Trump parte para o tudo ou nada

Donald Trump deu um passo além na guerra para se manter presidente — soltou ontem um discurso à nação em tom grave, com todas as regalias de pronunciamento oficial. De dentro da Casa Branca, com a bandeira americana e a presidencial, o pódio oficial, terno e gravata nas cores nacionais. “Este é o discurso mais importante que jamais farei”, afirmou. “Esta eleição foi fraudada e todos o sabem”, declarou. “É estatisticamente impossível que eu tenha perdido.” Repetiu, um por um, os argumentos que seus advogados têm feito perante os tribunais, e como eles não apresentou uma única prova. No dia anterior, seu próprio ministro da Justiça William Barr havia declarado que sua equipe não encontrou qualquer indício de irregularidade eleitoral. A escalada no conflito tem agora o objetivo de levar apoiadores às ruas e pressionar parlamentares republicanos em estados como Michigan e Geórgia para que intervenham no processo, ignorem o resultado da eleição, e nomeiem para o Colégio Eleitoral gente que indique Trump e não o presidente eleito Joe Biden para mais quatro anos. (Washington Post)

Assista ao discurso na íntegra. (Facebook)

Enquanto isso... A tensão, no Partido Republicano da Geórgia, só aumenta. Lá, duas eleições de segundo turno definirão que legenda terá maioria no Senado nos próximos dois anos. O governo estadual, que é republicano, vem resistindo à pressão de Trump para ignorar o resultado eleitoral. Mas há temor de que os eleitores moderados se virem e elejam os candidatos democratas, entregando a Biden maioria no Congresso. (New York Times)

PUBLICIDADE

Enquanto o STF não decide se Rodrigo Maia (DEM-RJ) pode ser candidato à reeleição, a disputa pela presidência da Câmara esquenta graças a uma denúncia. Segundo o MP federal, Arthur Lira (PP-AL), candidato do Planalto e do Centrão, integrou um esquema de rachadinhas, quando assessores devolvem ao parlamentar parte do salário, e funcionários fantasmas no tempo em que era deputado estadual em Alagoas. Lira teria movimentado R$ 9,5 milhões entre 2001 e 2007. Ele tem uma condenação por improbidade administrativa que aguarda há quatro anos despacho do TJ alagoano para chegar o STJ. Procurado, Lira não comentou as acusações. (Estadão)

Painel: “No cenário provável de o STF autorizar a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, haverá questões em aberto sobre como se viabilizaria a possível recondução de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Defensores da dupla dizem que não seria necessário fazer mais nada, apenas convocar a eleição. Já parlamentares que se opõem à tese ou fazem parte do centrão veem necessidade de alterar pelo menos o regimento da Câmara dos Deputados, que veda explicitamente a possibilidade.” (Folha)

O MP Eleitoral pediu ao TSE a quebra dos sigilos bancário e fiscal do empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, e de quatro empresas. Ele é suspeito de ter financiado o disparo em massa de mensagens em redes sociais para beneficiar Jair Bolsonaro nas eleições de 2018. As quatro empresas investigadas teriam operacionalizado o disparo. A defesa de Hang nega. O objetivo do MPE é descobrir se houve abuso de poder econômico, se o dinheiro usado nessa operação foi contabilizado ou era caixa 2 e se houve impacto no resultado do pleito.

Veja a charge que publicamos às sextas cá neste Meio sendo desenhada e animada hoje, às 15h, por Tony de Marco na Twitch. Basta apontar seu browser para este link.

Embratel

Tech no próximo nível

Os dados são essenciais pra gerar insights sobre os negócios e pra tomada de decisão. E as grandes aliadas nesse processo são as plataformas de Data & Analytics, análise de dados. Elas ajudam a fazer um uso mais assertivo da inteligência artificial e machine learning, adaptando a tecnologia a realidade de cada empresa. Segundo o Gartner, os negócios têm se apoiado cada vez mais nessas plataformas e prevê que mais passarão da fase piloto de IA e começarão a operacionalizar a tecnologia até o fim de 2024. Dentre as cinco tendências apontadas também está, até 2025, a aplicação de IA em vídeo, áudio, texto e outros conteúdos pra extrair insights e desencadear inovações.

Pois é… As pequenas empresas ainda estão longe da transformação digital. O Sebrae identificou que 43% dos negócios ainda fazem a gestão financeira “em um caderno ou em folha de papel”. Outros 8% não faziam ou nem souberam responder. Apenas 27% disseram usar planilha Excel. Para especialistas, apesar do custo ainda ser um fator inibidor, o problema é que muitas empresas não têm conhecimento sobre como e por que aplicar tecnologias já disponíveis. (Valor)

Então… Pra OCDE, a produtividade do país vai crescer se as empresas adotarem a transformação digital. Em 2019, a produtividade no Brasil era apenas um quarto da dos EUA. (Valor)

Shangai foi a grande vencedora do prêmio World Smart City 2020. O seu projeto de smart city, que começou em 2016, já está em seu último ano de implementação. Inclui o desenvolvimento de uma infraestrutura digital pra ser a primeira cidade “Dual Gigabit”, disponibilizando cobertura 5G por quase toda a cidade. Também conta com serviços de e-government, um “cérebro” urbano e a integração de tecnologias de informação. A chinesa Shenzhen também foi reconhecida na categoria Tecnologias de Capacitação. A cidade tem reforçado a sua infraestrutura digital e cobertura de Wi-Fi em espaços públicos.

Aliás… A China está desenvolvendo uma smart city do zero. Chamada de Nova Área de Xiongan, a cidade contará com o sistema operacional de inteligência artificial da JD.com. E outras big techs chinesas, como Alibaba, Tencent e Baidu, também têm projetos pra lá, de sensores, 5G e big data.

Viver

A Anvisa divulgou um guia com os requisitos para pedidos de liberação emergencial de vacinas contra a Covid-19. Em primeiro lugar, é obrigatório que o imunizante tenha passado por testes no país – quatro se qualificam por esse critério: a CoronaVac chinesa, a da Universidade de Oxford/AstraZeneca, a da Pfizer/BioNTech e a da Janssen. Além disso, a vacina não poderá ser vendida. Sua distribuição se dará exclusivamente pelo sistema público de saúde e apenas para os grupos nos quais a vacina foi testada, deixando de fora crianças e adolescentes, por exemplo. Essa autorização é diferente do registro definitivo, vale somente para o período de crise sanitária e pode ser revogada.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a Medida Provisória que libera R$ 1,994 bilhão para a Fiocruz comprar e processar a vacina produzida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. A previsão é que o Brasil receba cem milhões de doses da vacina e que a Fiocruz, após transferência de tecnologia, possa produzir outros 160 milhões. O Brasil ultrapassou na quarta-feira as 174 mil mortes, com 699 óbitos em 24 horas.

A Fiocruz, aliás, alerta que o sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro já está em colapso devido ao aumento de casos da doença. Até o comitê científico da prefeitura, que normalmente referendava as decisões do prefeito, pediu o retrocesso em algumas medidas de flexibilização. (Globo)

A Pfizer, cuja vacina foi virtualmente descartada para uso no Brasil, apresentou ao governo federal um plano de armazenamento que resolveria, segundo a empresa, o problema de logística do imunizante, que precisa ser mantido a -70º C. O plano inclui uma caixa termicamente isolada que manteria a vacina na temperatura recomendada até 15 dias. A vacina da Pfizer foi aprovada para uso no Reino Unido, que deve iniciar a imunização da população na semana que vem.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou na quarta-feira uma solução para o caso dos testes de Covid-19 cujos prazos de validade estão em vias de vencer. O prazo será estendido. Segundo ele, essa possibilidade já estava prevista na compra do equipamento. Pazuello foi ainda alvo de críticas por dizer que após “aglomerações” nas eleições, “não faz sentido falar em lockdown.

PUBLICIDADE

Durou menos de um dia a portaria do Ministério da Educação determinando que as universidades federais retomassem as aulas presenciais a partir de janeiro. Após uma forte reação de entidades de classe, das próprias instituições e de especialistas de saúde, o ministro Milton Ribeiro revogou a portaria. O epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lembrou que a Constituição garante a autonomia universitária, não cabendo ao ministério esse tipo de decisão.

Marcelo de Moraes: “Debaixo de uma saraivada de críticas, o MEC desistiu da volta de aulas presenciais nas universidades federais em janeiro. Mas a ação mostra que a ala ideológica bolsonarista segue tentando emplacar sua agenda. O retorno às aulas presenciais faz parte de uma espécie de pauta que tenta minimizar o impacto da pandemia. Se dependesse de Bolsonaro e seus aliados mais radicais, não haveria restrições para as aulas.” (BRPolítico)

A polícia de São Paulo prendeu a auxiliar de limpeza Vanessa de Faria Santos por suspeita de participação no assalto a banco que parou a cidade de Criciúma (SC) na madrugada de terça-feira. Foram encontrados com ela malotes do banco roubado, munição para fuzis, armas e drogas. A polícia chegou a Vanessa a partir de uma denúncia anônima. O marido dela é suspeito de ter participado de vários assaltos a banco no país. Outros cinco suspeitos foram presos pela PRF na divisa entre SC e RS. E a polícia de Santa Catarina diz que o crime de Criciúma é “igual em tudo” a ataques a agências bancárias nas cidades paulistas de Sorocaba e Botucatu.

Panelinha no Meio. Diversas culturas celebram datas ligadas ao Solstício, no fim do ano. Entre os judeus, a celebração se chama Hanukkah (ou Chanucá), a Festa das Luzes. E um prato que não pode faltar nessa ocasião é o latke, um delicioso bolinho de batata, cebola e ovo. Mas atenção, o latke só é autêntico com a farinha matzá, feita a partir de um pão não fermentado. Não é difícil de encontrar e demonstra respeito pela receita e pela cultura que ela representa.

Cultura

Começa hoje a primeira edição virtual da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). A programação, que é gratuita, começa às 18h com a mesa Diásporas, reunindo a londrina Bernardine Evaristo, primeira escritora negra a receber o Booker Prize, e a carioca Stephanie Borges, vencedora do IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura na categoria poesia com seu livro de estreia, Talvez precisemos de um nome para isso, de 2019. Confira a programação completa e veja como assistir. A FLIP vai até domingo.

A apresentadora Fátima Bernardes anunciou nesta quarta-feira que passará por uma cirurgia para retirada de um câncer em estágio inicial no útero. Patrícia Poeta vai substitui-la temporariamente no Encontro.

Cotidiano Digital

A restrição da Huawei no 5G daqui pode gerar uma briga na Justiça entre as teles e o governo. As empresas ameaçaram pedir indenização caso seja implantado alguma barreira contra a chinesa. O motivo é claro: com a restrição terão que desembolsar mais recursos e interromper contratos. Atualmente, em média, metade de suas infraestrutura que operam o 4G e o 3G por aqui é composta por equipamentos da chinesa. A Huawei também já ameaçou acionar a Justiça pra impedir o bloqueio. (Globo)

Pois é… O governo busca uma brecha na lei pra barrar a empresa. A ideia é estabelecer uma barreira com base em requisitos técnicos ou de segurança, sem citar o nome da empresa, mas que, na prática, a impeçam de participar. (Estadão)

A Apple vai ter que fornecer o carregador de bateria do iPhone 12, que vem sem o utensílio. A exigência foi feita pelo Procon-SP e só vale pra consumidores do estado que solicitarem. (Folha)

Por falar na Apple… Os apps voltados pra quarentena estão entre os eleitos melhores do iOs. O Zoom foi o escolhido como o aplicativo do ano para iPad e o app de exercícios Wakeout! foi o do iPhone.

E como é final de ano, começam as listas de retrospectiva. Os vídeos mais virais do TikTok e os mais assistidos do YouTube.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.