Entrevista de Lula acentua divisão da esquerda

A entrevista concedida na última sexta-feira pelo ex-presidente Lula acentuou o racha na esquerda. A avaliação de dirigentes tanto de PSB quanto de PDT é de que o líder petista, ao manter um discurso de hegemonia do PT no campo progressista, fugiu a uma autocrítica que, sem reconhecer a perda de espaço da legenda, manteve o tom que inviabiliza aliança. (Folha)

Autorizados pelo Supremo, os repórteres Mônica Bergamo, da Folha, e Florestan Fernandes Jr, do El País, entrevistaram o ex-presidente em uma sala na Polícia Federal, em Curitiba. Lula se emocionou a falar do neto, e defendeu sua inocência. “O país está governado por esse bando de maluco”, afirmou. As íntegras estão nos links, com vídeo.

Reinaldo Azevedo: “Goste-se ou não de Lula, o fato é que ele tem no sangue, nos gestos, no olhar, na linguagem, nos esgares, o prazer da política. Falar sobre o assunto, como se viu na entrevista, o revigora. E, nesse particular, ele é o oposto de Jair Bolsonaro. Erre ou acerte, o petista é dono de uma fala caudalosa, que remete a vivências várias — dos palácios e das ruas —, articulando memórias, conectando-as com ideias que estão por aí, em trânsito e em choque. Louvem-se, assim, de saída, a sua resiliência. Poucos suportariam com tanta dignidade o reverso da fortuna. Contrasto aquele que chegou a ser tratado quase como um imperador absolutista com o presidiário de agora, recolhido a uma cela em absoluta solidão, vendo o mundo pelo noticiário de TV, preenchendo as suas horas, como disse, com filmes que lhe passam em pen drives, longe da verdadeira cachaça de que é dependente: não é a pinga, mas a política. Em dois anos, viu morrer a mulher, o irmão de que era mais próximo, e, supremo sofrimento, o neto Arthur, de apenas sete anos. Já vi gente se debulhar em lágrimas de autocomiseração por muito menos, não conseguindo suportar com altivez revezes muito mais brandos. Lula, e qualquer especialista em saúde mental certamente poderá atestá-lo, está inteiro.” (UOL)

Josias de Souza: “Essa primeira entrevista do ex-presidente revela que o encarceramento de mais de um ano não propiciou nenhum ensinamento à divindade do PT. Pior: o isolamento provocou em Lula um surto de amnésia. O presidiário declarou que o Brasil é governado por ‘um bando de maluco’. E sugeriu que, depois da eleição de Jair Bolsonaro, a elite brasileira deveria fazer uma autocrítica. As declarações soaram incompletas e cínicas. Esqueceu de lembrar — ou lembrou de esquecer — que a maluquice resultou de uma reação da sociedade brasileira contra o bando de ladrões que a Lava Jato identificou nas administrações petistas.” (UOL)

PUBLICIDADE

Recebendo R$ 4.271 mensais, Nadir Barbosa Goes trabalhou no gabinete do vereador carioca Carlos Bolsonaro até janeiro. É o que dizem os registros, e o salário era pago. Mas questionada pelas repórteres Ana Luiza Albuquerque e Catia Seabra, a senhora de 70 anos nega. Jamais trabalhou lá — era fantasma. Dona Nadir é irmã de Edir Barbosa Goes, este sim assessor do vereador. Também a mulher dele estava registrada como funcionária do gabinete até janeiro. Nenhuma das duas batia ponto na Câmara, sua frequência era assinada pelo próprio parlamentar. Prolixo nas redes sociais, o filho 02 não se manifestou ainda sobre o tema. (Folha)

A Ponte Aérea vai mudar — ao menos por um tempo. A Infraero planeja uma obra na pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Os aviões de maior porte não conseguem pousar e decolar na pista secundária, que é menor. Alguns dos voos de Latam, Gol e Azul devem ser transferidos para o Galeão, por um tempo. Continuam com destino a Congonhas. (Globo)

A Espanha viveu uma noite de intensa mobilização política. Mais de três quartos dos eleitores foram às urnas, numa participação atípica e histórica. Pela primeira vez, num país que é essencialmente bipartidário desde o fim da ditadura, havia cinco legendas fortes na disputa. O tradicional PSOE, de centro-esquerda, foi o vencedor, tendo elegido 123 parlamentares. Mas seu líder, Pedro Sanchez, precisará construir alianças para formar gabinete — faltam 53 para chegar à maioria de 176 deputados. O Unidas Podemos, mais à esquerda, elegeu 42. Não forma. Sanchez terá de fazer o que preferia evitar: se sentar com o líder do nanico Esquerda Republicana da Catalunha, independentistas radicais cujas 15 cadeiras se tornarão necessárias. À direita, o tradicional PP foi dizimado. Despencou de 137 postos, em 2016, para 65. O Ciudadanos, representante da nova centro-direita, com corte progressista nos costumes, saltou de 32 para 57. A eleição, porém, se desenvolveu ao redor do novato VOX, representante do movimento internacional de extrema-direita nacionalista e populista. Foi por apoio a ele ou por medo dele que muitos eleitores foram às urnas. Chegou a esperar fazer mais de 60 cadeiras. Conseguiu 24. (El País)

Cultura

Nove dos dez tópicos mais comentados do Twitter, no momento, são sobre o terceiro episódio da última temporada de Game of Thrones. Mas a grande batalha, como sempre, foi fazer a HBO GO funcionar…

Com 82 minutos (1h22), o episódio foi o mais longo da história da série, e também o mais aguardado. Alguns fãs tuitaram diretamente para a conta oficial da HBO no Brasil, avisando sobre os problemas na imagem e exigindo uma solução. Por enquanto, o canal não se pronunciou.

Estes são os cinco discos de vinil mais caros de todos os tempos. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, e  Scepter Studios Sessions, do Velvet Underground, estão entre eles.

Bruce Sprinsteen está de volta aos carros, às estradas e transformações internas com seu novo single — Hello Sunshine. No YouTube ou Spotify.

O lançamento de Vingadores: Ultimato reacendeu a discussão sobre ‘lançamentos predatórios’, filmes que ocupam a maioria das salas de cinema no Brasil. Nos cálculos do Filme B, portal que monitora esse tipo de dado no país, o número de salas que exibe o filme deve chegar a 2.700. Hoje, o parque exibidor brasileiro tem 3.356 salas. Isso significa que 80% do total de espaços cinematográficos do país estão ocupados com Capitã Marvel, Homem de Ferro, Thor, Hulk etc. Em 2014, produtores, distribuidores e exibidores sentaram com a Ancine e fizeram um acordo para limitar tais tipos de blockbusters a certo número de salas por complexo, mas a chamada cota de tela suplementar, resultante desse trato, foi suspensa em 2018 por decisão do Tribunal Regional Federal.

Viver

Se o Instagram existisse no tempo de Matisse e Picasso, pode ter certeza: a timeline deles seria repleta de gatos. Outros artistas famosos do mundo todo também se renderam aos bichanos e é exatamente sobre isso que o livro Artists and their Cats, da Chronicle Books, mostra. Veja fotos.

O projeto reúne fotografias de grandes mentes do século 21 com seus gatos e incluem, por exemplo, aqueles que viveram no estúdio de Ai Weiwei – artista chinês; Babou – o gato de Salvador Dalí; além de Andy Warhol, Frida Kahlo, John Lennon e outros. As fotos confirmam as suspeitas de que o gato é muitas vezes, o companheiro certo para alguns artistas, que passavam longas horas sozinhos em seus estúdios.

PUBLICIDADE

A Amazônia perdeu 18% da área de floresta em três décadas. Entre 1985 e 2017, o equivalente a 2,6 estados de São Paulo em florestas foram suprimidos. Desse total, 61,5% foram perdas na Amazônia.  Os dados foram coletados com ajuda de imagens de satélite, e mostram também uma redução de 11% no Pantanal e de 9,5% na Caatinga. O Pampa e a Mata Atlântica foram os únicos dos seis biomas brasileiros que viram sua área de florestas aumentar neste período de 32 anos. "Além disso, tanto no período FHC, quanto no de Lula, ocorreu uma alta na criação de Unidades de Conservação e terras indígenas. Outro marco foi a criação do Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia, criado por sugestão da então ministra Marina Silva". Veja no G1 a análise completa dos últimos 30 anos de desmatamento dos seis biomas brasileiros.

Mulheres indígenas de todo o país sairão em marcha pela primeira vez para chamar a atenção para questões de gênero de seus povos. A decisão foi tomada durante o Acampamento Terra Livre, que terminou na última sexta-feira na capital federal. A porta-voz do movimento feminista indígena, Ro’Otsitsina Xavante, contou ao El País como as mulheres estão se organizando para combater o machismo nas aldeias.

A serie de tweets é comovente. “Pela primeira vez sei o que é ter um band-aid com a cor da minha pele”, escreve Dominique Apollon, cientista político em Stanford. “Eu sabia que eles existiam. Mas não esperava as complexas emoções que senti quando vi o curativo quase sumir. Um ato trivial que repeti milhares de vezes em meu corpo com os modelos comuns. Me senti pertencendo. Valorizado.” Apollon havia comprado os curativos sem pensar muito e, mesmo sendo um especialista no impacto de questões raciais na política, jamais havia refletido sobre como a cor padronizada de curativos pode ser tão significativa a respeito das relações de poder na sociedade. A Tru-Color, que faz as bandagens de cores múltiplas nos EUA, foi fundada por um pai que descobriu não existirem curativos que sumissem na pele de seus três filhos adotados. Para ele, esta era uma experiência fundamental da infância.

Cotidiano Digital

A Apple está comprando uma briga com apps de controle de acesso e restrição parental. Desde que a companhia incluiu no iOS um sistema que permite aos usuários monitorar o tempo em que cada um passa em apps distintos, ela vem tirando da App Store programas que executam funções similares. Os desenvolvedores se queixam de que as explicações da Apple sobre o porquê são vagas e que, no fundo, trata-se de eliminação de concorrentes. Os apps terceiros permitem controles mais finos do que os da própria Apple, além de poderem ser usados entre plataformas, incluindo computadores e aparelhos Android, de forma que pais, por exemplo, possam monitorar o uso de smartphones e tablets de vários filhos. A Apple argumenta que muitos destes apps utilizam um recurso chamado MDM. Este sistema serve para uso interno de grandes empresas que precisam controlar vários celulares. O uso em aparelhos de pessoas físicas por apps terceiros, além de uma violar os termos da Apple, seria uma ameaça à privacidade dos usuários de iPhones. Ao menos dois desenvolvedores já entraram com uma queixa de práticas anticompetititvas, pela lei antitruste da União Europeia.

Aliás... A Apple apresenta amanhã os números do primeiro trimestre para investidores. Está todo mundo de olho. Smartphones já não são mais o que eram e suas vendas estão em declínio. Por conta disto, a empresa fundada por Steve Jobs começa uma transição para a venda de serviços — streaming, jogos, assinatura de notícias. Por enquanto, só o Apple News Plus está no ar. A curiosidade sobre as vendas iniciais é imensa.

O Reino Unido anunciou que permitirá às empresas de telecomunicações que utilizem equipamento Huawei em suas redes 5G. A chinesa domina o desenvolvimento tecnológico das redes móveis da próxima geração, mas é acusada, pelos EUA, de implantar entradas secretas para que hackers a serviço do Partido Comunista Chinês possam espionar outros países. A decisão britânica terá grande impacto na ofensiva da diplomacia americana entre aliados para que não utilizem maquinário da companhia. Afinal, acaba de perder seu principal aliado no mundo. A Huawei nega com ênfase que tais portas existam. “Se algo assim fosse descoberto”, argumenta um dos executivos, “isto nos destruiria no mercado.” Em oito anos de intensa busca, os especialistas do serviço secreto inglês não encontraram nada. (Economist)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.