continua Moura, “inconsequência porque deixou de se preocupar com a solidez dos argumentos.” Seus seguidores não exigem muito e a direita inteligente o abandonou faz algum tempo. Ainda assim, se a um tempo irrelevante, hoje é o guru intelectual do governo nacional.

dasa_2

HealthTech

Às vezes, o uso da tecnologia em medicina tem pouco de complexo e muito de engenhosidade e empatia. Um grupo de pesquisadores da Clínica de Diagnóstico por Imagem, do Instituto Nacional de Tecnologia e da PUC-Rio teve um insight: imagens de ultrassom formam imagens 3D na tela do computador. Por isso, podem ser reproduzidas por impressoras 3D. Pois já há algumas décadas o primeiro contato dos pais com seus futuros filhos é pelo ultrassom. Deficientes visuais, no entanto, não têm essa experiência. O time liderado pelo dr. Heron Werner começou a imprimir, pois, as imagens dos fetos para que mães e pais pudessem compreender o filho pelo tato. Uma das primeiras foi Ana Paula Silveira, que pode sentir o menino em três fases da gestação. “O rosto do meu filho pela impressão 3D”, ela disse, “é muito semelhante ao que senti depois que ele nasceu. Quando tocava, percebia muita coisa praticamente igual. É a possibilidade do amor puro por meio do toque.”

Raras especialidades da medicina enfrentam tantas dificuldades com diagnóstico quanto psiquiatria. Peça a alguém que diga seu nível de tristeza entre 0 e 10 e o valor será incomparável com o do vizinho. O 3 de um é o 7 do outro. Estima-se que 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, 60 milhões de síndrome bipolar, 23 milhões de esquizofrenia. Mas a doença de um tampouco é igual à de outro — os sintomas se misturam, cada paciente tem o seu conjunto todo particular de características. E é daí que o diagnóstico demora muito, exige médicos experientes e, por isso mesmo, a medição é de tão difícil calibragem. Um grupo de pesquisadores da Virginia Tech está tentando aplicar inteligência artificial ao diagnóstico. Eles fazem a ressonância magnética dos cérebros de pacientes em crise, um exame de imagem com alta definição que então passa por computadores com poder de processamento que não existia uma década atrás. A esperança é de que os algoritmos sejam capazes de perceber quais sintomas físicos comuns esquizofrênicos têm que neurotípicos não têm. Caso consigam, poderão catalogar cada doença com precisão, para rápido diagnóstico e pistas de tratamento.

Cultura

O clipe de Minha alma, música do grupo O Rappa, ganhou uma homenagem poucos dias após a morte do autor da canção, Marcelo Yuka. O diretor Luciano Vidigal, do grupo teatral Nós do Morro, lançou, junto com seu parceiro Fernando Barcellos, um clipe (YouTube) com uma nova versão da canção narrada por Ramon Francisco, que ainda menino participou do vídeo original (YouTube) interpretando o personagem Gigante. (Globo)

 

PUBLICIDADE

Cinquenta anos se passaram desde o último show dos Beatles. Para comemorar a data, o Estadão fez uma playlist (Spotify) com as músicas tocadas na última apresentação da banda regravadas por outros artistas — do jazz ao country, do soul ao grunge, da MPB ao reggae.

No último domingo, aconteceu a premiação do SAG Awards, cerimônia promovida pelo sindicato de atores em Hollywood. O resultado confirmou em grande parte a premiação do Globo de Ouro, e é visto como uma prévia do Oscar. Veja os vencedores.

Enquanto isso... Familiares de Michael Jackson divulgaram ontem um comunicado dizendo-se ultrajados com o documentário Leaving Neverland. O filme, que estreou no Festival Sundance, tem causado furor e defende a tese de que o cantor abusou sexualmente de dois garotos menores de idade. A obra foi comprada pelo canal a cabo HBO. (Folha)

Viver

As scooters elétricas são uma febre nos EUA, mas estão levando muitas pessoas ao hospital. Segundo uma nova pesquisa, a maioria dos pilotos não está usando capacete. Ao longo de um ano, pelo menos 249 pessoas visitaram dois pronto-socorros do sul da Califórnia com ossos quebrados, contusões e ferimentos na cabeça, incluindo hemorragias cerebrais, por acidentes com scooters. E embora a maioria dos ferimentos tenham ocorrido com os condutores — a maior parte se machucou ao cair, mas cerca de 11% colidiram com algo e outros 8,8% foram atingidos por um carro ou algum outro objeto em movimento —, alguns pedestres ficaram feridos também. Cerca de 40% dos pacientes sofreram lesões na cabeça.

E a Uber está investindo em scooter elétricas autônomas — que se dirigem sozinhas.

Por falar... Muitos usuários americanos se alegraram na semana passada quando a Uber lançou um programa de recompensas. Mas será que as cidades se beneficiarão tanto quanto eles? Há quem diga que não. Isso porque, assim como em outros programas do tipo, o número de pontos que um usuário do Uber acumula em uma viagem é definido pelo valor que ele gastou nela. Dessa forma, pode ser que o programa incentive um cliente a viajar sozinho em vez de usar o UberPool, por exemplo. Para os moradores preocupados com o congestionamento, isso é perigoso.

Já a cidade de Bari, na Itália, vai pagar cidadãos para que pedalem. A partir de fevereiro, a cidade de cerca de 330 mil habitantes acomodará até mil bicicletas com dispositivos GPS para medir a quilometragem e premiar os ciclistas a 0,20 euros por quilômetro em qualquer viagem entre casa e trabalho. Para viagens que não sejam de trabalho, os participantes receberão 0,04 euro por quilômetro. O montante máximo num mês é 25 euros por pessoa. Planos semelhantes foram tentados em Paris, Milão e em outros lugares — as recepções foram mistas, e alguns resultados ficaram aquém do esperado.

Imagine uma porção de castelos da Disney amontoados em colinas na Turquia. Vazios. A construção, que começou em 2014, seria um condomínio residencial de luxo para investidores ricos do Oriente Médio. O complexo de US$ 200 milhões previa 732 casas idênticas no estilo dos castelos franceses, cada uma com uma fachada ornamentada, varandas e uma torre redonda — aquelas de princesa. Os mini-castelos custavam de US$ 370 mil a US$ 530 mil, e muitas pessoas já os estavam comprando. Mas não o suficiente. O desenvolvedor do projeto, o Sarot Group, entrou recentemente em processo de falência — eles concluíram 587 residências, mas já estavam com dívidas de US$ 27 milhões. O grupo diz que precisa vender apenas 100 castelos para saldar sua dívida, mas, por enquanto, o empreendimento está mais para cidade-fantasma.

Menos de um ano após a fratura no quinto metatarso do pé direito que quase o tirou da Copa do Mundo, o atacante Neymar sofreu uma lesão parecida no jogo do Paris Saint-Germain contra o Strasbourg. A gravidade é menor, mas uma nova cirurgia ainda não está descartada. O jogador deve perder os dois jogos das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Manchester United, assim como no ano passado. Neymar não tem mesmo sorte. O GloboEsporte.com fez um levantamento de todas as lesões ou problemas físicos que o tiraram de pelo menos um jogo desde que ele chegou à Europa. Foram 17 no total — de caxumba a fraturas como a de agora. O brasileiro perdeu, ao todo, 52 jogos no departamento médico, dos quais 23 foram pelo Barcelona, 25 pelo PSG e quatro na Seleção.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.