Face derruba rede de fakes que pode indicar fraude eleitoral de Bolsonaro

A partir de um levantamento do Atlantic Council, uma equipe do Facebook conectou Tércio Arnaud Tomaz, assessor especial do presidente Jair Bolsonaro, a uma rede de contas falsas no Face e no Instagram. Ao todo, 35 contas, 14 páginas e um grupo na primeira rede e mais 38 contas no Insta. Todas foram canceladas pela plataforma. Além de Tércio, cinco ex e atuais assessores de parlamentares bolsonaristas, incluindo um do filho Zero Três, Eduardo. Muitos dos posts falsos eram publicados no horário de expediente. Entre os perfis falsos, havia os que se passavam por repórteres, e também os que se fingiam pessoas comuns reagindo ao noticiário inventado. (Folha)

Pedro Doria: “O anúncio da remoção torna impossível negar a existência do gabinete do ódio. Mais do que isso, a informação pode servir até ao Tribunal Superior Eleitoral num processo de cassação de chapa por desinformação durante a campanha presidencial. Esta rede estava em ação desde 2018. Embora sua principal atividade tenha sido durante 2019 e 20, pegou o período eleitoral. Mas falta uma informação importante: é preciso que a Polícia Federal requisite à plataforma os detalhes sobre que desinformação é possível mapear até a antessala da Presidência e em que momento este mapeamento é possível. Dependendo do conteúdo e da data, fecha o inquérito e vai para o TSE.” (Globo)

Entre os exemplos mais recentes de desinformação publicados há ataques contra o ex-ministro Sérgio Moro e contra a TV Globo, que é acusada de inventar mortes por coronavírus. (Facebook)

A existência do gabinete do ódio, formada no Planalto com a intenção de atacar adversários e desinformar a população, foi revelada pelo Estadão, no ano passado. A investigação do Facebook simplesmente a confirma. Além de Tercio, também fazem parte do time José Matheus Salles Gomes e Mateus Matos Diniz. (Estadão)

Também no ano passado, em outubro, o jornalista Felipe Moura Brasil detalhou como operava aquilo que batizou ‘blogueiros de crachá’, a rede de ataques do governo. (Crusoé)

Bruno Boghossian: “A decisão do Facebook de remover 73 contas ligadas ao grupo de Bolsonaro complica a vida dos governistas. Os perfis derrubados são uma fração pequena das conexões da rede de apoio ao presidente, mas o bloqueio desarma pontos-chave da defesa de seus aliados. A suspensão atingiu páginas que, segundo a empresa, adotavam um ‘comportamento inautêntico’ Havia perfis duplicados, personagens fictícios e páginas que fingiam ser veículos tradicionais de imprensa. A revelação desmonta o argumento de que a rede governista deveria ficar protegida pela liberdade de expressão. Afinal, os perfis desativados pertenciam a um esquema enganoso e não a usuários comuns — que os bolsonaristas chamam sarcasticamente de ‘tias do zap’. O grupo ligado ao presidente passa a ter dificuldade para reclamar de censura ou se dizer vítima de perseguição nas investigações do Supremo e do Tribunal Superior Eleitoral sobre sua rede de desinformação.” (Folha)

Não foi só no Brasil. Outra grande rede de manipulação derrubada foi a de Roger Stone, um dos principais aliados do presidente americano Donald Trump. (Washington Post)

PUBLICIDADE

A segunda ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Siqueira Valle, presta hoje depoimento ao Ministério Público do Rio por videoconferência. Ela é investigada num esquema ligado ao vereador Carlos Bolsonaro, o filho Zero Dois, sobre funcionários fantasmas em seu gabinete e a prática de rachadinha. (Globo)

O ministro Luís Roberto Barroso determinou cinco medidas a serem adotadas pelo governo federal para conter o contágio e a mortandade por covid-19 entre a população indígena. A decisão foi tomada horas após o presidente Jair Bolsonaro vetar uma série de dispositivos da lei que regulamenta o combate ao novo coronavírus entre indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Viver

O Brasil registrou 1.187 novas mortes pela Covid-19. O país, dessa forma, soma 68.055 mortes e 1.716.196 infectados. A região Sul teve o maior número de mortes confirmadas por Covid-19 em 24 horas. (Uol)

Foi o segundo dia consecutivo com mais de mil mortes em 24 horas. No total, 1.716.196 pessoas foram infectadas. A Covid-19 já chegou a 96,4% dos municípios (5.371) e o percentual de cidades com mortos é de 51%, segundo dados do Ministério da Saúde. O Brasil também registrou 7% a mais de mortes na semana que se encerrou em 4 de julho, sobre a anterior, e avanço de 1% no número de óbitos. (Estadão)

A disseminação da Covid-19 no Brasil vem acontecendo de diferentes formas em cada região. E o diagrama nacional dos casos fatais segue reto há mais de um mês. O problema é que estacionou em um nível alto demais, um comportamento que não foi visto na maioria dos outros países, e preocupa cientistas. A média de óbitos cresce vertiginosamente no Sul, atinge uma vacilante estagnação no Sudeste e cai em poucos estados, como Amazonas, Pará e Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a curva de óbitos é assimétrica, desce do pico com uma velocidade muito menor do que chegou a ele, explica Christovam Barcellos, sanitarista da Fiocruz. (Globo)

Pois é... o ex-ministro Nelson Teich se diz à 'espera de um milagre' no Brasil. Para ele, a flexibilização do isolamento social e a retomada da economia no país acontecem de "forma confusa".

Mesmo com autorização, 80% dos bares de SP continuam fechados, aponta pesquisa. Desde segunda-feira, bares e restaurantes da capital paulista estão autorizados a abrir os salões para consumo local, sob algumas condições, entre elas a ocupação de até 40% do espaço e limitação do horário de funcionamento. Bares que servem almoço, como Astor e Pirajá, são dos poucos a voltar a receber a clientela. Entre restaurantes, 59% não pretende reabrir com as condições atuais, que proíbe mesas na calçada e funcionamento noturno. A limitação de horário inviabiliza a abertura do salão para 53% dos empresários; 55% deles diz que a proibição de mesas na calçada prejudica o negócio.

Os Estados Unidos ultrapassam três milhões de infectados pelo coronavírus segundo os dados da Universidade Johns Hopkins. E mais de 132 mil mortes no país mais atingido pelo vírus no mundo. Para acelerar a produção de uma vacina, o governo dos Estados Unidos destinou 1,6 bilhão de dólares (cerca de 8,61 bilhões de reais) à empresa de biotecnologia Novavax. O acordo milionário com a empresa sediada em Maryland é o maior dos já fechados pela Administração de Donald Trump como parte da Operação Warp Speed. A Novavax, que nunca lançou um produto no mercado, entrou no final de maio na fase experimental do tratamento com 130 pessoas na Austrália, cujos resultados devem ser conhecidos este mês. (El País)

Ainda sobre vacinas. De acordo com relatório divulgado pela OMS, há 158 iniciativas para se formular uma substância que imunize contra o vírus. Vinte e uma delas estão em testes clínicos, ou seja, com humanos. É o dobro do começo de junho, quando 10 haviam iniciado os testes. (Poder360)

O Enem de 2020 foi adiado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Tradicionalmente, a prova é realizada no mês de novembro, mas a edição deste ano foi postergada por causa da pandemia do coronavírus. Pela primeira vez, o Inep vai aplicar uma versão digital da prova. Tire suas principais dúvidas.

Hora de Panelinha. Nesse vídeo, Rita Lobo ensina duas receitas de brigadeiro no episódio mais doce de 'Rita Help'. Ela mostra o preparo de um brigadeiro bem especial, gourmet, com chocolate amargo. E divide sua descoberta da quarentena: o brigadeiro de tahine, que além de incrível fica pronto em um minuto no micro-ondas. Como estamos falando de brigadeiro e os links da Rita ficam sempre entre os mais clicados da semana, a previsão é de chocolate na nossa lista de sábado.

O Fluminense celebrou de forma discreta, ontem, a conquista da Taça Rio sobre o Flamengo. Nos pênaltis e sem público. “A gente fica muito feliz pelo título”, afirmou o presidente do clube, Mário Bittencourt, “mas muito triste por tudo o que aconteceu e continua acontecendo no Brasil”. Enquanto Fla e Vasco pressionaram pelo retorno do futebol no estado, o Flu e o Botafogo eram contra. Vai ter Fla-Flu na final do Carioca. (Globo)

O jogo bateu o recorde internacional de público em evento ao vivo no YouTube, com 3,9 milhões de espectadores. (Poder 360)

Assista aos melhores momentos. (Globoesporte.com)

E...Paulistão volta no dia 22 de julho com previsão de término em 8 de agosto. No dia seguinte, dia 9, ao que tudo indica, se inicia o Campeonato Brasileiro. O Centro de Contingência da Covid-19 aprovou, em conjunto com a FPF, um novo protocolo para a retomada: os jogos deverão ocorrer em cidades que estejam na Fase 3 — Amarela do Plano São Paulo e em estádios sem a presença da torcida. O Paulistão foi paralisado em março, faltando seis rodadas para o fim. (G1)

Cultura

A morte do poeta Vinicius de Moraes completa hoje 40 anos. Seus versos marcam mais de cinquenta anos da literatura brasileira. Em Antologia Poética, fica evidente a habilidade de Vinicius de atualizar o erudito e conceder tratamento culto a temas populares. Foi assim que tornou-se um mestre no manejo inteligente e inventivo dos metros e das formas do poema.

Da parceria com um jovem Toquinho, nasceram mais de cem canções que permanecem na memória afetiva de muita gente. A dupla percorreu o mundo inteiro fazendo shows e criou projetos que marcaram a música brasileira. Em 1972, Toquinho e Vinicius gravaram o disco São Demais os Perigos Desta Vida. Reverente ao candomblé, o poeta escreveu as letras de Tatamirô e Canto de Oxalufã. Escute.

PUBLICIDADE

Na era dos leilões ao vivo de obras modernas e contemporâneas, a Sotheby's alcançou o seu segundo melhor resultado na categoria de venda superando o ano passado: 826 milhões de HKD (US$ 107 milhões) em 35 lotes, com apenas um lote sem comprador. Aconteceu no Centro de Convenções de Hong Kong e, ao contrário do leilão de Nova York, este voltou ao básico, com uma câmera focada apenas no leiloeiro da venda, Ian McGinlay, diretor de estratégia da Sotheby's para clientes na Ásia.

O lote principal da noite foi do artista franco-chinês do pós-guerra, Sanyu. A obra-prima dos anos 1950 Quatre nus (Four Nudes) foi anunciada para venda no outono. Ele foi vendido por 258,3 milhões de HKD (US$ 33,3 milhões). Conheça o trabalho de Sanyu.

A turma do Biquíni Cavadão faz uma live diferente, hoje, às 20h. É um show inédito, gravado logo antes da pandemia, que será transmitido. E simultaneamente, no canal de chat, os músicos da banda conversarão com os fãs. Assista.

Cotidiano Digital

A Claro vai dar início ao 5G no país. A partir da próxima semana, a primeira rede de 5G da América Latina vai começar a operar em Ipanema, no Rio de Janeiro, e na região da Avenida Paulista e Jardins, em São Paulo. Até o fim de setembro, a operadora planeja expandir o serviço nas duas cidades, alcançando nove bairros no Rio e 12 na capital paulista. A operadora vai empregar uma tecnologia desenvolvida pela Ericsson que permitirá à tele ligar o 5G nas frequências já usadas para 4G, 3G e 2G. A conexão será 12 vezes mais veloz que o 4G convencional, mas ainda não vai desfrutar de outras vantagens do 5G, como a baixa latência.

A expansão do 5G em larga escala no Brasil ainda depende do leilão das faixas de frequências que ficou para 2021 por causa da pandemia. Em recente entrevista à CNN, Paulo Guedes defendeu a participação da Huawei, apesar de membros do governo terem se colocado contra. A decisão, no entanto, vai ficar por conta de Bolsonaro.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.