Biden: “É o início da invasão russa”

“Este é o início de uma invasão russa”, afirmou ontem o presidente americano Joe Biden, em pronunciamento da Casa Branca. “É hora de começarmos com sanções.” A mesma decisão tomada em Washington foi acompanhada pela União Europeia e pelo Reino Unido, com variações. Mas todos os membros da OTAN seguem reafirmando que ainda há portas diplomáticas abertas. Blindados russos, em número limitado, entraram na madrugada de terça-feira nas duas províncias ucranianas de Luhansk e Donetsk, onde paramilitares financiados por Moscou já operam faz alguns anos. São, de acordo com o Kremlin, “tropas de paz”, mas a operação não foi reconhecida como legítima pelo Conselho de Segurança da ONU. Foi, ainda assim, uma invasão contida e boa parte do poder militar concentrado na fronteira da Rússia com Ucrânia ainda não recebeu ordens de entrada do presidente Vladimir Putin. (CNN)

Os analistas militares estimam que aproximadamente um terço das forças russas estão em posições avançadas, próximo às fronteiras, em modo de espera. Mas, longe de quartéis, alojados de forma improvisada, estes militares têm um limite que está próximo de ser ultrapassado. Faz um frio intenso, nesta época do ano, na região. Segundo esta avaliação, Putin não terá escolha que não movê-los em breve. Ou retirá-los ou fazer com que avancem. (Guardian)

Enquanto isso... O presidente ucraniano Volodymyr Zelenski convocou ontem todos os militares reservistas para a ativa. “Se ficarmos em silêncio hoje, desapareceremos amanhã”, ele afirmou. Zelenski trata esta como uma luta pela existência de seu país. (Guardian)

A União Europeia listou 27 bancos, empresas e pessoas da Rússia que deverão ter o acesso a contas correntes em território da UE cortado, além de proibição de investimento nos mercados de capital. O mesmo vale para 351 membros da Duma, o parlamento. Os EUA proibiram negócios com os dois bancos estatais russos, que são usados para financiar o poder militar do país. Quatro famílias da oligarquia russa também foram proibidas de fazer qualquer negócio nos Estados Unidos. O Reino Unido, por sua vez, pinçou cinco bancos russos e três dos mais ricos empresários do país para cortar relações. E, na Alemanha, o chanceler Olaf Scholz decidiu não homologar o gasoduto Nord Stream 2, que passaria a conectar os dois países. Os países membros da OTAN ainda têm uma longa lista de sanções que podem impor. (BBC News)

Editorial do New York Times: “Em algum momento do ano passado, quando seu poder pessoal já estava seguro pelo resto da vida, com os EUA divididos internamente e sem apetite por guerras e a OTAN com desentendimentos, Mr Putin decidiu que era hora de esticar seu domínio sobre territórios que ele considera russos. O que seu cálculo obviamente ignorou é que os ucranianos não demonstraram interesse de voltar ao controle de Moscou. Quanto mais Mr Putin os provoca, mais fortemente se identificam como ucranianos. Mr Putin também não percebeu que as democracias ocidentais, por maiores que tenham seus problemas, seguem capazes de se juntar perante uma ameaça comum. Paciência, neste momento, não é o mesmo que apaziguar. Mr Putin tenta provocar uma reação exagerada de Ucrânia e Ocidente. Não há justificativa para o reconhecimento russo das duas ‘repúblicas’, mas o cataclisma que se abateria sobre Ucrânia e Europa em caso de invasão plena justifica manter o esforço diplomático.”

Donald Trump: “Eu estava assistindo à TV, ontem, e disse. ‘Isso é genial.’ Putin declara uma parte da Ucrânia independente. É maravilhoso. Agora ele vai entrar com tropas de paz. A gente podia fazer isso na nossa fronteira sul. Esse cara é muito inteligente. Eu o conheço muito, muito bem.” (CNN)

PUBLICIDADE

O ministro Edson Fachin, do STF, assumiu ontem a presidência do Tribunal Superior Eleitoral no período que vai até agosto. “A Justiça Eleitoral é incansável fiadora da democracia e limite às alternativas opressoras do passado”, afirmou em seu discurso de posse. “As investidas maliciosas contra as eleições constituem ataques indiretos à própria democracia, tendo em consideração que o circuito desinformativo impulsiona o extremismo.” Sua principal missão, disse, será o combate à desinformação. (Estadão)

Pois é… O presidente Jair Bolsonaro não foi à posse. “A atitude indica que Bolsonaro não está disposto a negociar um armistício com o novo comando da Justiça Eleitoral”, diz Bernardo Mello Franco. “Continuará em guerra contra a urna eletrônica e as medidas de combate às fake news.” (CBN)

Meio em Vídeo: Professor da Universidade da Virgínia e pesquisador em Harvard, o brasileiro David Nemer é um especialista em desinformação digital. Na edição desta semana do Conversas com o Meio ele explica como os grupos bolsonaristas no WhatsApp mudaram de 2018 para cá e prevê que está eleição será bem mais difícil. No YouTube.

A difícil conversa entre PT e PSB para se juntar numa federação está mais próxima de ser concluída. O ex-governador paulista Márcio França concordou que os dois partidos devem ter um só candidato ao Palácio dos Bandeirantes. “Se as pesquisas nos próximos meses mostrarem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad à frente, ele recua”, escreve Andréia Sadi. Após um longo diálogo com o ex-presidente Lula, França começou a ceder. “Quem vai decidir se serei eu ou Fernando Haddad, vai ser o Lula”, disse França. (g1)

Outro que acenou com uma desistência de candidatura é o tucano João Doria. Acenou — mas de forma titubeante. “Não vou colocar o meu projeto pessoal à frente”, declarou em um evento promovido pelo banco BTG Pactual. O governador de São Paulo estava sendo cobrado pelo desempenho ruim nas pesquisas. “Se chegar lá adiante e eu tiver de oferecer o meu apoio para que o Brasil não tenha mais essa triste dicotomia do pesadelo de ter Lula e Bolsonaro”, ele continuou, está disposto a se juntar a outro dos candidatos que ele classifica como estando no “centro democrático”. São o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) e a senadora Simone Tebet (MDB). (Globo)

O Ministério Público Federal pediu a condenação do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) por corrupção passiva. Ele é acusado de receber R$ 2 milhões em propina do então presidente da J&F, Joesley Batista. Passada esta fase, das alegações finais, o caso será enfim julgado na primeira instância da Justiça Federal. “As provas deixaram clara a inexistência de qualquer crime e a defesa aguarda, com tranquilidade, a apreciação pelo Poder Judiciário”, afirmaram em nota os advogados do tucano. Eles não negam que houve transação, mas dizem que foi um empréstimo. Joesley teria emprestado a quantia em espécie, as cédulas distribuídas por algumas malas. (Poder 360)

Viver

O Brasil registrou nesta terça-feira 839 mortes por covid, com a média móvel em 816 óbitos por dia. Já a média móvel de casos, com as 101.285 novas infecções registradas ontem, voltou a ficar abaixo de 100 mil após 34 dias. Cerca de 71% da população do país está totalmente vacinada, e 28% tomou a dose de reforço. (g1)

O Programa Nacional de Imunização, porém, não alcança a todos. Há oito meses, a Anvisa autorizou a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos, mas jovens indígenas do Amazonas não receberam sequer uma dose. Os imunizantes estão há quatro meses parados em uma câmara fria em Manaus à espera da distribuição pelo Ministério da Saúde. (Repórter Brasil)

A produção de vacinas aqui tornou-se realidade. A Fiocruz entregou o primeiro lote de imunizantes contra a covid-19 totalmente fabricadas no Brasil. (CNN Brasil)

A tragédia de Petrópolis completou uma semana. Até a publicação desta edição, são 195 mortos e 69 desaparecidos em decorrência do temporal. Ontem, as ruas da cidade voltaram a ficar alagadas após forte chuva que caiu durante a tarde. A Polícia Civil identificou 179 corpos, dos quais 33 são crianças ou adolescentes. (g1)

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou três pessoas pela morte do congolês Möise Kabagambe. Eles foram acusados de homicídio triplamente qualificado. (UOL)

Caranguejo de maconha, dominó de cocaína e 22 potes de Nutella. Essas são fotos de apreensão de drogas no Brasil que fazem parte da coleção de Christoph Harig, um pesquisador alemão da área de segurança pública. Ele diz que começou a reunir as imagens em parte “por diversão”, em parte pelo “choque com o absurdo da guerra às drogas”. (BBC Brasil)

Cultura

Morreu aos 57 anos o cantor e compositor Mark Lanegan. Ícone do grunge, ele foi vocalista do Screaming Trees e fez parte do Queens of the Stone Age. Lanegan, que estava em carreira solo, vivia em Killarney, na Irlanda, onde a família o encontrou morto. A causa do óbito não foi revelada. (UOL)

Lanegan veio ao Brasil em turnê pela última vez em 2015 e falou em entrevista sobre sua trajetória. (Veja)

PUBLICIDADE

O Museu de Arte de São Paulo abriu uma exposição com artistas que, à primeira vista, parecem não ter muito a ver: Alfredo Volpi e Abdias do Nascimento. Os dois evocam em suas pinturas, cada um sua época, o que é e o que pode ser o Brasil. Desse atrito surgiram obras com elementos que fazem referência à cultura popular brasileira. Na produção de Volpi, são as bandeirinhas, e na de Nascimento, orixás e símbolos africanos. (Folha)

A Academia Brasileira de Letras está irritada com Ruy Castro desde a entrevista do escritor ao programa Roda Vida, da TV Cultura, na semana passada. Perguntado sobre que pensa da ABL, ele respondeu que é um lugar para bater papo e que não é o mérito literário que faz uma pessoa entrar na instituição. Em 11 de março, Ruy irá à sede da ABL receber o prêmio Machado de Assis, a maior honraria da casa, mais R$ 100 mil reais de premiação. (Veja)

Paulinha Abelha, cantora da banda Calcinha Preta, uma das mais conhecidas do forró, está em coma grave. A artista de 43 anos foi hospitalizada em Aracajú (SE) em 11 de fevereiro para tratar de problemas renais. Desde então, o quadro se agravou, ela passou a fazer diálise, foi transferida para UTI e entrou em coma no dia 17. Os médicos não sabem o que causou essa série de problemas, mas descartam uma infecção bacteriana no cérebro. (g1)

Maria Fernanda Cândido aparece em pôster oficial do terceiro filme Animais Fantásticos e os Segredos de Dumbledore, spin-off da saga Harry Potter. No longa, previsto para estrear em 15 de abril, a atriz é a bruxa brasileira Vicência Santos. (g1)

Cotidiano Digital

O grupo varejista Americanas completa quatro dias consecutivos de paralisação nas vendas digitais nesta quarta-feira. No sábado, a companhia sofreu um ataque hacker e precisou tirar os sites Americanas.com e Submarino do ar. Shoptime e Sou Barato, do mesmo grupo, também tiveram suas páginas suspensas. O ataque pode afetar a programação de entrega de mercadorias e causar um prejuízo de R$ 435 milhões. Na segunda-feira, a companhia perdeu mais de R$ 2 bilhões em valor de mercado. (Folha)

O Facebook anunciou o lançamento do Reels, seu recurso de vídeos curtos, na rede social. A novidade também traz opções para criadores de conteúdo ganharem dinheiro com o formato, e está disponível em mais de 150 países, incluindo o Brasil. O Reels foi lançado em 2019 no Instagram e havia sido liberado no Facebook em setembro de 2021, mas, até então, estava disponível somente nos Estados Unidos. (g1)

A Sony revelou ontem o design e mais detalhes do PlayStation VR, headset de Realidade Virtual (RV) do PlayStation 5, e do controle do equipamento, que se chama PSVR2 Sense Controller. O dispositivo é inspirado no console de nova geração da empresa e a fabricante promete 360 graus de visão em imersão aos jogos de Realidade Virtual. Apesar de apresentar o visual oficial do PSVR2, a Sony ainda não divulgou a data de lançamento do device. O primeiro game a utilizar a novidade será o “Horizon: Call of the Mountain”. (The Verge)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.