Bolsonaro se encontra com líderes da velha política

O presidente Jair Bolsonaro abriu a sala para receber líderes dos principais partidos representados no Congresso. A Gilberto Kassab, do PSD, pediu desculpas por declarações do passado. “Ele pediu apoio”, explicou o ex-ministro, “e nós sabemos que as reformas são importantes para o país.” O tucano Geraldo Alckmin foi outro a conversar. “A reforma da Previdência precisa ser centrada em dois objetivos”, explicou o ex-governador. “Justiça social, não é possível permitir privilégio e é preciso proteger aqueles que precisam, e de outro lado, fiscal.” O prefeito soteropolitano ACM Neto foi um dos que representaram o DEM. “Se o texto tiver apoiamento majoritário do partido”, sugeriu, “podemos propor o fechamento da questão em torno da reforma.” Caminhar para que as bancadas fechem questão e garantam a totalidade dos votos era justamente um dos objetivos do presidente. O emedebista Romero Jucá também trocou cortesias. “É um tema extremamente relevante e nós somos favoráveis a uma reforma.” O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, foi o único que saiu sem falar. Juntos, os seis presidentes de partido representam 196 deputados. Numa live ontem à noite, Bolsonaro de presto se explicou com seus seguidores pelos encontros. “Nada foi tratado sobre cargos”, afirmou, “quem disse que haveria questões envolvendo cargos caiu do cavalo.”

As conversas serviram para lavar a roupa suja, mas delas não saiu qualquer compromisso completo. Segundo o Painel, os dirigentes afirmaram que pacto de coalizão governista apenas com um acordo claro. Eles não ouviram qualquer oferta. (Folha)

Enquanto o pai Jair se desculpava pelo passado, o filho Carlos foi ao Twitter. “Se o presidente não tivesse a população a seu lado”, escreveu, “esse assunto jamais seria tratado como está sendo. A pressão popular faz a ‘situação’ agir assim”, seguiu, referindo-se aos partidos que não fazem parte da base como situação. “Por isso o sistema corrupto insiste tanto em desgasta-lo”, concluiu. Mais de um percebeu o jogo duplo da família presidencial.

PUBLICIDADE

O juiz Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, aceitou denúncia da Lava Jato contra o ex-presidente Michel Temer e sua filha, Maristela. São acusados de lavar dinheiro na reforma da casa dela. É a quarta vez que Temer vira réu este ano. “É claro que ninguém, nem mesmo o Temer, imaginava que os processos ficariam parados”, comentou com Josias de Souza um dirigente do MDB. “Mas esse quadro de septicemia processual não estava no nosso horizonte.” Estão pessimistas. “Parece haver entre procuradores e juízes uma gana de condenar. É como se quisessem vingança por conta de os processos terem ficado represados quando o Michel estava no Planalto.”

Michel Temer, em entrevista à Band: “Não sou corrupto, basta verificar minhas contas. Tenho pequenas e modestas quantias no banco, resultantes de 58 anos de trabalho duro. Quero dizer para os procuradores, e vou usar uma expressão forte, tenham um pouco de vergonha emocional. Não envolvam minha filha nisso.” Assista.

Aliás... Bolsonaro anunciou que o Bolsa Família passa a ter 13º.

Na terça, a Polícia Federal teve de entrar em um avião, em Brasília, para passar a raquete detectora de metais no ministro Alexandre de Moraes, do Supremo. Ele se recusou a passar na segurança e avançou na direção do avião. É regra internacional — todo mundo passa. Segundo Bela Megale, Moraes ficou reclamando em voz alta enquanto a PF fazia seu trabalho. (Globo)

O ministro da Justiça Sérgio Moro entrou no Twitter. “Resolvi aderir pois é um instrumento poderoso de comunicação.” Virou meme.

Para ler com calma: Escrevendo para a Mother Jones, uma tradicional revista da esquerda americana, a repórter Stephanie Mencimer foi a uma convenção de estudantes conservadores. Descobriu-os todos antenadíssimos na linguagem de memes. Os jovens ativistas de direita se treinam na linguagem do humor viral online, usando-a com rara eficiência para fazer distribuir pela rede suas ideias. Conseguem. O título da reportagem: The Left Can’t Meme. A esquerda não fala a língua dos memes. Vale, também, para o Brasil.

Controlando a economia com pavio curto

Tony de Marco

 
Bomba-economica

E na edição especial deste sábado — Nazismo. A dúvida a respeito da palavra ‘socialismo’ no nome do partido de Hitler aponta mais do que uma dúvida sobre direita e esquerda. Mostra que o mais radical dos grupos fascistas ainda é pouco compreendido. O que pensavam realmente? Com que argumentos convenceram o povo alemão? E, claro — direita ou esquerda? É na essência do movimento que o Meio mergulha na edição de amanhã, exclusiva para assinantes. Assine. É tempo.

Cultura

Em São Paulo, o Masp abre duas novas exposições: Tarsila Popular exibe 92 obras naquela que é a maior mostra já realizada sobre Tarsila do Amaral, enquanto Habitat apresenta uma visão panorâmica do trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. O festival Lollapalooza ocupa o Autódromo de Interlagos com atrações internacionais e locais durante todo fim de semana. A primeira apresentação de Kendrick Lamar no Brasil é uma das mais esperadas pelo público. O G1 transmite todos os shows dos palcos Adidas e Perry's, além de trechos dos outros dois palcos. E a SP-Arte segue até domingo no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera. Em paralelo à feira, novas individuais são abertas nas sedes das galerias, como a de Nuno Ramos na Fortes D'Aloia & Gabrel e a do artista cubano Carlos Garaicoa na Luisa Strina.

No Rio de Janeiro, Jards Macalé lança a sua Besta Fera amanhã no Circo Voador acompanhado de Kiko Dinucci e Romulo Fróes. Aproveite e releia a crítica de Paula Carvalho sobre o disco. O MAM inaugura, no sábado, o Programa Solo, pelo qual exibirá obras de seu acervo em exposições monográficas, com uma individual do artista José Damasceno. Já o festival de documentários É Tudo Verdade abre na terça-feira com sessão de Memórias do Grupo Opinião, sobre a companhia de teatro que resistiu à ditadura. Confira a programação completa.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter da Bravo!

Protagonizado por Rodrigo Santoro, O Tradutor (trailer) se passa na Havana de 1989 e segue a vida de um professor universitário especializado em literatura russa. Após uma pausa forçada de seu trabalho habitual, ele é chamado por um hospital para ser tradutor de vítimas da tragédia de Chernobyl. Já Shazam! (trailer) traz um herói como qualquer um de nós e tem recebido boas avaliações por ser divertido e até despretensioso, como poucos dos heróis da DC. E a trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernado Gomes, o Mussum, é contada de diferentes ângulos em Mussum, Um Filme do Cacildis (trailer). No documentário, são reveladas também as facetas mais sérias do humorista que foi eternizado no imaginário popular por sua participação no programa Os Trapalhões.

Hits de bandas de K-pop e rappers de língua espanhola mostram que não é necessário cantar em inglês para conquistar o mundo. E não é só impressão: números recentes do mercado global de música sugerem que o idioma está mesmo perdendo espaço.

O grupo de garotas Blackpink, da Coréia do Sul, simboliza bem o fenômeno: mês que vem elas chegam à Europa para seis apresentações. É a primeira vez que o quarteto de K-pop faz uma turnê fora da Coreia ou do Japão. Mas o que mais impressiona é que o grupo tem apenas um álbum - maioria das músicas em coreano ou japonês - mas são adoradas por uma base mundial de fãs pra quem a linguagem não é uma barreira.

Falando nisso... o videoclipe de Kill This Love, lançado ontem, movimentou os fãs brasileiros nas redes: a hashtag #KILLTHISLOVEwithBLACKPINK foi a mais comentada de ontem no Twitter Brasil.

 

Viver

Cerca de 15% dos médicos brasileiros que entraram no Mais Médicos após a saída dos cubanos desistiram de participar do programa nos primeiros três meses. O Ministério da Saúde confirmou que 1.052 profissionais que assumiram entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano já deixaram as vagas. “Ao todo, 7.120 brasileiros ingressaram nas duas primeiras rodadas de seleção abertas após o fim da participação de Cuba no Mais Médicos”.

PUBLICIDADE

Galeria: Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Nas fotos de Marcelo Sayão podem ser observadas as palmeiras imperiais, as nenúfares, uma Penelope, espécie de ave que reside no local, e ainda uma garça cinza. Declarado Patrimônio Histórico Nacional, um dos principais jardins do mundo é tema do documentário Templo Verde, que estreou ontem.

Charles Darwin: um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade, o Jardim Botânico foi visitado em 1832 pelo cientista. A visita ao Brasil, conhecida como Caminhos de Darwin, contribuiu com a Teoria da Evolução das Espécies.

Pra quem ama projetos sustentáveis, cozinhas iluminadas e referências dos anos 60, vale conferir essa eco-casa localizada em Perth, na Austrália. Construída com uma mistura de materiais ecológicos e elementos reciclados, ela foi concebida como um refúgio inspirado na natureza pela empresa de design sustentável Etica Studio. Sua estrutura externa é feita de terra batida e escombros de concreto (que teriam acabado em aterros sanitários) entre outros elementos reciclados; desde tijolos dos anos 60 até tábuas de pinho com mais de 100 anos de idade.

No Brasil, há um suicídio a cada 45 minutos; no mundo a cada 40 segundos. Provocar o fim da própria vida está entre as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

A Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (PL 1.902/2019) foi aprovada esta semana pelo Senado e segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Entre outros pontos, texto prevê que hospitais, postos de saúde e escolas serão obrigados a informar às autoridades sanitárias os casos suspeitos ou confirmados de automutilação.

A Austrália vai punir sites de mídia social que não retirarem rapidamente conteúdos extremistas de suas plataformas. A lei foi aprovada ontem e é uma resposta ao ataque, transmitido ao vivo no Facebook, contra duas mesquitas na Nova Zelândia.

Cotidiano Digital

Uma dupla de estudantes chineses que mora nos EUA aplicou um golpe de quase um milhão de dólares na Apple. Eles importavam da China iPhones falsificados e enviavam para a empresa alegando problemas. Sem conserto, a Apple lhes mandava de volta aparelhos originais substitutos — que eles remetiam a seu país para serem vendidos. Desde 2017, o golpe custou à companhia US$ 895.800. Presos, afirmaram que não sabiam que os aparelhos eram piratas.

Uma lista da Forbes: Os melhores investidores em tecnologia de 2019. Quem acerta mais no Vale do Silício — os melhores VCs.

A SEC exigiu que a Amazon inclua acionistas minoritários em sua decisão a respeito da venda de software de reconhecimento facial. A comissão responsável por acompanhar empresas de capital aberto recebeu queixas de investidores preocupados, gente que preferia que a empresa deixe de vender para governos estes programas. Mais de 20 ONGs também preferem que o governo não tenha acesso a este tipo de tecnologia, por conta da facilidade de abuso possível. A vitória é simbólica. A empresa será obrigada a ouvir os argumentos, mas não é obrigada a acatar reclamações.

Algo entre 100 e 150 funcionários da Microsoft apareceram em um encontro público com o CEO Satya Nadella vestidos, todos, de branco. O protesto nasceu do email público de uma funcionária que, mesmo com a recomendação do chefe direto e do chefe acima, por anos bateu numa parede sem conseguir promoção. Homens ganharam consecutivamente os postos que ela buscava. À sua, outras histórias se somaram. No branco, cor das sufragistas de princípios do século 20, os manifestantes cobraram de Nadella uma posição oficial a respeito de discriminação sexual, além de episódios de assédio, na companhia. O CEO ouviu, mostrou-se empático e prometeu maior transparência a respeito dos critérios de promoção.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.