Rússia faz exigências e intensifica ataques

Terminou ontem sem acordo a terceira rodada de negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia. A delegação de Moscou anunciou a criação de cinco corredores humanitários para a retirada de civis das áreas de conflito, mais precisamente de Kiev, Kharkiv, Chernigov, Sumy e Mariupol. Porém, os ucranianos consideraram a proposta “imoral”, uma vez que os corredores levariam os civis para a Rússia e para Belarus, aliada de Moscou. “São cidadãos ucranianos, eles deveriam ter o direito de ir para território ucraniano”, disse, em nota, o governo de Kiev. Durante a noite, um novo ataque com foguetes a áreas residenciais em Sumy deixou pelo menos nove civis mortos, incluindo duas crianças, e fez a Ucrânia ceder e aceitar a proposta russa de um corredor para tirar os cidadãos e levá-los para a Rússia ou Belarus. (CNN)

Antes da reunião, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, apresentou uma lista de condições para encerrar a invasão. Primeiro, a Ucrânia seria desmilitarizada; segundo, incluiria em sua Constituição o princípio da neutralidade, o que a impediria de aderia à Otan ou a outros blocos, como a União Europeia. Por fim, Kiev teria de reconhecer a Crimeia, anexada por Moscou em 2014, como território russo e a independência das províncias rebeldes de Donetsk e Lugansk. “De resto, a Ucrânia é um Estado independente e vai viver como quiser, dentro das condições da neutralidade”, disse o porta-voz. (Reuters)

Kiev não respondeu às exigências russas. Em vez disso, o presidente Volodymyr Zelenski gravou um vídeo em seu gabinete para mostrar que não deixou a capital. “Não estou me escondendo, não tenho medo de ninguém. Ficarei o quanto for necessário para vencermos essa guerra”, disse. (BBC)

Segundo fontes do governo americano, a Rússia estaria recrutando combatentes sírios para lutar na Ucrânia, além de mandar novas tropas reforçarem os 127 batalhões que já estão no país invadido. (Washington Post)

Enquanto isso... O governo ucraniano anunciou ter matado em combate o major-general Vitaly Gerasimov, chefe de gabinete e primeiro vice-comandante do 41º Exército do Distrito Militar Central da Rússia. Na sexta-feira, outro major-general russo, Andrei Sukhovetsky, foi morto pelos ucranianos. (g1)

Para ler com calma. A cidade portuária de Odessa é ucraniana, mas tem laços fortes com a Rússia. Agora, seus habitantes se preparam, com armas e barricadas, para a aproximação de tropas em navios de guerra russos. “Os russos sempre visitaram Odessa e encontraram apenas calor humano e sinceridade. E agora? Bombas contra Odessa? Não é só um crime de guerra. É um crime histórico”, afirmou o presidente Zelenski. (Guardian)

PUBLICIDADE

Meio em vídeo. Um texto publicado no ano passado por Vladimir Putin revela o que ele realmente pensa da Ucrânia. Ele vê uma história mitificada que une os dois povos. Ele vê forças externas querendo enfraquecer esses povos os separando. É um discurso fascista no talo. Confira no Ponto de Partida. (YouTube)

Após meses, terminou a novela envolvendo o destino do ex-governador Geraldo Alckmin. Segundo Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, o antigo tucano assina na próxima semana a ficha de filiação ao partido para ser vice na chapa do ex-presidente Lula (PT) ao Planalto. A expectativa é que o petista participe da cerimônia de filiação, que deve acontecer em São Paulo. (UOL)

Nas redes sociais, porém, Alckmin desconversou e disse que segue conversando com outros partidos. (Twitter)

Se você ainda está digerindo Alckmin no Partido Socialista, veja essa. Segundo Ricardo Noblat, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto mandou saber a Lula que pode apoiá-lo discretamente em outubro se o ex-presidente não interferir em seus planos de ser governador da Bahia. Lula é simpático à ideia. Só lembrando, ACM Neto é secretário-geral do União Brasil e ex-presidente do DEM, antigo PFL – além de neto de ACM, claro. (Metrópoles)

A Justiça Federal de São Paulo, atendendo a um pedido do MPF, intimou o aplicativo de mensagens russo Telegram a informar sobre sua política de combate a informações falsas e difamação. Como a plataforma não tem representação oficial no Brasil, a intimação foi enviada aos escritórios da empresa em Londres e nos Emirados Árabes Unidos, onde fica sua sede. Em fevereiro, sob ameaça de ser bloqueado no país, o Telegram suspendeu, por ordem do STF, três canais ligados ao blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. (Poder360)

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo começa a analisar amanhã as 12 representações contra o deputado Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, a maioria pedindo a cassação de seu mandato. Em um áudio enviado por mensagem, ele fez comentários machistas em relação a mulheres ucranianas, provocando críticas de políticos e personalidades. Segundo a presidente do conselho, Maria Lúcia Amary (PSDB), amanhã deve ser votada a unificação das representações. (g1)

Enquanto isso... Renan dos Santos, um dos fundadores do MBL, interrompeu uma live do grupo para, com diversos palavrões, protestar conta a possível cassação de Val, também integrante do movimento. (Globo)

Viver

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, mas não há muito o que comemorar. Segundo estudo da ONG Fórum da Segurança Pública, houve 56.098 estupros no Brasil em 2021, cerca de um a cada dez minutos, o que representa uma alta de 3,7% em relação ao ano anterior. (UOL)

Enquanto isso... O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos em para este ano o menor investimento em combate à violência, R$ 43,2 milhões, desde o início do governo Bolsonaro. (Globo)

Reconhecido pelas Nações Unidas em 1977, o Dia Internacional da Mulher em 8 de março foi concebido em 1910 e tem origem nos EUA, mas existem muitas datas simbólicas com o mesmo objetivo. Entenda o símbolo da luta das mulheres por seus direitos. (g1)

E confira a lista de dez melhores e dez piores países para ser mulher. (g1)

O Rio de Janeiro se tornou ontem a primeira capital a abolir a obrigatoriedade de máscaras em locais fechados. A decisão foi anunciada em redes sociais pelo prefeito Eduardo Paes após a publicação do decreto numa edição extra do Diário Oficial. O fim da exigência foi aprovado por unanimidade pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura. O passaporte de vacinação continuará a ser exigido até que 70% da população carioca tenha recebido a dose de reforço – o número hoje está em 54%. (Extra)

O mundo rompeu ontem a marca de seis milhões de mortos pela covid-19, segundo dados da Universidade Johns Hopkins (JHU), nos EUA. Já foram registrados mais de 446 milhões de casos, desde a identificação do vírus em Wuhan, na China, no fim de 2019. (CNN Brasil)

Com 625.418 mortos, o Brasil é o segundo país com mais vítimas fatais, atrás apenas dos EUA. Ontem, foram registrados 211 óbitos, perfazendo uma média móvel de 425, com redução de 48% em relação ao período anterior. (g1)

Inaugurada em maio de 1984, a usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), provocou um enorme impacto sobre o meio ambiente desde o início de sua construção, na década anterior. Tão grande que, somente no final do ano passado, quase 40 anos depois, a meta de compensação ambiental foi atingida. A Itaipu Binacional completou o plantio de 24 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica. Do lado brasileiro, a área reflorestada forma um corredor ecológico entre fazendas, ligando os parques nacionais do Iguaçu e de Ilha Grande. (Colabora)

Panelinha no Meio. Comer um prato autêntico às vezes dá trabalho, mas o resultado sempre compensa. É o caso do quibe assado, uma tradicional receita do Oriente Médio. A carne do recheio pode ser preparada de véspera. Já a massa deve ser feita em etapas no processador. Dois detalhes importantes: não esqueça do tahine no recheio e não aperte demais a massa sobre a carne moída. Ninguém gosta de comer um tijolo.

Cultura

Maggie Gyllenhaal lavou a alma na noite de segunda-feira no Independent Spirit Awards, um dos mais importantes do cinema independente. Ela levou os prêmios de melhor Direção e Roteiro por seu longa de estreia como cineasta, A Filha Perdida (trailer), que fechou a noite ganhando Melhor Filme. Baseado na obra de Elena Ferrante, o longa, disponível na Netflix, está na briga do Oscar.  Gyllenhaal disputa por Roteiro Adaptado, enquanto Olivia Colman e Jessie Buckley concorrem como Atriz e Atriz coadjuvante, respectivamente. (Estadão)

PUBLICIDADE

Escritores de diversos países, entre eles a bielorrussa Svetlana Alexievich, vencedora do Nobel de Literatura, divulgaram ontem um manifesto contra a invasão da Ucrânia pela Rússia. No documento, os 17 signatários fazem um apelo para que todas as pessoas que falam russo transmitam informações sobre o conflito para furar o bloqueio da censura imposta pelo governo Putin. “Hoje a língua russa está sendo usada pelo Estado russo para espalhar o ódio e justificar a guerra vergonhosa contra a Ucrânia”, diz o texto. Os escritores também criticaram o fechamento dos meios de comunicação independentes na Rússia. (Folha)

Para ler com calma. Um dos meios fechados foi a rádio Ekho Moskvi (Eco de Moscou), onde o escritor Víktor Eroféiev, de 74 anos, apresenta um programa. Em entrevista, ele fala da crescente repressão em seu país, da oposição à guerra e das semelhanças entre a Rússia e Brasil, “países gigantescos que mantêm relações tensas com a democracia, o povo e as elites”. (Globo)

Guerra, inflação, áudios machistas... Chega um momento em que o ser humano precisa relaxar pelo bem da própria sanidade. Uma boa opção é Cozy Dreams (Spotify), coletânea de artistas do movimento Lo-Fi. São 20 faixas inéditas de artistas de todo o mundo, na primeira parceria do selo brasileiro Sleep Tales com a ADA, a distribuidora internacional da Warner, e a seleção foi feita pelos músicos Daniel Sander, conhecido como colours in the dark (Spotify) e Yuri Bastos (Spotify).

Cotidiano Digital

Lançado no Dia Internacional da Mulher, um estudo analisou 11 milhões de mensagens publicadas no Twitter ao longo de um ano de 360 homens e 360 mulheres nos setores de negócios, política e jornalismo para avaliar a representatividade feminina nesses segmentos. O resultado aponta que apenas 25% dessas conversas no ambiente digital se referem às mulheres e que a tratativa é diferente em relação à figura masculina. De cada 20 mensagens sobre negócios, por exemplo, apenas 1 é dirigida a figura feminina (5%). A pesquisa foi realizada pela consultoria de comunicação LLYC em 12 países, incluindo Argentina, Brasil e Estados Unidos. Os dados reforçam a necessidade de aumentar a visibilidade das lideranças femininas, especialmente em negócios. Além disso, ressaltam a importância de eliminar a objetificação da mulher, ter maior apoio dos homens na defesa pela equidade de gênero, entre outras questões. Aqui o relatório completo. (LLYC)

O serviço de delivery Uber Eats deixará de fazer entregas de restaurantes a partir de hoje. A companhia explica que o aplicativo continuará funcionando, mas somente para itens de supermercados e entregas de pacotes. O anúncio foi feito pela primeira vez em janeiro. A Uber disse ainda que planeja expandir no Uber Direct, uma opção corporativa que permite que lojas façam entregas no mesmo dia para seus clientes. Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a descontinuação do serviço representa uma significativa perda de competitividade no mercado de delivery. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.