A pandemia mata, Bolsonaro briga com vacina

Menos de um dia após o Ministério da Saúde assinar um protocolo de intenções se comprometendo a adquirir 46 milhões de doses da vacina para Covid-19 que está sendo testada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, o acordo foi desfeito. Por ordem direta do presidente Jair Bolsonaro. “O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade”, ele afirmou. No Twitter, mais cedo, respondeu a um usuário. “Não compraremos a vacina da China”, determinou. Na interpretação do presidente, o governador paulista João Doria distorceu o que o ministro Eduardo Pazuello havia dito para fazer parecer que havia compromisso — mas o documento é claro. (G1)

Quem mudou de posição foi Bolsonaro. Ele foi informado no último final de semana que o ministério tinha a intenção de fazer a compra e não se opôs. Quando a reação nas redes bolsonaristas contra aquilo que batizaram ‘vacina chinesa’ ganhou volume, decidiu reverter. Combinou na manhã de ontem, com o ministro, que haveria recuo afirmando existir uma ‘interpretação equivocada’. Bolsonaro elogiou Pazuello. Segundo o presidente, Mandetta resistia a obededer orientações, enquanto o general-ministro atua de presto. (Folha)

Pois é... Carlos Bolsonaro, o Zero Dois, já havia dito ao pai que um massacre viria pelas redes, conta Guilherme Amado. Como já ocorrera quando indicou o desembargador Kassio Marques para o Supremo, via Centrão. O movimento político no STF Bolsonaro avaliou ser importante demais para reverter. O da vacina, não. (Época)

E... Carlos respondeu à nota de Guilherme. Sem querer, usando a conta do pai. (Época)

Míriam Leitão: “Em 2020, estamos morrendo, mas o presidente só pensa em 2022. É capaz de qualquer ato, o mais temerário que seja, para realizar seu plano. Ontem foi um dia em que o Brasil perdeu tempo na nova desordem criada por Jair Bolsonaro. Ele atacou a China, o governador João Doria, humilhou o general Pazuello e fez sua revolta da vacina para agradar sua milícia digital. O presidente conspira contra a saúde dos brasileiros para aplacar seus radicais. Há uma minoria muito estridente nas redes que cobra dele provas de lealdade. Abraçado a políticos com dinheiro nas cuecas, com sua família toda enrolada, o presidente não pode mesmo entregar a promessa de combate à corrupção. Então ele cria conflitos com a China, com Doria, com a vacina para provar que permanece sendo o mesmo. O Instituto Butantan é o maior fornecedor de vacina para o programa nacional de imunização e tem a confiança do país. É óbvio que será um dos fornecedores, caso a vacina desenvolvida na cooperação com a China passe bem por todo o processo da Anvisa. Bolsonaro é um atentado à saúde pública no meio de uma pandemia. E já são 155.459 os nossos mortos.”

Morreu o senador bolsonarista Arolde de Oliveira, vítima da Covid-19. Ele era crítico da política de isolamento social. (Poder 360)

PUBLICIDADE

Por 57 votos a 10, o Senado aprovou a indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para o STF. A data da posse ainda não foi definida. (UOL)

Candidato a prefeito de São Paulo pelo Partido Novo, Filipe Sabará foi expulso da legenda. Ele afirmava estar cursando pós em Gerência de Cidades na FAAP, a instituição negou — a comissão de ética do Novo considerou a falta grave. Sabará segue na disputa eleitoral por conta de uma liminar. (G1)

Saiu nova pesquisa do Ibope em Goiânia. Maguito Vilela, do MDB, tem 28%, seguido de Vanderlan Cardoso, do PSD, com 27%. Com margem de erro de 4 pontos percentuais estão tecnicamente empatados. (Ibope)

Ocorrerá hoje o último debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos. Deve ser um embate — talvez até mais agressivo do que o primeiro, num momento em que senadores republicanos em campanha já adaptam o discurso para se afastar do presidente Donald Trump, que tem se mostrado incapaz de subir nas pesquisas. Será possível assistir no YouTube, via GloboNews, CNN Brasil e Internacional e G1. Começa às 22h.

Estrela da esquerda americana, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez abriu um novo caminho para fazer campanha e convencer jovens a votar. Estreou no Twitch — a plataforma da Amazon na qual experientes gamers jogam ao vivo enquanto são assistidos no vídeo. Jogou Among Us, um dos games mais populares do momento. Não estava sozinha — ao seu lado jogou a também parlamentar Ilhan Omar, em geral reconhecida por ser a única de hijab no Congresso americano, dois gamers conhecidos da plataforma e alguns anônimos que deram sorte de entrar. Atraiu uma audiência de 435 mil pessoas, a terceira maior já registrada. (The Verge)

Aliás... Por falar em Twitch, Tony de Marco vai construir sua charge animada do Meio de amanhã na plataforma. O desenho é feito no Illustrator e, a animação, no After Effects. Hoje às 15h. Para acompanhar, basta apontar o browser para o link.

Viver

Um médico de 28 anos, do Rio de Janeiro, voluntário para vacina de Oxford morreu de Covid-19. Ele atuava na linha de frente contra a pandemia e não teria recebido a dose da vacina, mas sim a substância usada como placebo. Porém, nem a Anvisa e nem o laboratório AstraZeneca confirmaram a informação. O Comitê Internacional sugeriu o prosseguimento dos estudos da vacina, já que não houve uma ocorrência inesperada, como no caso do voluntário britânico com suspeita de esclerose transversa que, na ocasião, causou paralisação dos testes. As investigações sobre a causa do morte do brasileiro, no entanto, continuam.

Então… O Reino Unido deve se tornar o primeiro país a usar cobaias humanas para testar vacina contra Covid-19. O estudo do Imperial College London, que ainda precisa da aprovação da agência reguladora britânica, infectará deliberadamente até 90 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 30 anos. Eles serão imunizados e, em seguida, expostos ao vírus para comparar quais as vacinas candidatas são mais efetivas. A estratégia abre um debate ético, já que ainda não há uma cura para a Covid-19. Mas a vantagem desse tipo de estudo é que oferece uma maneira mais rápida de testar vacinas.

O país registrou 571 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 155.459 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 526. O Brasil se mantém na estabilidade nos óbitos pelo 2º dia, após 8 dias de indicativo de queda nesse número. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.300.649 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 25.832 desses confirmados no último dia.

O Brasil, junto com a Argentina, Reino Unido, França, Índia, Rússia e EUA, foram os principais responsáveis pelo aumento de casos no mundo. Os sete países registraram pelo menos 100 mil novos casos, cada um, nos últimos sete dias, segundo a base de dados do New York Times. Em muito deles, os números são até maiores dos que os vistos no pico da pandemia, em abril. O Brasil, no entanto, é um dos países com o menor nível de testagem. Até outubro, apenas oito milhões de brasileiros foram testados — menos de um décimo do número de pessoas testadas nos EUA. (New York Times)

A Espanha se tornou o primeiro da União Europeia a ultrapassar um milhão de casos. Em Madrid, o epicentro de novos casos no país, os médicos já temem reviver o caos da primeira onda. No hospital Severo Ochoa de Leganés, um dos mais atingidos durante o pico da pandemia, as UTIs voltaram a ficar lotadas, sem que os médicos conseguissem se recuperar completamente.(Estadão)

Pois é… A Irlanda se tornou o primeiro país europeu a reimpor um lockdown nacional, que vai durar pelo menos seis semanas. (New York Times)

Pela primeira vez como pontífice, o Papa Francisco defendeu a união civil entre pessoas do mesmo sexo. “Os homossexuais têm o direito de ter uma família. Eles são filhos de Deus. O que precisamos ter é uma lei de união civil, pois dessa maneira eles estarão legalmente protegidos”. O comentário foi feito no documentário Francesco, que estreou ontem no Festival de Cinema de Roma. O trailer.

Nos EUA, o apoio a união civil de pessoas do mesmo sexo atingiu um recorde de 70% da população.

Hora de Panelinha no Meio. No dia a dia, para resolver a vida, usamos um conjunto de táticas: receitas rápidas para dias de correria, preparações em uma panela só para quando bate a preguiça e pratos elaborados para refeições especiais. A moqueca rápida de peixe reúne essas três qualidades em uma receita! Para ficar assim mais express, a receita tem seus truques. Os legumes são cortados em pedaços menores do que na receita tradicional (assim cozinham em menos tempo) e são refogados (para dar mais sabor). O peixe vai em tranches e o leite de coco e o dendê são emulsionados, para dar uma textura aveludada ao caldo.

Cultura

Dificilmente Keith Jarrett, um dos maiores pianistas de jazz vivos, voltará a tocar em público novamente. Um derrame em fevereiro de 2018, seguido por outro em maio do mesmo ano, paralisaram por completo seu lado direito. “Ainda está parcialmente paralisado”, disse em entrevista por telefone ao New York Times. “Consigo caminhar com uma bengala, mas demorei muito a chegar a isso.” Mestre da improvisação no jazz, assim como respeitadíssimo intérprete clássico, Jarrett é um nome reconhecido desde os anos 1960. Seu álbum The Köln Concert é o disco de piano solo mais vendido da história. Já tentou dedilhar ao piano com uma mão. “Mas quando ouço música tocada com as duas é frustrante demais, de um jeito físico. Mesmo se eu ouvir só Schubert, ou algo bem suave, já é o suficiente. Sei que não conseguirei. Não vou me recuperar a este ponto. O máximo a que chegarei será a capacidade de levantar uma caneca com a mão esquerda.” Jarrett tem 75 anos.

Ainda: Ouça no Spotify The Köln Concert, mais recentemente, seu The Carnegie Hall Concert.

Cotidiano Digital

O Verge explica, em um detalhado artigo, o raciocínio do governo americano para argumentar sobre como o Google prejudica o interesse público ao explorar seu monopólio em buscas. A companhia desembolsa fortunas anualmente para garantir que browsers, celulares, assistentes digitais — quaisquer pontos de entrada que existam para busca tenham, por padrão, o Google. Em sua defesa, alega que mesmo quando outro sistema de busca aparece, usuários trazem de volta para o Google porque é de seu interesse, porque é melhor. Mas há exemplos específicos que mostram que este nem sempre é o caso. Tanto Yelp, um serviço de recomendação de estabelecimentos, quanto TripAdvisor, de atrações turísticas, têm testes demonstrando que quando não há marcas envolvidas usuários costumam preferir os resultados de suas buscas. E há um segundo debate — aquele em que o monopólio não causa dano apenas ao consumidor mas ao mercado como um todo. A trabalhadores, empreendedores, negócios independentes, a uma economia livre e aberta e até ideais democráticos. Neste ponto, um debate que encosta na filosofia, não é só o Google que está no centro. É meio Vale do Silício.

Anunciado com fanfarra e um investimento de US$ 1,75 bilhão, o Quibi está fechando as portas seis meses depois. O projeto, um serviço de vídeo por streaming apenas para dispositivos móveis, não decolou.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.