Temer volta hoje para a prisão

A Justiça Federal determinou a volta para a prisão do ex-presidente Michel Temer e de um de seus principais colaboradores, o coronel João Baptista Lima Filho. Os dois haviam sido presos junto com outras seis pessoas no dia 21 de março por um suposto esquema de propinas na obra da usina nuclear de Angra 3, mas todos foram soltos quatro dias depois. Além de mandar prender Temer e Lima, o TRF-2 manteve os habeas corpus dos demais acusados, incluindo o ex-ministro Moreira Franco. Temer confirmou que vai se apresentar hoje à polícia, conforme negociação de seus advogados.

PUBLICIDADE

Em 2017, quando o STF julgava se Assembleias Legislativas poderiam ou não reverter a prisão de deputados estaduais, o ministro Dias Toffoli achou que não, seguindo a maioria. Ontem, quando o caso foi retomado, o agora presidente Toffoli deu uma guinada de 180º e votou sim, virando o placar no plenário. Por 6x5, o Supremo decidiu que as assembleias estaduais podem tirar da cadeia seus integrantes presos. A decisão interessa diretamente aos políticos do Rio de Janeiro, pois abre caminho para que a Alerj solte cinco deputados presos no ano passado. Eles se reelegeram e tomaram posse na cadeia. (Globo)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu à consultoria legislativa da Casa uma avaliação sobre a constitucionalidade do decreto presidencial ampliando a posse e o porte de armas de fogo. Ele evitou comentar a amplitude da medida e lembrou que Jair Bolsonaro foi eleito com a plataforma armamentista. "O mais importante para a Câmara é avaliar a sua constitucionalidade para que não avance nas prerrogativas que são do Legislativo. Sendo constitucional, já é uma coisa que nos tranquiliza, e depois vamos discutir o mérito para ver se tem temas demais ou não”, disse. (Valor)

Entre outras mudanças, o decreto libera o porte de armas para caminhoneiros, políticos, jornalistas e diversas outras categorias. Também permite que menores pratiquem tiro sem autorização judicial e elimina a restrição à posse de armas usadas pelas polícias e Forças Armadas. Confira a íntegra do decreto. (Estadão)

A bancada petista no Senado apresentou um decreto legislativo suspendendo a medida assinada por Bolsonaro, que classifica como abuso de poder. Segundo os senadores, somente o Legislativo pode, por exemplo, ampliar a lista de autorização de porte. Já a Rede foi direto ao STF contestar a constitucionalidade do decreto.

Francisco Leali: “Defensor do direito de o cidadão se armar, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que, ao editar o novo decreto sobre armas e munições, foi no ‘limite da lei’ . Fez mais do que isso. Temos, por decreto, um estatuto do armamento. Agora, Bolsonaro poderá dizer que tem um decreto com a sua cara.” (Globo)

Chegou ao Congresso a briga entre os militares e o guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho. Segundo o Painel, os parlamentares aproveitaram a visita do general Villas Bôas, que segue trocando jabs com Olavo no Twitter, para fazer-lhe um desagravo. A líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), quer botar o general e o polemista em contato para pacificar os ânimos, mas colegas dela já articulam derrubar na Câmara a condecoração concedida por Bolsonaro a Olavo de Carvalho. (Folha)

E o delegado da PF que coordenou a segurança de Bolsonaro na campanha do ano passado, Alexandre Ramagem Rodrigues, vai assumir o comando da Agência Nacional de Inteligência (Abin).

Paulo Guedes passou mais de sete horas na quarta-feira debatendo com deputados a proposta de reforma da Previdência. Segundo o ministro da Economia, o sistema atual está condenado, e os estados, inclusive os governados pela oposição, já sofrem para pagar salários e aposentadorias. Ele negou que a reforma vá recair sobre os mais pobres, afirmando que hoje os 15% mais ricos ficam com 47% dos recursos da Previdência. A sessão teve momentos de tensão, com o ministro batendo boca com deputados. “Depois de umas seis horas, a escalada fica um pouco mais pessoal”, disse Guedes.  (Globo)

A Bolsa de São Paulo reagiu bem e fechou em alta de 1,28%, a 95.596 pontos.

Acabou em confusão a sessão da comissão que analisa a MP da reforma administrativa. Como havia prometido, o Centrão e a oposição trocaram integrantes antes de começarem os trabalhos para tirar do ministro Sérgio Moro o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O governo vai tentar votar o tema nesta quinta. (Globo)

Segundo o Painel, governistas reclamam que o Planalto, mesmo com a recriação de dois ministérios, não está atuando para evitar que o Coaf volte para a equipe econômica. (Folha)

Donald Trump comunicou ao Congresso que pretende elevar o Brasil à categoria de aliado prioritário fora da Otan. No continente, só a Argentina tem esse status, que facilita a compra de armas e tecnologia e a realização de exercícios militares conjuntos. E a secretária assistente de Estado para Assuntos no Ocidente, Kimberly Breier, disse no Twitter que os EUA apoiam a entrada do Brasil na OCDE, mas não falou em prazos.

Viver

A Capes informou ontem que decidiu suspender a concessão de bolsas de mestrado e doutorado. A decisão impede que novos candidatos recebam bolsas que tinham verba já liberadas e previstas para 2019. O pró-reitor de pós-graduação da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior, enviou um comunicado aos professores demonstrando 'preocupação' com os cortes de verbas no MEC.

Enquanto isso, a Alemanha anunciou 160 bilhões de euros para universidades e pesquisa. “Estamos garantindo a prosperidade de nosso país", disse a ministra da Educação, Anja Karliczek.

No Twitter: "Ao fazer o desmonte do Ministério do Meio Ambiente, Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles conseguiram algo que parecia impossível: uniram membros dos governos Temer, Dilma, Lula, FHC e Itamar. Todos assinaram documento criticando a gestão atual", comentou a jornalista Helena Borges.

Rodrigo Moya, que nasceu na Colômbia por um capricho do destino, marcando uma época na fotografia, é o homem por trás dos retratos mais conhecidos de Gabriel García Márquez. As imagens do escritor que chegaram à contracapa das primeiras edições internacionais de Cem Anos de Solidão não teriam sobrevivido na guilhotina das câmeras digitais, mas era outro mundo: sem o botão de apagar, nem tela para pré-visualizações nem photoshop. Por trás das suas lentes passaram milhares e milhares de histórias, como a de seu amigo: um novo escritor colombiano que mordeu o lábio e sorriu timidamente na véspera da publicação de sua obra-prima. A folha de contato rabiscada da sessão fotográfica de García Márquez, em 1966, voltará a vir a público hoje em um evento da casa de leilões Morton, no qual se espera que obtenha lances entre 5.000 e 8.000 dólares (20.000 e 32.000 reais).

Uma equipe do Berkeley Lab, da Universidade de Califórnia, afirma ter criado um plástico infinitamente reciclável. “Os pesquisadores descreveram um novo tipo de plástico que pode ser quebrado a nível molecular para criar outro plástico sem qualquer deterioração na qualidade do material. O estudo completo foi publicado na Nature e pode revolucionar o processo de reciclagem para que cada vez menos plástico se acumule em aterros sanitários ou oceanos.

Falando nisso… vale ver as cadeiras escolares feitas totalmente de material reciclado - como embalagens de doces e canudos descartáveis - pelo engenheiro filipino Winchester Lemen. Ele é o fundador da Envirotech Waste Recycling.

A adolescente sueca Greta Thunberg ficou famosa após lançar um movimento estudantil que ‘obriga’ adultos a agirem sobre as mudanças climáticas. Em vez de ir à escola, Greta tem passado suas sextas-feiras em frente ao parlamento sueco com uma placa dizendo: “Greve das Escolas pelo Clima”. Desde então, estudantes de mais de 70 países seguiram seu exemplo. Mas antes de começar a tentar convencer o mundo a agir, Thunberg cobriu seus pais de dados e documentários. "Depois de um tempo, eles começaram a me ouvir", disse Thunberg ao jornal The Guardian. "Foi quando percebi que poderia fazer a diferença".

Thunberg não está sozinha. Outros jovens podem ser igualmente convincentes, de acordo com um artigo publicado na Nature Climate Change. Uma equipe de cientistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte descobriu que as crianças podem aumentar o nível de preocupação dos pais com a mudança climática porque, ao contrário dos adultos, suas opiniões sobre o assunto geralmente não refletem uma ideologia política arraigada. Cientistas estão animados com os resultados do estudo.

Cultura

A comédia francesa O Fabuloso Destino de Amélie Poulain completará 20 anos e ganhará um ‘falso documentário’ de presente. O diretor do filme, Jean-Pierre Jeunet, confirmou em entrevista ao IndieWire que está investindo em um mocumentário (documentário que faz paródias com eventos famosos) sobre a trama da jovem Amélie. Será uma brincadeira de baixo orçamento. Pra entrar no clima, escute a trilha sonora do filme que quebrou recordes mundo afora e se tornou um clássico do cinema francês.

PUBLICIDADE

No último episódio de Game of Thrones que foi ao ar na HBO, um copo da Starbucks apareceu em plena Winterfell e o público, atento a cada detalhe, não deixou passar. Confira outros objetos fora de lugar no cinema e na televisão. Erros de continuidade, e objetos ‘esquecidos’ em sets de filmagem, sobretudo com imprecisões históricas, não são incomuns e não faltam listas sobre isso.

Até Quentin Tarantino já errou... Em Pulp Fiction, os buracos de balas na parede mostram que Jules (Samuel Jackson) e Vincent (John Travolta) conseguiram escapar de um tiroteio. O problema é que os buracos já estavam presentes em um tiroteio anterior. Felizmente, o diálogo é tão envolvente que muitos fãs do cineasta nunca perceberam. E mais outra lista com erros do tipo que você possivelmente deixou passar.

E voltando a falar de HBO - sobre seus acertos, no caso - Watchmen ganhou ontem seu primeiro trailer. Com nomes como Regina King, Jeremy Irons e Don Johnson no elenco, a série de super-heróis se passa nos dias atuais, não será uma adaptação direta dos quadrinhos e deve estrear no segundo semestre. Nas redes sociais, o público aprovou.

Cotidiano Digital

Uma tela de 12 polegadas mostra todas as informações do carro e permite ao motorista controlar, por comando de voz, recursos como temperatura interna e recursos de mídia. No painel atrás do volante, uma outra tela alterna entre um GPS e informações como nível de combustível e temperatura do motor. Esse são alguns dos muitos recursos do Android Automobile, cujo protótipo foi apresentado ontem na Google I/O, na Califórnia. Para tornar a experiência ainda mais impactante, o software foi exibido dentro de outro protótipo, o Polestar 2, um carro elétrico de luxo da Volvo. Como nenhum dos dois tem data para chegar ao mercado, o jeito é usar o Android Auto, aplicativo para smartphones que teve sua nova versão também apresentada ontem.

Pela primeira vez, o volume total de recursos na publicidade digital nos EUA ultrapassou os US$ 100 bilhões, segundo estudo encomendado pela Interactive Advertising Bureau (IAB). A receita de US$ 107,5 bilhões em 2018 foi 21,8% maior que os US$ 88,3 bilhões registrados no ano anterior. Nas mídias sociais, o faturamento foi de U$ 28,9 bilhões, com alta de 30,6%. De acordo com a pesquisa, TVs e rádios tiveram pequenos crescimentos na renda com publicidade, enquanto jornais e revistas amargaram mais uma queda.

Ainda não foi dessa vez. O esperado IPO da Uber só deve ser precificado no final do dia de hoje, o que significa que as ações só começam a ser negociadas na sessão de sexta feira da bolsa de NY. Aliás, o STF considerou inconstitucionais as leis que proíbem aplicativos como o Uber.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.