Bolsonaro com suspeita de Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro está com suspeita de Covid-19. Durante a segunda-feira, sentiu desconforto e sua temperatura chegou a 38°C. “Estou evitando”, disse ontem à noite à claque que se posta na entrada do Alvorada, para explicar por que não se aproximava. O presidente vinha do Hospital das Forças Armadas e usava máscara. “Fiz uma chapa do pulmão, está limpo, tá certo? Vou fazer o exame do Covid agora, mas está tudo bem.” O resultado deve sair hoje. Todos os compromissos na agenda, para esta manhã, foram cancelados. (G1)

Bolsonaro está com 96% de taxa de oxigenação, que é considerada normal. Segundo pessoas próximas, ele tosse. Durante o fim de semana, o presidente esteve em Santa Catarina sobrevoando as áreas atingidas pelo ciclone e, de volta a Brasília, almoçou na residência do embaixador americano para celebrar a independência dos EUA. Sem máscara, aparece abraçado a várias pessoas em fotografias. Na manhã de segunda, esteve com alguns ministros, incluindo o da Economia, Paulo Guedes, e os generais palacianos Braga Netto, Augusto Heleno e Luiz Eduardo Ramos. (Folha)

De acordo com apuração da Rádio Bandeirantes, não confirmada por outros veículos, Bolsonaro já fez um primeiro teste que deu positivo. Este de hoje seria a contraprova. (Band)

PUBLICIDADE

Valdo Cruz: “O presidente Jair Bolsonaro não pode ficar ‘refém’ de sua ala ideológica porque ela causa muito ‘desgaste’ e não garante a aprovação das medidas essenciais para o sucesso do governo dentro do Congresso. A avaliação é de líderes aliados no Legislativo depois que o presidente decidiu recuar no convite ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para assumir o Ministério da Educação. Desde que foi divulgada a informação de que o presidente havia feito o convite, integrantes da ala ideológica passaram a fazer uma campanha contra o nome. Os ataques tiveram efeito, e o presidente decidiu recuar, levando Feder a divulgar no domingo mensagem em redes sociais dizendo que recusou o convite. E, para constrangimento do presidente, revelando publicamente que o convite foi, sim, feito na quinta-feira. Por isso, aliados avaliam que Bolsonaro precisa não só deixar de nomear representantes da ala ideológica, como também evitar que ela tenha o poder de veto sobre indicações. A ala é cada vez mais minoritária no grupo de apoiadores e, além disso, não tem votos dentro do Congresso. A experiência do primeiro ano de governo mostrou que, sem bom relacionamento com o Legislativo, o Planalto não consegue aprovar boa parte de suas propostas.” (G1)

Gerson Camarotti: “A fritura explícita do secretário Renato Feder, acendeu o alerta entre aliados. ‘Chega a ser cruel expor um homem público duas vezes para ficar vulnerável aos ataques de todos os lados, simplesmente, para testar a capacidade de resistência do nome. Esse tipo de fritura cria uma desconfiança entre aliados’, disse um líder que integra a nova base de apoio ao governo.” (G1)

Marcelo Godoy: “O combate contra o marxismo cultural é a alma do bolsonarismo. Nele existem apenas pessoas mais ou menos comprometidas com um projeto de poder do qual participam sites e influencers que têm na mentira, disfarçadas de notícia, o combustível do conflito. A possibilidade de que a verdade factual sobreviva diante do assédio do poder é escassa. A mentira indica a capacidade humana de pensar as coisas de forma diferente daquela que elas são. Requer, portanto, a imaginação, sem a qual toda ação é impossível. A mesma capacidade de transformar a realidade age para negá-la pela mentira. E esta será mais eficiente na medida em que o seu autor dela se convencer. Mas, quanto mais bem-sucedido for o mentiroso, maior a probabilidade de ele ser vítima de suas próprias histórias. Eis por que a ideia de uma conspiração do suposto marxismo cultural fomentado por George Soros, ONGs globalistas e professores maconheiros e pervertidos paralisa este governo e suas ações.” (Estadão)

Em entrevista à CNN Brasil, o ministro Paulo Guedes afirmou que o governo pretende fazer quatro grandes privatizações nos próximos 90 dias. Ele se diz otimista a respeito da economia. “As notas fiscais eletrônicas cresceram dois dígitos em maio sobre abril”, afirmou. “Há um esporte nacional de autossabotagem, mas já estamos saindo do buraco.” Assista. (CNN Brasil)

O Ministério Público Federal entrou com ação de improbidade administrativa contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele é acusado de propositalmente desmontar as estruturas de proteção ambiental do país. Os procuradores pedem na Justiça que Salles seja afastado do cargo com urgência e condenado a suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa. (Poder 360)

Viver

O Brasil já registrou mais de 1,6 milhão de casos de Covid-19 e 65.556 mortes mortes. Foram 656 mortes registradas em 24 horas, aponta o levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. (G1)

Sem falar na triste estatística das pessoas que morreram fora de unidades de saúde durante a pandemia. Um extenso levantamento feito pelo epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia, a pedido da Folha, verificou que os óbitos por causas naturais em domicílios ou vias públicas entre 15 de março e 13 de junho saltaram de 6.378 no ano passado para 9.773 neste ano nas quatro capitais.

Por aqui, a Anvisa autorizou os testes da terceira fase da vacina chinesa contra a Covid-19, em parceria do laboratório Sinovac e o Instituto Butantan. De acordo com João Doria, governador de São Paulo, o processo do teste da Coronavac terá início no dia 20 de julho. Ao todo serão 9 mil voluntários brasileiros, divididos em estados. Na próxima semana, os lotes da vacina vindos da China chegarão ao Brasil e serão distribuídos entre os centros de pesquisa. A partir da próxima segunda-feira, os voluntários já podem começar a se inscrever. (SBT)

Dimas Covas, diretor do Butantan: “Se a vacinação se mostrar eficiente, nós vamos ter a disponibilidade da vacina imediatamente. Sessenta milhões de doses estão reservadas para o Brasil, que será suficiente para cobrir as necessidades já previstas. O Ministério da Saúde estabelecerá os critérios nacionais de aplicação da vacina”. (Estadão)

Por falar em São Paulo, bares vazios marcaram primeiro dia de reabertura na capital.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel defendeu o uso de máscaras: “Máscaras são essenciais para manter baixo o número de infecções”. (DW)

Nos EUA, Miami-Dade, o condado mais populoso do Estado norte-americano da Flórida, voltou atrás no processo de reabertura. Ontem, proibiu restaurantes de servirem refeições in loco, conforme o número de casos no país aumenta às dezenas de milhares e as mortes pela doença superam o total de 130 mil. (Reuters)

E um estudo espanhol indica que apenas 5% da população local desenvolveu anticorpos contra a Covid-19, o que reforça a tese de que a chamada imunidade de rebanho é "inatingível". De acordo com o estudo, que foi feito em larga escala e contou com mais de 61 mil participantes de todo o país, 95% da população da Espanha segue suscetível ao vírus. É a maior pesquisa já feita por nações europeias. (CNN)

Enquanto isso, centenas de cientistas pedem que a OMS reconheça a transmissão aérea do coronavírus. A carta aberta, assinada por 239 especialistas, será publicada na revista Clinical Infectious Diseases e destaca alguns casos em que essa via de contágio parece clara. “Existem evidências mais que suficientes para que se aplique o princípio da precaução. Para controlar a pandemia, à espera de uma vacina, devem-se interromper todas as vias de transmissão”. Um dos exemplos é do o restaurante chinês onde cinco pessoas de mesas próximas acabaram infectadas pelo paciente zero. (El País)

Pois é... A OMS está revisando um artigo que sugeriu que as orientações da agência sobre o novo coronavírus precisam ser atualizadas. (Reuters)

Estrangeiros com visto de estudante matriculados em escolas que terão 100% das aulas on-line durante a pandemia devem deixar os EUA, diz governo. A medida vale para estudantes com os vistos F-1 e M-1. Caso esses estrangeiros não se adequem à determinação, as autoridades imigratórias dos EUA podem aplicar sanções que incluem a remoção ao país de origem. (G1)

O WNBA e o WNBPA anunciaram que a justiça social e o movimento Black Lives Matter estarão no foco da temporada 2020. Isso inclui uma nova plataforma, chamada The Justice Movement.(ABC)

Hora de Panelinha. Em Rita, Help! Me ensina a cozinhar na quarentena!, você aprende a preparar um pão que não precisa de forno para assar em menos de 10 minutos. E conheça a lista de livros indicados pela Rita Lobo e a equipe Panelinha. Tem biografias, crônicas, enciclopédias, tudo para pensar sobre comida.

Cultura

Com filme surrealista, a Dior apresentou sua coleção de inverno 2020/2021 de alta-costura. Inspirada na Theatre de la Mode, uma exposição itinerante com looks em miniatura de costureiros franceses que viaja entre a Europa e a América, a grife francesa trouxe à tona uma prática do pós-Segunda Guerra Mundial, quando a oferta de tecidos era escassa e a procura por alta-costura quase não existia. O ponto de partida é a obra de artistas mulheres do movimento surrealista. (O Globo)

PUBLICIDADE

A Netflix anunciou a renovação da comédia Disque Amiga para Matar para sua terceira e última temporada, de acordo com o TV Line.

Para os fãs de Breaking Bad. Walter White e Jesse Pinkman, protagonistas da premiada série, podem aparecer na sexta temporada de Better Call Saul. Peter Gould, showrunner, não deu a participação como certa, mas afirmou que ele e sua equipe já têm uma ideia de como isso pode acontecer.

Relembrando o legado histórico do maestro Ennio Morricone, que partiu ontem, 10 das suas maiores composições segundo seleção do Guardian - do pop italiano idiossincrático ao funk experimental, incluindo momentos de western clássico.

Por falar em legado, 11 projetos gráficos, e comentados, de Milton Glaser, que também nos deixou dias atrás. A lista inclui ainda um trabalho inédito que Glaser estava trabalhando durante o surto de coronavírus.

E o cartaz de Mad Men para a AMC também está lá. A temporada final da premiada série foi anunciada com pôsteres e animações no estilo Art Nouveau, desenhados por Glaser em 2014. Relembre.

Cotidiano Digital

O Reino Unido deve parar de usar o 5G da Huawei ainda este ano. Segundo o Telegraph, o plano anterior de eliminar em três anos a infraestrutura chinesa foi deixado de lado. O motivo foi um relatório apresentado ao governo inglês que aponta que novas sanções dos EUA à Huawei obrigarão a empresa a usar tecnologia não confiável que tornaria o risco impossível de controlar.

O governo americano também considera ir atrás de outras empresas chinesas, incluindo banir o TikTok no país.

O Facebook, WhatsApp e Twitter deixaram de entregar dados de usuários em Hong Kong depois da nova lei de segurança nacional da China. As empresas operavam livremente no território chinês, mas com a nova lei, as autoridades podem tomar medidas para supervisionar e regular a internet. Nos últimos dias, várias pessoas apagaram postagens ou até mesmo seus perfis nas plataformas.

Por US$2,65 bilhões, o Uber comprou a startup de delivery Postmates. Com a aquisição, vai se tornar o segundo maior serviço de entrega nos EUA, atrás apenas da DoorDash, que ainda lidera com vantagem. A compra vem em meio a problemas no setor. Tanto o Uber quanto a Postmates estão operando no negativo. O Uber sozinho perdeu US$ 2,9 bilhões no primeiro trimestre por causa da pandemia.

E a Amazon vai levar o seu serviço de nuvem para o espaço. A Amazon Web Services (AWS) terá um novo segmento voltado para soluções aeroespaciais e de satélite feito por empresas e governos.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.