Previdência ficará sem capitalização

O deputado tucano Samuel Moreira, relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, lerá hoje seu parecer. Algumas mudanças ocorreram. Caem, como já se imaginava, mudanças na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada. A desconstitucionalização da Previdência, que tornaria mais simples o trâmite no Congresso de novas reformas, também não ocorrerá. Tampouco entrará o regime de capitalização, um dos pontos mais sensíveis defendidos pelo ministro Paulo Guedes. O regime atual, de repartição, pelo qual os trabalhadores ativos pagam os benefícios de aposentados, continuará. A capitalização, na qual cada um constrói ao longo da vida uma poupança e a põe para render, não entra agora. O relator quer, ainda, reduzir a idade mínima para professores de 60 para 57 anos. E, num dos pontos mais polêmicos, não entram no texto que será votado as previdências de estados e municípios. Se os governadores o desejarem, devem garantir votos em suas bancadas para que seja reinserida quando o plenário da Câmara for votar. (G1)

PUBLICIDADE

Entrevistado pelo âncora Reinaldo Azevedo, o editor do Intercept Brasil, Leandro Demori, divulgou mais um trecho de conversa entre Deltan Dallagnol e o juiz Sergio Moro, em abril de 2016. “Conversei com Fux mais uma vez, hoje”, afirma Deltan. Naquele momento, Moro e Teori Zavascki, que foi relator da Lava Jato antes de morrer, tinham uma desavença. “O ministro disse que Teori fez queda de braço com Moro e viu que se queimou”, seguiu. “Excelente”, respondeu o juiz. “In Fux we trust.” Ouça. (BandNews)

Pois é... Atendendo a inúmeros pedidos de jornalistas por mais contexto, o Intercept publicou trechos mais longos dos diálogos aos quais se refere em suas quatro reportagens iniciais com vazamentos da Lava Jato. Em pelo menos um deles, a compreensão do diálogo muda. Na troca entre Dallagnol e Moro, datada de 15 de dezembro de 2016, o procurador relata o que ouviu em delação de executivos da Odebrecht. Fala, como citado na reportagem inicial, de 9 presidentes, 29 ministros, 34 senadores, 82 deputados e 63 governadores. Mas, aí, nos diálogos completos, a informação muda pelo contexto: “são políticos por cargo que ocupa, ocupou ou para o qual se candidatou”, especifica Dallagnol. Nem todos os presidentes, diferentemente do que sugere a reportagem inicial, chegaram ao Planalto. Moro quer saber do que são acusados — e o procurador não sabe ainda. O trabalho estava, naquele momento, numa fase preliminar. “Intuitivamente, com base nas leituras e análises”, ele responde, “30% claramente propina, eles e nós reconhecemos 40% zona cinzenta, 30% claramente caixa dois.” Não são números precisos. No diálogo relatado inicialmente, este trecho não aparecia, apenas uma decisão de Moro: “Melhor ficar com os 30% iniciais.” O que antes parecia um critério misterioso pelo qual o juiz escolhia quem investigar, passa a ficar claro. Era para investigar os casos claros de propina. (Intercept Brasil)

Daí que... O hacker — ou alguém se fazendo passar por ele — apareceu novamente na terça. Desta vez, usou no app Telegram o perfil do procurador militar Marcelo Weitzel. A pessoa enviou, para um grupo do Conselho Nacional do Ministério Público, áudios capturados de conversas antigas envolvendo membros da Força-Tarefa da Lava Jato. Tentou, sem sucesso, conseguir frases de críticas. Quando estranharam, se identificou. “Hacker aqui”, escreveu. “Adiantando alguns assuntos que vocês terão de lidar na semana. Sou apenas justo, onde não encontrei injustiça, fiz de conta que não passei.” Em outra conversa, com José Robalinho Cavalcanti, outro procurador, desenhou outro perfil. “Não tenho ideologias, não tenho partidos, não tenho lado, sou apenas um funcionário de TI.” Sigla para tecnologia da informação. (G1)

As conclusões iniciais da Polícia Federal indicam que o hacker, ou grupo hacker, não conseguiu extrair dados do celular de Moro, mas conseguiu do de Dallagnol. Também foram alvos de tentativas três outros procuradores de Curitiba, três do Rio, dois de São Paulo, quatro de Brasília, o juiz Flávio de Oliveira, do Rio, a juíza Gabriela Hardt, de Curitiba, o desembargador Abel Gomes, relator da Lava Jato do Rio em segunda instância, e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. (Folha)

Será uma investigação demorada e, no total, oito inquéritos foram abertos. E a PF não está de todo otimista que consiga identificar o responsável pelos ataques. A esperança dos policiais é de que, identificando algum deslize, possa chegar ao criminoso. (Globo)

O julgamento da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal deve voltar ao Supremo no segundo semestre. (Estadão)

Cultura

Aos 60 anos, Madonna lança amanhã seu mais novo disco, Madame X. Segundo a crítica, é o filho mais criativo e politizado que a matriarca do pop já concebeu. No seu 14ª álbum, ela absorve influências sonoras de diversos países e mistura fado, house, hip-hop, funk e música clássica. "Esse atrevimento, embora uma marca da carreira da rainha do pop, há anos não aparecia em sua obra. Ou, pelo menos, soava meio forçado".

Veja o clipe da faixa Dark ballet - considerado, por muitos, um registro visual perturbador da igreja católica. Na faixa Future, Madame X canta com um sotaque jamaicano. "Ninguém está aprendendo com o passado". O discurso político segue com participação do rapper americano Quavo. Madonna encerra o disco com I Rise, uma tentativa de dar voz às minorias através de um trecho do discurso inflamado da estudante Emma Gonzalez, sobrevivente de um massacre na escola Stoneman Douglas High School, na Flórida.

Uma programadora que morre abruptamente em Nova Iorque e se vê revivendo em loop suas últimas horas de vida. A premissa pode parecer clichê, mas Boneca Russa está longe disso. A série da Netflix que ganhou notoriedade após receber inúmeras críticas positivas terá uma segunda temporada.

Benjamin de Oliveira foi o primeiro palhaço negro a fazer sucesso no país e um dos grandes nomes do circo e do teatro no fim do século 19 e começo do século 20. O Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, conta sua história.

O Prêmio Sesc de Literatura anunciou os ganhadores da 16ª edição do concurso. Felipe Holloway e João Gabriel Paulsen foram os vencedores em um ano que contou com 1.969 concorrentes, sendo 926 livros de contos e 1.043 romances. “Ser contemplado com esse prêmio é maravilhoso e funciona como um aval de que podemos e devemos seguir escrevendo”, disse Holloway, de 30 anos, vencedor na categoria romance.

Há algumas semanas, publicamos uma nota em nossa edição premium de sábado, com alguns destaques menos conhecidos do Rock in Rio desse ano. Entre eles o King Crimson, banda de Robert Fripp que de tempo em tempo muda radicalmente sua formação. Essa semana todos os discos de estúdio da banda foram liberados no Spotify.

Viver

Novas evidências sugerem que há 2.500 anos, no oeste da China, pessoas já fumavam maconha. Os pesquisadores analisaram antigos queimadores de incenso usados em rituais funerários e os resultados não só deram positivo para cannabis como demonstraram quantidade alta de THC. O estudo foi publicado na revista Science Advances e é um vislumbre de como a cannabis se espalhou pelo mundo e através de diversas culturas.

Plantas de maconha da mesma época já haviam sido encontradas em sítios arqueológicos relativamente próximos. Em 2016, por exemplo, no cemitério de Jiayi, em um antigo oásis de caravanas, foi desenterrado um cadáver coberto com longos caules de maconha. "Podemos dizer com alto grau de certeza que usavam a cannabis em algum tipo de ritual funerário", comentou durante uma teleconferência o diretor do laboratório de paleoetnobotânica do Instituto Max Planck de Ciências da História Humana (IMPCHH) (Alemanha) e coautor do estudo, Robert Spengler.

PUBLICIDADE

Comportamento: Existem tipos de personalidade ou aparência pelos quais as pessoas se atraem mais? De acordo com um estudo da Universidade de Toronto, sim. Os pesquisadores usaram dados coletados de um estudo de longa duração na Alemanha. Eles analisaram os padrões de respostas a 21 perguntas que investigavam traços de personalidade, incluindo extroversão, conscientização e grau de neurose – usando critérios do Big 5, ou Modelo dos Cinco Grandes Fatores, uma das mais aceitas formas de classificação de personalidades. Durante o estudo, que durou nove anos ao todo, alguns participantes terminaram seus relacionamentos e encontraram novos parceiros, que também completaram o questionário. Usando dados de 332 participantes, a equipe atestou que as pessoas tendiam a escolher companheiros com padrões de personalidade semelhantes aos seus próprios (Super Interessante).

Leonardo DiCaprio lança uma perspectiva diferente sobre as mudanças climáticas em Ice on Fire. O ator, que produz e narra o documentário, oferece uma olhar sobre os dispositivos, métodos e políticas que têm o potencial de retardar ou mesmo reverter a crescente crise ambiental. Ice on Fire foi filmado em diversos lugares do mundo - da Noruega ao Alasca, da Islândia ao Colorado - e tem estreia prevista para julho na HBO Brasil.

Galeria: A Copa do Mundo em 20 imagens selecionadas pelo The Atlantic. 14 dos 52 jogos já foram disputados por algumas das 24 seleções em nove cidades da França. A final deste ano está marcada para domingo, 7 de julho.

Cotidiano Digital

O Comitê de Comércio e Ciência do Senado americano recebeu, ontem, o diretor da FCC, equivalente à Anatel. “A maior ameaça à internet livre e aberta são as gigantes do Vale do Silício sem regulação. Hoje, elas decidem o que vemos e o que não vemos. Não há transparência. Não há proteções ao consumidor e acredito que parlamentares de ambos os partidos, em ambas as Casas do Congresso, já perceberam isto.” Em vídeo.

Ninguém esperava — o Google simplesmente decidiu publicar, no Twitter, uma imagem do celular que lançará no final do ano: o Pixel 4. É só o verso do aparelho. Pela primeira vez, um smartphone da companhia terá duas câmeras traseiras. Até agora, usando apenas software, era capaz de produzir fotos com capacidade de disputar em qualidade com celulares mais caros e com mais lentes. Há, também, um sensor — não está claro para o quê. Desaparece o botão traseiro de reconhecimento de digital.

Na terça, o canal Unbox Therapy, no YouTube, havia divulgado os moldes em metal distribuídos para fabricantes de cases do Pixel 4. Embora não deem detalhes do aparelho, mostram onde estão botões, molduras e todo o mais necessário para desenho de capas.

Aliás... As câmeras no Pixel 4 estão distribuídas no interior de uma protuberância quadrada. Aparentemente, o iPhone XI terá design semelhante.

E por falar... Já dá para comprar, nos EUA, o Samsung Galaxy S10 5G.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.