Grávida por estupro, criança de dez é perseguida por religiosos

Estuprada pelo tio desde os seis, uma criança de 10 anos, grávida, teve de deixar o Espírito Santo e ir a Pernambuco para poder realizar um aborto. Ela corria sérios riscos de vida, já com mais de 22 semanas de gravidez. Inicialmente, o local da transferência havia sido mantido em sigilo. Mas a bolsonarista Sara Giromini, que nas redes responde pelo pseudônimo Sara Winter, divulgou seu nome e o local no Recife onde a cirurgia ocorrerá. Inúmeros religiosos foram à porta protestar. Sara foi assessora da ministra Damares Alves, que vem criticando a intervenção. Ainda não se sabe como ela teve acesso à informação. O aborto em caso de estupro é legal, no Brasil, desde 1940. (El País)

As assistentes sociais que ouviram a menina relataram em depoimento que ela afirmou que deseja interromper a gravidez. E que só de tocar no assunto entra em desespero. Chora, grita e repete a todo instante que não quer continuar com a gestação. (Fantástico)

PUBLICIDADE

Ester Solano, da USP: “A gente entrevista os mais pobres, e o que você vê é que a pandemia é uma questão de crise econômica. Há muita gente que perdeu o emprego e está desesperada. Há muita gente no Nordeste que não recebe essas ajudas clássicas do PT, porque foram cortadas pelas políticas de corte orçamentário de Temer e depois do Paulo Guedes. Para quem está na situação de pobreza ou desemprego, R$ 600 é diferença entre comer e não comer, né? A maioria não sabe que a medida é de autoria da oposição. Então é muito pedir para que as pessoas façam opções ideológicas. Então não se deve falar que pobre de direita é burro, porque muitos desses pobres votaram no PT, se declaravam lulistas até pouco tempo atrás. O que mudou foi a estratégia do Bolsonaro. Ele entendeu que num momento como o atual um subsídio emergencial é extremamente importante para as pessoas e pode fazer com que sua popularidade aumente. O discurso de ‘pobre de direita ser burro’ é claramente arrogante, e uma falta de entendimento e de empatia com uma situação dramática que grande parte da população passa. E obviamente atrapalha muito a oposição porque faz com que as pessoas não consigam entender o outro lado, as necessidades que as pessoas estão passando. E faz com que a militância se torne um campo muito elitizado, arrogante e fora da realidade do cotidiano.” (BBC)

Meio em vídeo: Segundo o Datafolha, Bolsonaro está no momento mais alto de popularidade de sua presidência. O feito tem motivo de ser: vem do Nordeste, dentre os mais pobres, que estão recebendo o auxílio emergencial por conta da pandemia. Bolsonaro tem de romper com o lavajatismo e está para romper com o liberalismo. Assista.

O ministro Gilmar Mendes concedeu habeas corpus ao ex-chefe de gabinete de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, que seguirá em prisão domiciliar com a mulher. (Consultor Jurídico)

Christian Lynch, da Uerj: “Para muitos, a ação do ministro Gilmar Mendes parece errática. Ela não é, todavia. Ela é coerente. Seu papel tem sido o de defender de forma intransigente o establishment político de centro-direita que domina o Congresso Nacional. Quando o governo do Lula e da Dilma lhe parece querer corromper o sistema político para favorecer a perpetuação da situação petista, ele apoia todas as ações que levem à sua remoção do poder, desde pelo menos o mensalão. Quando a Lava Jato, porém, avança sobre os políticos do establishment de centro-direita, como PMDB, PSDB e Temer, ele se posiciona no sentido de estrangular aquela operação. O ápice dessa defesa foi absolver Temer no julgamento da chapa eleitoral no TSE. Quando Bolsonaro ameaçava, até outro dia, fechar o STF por um golpe de Estado, incentivando manifestações nesse sentido, Gilmar botou a boca no trombone. "Live" e entrevista todo dia esculhambando o presidente e dizendo que o exército não era sua milícia particular. Agora que Bolsonaro parece renunciar ao golpismo e aceitar o sistema, se acertando com as forças do establishment de centro direita no Congresso, Gilmar passa a tratá-lo com o mesmo carinho desvelado que dedica àqueles, mantendo o Queiroz em prisão domiciliar.” (Facebook)

A ex-primeira-dama Michelle Obama e o senador Bernie Sanders, número dois nas primárias, abrem hoje a Convenção Nacional do Partido Democrata, que nomeará Joe Biden candidato à Casa Branca. Pela primeira vez desde o início da era da TV, o evento de quatro dias não ocorrerá em um grande estádio, numa festa popular com gente vestida de Tio Sam, chapéus engraçados e balões caindo do teto. Será inteiramente virtual, com discursos transmitidos de todos os cantos do país — e pode ser assistida a partir das 22h, hora de Brasília, pelo site oficial ou YouTube. A candidata a vice, Kamala Harris, falará na quarta-feira. Biden fecha o evento na quinta, agradecendo a indicação. Em média, o democrata está nacionalmente dez pontos a frente do presidente Donald Trump.

Mas a briga não será fácil... A presidente democrata da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, reconvocou os parlamentares interrompendo o recesso oficial já no início para que se aprove uma lei que garanta verba para o serviço público de Correios. O CEO da estatal, Louis DeJoy, começou a cortar serviços básicos, diminuindo o ritmo da operação, desde que assumiu o comando, em 15 de junho. Megadoador da campanha de Donald Trump, DeJoy alega falta de verbas. Trump, por sua vez, vem criticando quase diariamente a ideia de voto a distância, por Correios, uma tradição americana que este ano, por conta da pandemia, será ampliada. Sem apresentar qualquer estudo que demonstre fraudes nesta modalidade, Trump argumenta que se a eleição for remota haverá desvios no resultado eleitoral. Os republicanos acreditam que os democratas terão menos chances se o número de votos válidos diminuir. (New York Times)

Aliás... Faz parte da cartilha da Nova Direita Populista. O brasileiro Jair Bolsonaro também levanta constantemente a possibilidade de fraude. Aqui, a vilã é a urna eletrônica. Assim como Trump, ele tampouco apresenta quaisquer indícios. (Correio Braziliense)

Viver

O país registrou 582 mortes pela Covid-19 confirmadas nas últimas 24 horas, chegando ao total de 107.879 óbitos. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 963 óbitos, uma variação de -3% em relação aos dados registrados em 14 dias. Em casos confirmados, já são 3.339.999 brasileiros com o novo coronavírus desde o começo da pandemia, 22.167 desses confirmados no último dia. (G1)

Em São Paulo, bares e restaurantes da Zona Oeste ficaram lotados na noite de sábado, segundo final de semana após a prefeitura liberar o funcionamento noturno. No Rio de Janeiro, imagens mostraram aglomeração. (G1)

Drauzio Varella, médico: “Em que os números da epidemia de agosto nos tranquilizam, comparados com aqueles que nos assustavam tanto, em junho? O aguardado pico da curva, que seria seguido de queda abrupta do número de infectados, infelizmente não aconteceu. Ao pico, seguiu-se um platô que se estabilizou ao redor de inaceitáveis mil mortes diárias, número macabro que um dia cai, mas no outro sobe. Dois longos meses nesse patamar terrível, sem dar sinais de trégua. Não conseguimos convencer parte significativa da população de que o vírus é transmitido quando uma pessoa se aproxima da outra, dado científico comprovado desde os primórdios da epidemia. Conquista civilizatória da cultura ocidental, a ciência nunca foi combatida com tanta ferocidade pelo senso comum e pelo pensamento místico, cegos a qualquer evidência que se contraponha a eles.” (Folha)

Sobre tratamentos promissores, Eli Lilly e Regeneron estão buscando dois acompanhados de perto: anticorpos desenvolvidos em laboratório que podem lutar contra o vírus em pacientes que já estão doentes ou prevenir infecções naqueles que foram expostos ao vírus. (New York Times)

Sobre testes, pesquisadores de Yale decidiram trabalhar a saliva, o que eles chamaram de SalivaDirect. E a técnica foi aprovada em caráter emergencial pela FDA nos EUA. Essa testagem é mais prática —mesmo que a análise do material precise ser feita em laboratório, a coleta pode ser realizada em casa, sem um profissional de saúde —, além de custar menos. Até agora dois estudos sobre a técnica foram publicados em pre-print, ou seja, sem a revisão de outros pesquisadores de fora do estudo. (Uol)

Cultura

Sem poder se apresentar ao vivo, a Orquestra Sinfônica Brasileira passou a explorar o ambiente digital, com vídeos e aulas on-line de seus músicos. E lança uma minitemporada virtual para celebrar as suas oito décadas de existência. Veja fotos históricas da Orquestra. (O Globo)

Mas os 80 anos não passarão em branco e serão celebrados nesta segunda-feira. A adaptação, em formato de concertos on-line, estreia hoje com a Série OSB 80 anos. Até sábado, no YouTube e no Facebook da orquestra, serão seis vídeos, um por dia, com gravações editadas dos músicos tocando de suas casas.

Já os estúdios de Hollywood estão voltando a funcionar após a paralisação pela pandemia. A Califórnia, no entanto, é o estado americano com maior número de casos do novo coronavírus. De acordo com a organização FilmLA, as autorizações para gravar em Los Angeles caíram para um terço do habitual. (Folha)

PUBLICIDADE

Luis Fernando Verissimo: “No Japão, onde são adoradas, as cerejeiras têm significados místicos e inspiram lendas e histórias sobre suas origens. Segundo uma dessas lendas, um ser celestial feminino chamado Konohana Sakoya, desceu à Terra perto do Monte Fuji e transformou-se na primeira cerejeira, com poderes que incluíam os de revigoramento sexual dos seus adoradores. Faz parte dos hábitos japoneses o que chamam de “hanami” (que quer dizer “contemplação”) e consiste apenas em ir para a rua admirar as cerejeiras na época da floração. E...Não consigo. Eu estava disposto a escrever sobre qualquer outro assunto menos os mais de 100 mil mortos na tétrica aliança entre a pandemia e o descaso oficial do governo brasileiro com a pandemia, até sobre uma cerejeira florescendo no nosso quintal, mas não consegui. Tentei, mas não consegui. A cerejeira do nosso quintal estava sofrendo uma transformação diante dos meus olhos, enquanto eu escrevia. Transformava-se num monstro de culpa não expiada por mais de 100 mil mortos. Não, mais terrível ainda: um monstro sem culpa. Um monstro ocupado em ser só ele, porque nada, nem um único morto, era como ele. Nós não temos a desculpa da cerejeira, a desculpa monstruosa de não poder fazer nada”. (Estadão)

Cotidiano Digital

O governo americano estendeu para 90 dias o prazo para o TikTok ser vendido ou sair dos EUA. A sua operadora ByteDance agora tem até o dia 12 de novembro. Em novo decreto emitido na sexta (14), Donald Trump exige que, caso não seja vendida, a empresa destrua todos os dados dos usuários americanos no TikTok e do aplicativo precursor, o Musical.ly., que a empresa comprou em 2017.

Trump ainda pode mirar mais empresas chinesas. Caso do Alibaba, conhecido como a Amazon da China.

Mais empresas estão se juntando contra a Apple. Depois do Fortnite ser banido da App Store, a responsável pelo jogo, a Epic Games ganhou apoio do Spotify, Facebook e Tinder. As empresas têm reclamado publicamente da comissão da Apple de 30% em todas as transações feitas pelos aplicativos.

Por falar no Facebook, uma novidade: o Messenger começou a se integrar ao Instagram. Na nova atualização, os usuários podem conversar pelo app de fotos com amigos do Facebook.

O interesse por videogames saltou durante a pandemia. Segundo a consultoria Comscore, o crescimento no Brasil foi de praticamente dois anos em três meses: em junho, 84,1 milhões, dos 122,7 milhões de brasileiros conectados, consumiram jogos online.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.