Prezadas leitoras, caros leitores —

Recebemos hoje, no Meio, um novo patrocinador. É a Storytel. Todas as sextas vamos recomendar uma série em áudio, um audiobook ou um podcast em sua plataforma. E os leitores do Meio ganham direito a um teste de um mês, gratuito, para experimentar. No site deles, o teste que oferecem é de 15 dias. De nossa parte, podcasts e audiolivros já fazem parte da nossa rotina digital faz bastante tempo. É um formato no qual acreditamos. A oferta de tanto conteúdo em português, pra gente, vale muito e já fará parte de nossa dieta cotidiana de informação. A oportunidade de oferecer este teste a vocês é coisa que nos deixa particularmente felizes de poder fazer.

Todas as sextas, pois, uma recomendação. Começando hoje.

— Os editores.

Partidos querem impedir TSE de puni-los por caixa dois

Um projeto de lei já aprovado pela Câmara e que o Senado deve aprovar abre brechas para o caixa dois e diminui controle dos gastos partidários pelo TSE. Se tornado lei, cada partido poderá fazer sua prestação de contas no formato que desejar. Hoje, usam um mesmo sistema, padronizado. Segundo a ala técnica do TSE, formatos diferentes vão inviabilizar qualquer controle. O texto também faz com que as siglas só possam ser punidas se for comprovado que agiram conscientemente para quebrar a lei. Para entidades da sociedade civil, será em essência uma permissão para lançar dados falsos sobre a campanha. (Folha)

Paulinho da Força, deputado federal: “Bolsonaro está entendendo agora o que todo mundo vinha falando em relação à turma das investigações. Toffoli deu sinal para ele com a decisão do Coaf e ele começou a pensar melhor. Só o Bolsonaro poderia enquadrar a Polícia Federal. O pessoal todo aqui acha bom.” (Crusoé)

PUBLICIDADE

Raquel Dodge, procuradora-geral da República: “Eu acho que o grande desafio no século 21 para o Brasil e para vários países é de não deixar que as democracias morram. Muitas coisas as vezes acontecem em ondas, há avanços e também retrocessos e eu percebo com alguma preocupação muitos sinais de retrocesso no tocante às democracias liberais no mundo e eu espero que isso não aconteça no Brasil”. Emocionada, a procuradora rebateu as críticas de que teria desacelerado o ritmo de trabalho da Lava Jato e desejou êxito para o subprocurador-geral Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro. O nome de Aras ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Pela primeira vez após quatro anos e três meses, Marcelo Odebrecht retornou ontem à empresa que comandou. Ele deixou a fase de prisão domiciliar e passou a ter permissão de deixar sua casa durante o dia, conta Lauro Jardim. (Globo)

A Caixa Econômica Federal começa a liberar os saques de até R$ 500 do FGTS hoje. (G1)

Os pré-candidatos à presidência do Partido Democrata se encontraram ontem, pela terceira vez este ano, num debate. Mas, diferentemente dos anteriores, desta vez foram chamados só os dez que aparecem com pelo menos 2% nas pesquisas. Os três líderes — o vice de Barack Obama, Joe Biden, e os senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren — foram postos no centro, um ao lado do outro, e Biden terminou consistentemente cobrado pelo governo no qual trabalhou. O contraste que os eleitores terão de escolher é claro, entre um candidato de esquerda como Bernie ou, um pouco menos, Warren, ou o centro liberal representado por Biden. A temporada eleitoral começa oficialmente em 3 de fevereiro, com os cáucuses de Iowa seguida, no dia 11, pela primária de New Hampshire e a da Carolina do Sul, no dia 15. Em geral, os três mais bem colocados nestas três são os que seguem nas disputas estaduais seguintes com chances de vencer. (New York Times)

Na pesquisa mais recente, Biden lidera em Iowa com 29%, seguido de Sanders, com 26% e de Warren, com 17%. Em New Hampshire, Biden tem 22% contra 21% de Sanders, Warren num distante 15%. O ex-vice-presidente tem tranquilidade apenas na Carolina do Sul, principalmente por conta de sua popularidade entre eleitores negros. São 43% contra 18% de Sanders e 14% de Warren. Nas três pesquisas os outros candidatos aparecem com menos de 10%. (Five Thirty Eight)

Ainda é cedo para dizer como terminará a eleição. Mas os números de Donald Trump estão muito maus. No Texas, um reduto republicano tradicional, Trump perderia para Biden (47% a 43), para Sanders (48% a 42), para Warren (44% a 42) ou para qualquer outro democrata. Nacionalmente, de acordo com uma pesquisa da CNN, 6 em cada dez americanos dizem que o presidente não merece um segundo mandato. Neste momento, não quer dizer nada — a eleição é em novembro de 2020 e muito acontecerá até lá. Mas Trump está numa situação de fragilidade que presidentes reeleitos não costumam enfrentar um ano antes das urnas. (Vox)

Aliás... Uma série de mecanismos de espionagem, que enganam aparelhos celulares fazendo-se passar por antenas comuns, foram descobertos nos arredores da Casa Branca. Uma investigação levou o FBI a concluir que Israel é o mais provável responsável e que o principal alvo era o presidente Donald Trump, que tinha o hábito de usar um celular inseguro. A embaixada israelense nega e o governo americano não repreendeu o parceiro. (Politico)

Uma ideia difícil de enterrar

Tony de Marco

 
CPMF

Na Edição de Sábado: Nesta semana, 50 procuradores-gerais dos estados americanos abriram uma investigação antitruste contra as gigantes do Vale do Silício. Elizabeth Warren, uma das favoritas à candidatura democrata à Casa Branca, tem na quebra do monopólio destas grandes empresas uma de suas metas. Mas funciona? O Meio mergulhará na história da legislação antitruste desde que a Standard Oil foi dividida, em 1911. Companhias como IBM, Bell Co e Microsoft passaram por processos de monopólio. Quais as lições aprendidas? E como Facebook, Google e Amazon pretendem se defender? Todos os assinantes Premium recebem. Junte-se à turma. Não custa quase nada.

Histórias para ouvir

Histórias para ouvir

Toda semana, às sextas, o Meio recomendará algo de interessante para ouvir na Storytel. E os leitores do Meio têm direito a experimentar o serviço por 30 dias. Sem custo. Tem audiobooks, podcasts, séries em áudio — histórias de todo tipo, narradas por bons atores e locutores. Experimente.

Assassinato no Expresso Oriente é um clássico. Talvez um dos livros de mistério mais conhecidos da história. No romance, o detetive belga Hercule Poirot precisa deixar Istambul rumo a Londres, uma viagem na qual tomará o luxuoso Expresso Oriente. Até que, em meio a uma parada noturna por conta de os trilhos estarem bloqueados pela neve, ouve-se um grito. Foi assassinado o desagradável milionário americano Samuel Ratchett. E, dentre os passageiros do Expresso Oriente, todos parecem ter uma razão para desejar o crime. A narração de Mauro Ramos dá todo o clima. Ouça.

Cultura

Em São Paulo, a 12ª Bienal de Arquitetura se divide em uma exposição composta de diversas intervenções no prédio do Sesc 24 de Maio e da reunião de projetos experimentais no CCSP, na mostra Arquiteturas do Cotidiano. Inspirada no livro Ó, de Nuno Ramos, a Osesp estreia hoje na Sala São Paulo uma obra de Felipe Lara, que compôs para coro, conjunto instrumental e elementos eletrônicos. Obras de Júlia Milaré estão em cartaz na exposição Da Impossibilidade de Dialogar Só, na Oficina Cultural Oswald de Andrade a partir deste sábado. Em show único nesta sexta, Douglas Germano e Kiko Dinucci – o Duo Moviola – comemoram os 10 anos do disco Retrato do Artista Quando Pede, no Sesc Belenzinho. No sábado, tem festa Goldz com apresentações de Alt Niss e Jup do Bairro. Siba apresenta o seu novo disco em shows nesta sexta e sábado no Sesc Pompeia. Mãeana, Paulo Carvalho, Kassin e Nina Becker homenageiam João Gilberto neste sábado no CCSP.

No Rio, Laura de Castro estrela a peça Cheiro de Manga, em cartaz no Teatro Cacilda Becker a partir de hoje. A peça parte de uma viagem ao Senegal. Com curadoria de Ulisses Carrilho, a exposição Campo abre nesta sexta no Parque Lage, com trabalhos de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Daniel Senise, Ernesto Neto, Laura Lima e Luiz Zerbini. Nesta sexta tem festa Febre na Lapa e MC Tha na HUB RJ. No sábado, Letrux e Vanessa da Mata fazem shows de graça na Praça Mauá. Laura Canabrava e Insandessa se apresentam no domingo na Audio Rebel. Obras de Angelo Venosa, Eduardo Coimbra, Iole de Freitas, Nuno Ramos e Waltercio Caldas estarão na exposição Múltiplos, no Museu do Açude, a partir deste domingo. Para mais dicas culturais, assine a newsletter da Bravo!

PUBLICIDADE

Três principais estreias do cinema. Os moradores da pensão mais famosa do Brasil voltaram com Vai que cola 2 (trailer). Em Rainha de Copas, uma mulher compromete sua carreira e sua família quando seduz seu enteado adolescente e precisa tomar uma decisão irreversível, com consequências fatais. O filme venceu o Prêmio do Público no último Festival de Sundance (trailer)  Outra estreia é Quem você pensa que eu sou. Desconfiada de seu marido, a personagem vivida por Juliette Binoche decide criar um perfil falso em uma rede social. Mas acaba se apaixonando. (trailer).

Após 20 anos, o Festival Internacional do Rio, um dos mais tradicionais do país, que traz filmes de toda parte, pode não acontecer. Falta dinheiro. Se uma solução não aparecer nos próximos dias, será cancelado em definitivo.

Por falar em cinema... Os produtores do filme Marighella enviaram à imprensa uma nota sobre o cancelamento da estreia do filme. Dirigido pelo ator Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge no papel-título, filme estava previsto para chegar aos cinemas no dia 20 de novembro, mas vem enfrentando a burocracia da Ancine na liberação de verbas.

Mário Magalhães, autor da biografia: "Tristes tempos". (Twitter)

Que entre a Dança dos Dragões. De acordo com o Deadline, a HBO está prestes a encomendar um episódio piloto de uma segunda série derivada do universo criado por George R.R. Martin e explorado em Game of Thrones. Projeto vai explorar a guerra civil da Casa Targaryen.

Viver

Mar cinza. Imagens de drone mostram uma área de vegetação do cerrado sul-mato-grossense atingida por uma queimada. Pelo vídeo, feito a 115 km de Campo Grande, no domingo passado, um dia após a área ter sido devastada por um incêndio, é possível ver uma única árvore verde que resistiu ao fogo.

E o governo americano indicou que vai proibir a venda de cigarros eletrônicos com sabor após doença pulmonar misteriosa se espalhar pelo país. Na semana passada, Michigan foi o primeiro Estado. O governador de Nova York também defendeu uma proibição e Massachusetts e Califórnia devem adotar medidas similares.

O incêndio na noite de ontem no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, deixou ao menos 11 mortos, mas ainda não há informações sobre a identidade deles. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem uma nova varredura e uma operação rescaldo no local. O prefeito Marcelo Crivella chegou por volta das 6h35, mas não falou com a imprensa.

Cotidiano Digital

A Fundação Mozilla abriu uma campanha contra o algoritmo de recomendação do YouTube. Pede às pessoas que contem suas histórias de como uma busca de um dia os levou a recomendações cada vez mais bizarras. “Uma vez você pesquisou por ‘alienígenas construíram Stonehenge’ no YouTube e, desde então, o site lhe recomenda discos voadores, Iluminatti e outros”, explica o formulário para coletar histórias. O objetivo, com esta coleção, é mostrar como a tecnologia por trás do YouTube facilita a radicalização de pessoas, oferecendo com frequência conteúdo extremo em detrimento de informação factual, cientificamente comprovada ou que represente opiniões mais ponderadas.

A Amazon brasileira inaugurou seu serviço Prime, já existente noutros cantos do mundo. Por R$ 9,90 ao mês, o cliente ganha direito a entregas mais rápidas e gratuitas para os produtos distribuídos pela própria Amazon. Os serviços de streaming de vídeo e música estão inclusos no pacote. E é possível ler inúmeros eBooks e revistas gratuitamente.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.