UB, MDB, PSDB e Cidadania disputarão juntos o Planalto

União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania pretendem anunciar no dia 18 de maio o nome de um candidato de consenso à presidência da República. A decisão foi tomada numa reunião ontem entre os presidentes dos quatro partidos, respectivamente, Luciano Bivar, Baleia Rossi, Bruno Araújo e Roberto Freire. Eles também convidaram “outras forças políticas democráticas” para aderir à iniciativa. O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) se reuniu ontem com a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB, para, segundo ele, “construir uma convergência” entre as legendas da terceira via. Leite, que já admitiu ser vice numa chapa com Tebet, negou que estivesse deslegitimando as prévias tucanas, vencidas pelo ex-governador paulista João Doria. “Elas têm sua legitimidade. Mas não se trata aqui apenas sobre atender formalidades, mas sim de ajudar o país a encontrar um caminho. Isso é o que nos move e promove convergência”, afirmou. (CNN Brasil)

Enquanto isso... O Ipespe divulgou nesta quarta-feira a primeira pesquisa eleitoral após a desistência do ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil). Na simulação de primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 44% dos votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%. Lula permaneceu no mesmo ponto em que estava enquanto Bolsonaro chegou a seu melhor patamar já registrado, após Moro sair da corrida. Ciro Gomes (PDT) registrou 9%; João Doria (PSDB), com 3%, Simone Tebet (MDB), com 2%; e André Janones (Avante), com 1%. No segundo turno, Lula venceria todos os rivais: 53% a 33% contra Bolsonaro, 52% a 25% contra Ciro e 55% a 20% contra Doria. (UOL)

PUBLICIDADE

Então... Lula vem distribuindo declarações polêmicas, provocando reação de adversários e preocupação de aliados. Na segunda-feira, em evento da CUT, ele defendeu que sindicalistas mapeassem os endereços de deputados e fossem em grupos de 50 pessoas “incomodar a tranquilidade” dos parlamentares e suas famílias. Em resposta, o deputado Júlio Amaral (PL-MG) publicou um vídeo em que mostrava sua casa e carregava uma arma. “Estarei pronto para uma bela e calorosa recepção. Sejam bem-vindos!”, escreveu. Na terça-feira, em evento na Fundação Perseu Abramo, os alvos de Lula foram a elite, chamada de “escravista”, e a classe média, acusada de ostentar um “padrão de vida acima do necessário”. Na mesma ocasião, ele afirmou que o aborto é “uma questão de saúde pública” e disse que a prática reflete a desigualdade social no Brasil. Evangélicos e políticos governistas o criticaram duramente. (UOL)

Mas a repercussão ruim não foi só do outro lado. As declarações de Lula repercutiram mal dentro do próprio PT. “É para ter cautela, porque nós não podemos ficar dando munição ao adversário numa campanha”, disse um petista ligado à cúpula do partido. A opinião sobre o aborto causou menos desconforto, pois reflete uma posição historicamente defendida pelo partido. (Metrópoles)

Igor Gielow: “Para alguém considerado uma raposa imbatível, Luiz Inácio Lula da Silva está apostando em um jogo arriscado para desenhar seu caminho até o segundo turno da eleição presidencial de 2022. Desde que entrou mais publicamente na disputa, o petista tem procurado a enorme casca de banana que o pinta como um radical incurável a cada esquina.” (Folha)

Uma escuta de fevereiro de 2020, feita pela Polícia Civil do Rio, traz acusações de envolvimento do Palácio do Planalto na morte do ex-PM e miliciano Adriano da Nóbrega. Na gravação, feita com autorização judicial, a irmã dele, Daniela Magalhães da Nóbrega, diz a uma tia que até cargos foram oferecidos para que o ex-policial virasse um “arquivo morto”. “Já tinham dado cargos comissionados no Planalto pela vida dele. Fizeram uma reunião com o nome do Adriano no Planalto. Ele já sabia disso”, diz ela. A Polícia Civil omitiu toda a gravação de Daniela e menções ao governo federal de outras escutas no relatório encaminhado ao Ministério Público. Além de comandar a maior milícia do Rio, Adriano era suspeito de participar de um suposto esquema de rachadinhas no gabinete na Alerj do hoje senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O Palácio do Planalto, a Polícia Civil e os advogados de Daniela não se manifestaram sobre o caso. (Folha)

Durante a madrugada, agora, o também ex-PM Fabrício Queiroz, apontado como operador das rachadinhas, gravou um vídeo afirmando que Daniela se confundiu e que o próprio “capitão Adriano” lhe relatou em telefonema a reunião tramando sua morte. Ela teria teria acontecido, segundo Queiroz, no Palácio Guanabara, sede do governo fluminense. (IstoÉ)

A Câmara rejeitou ontem o pedido de urgência para o projeto de lei que, entre outras mudanças, criminaliza a difusão de notícias falsas. Sem a urgência, a matéria terá de passar por comissões antes de ser votada no Plenário. O relator Orlando Silva (PCdoB-SP) propôs pena de uma três anos de prisão e multa para quem promover ou financiar mediante uso de contas robôs e outros meios a disseminação em massa de mensagens que contenham fake news e exige que provedores, aplicativos e ferramentas de busca tenham representação jurídica no Brasil. O projeto das fake news já foi aprovado no Senado, mas terá de retornar por ter sido modificado na Câmara. (g1)

Ucranianos que vivem no Leste do país devem fugir enquanto podem, recomendou ontem a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk. O alerta vem diante da movimentação de tropas russas em direção à região de Donbass, deixando um rastro de destruição de supostas atrocidades conforme abandonam áreas que controlavam no resto da Ucrânia. Ontem, o presidente russo Vladimir Putin voltou a negar que seus soldados tenham cometido crimes de guerra, a despeito de imagens de satélite mostrando o contrário. (BBC)

Embratel

Tech no próximo nível

As ferramentas de analytics são utilizadas para a análise de dados ou estatísticas em muitas empresas. Mas elas também podem ser aliadas das organizações que desejam implementar boas práticas de diversidade. Isso porque os problemas de discriminação dos sistemas de analytics começam durante a coleta de dados. Por isso, é necessário que a codificação dos dados seja isenta de preconceitos, uma vez que eles são codificados quando as pessoas que escrevem os algoritmos trazem seus próprios estereótipos para a programação. Entenda.

À medida que a pandemia acelerou a digitalização global da vida pessoal e profissional, a transformação da indústria e a adoção do armazenamento de dados em nuvem também aumentaram. No entanto, por ficarem armazenados em data centers, os dados também deixam sua pegada física e seu gerenciamento são uma preocupação ambiental importante para qualquer empresa. Confira as perguntas que precisam ser feitas às empresas de computação em nuvem sobre sustentabilidade. (Fast Company)

E a IBM lançou uma nova geração de equipamentos mainframes, computadores de grande porte dedicados ao processamento de um volume enorme de informações. O IBM z16 conta com um acelerador de inteligência artificial (IA) e é capaz de analisar milhões de transações em tempo real para prevenir fraudes com cartão de crédito e lidar com várias outras tarefas que exigem resposta imediata. (Forbes)

Viver

Indicado para o STF pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro André Mendonça interrompeu ontem, com um pedido de vistas, o julgamento de duas das sete ações da chamada ‘pauta verde’, um conjunto de processos questionando a política ambiental do governo. Única a votar até agora, a relatora, ministra Cármen Lúcia, reconheceu que há um “estado de coisas inconstitucional”, quando há violações generalizadas de direitos causadas por incapacidade de autoridades públicas, levando o Judiciário a intervir. Mendonça não tem prazo para devolver os processos. (Poder360)

PUBLICIDADE

O percentual da covid-19 entre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil é o menor desde o início da pandemia, apontou ontem a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nas últimas quatro semanas, a doença correspondeu a 50,7% dos casos de SRAG, contra 96% registrados no auge de sua disseminação no país. Entretanto, a Fiocruz identificou uma interrupção na queda de casos de covid-19 nas crianças entre cinco e 11 anos. (g1)

Panelinha no Meio. Com plantio entre outubro e fevereiro, está chegando a época de colheita do chuchu. Apesar do apelido cruel de “quarto estado da água”, é um fruto versátil, que se presta às mais diferentes combinações. É o caso deste curry de chuchu com maçã, que ainda leva raspas de coco e tiras de pimenta para dar um ar festivo à mistura.

Cultura

Nesta semana os cinemas nos trazem caleidoscópio de estilos e nacionalidades. A começar pelo Brasil, com A Mesma Parte de um Homem (trailer), escrito e dirigido por Ana Johann. O longa de suspense psicológico conta a história de uma mulher numa fazenda que vê sua vida se transformar com a aparição de um desconhecido sem memória. Também brasileiro, Mar de Dentro (trailer), de Dainara Toffoli, mostra uma publicitária diante de uma gravidez indesejada. Da Itália vem Tre Piani (trailer), de Nanni Moretti, um drama sobre envelhecimento que retrata três famílias que vivem num mesmo prédio. Tinha tudo para cair no dramalhão, mas não cai. E no cinema-pipoca, a dica é Sonic 2 (trailer), segunda adaptação do consagrado videogame da Sega.

Confira aqui a programação completa dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)

O apresentador e ex-lutador Joe Rogan segue testando os limites do Spotify, onde seu podcast é o campeão de streams. Ele criticou a escola de seu filho por ter feito “pregação antirracista” após assassinato, em maio de 2020, de George Floyd, um homem negro, por um policial branco. “Quando toda a coisa de George Floyd aconteceu, uma das escolas que meu filho ia divulgou este e-mail, dizendo que não basta não ser racista, agora você deve ser antirracista. O que isso significa?”, disse, ressaltando ser contra o racismo. No início deste ano, Rogan foi pivô de um boicote de artistas ao Spotify devido à divulgação de conteúdo negacionista sobre a covid-19. A plataforma, que o contratou por US$ 100 milhões, evita confrontar sua estrela. (Globo)

O cantor britânico Ed Sheeran foi inocentado de uma acusação de plágio na canção Shape of You, grande sucesso de 2017. O artista de grime Sami Switch e o produtor Ross O’Donoghue o acusavam de copiar “linhas e frases específicas” da música Oh Why, composta pelos dois em 2015. A Justiça inglesa concluiu não haver provas de que Sheeran tivesse copiado a canção da dupla. Shape of You foi a música digital mais vendida de 2017 e a primeira gravação a atingir a marca de três bilhões de streamings no Spotify, além de obter mais 5,6 bilhões de visualizações no YouTube. (g1)

Cotidiano Digital

A Uber anunciou que passará a mostrar o endereço de destino e o valor total em reais da viagem para motoristas parceiros antes que eles aceitem a corrida. Até agora, o motorista só via uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. A medida deixou muitos motoristas insatisfeitos. Segundo eles, a empresa também mudou a forma de calcular o valor que é repassado, diminuindo a porcentagem de lucro do valor final que é cobrado do passageiro. (g1)

A empresa de transporte por aplicativo lançou novidades para o Reino Unido. Com o objetivo de se tornar um superapp de viagens, a empresa adicionou serviços para reserva de trens, ônibus, aviões e aluguel de carros na terra da rainha Elizabeth II. (Época Negócios)

E a Xiaomi lançou sua nova linha de smartphones Redmi 11 no Brasil. Disponíveis no mercado internacional desde janeiro, os quatro modelos serão comercializados oficialmente no país. Os preços chegam até R$ 4.000. (UOL TILT)

Um estudo conduzido pelo Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês), mostrou que as mulheres no Instagram estão expostas a uma “epidemia de abuso misógino”. A ONG analisou mais de 8.717 mensagens diretas em perfis de cinco mulheres, incluindo a atriz americana Amber Heard. A pesquisa descobriu que o Instagram não agiu em 90% dos abusos enviados por mensagem às mulheres, apesar dos casos terem sido denunciados à plataforma. (Washington Post)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.