Trump cede e Biden inicia transição de governo

O presidente americano Donald Trump ainda não reconhece que seu adversário Joe Biden venceu a eleição. Mas, sob intensa pressão de membros do seu Partido Republicano, deu aval para que tenha início oficialmente a transição de governo. “Nossa luta continua com força”, escreveu o presidente no Twitter, “e acredito na vitória! Ainda assim, pelo melhor interesse de nosso país, recomendei o início dos protocolos.” Isto quer dizer que a equipe de Biden terá pleno acesso a escritórios, verba pública para funcionários, dados de governo e acesso a relatórios de inteligência para que inicie já assentado o governo em 20 de janeiro próximo. Um assessor de Trump, sob anonimato, comentou. “Isto é o mais próximo de vê-lo reconhecendo derrota que veremos.” (Washington Post)

Ontem, os advogados de Trump perderam sua última tentativa de impedir que a Pensilvânia oficializasse a contagem dos votos, na Suprema Corte do estado. O Michigan, onde o presidente pediu pessoalmente aos republicanos responsáveis pela oficialização que não reconhecessem a contagem, encerrou o processo. Por três votos a um, o painel bipartidário deu vitória a Joe Biden. Mesmo sob pressão do próprio presidente, um dos dois republicanos votou a favor. “Precisamos seguir nossa obrigação legal e reconhecer esta eleição”, explicou. (New York Times)

E Biden já está nomeando a equipe — um time profissional, experiente e de alta influência. Anthony Blinken, um veterano da diplomacia que ocupa cargos altos desde o governo Clinton, será o secretário de Estado. A ex-presidente do Fed, Janet Yellen, ocupará a pasta do Tesouro. E o ex-secretário de Estado e candidato a presidente John Kerry encabeçará um cargo especial dedicado a negociações climáticas. Kerry é um dos nomes democratas mais respeitados, e sua escolha é sinal de que o tema tem prioridade máxima no governo. (Axios)

PUBLICIDADE

A cinco dias do segundo turno, o candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, encurtou de 15 para 10 pontos percentuais a vantagem do líder, Bruno Covas (PSDB), segundo o Datafolha. O tucano caiu de 58% dos votos válidos para 55%, enquanto o psolista subiu de 42% para 45%. Covas, na verdade, não perdeu votos. Boulos é que abocanhou uma fatia considerável dos eleitores que prometiam anular ou votar em branco e dos indecisos, especialmente entre os mais jovens, o que aumentou o universo de votos válidos. (Folha)

O Roda Viva, da TV Cultura, realizou na noite de ontem um semidebate (na verdade duas entrevistas) com os candidatos de São Paulo. Assista.

Escaldado pelas derrotas no primeiro turno, especialmente em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro quer ficar totalmente de fora da disputa do dia 29. A aliados, ele disse que muitos candidatos que apoiou no dia 15 não se esforçaram para vencer, e suas derrotas caíram no colo do Planalto. A notícia é um balde de água fria para o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), que esperava a presença do presidente em atos de sua campanha à reeleição. (Globo)

Líder nas pesquisas em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) fez ouvidos de mercador à sugestão de se encontrar com Eduardo Bolsonaro, que visitava a cidade. Segundo a Coluna do Estadão, Melo acredita que, na disputa com Manuela D’Ávila (PCdoB), atrairá naturalmente o voto bolsonarista e que o apoio aberto da família presidencial só aumentaria sua rejeição.

E uma denúncia esquenta o segundo turno no Recife. Em gravações de conversas, o deputado Túlio Gadelha, que contraria e direção de seu partido e apoia a petista Marília Arraes, relata ter recebido conselho dela de “juntar da assessoria” dinheiro para um fundo de campanha. A prática de pegar parte dos salários de assessores é a chamada “rachadinha”, da qual o hoje senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) é acusado no Rio. Gadelha disse que não se manifestaria sobre o caso, e a assessoria de Marília, líder nas pesquisas, afirmou que esse é um assunto do deputado. (Veja)

Segue inusitada a campanha de Goiânia. Maguito Vilela (MDB) saiu na frente e enfrenta no domingo Vanderlan Cardoso (PSD). Mas Maguito não sabe disso. Internado em São Paulo com Covid-19, foi intubado no dia 15 e está sedado desde então. (Folha)

Meio em vídeo. Neste segundo turno, vamos descobrir qual a força da esquerda. Ela está sozinha, com candidaturas puras, em São Paulo e Porto Alegre. Qual seu tamanho, hoje? E o assassinato de Beto Freitas vai mexer com nossos eleitores como o de George Floyd mexeu com os dos Estados Unidos? Assista

Terminou em conflito com a polícia o quarto dia de protestos contra a morte do soldador João Alberto Silveira Freitas, assassinado na quinta-feira por dois seguranças de um Carrefour em Porto Alegre (RS). Manifestantes se reuniram na porta de outra unidade da rede na capital gaúcha e saíram em marcha por ruas próximas. No fim, um grupo ateou fogo a galhos, quebrou grades e atirou rojões na polícia, que respondeu com balas de borracha.

Os protestos pedindo justiça querem evitar que a morte de João Alberto tenha o mesmo destino de outros casos semelhantes. Mortes de negros em supermercados tendem a ficar impunes ou ter punições brandas. (Estadão)

Em depoimento, um ex-fiscal que atuava na unidade do Carrefour onde João Alberto foi morto disse que a gerência autorizava o uso de violência contra clientes que “estivessem causando problemas”. Isso contradiz a versão da empresa, que, mesmo pedindo desculpas publicamente, responsabilizou os seguranças pelo crime.

Na tentativa de gerenciar a crise, o Carrefour anunciou a criação de um fundo de R$ 25 milhões para combater o racismo no país. Isso não impediu que as ações da rede caíssem 5,35% ontem. (Folha)

Entre sua própria plataforma e o Instagram, o Facebook anunciou ter retirado do ar 140 mil conteúdos durante a campanha do primeiro turno por violarem políticas contra interferência eleitoral. Entre as violações estavam informações falsas sobre horário de votação, por exemplo. A rede informou ainda que rejeitou 250 mil anúncios impulsionados que não tinham a clara indicação de serem propaganda eleitoral ou a indicação de quem o financiava.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, voltou a afirmar na segunda-feira que há um esforço para desacreditar o processo eleitoral. (Globo)

Uma modelo de 22 anos, cuja identidade não foi revelada, acusa o senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO) de estupro. Ela diz que foi com o político e um amigo dele ao Café de La Musique, em São Paulo, foi dopada e acordou num flat sendo abusada sexualmente. A denúncia foi registrada na polícia, e a modelo fez exames no IML. Irajá, que é filho da também senadora Kátia Abreu (PP-TO), divulgou nota negando as acusações. A boate onde a jovem teria sido dopada pertencia à mesma rede do local onde aconteceu o caso Mari Ferrer.

Viver

Representantes da Universidade de Oxford e do Laboratório AstraZeneca vão se reunir com o Ministério da Saúde e com a Anvisa para apresentar os resultados dos testes de sua vacina contra a Covid-19, que indicaram 90% de eficácia, e pedir autorização para uso emergencial no Brasil. Dos quatro imunizantes que já apresentaram resultados preliminares, este é o único para o qual já existe um contrato de compra feito pelo governo federal. Com a aprovação da Anvisa, o laboratório estima que será possível iniciar a vacinação em janeiro. (Globo)

E não é sem tempo. Pesquisadores afirmam que o país está no início da segunda onda da doença. Eles dizem que a falta de testes, de uma política de saúde centralizada e de isolamento social agravam a situação. O país registrou 344 mortes por Covid-19 na segunda-feira, elevando o total para 169.541. Onze estados tiveram alta na média móvel de óbitos: RS, SC, MG, ES, RJ, SP, GO, MS, AM, RR e CE.

O Ministério Público junto ao TCU pediu uma investigação sobre a denúncia de que 6,8 milhões de testes para Covid-19 estão em vias de irem para o lixo por fim do prazo de validade, com um prejuízo de R$ 290 milhões. O presidente Jair Bolsonaro disse que os testes já foram enviados para estados e municípios, e que se algum deles “não utilizou, deve apresentar seus motivos”. Mas, segundo reportagem do Estadão, o material ainda está em instalações do governo federal.

E a OMS recomendou que as pessoas não façam festas de Natal e Ano Novo para evitar a disseminação maior do coronavírus. (Estadão)

Panelinha no Meio. Quando se quer dizer que algo melhorou muito outra coisa, costuma-se dizer que “deu molho”.  E é verdade. Por isso, selecionamos três receitas de molhos fáceis de fazer e que darão outra vida a seus pratos. Primeiro, um molho de alho e limão para saladas. Depois, um pesto com castanha de caju que une a Itália ao Nordeste. Por fim, como a conversa aqui é séria, um molho de pimenta arretado.

Cultura

O Porta dos Fundos viveu ontem um raro dia de vidraça. No domingo, a página do grupo no Instagram publicou um vídeo no qual a personagem Yollanda, vivida pelo ator Joel Vieira, diz ter sido a vereadora mais votada de Curitiba pelo Partido Novo após ter vazado os próprios nudes e que aceitou se candidatar porque “estava doidona”. Acontece que a vereadora mais votada de Curitiba, Indiara Barbosa, é do Novo e não achou a menor graça. Ela reclamou no Twitter, dando início a uma avalanche de críticas ao machismo e ao sectarismo da sátira. A maioria foi de conservadores, mas também houve críticas à esquerda, como o youtuber Felipe Neto. No início da noite, o grupo tirou o vídeo do ar e se desculpou.

PUBLICIDADE

Em 1988, como parte das comemorações do centenário da Lei Áurea, o diretor Antunes Filho encenou a peça Xica da Silva, de Luís Alberto de Abreu, no Centro de Pesquisa Teatral do SESC-SP, do qual Antunes foi coordenador por 36 anos. Dirce Thomaz deu vida à escrava que, ao ser alforriada e se tornar companheira do contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira, virou uma das mulheres mais poderosas nas Minas Gerais do século 18. Em homenagem ao aniversário de morte do diretor, o CPT-SESC montou a mostra virtual Xica da Silva, resgatando os figurinos e cenografias da montagem. Para culminar, acontecerá hoje, às 18h, um debate via YouTube entre Dirce e Zezé Motta, que interpretou Xica no filme de Cacá Diégues, em 1976. Imperdível é pouco.

O Brasil saiu da festa do Emmy internacional, o mais importante prêmio da televisão mundial, com duas estatuetas. Órfãos da Terra, da TV Globo, ganhou como Melhor Novela, enquanto a série da Netflix Ninguém Tá Olhando foi a Melhor Comédia. Ao ver a cerimônia virtual de entrega, a youtuber e atriz Kéfera, uma das estrelas da série, não segurou o choro. Nas redes sociais, o elenco da novela comemorou o prêmio.

Após 27 anos em canais a cabo do Grupo Globo, o Manhattan Connection estreia em janeiro na TV Cultura.

Cotidiano Digital

A pressão dos EUA contra empresas chinesas tem aberto espaço pra concorrentes. Na China, as sanções contra a Huawei já fez a gigante chinesa vender a Honor, sua unidade de smartphones de baixo custo. E em agosto, um executivo da empresa disse que não será capaz de produzir seus principais processadores que alimentam os smartphones premium da marca. Assim, suas concorrentes Xiaomi, Oppo e Vivo já estão melhorando suas estimativas pro próximo ano. As previsões da Xiaomi, por exemplo, aumentaram 50%, enquanto os pedidos da Huawei caíram 55% desde agosto. (Estadão)

E com risco de ser banido dos EUA, o TikTok ganhou mais um concorrente. O Snapchat lançou o Spotlight, uma seção em seu app que, como o TikTok, distribui vídeos com base mais na popularidade em vez de quem os criou. E pra atrair usuários, vai pagar diariamente US$ 1 milhão para os criadores mais populares até ao final do ano.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.