Macron lidera, mas França ainda pode cair na extrema-direita

Déjà vu é a palavra que define a política francesa neste momento. O Emmanuel Macron e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen vão reeditar no próximo dia 24 o segundo turno da eleição presidencial de 2017. Com 97% dos votos apurados, Macron lidera com 27,60%, seguido de Le Pen, com 23,41%%. O candidato do partido de esquerda França Insubmissa, Jean-Luc Mélénchon — terceiro colocado, com 21,95% —, não manifestou explicitamente seu apoio a Macron, mas disse que “não se deve dar um único voto a Le Pen”. Candidatos de direita, verdes, socialistas e comunistas pediram votos para o presidente, reeditando a chamada ‘frente republicana’, enquanto o também ultradireitista Éric Zemmour, que teve 7% dos votos, declarou apoio a Le Pen. (UOL)

O comparecimento às urnas ontem, 65% dos eleitores, foi o segundo menor na Quinta República, iniciada em 1958. O voto na França não é obrigatório, mas a abstenção ficava tradicionalmente na casa dos 30%. (Poder360)

Matias Alencastro: “A vitória clara do atual presidente no primeiro turno traz garantias contra um acidente democrático, mas a eleição continua em aberto. A frente republicana que aconteceu em 2002 e 2017, quando os Le Pen chegaram ao segundo turno, não foi apenas o resultado de uma romântica rebelião democrática popular. Ela dependeu da liderança da classe política, da força de partidos e sindicatos e da memória dos franceses que combateram o fascismo. Num sistema político desestruturado, marcado pelo risco de uma convergência entre eleitores de Le Pen e Mélenchon, a repetição desse movimento está longe de ser garantida.” (Folha)

Economist: “No segundo turno, Ms Le Pen deve conseguir o apoio não apenas de Mr Zemmour mas também de eleitores cuja primeira escolha foi Mr Mélenchon à esquerda e Mrs Pécresse à centro-direita. Muitos dos que votaram nos candidatos Socialista e Verde no primeiro turno podem decidir ficar em casa ao invés de votar em Mr Macron. Ms Le Pen prometeu aos franceses diminuir o custo de vida e o preço da gasolina, posou para fotos com crianças e animais. Se apresentou como uma pessoa tranquilizadora, unificadora da França, apesar de um programa anti-OTAN, pro-Rússia, eurocética e promessas de uma política de ‘preferência nacional’ para franceses em empregos e moradia, o que a colocaria em choque com a União Europeia. Seu manifesto inclui o banimento do véu islâmico de lugares públicos e o fim da cidadania para quem nasce na França com pais estrangeiros.” (Economist)

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo em que concentra suas tropas nas províncias separatistas do Leste da Ucrânia, a Rússia intensifica os ataques à infraestrutura de transportes do país invadido: um ataque com mísseis destruiu o aeroporto da cidade de Zvonetsky. O Ministério da Defesa Russo confirmou a ação, mas disse ter atingido “a base e quartel-general do Batalhão Dnepr”, um dos muitos grupos paramilitares nacionalistas que atuam na Ucrânia. (Reuters)

Na sexta-feira, pelo menos 57 pessoas morreram num ataque com mísseis a uma estação de trem em Kramatorsk, no Leste. O presidente Volodymyr Zelenski disse ter sido mais um crime de guerra de Moscou, acrescentando que um grande número de civis estava concentrado na estação tentando deixar a região. (CNN)

Então... A invasão pela Rússia deve fazer a economia da Ucrânia encolher à metade. Segundo estimativas do Banco Mundial, o PIB do país deve diminuir em 45% devido à destruição da infraestrutura e à perda de boa parte da mão de obra — tanto os que deixaram o país como refugiados quanto os que estão lutando contra os invasores. A sanções impostas pelos EUA e seus aliados devem, por sua vez, provocar forte recessão na Rússia, com retração de 11,2%. (Guardian)

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) destinou 75% da verba para compra de caminhões frigoríficos, usados no transporte de merenda escolar, para aliados do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Dos 17 municípios contemplados, 14 são administrados pelo PP, partido do ministro, sendo que nove ficam em seu estado, o Piauí. Nogueira é apontado como padrinho político do presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte. (Globo)

Enquanto isso... A CPI para investigar as diversas denúncias de irregularidades no MEC pode não sair do papel. Pelo menos três senadores que haviam assinado o requerimento para criá-la — Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Weverton (PDT-MA) — voltaram atrás. Na sexta-feira, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que já tinha as 27 assinaturas necessárias para que a comissão fosse instalada. Uma frente de pressão contra a CPI é a bancada evangélica, uma vez que os dois acusados de tráfico de influência no MEC e o ex-ministro Milton Ribeiro são pastores. (Folha)

O mau desempenho dos candidatos da chamada ‘terceira via’ nas pesquisas se deve ao fato de o ‘centro democrático’ não ter “um nome, um rosto”. Essa é a avaliação da senadora Simone Tebet (MS), pré-canditata do MDB. Ela participou remotamente, neste fim de semana, assim como outros pré-candidatos, da Brazil Conference 2022, organizada nos EUA por estudantes brasileiros. No mesmo evento, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) acenou para um consenso na terceira via, mas negou que vá retirar sua candidatura. Já o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) admitiu que a decisão sobre sua candidatura caberá ao partido, que já deixou claro que ele disputará uma vaga na Câmara. Fora das negociações para uma candidatura de consenso, Ciro Gomes (PDT) centrou a baterias no ex-presidente Lula (PT), afirmando que a declaração deste sobre aborto foi “estapafúrdia” e favoreceu o presidente Jair Bolsonaro (PL). (UOL)

Jorge Paulo Lemann não é pré-candidato a nada, mas sua participação na Brazil Conference 2022 foi uma das mais comentadas. “Temos uma eleição em curso no Brasil e teremos um novo presidente”, afirmou o bilionário e megainvestidor, cobrando que o sucessor de Bolsonaro priorize investimentos em educação. “Mais brasileiros devem ser hábeis a participar da economia, de startups e de serem competitivos diante do mundo”, disse.

Pois é... Para chegar ao nome que falta, os partidos da terceira via já fixaram dois critérios: intenção de voto nas pesquisas e votação nas últimas eleições. Há outros dois que ainda provocam debate: o tamanho da bancada e a rejeição do candidato junto ao eleitor. (Poder360)

Meio errou. O deputado Marcelo Freixo é filiado ao PSB do Rio de Janeiro, não mais ao PSOL, ao contrário do que publicamos na edição de sexta-feira.

Viver

Para ler mantendo a calma. A devastação ambiental está longe de ser o único crime cometido por garimpeiros ilegais em terras indígenas. A Hutukara Associação Yanomami divulga hoje um relatório denunciando casos de aliciamento, assédio de menores, violência e abuso sexual contra mulheres e crianças, algumas embriagadas por bebidas alcoólicas e estupradas até a morte. A ação predatória do garimpo faz escassearem a caça e a pesca, levando fome às tribos e facilitando o aliciamento sexual em troca de comida. O Ministério da Justiça disse que isso é assunto da Funai, que ainda não se manifestou. (Globo)

China e Estados Unidos trocaram palavras duras nos últimos dias devido ao lockdown decretado por Pequim em Xangai. A cidade, uma das mais importantes do país, vive um surto de covid-19, com cerca de 100 mil novos casos. Seus 25 milhões de habitantes estão confinados, e já há informações sobre falta de comida e outros itens essenciais. Classificando a política chinesa como “arbitrária”, Washington anunciou que vai retirar os trabalhadores não essenciais de seu consulado em Xangai. A China reagiu dizendo que as acusações são infundadas e que sua política de enfrentamento da pandemia segue orientação científica. (UOL)

A fonte da juventude não existe, mas cientistas britânicos podem ter chegado perto. Usando a mesma técnica que permitiu criar, em 1996, a ovelha clonada Dolly, pesquisadores da Universidade de Cambridge afirmam ter rejuvenescido em 30 anos as células da pele de uma mulher de 53. O tecido adquiriu a aparência e funcionalidade de quando ela tinha 23. Caso o sucesso do experimento se confirme, eles esperam poder usar o processo em outras partes do corpo, tratando doenças decorrentes do envelhecimento. (Estadão)

Nos próximos 30 anos o percentual de idosos na população latino-americana vai dobrar, passando de 13% em 2020 para 27,5% em 2050, segundo pesquisa da Tsunami8 Latam. Além de impactar políticas de saúde, essa mudança demográfica afeta em particular mulheres que trabalham, pois em geral recai sobre elas o cuidado com pais e mães idosos. Na Colômbia, por exemplo, elas representam 86% das pessoas que cuidam dos mais velhos e, por conta disso, somente 34% delas têm tempo para um emprego remunerado. (Metrópoles)

Cultura

Para quem tem filhos adolescentes, não chega a ser novidade, mas os mangás (quadrinhos japoneses) tomaram de assalto o mercado editorial brasileiro. Pelo menos quatro deles (três edições de Demon Slayer e uma de My Hero Academia) entraram na lista de 20 livros mais vendidos no país na categoria ficção. O que antes ocupava um nicho agora atrai a atenção de grandes editoras. A Companhia das Letras comprou 70% da JBC, uma das difusoras do gênero no Brasil. Uma das explicações para esse sucesso é a popularidade dos animes, desenhos animados baseados nas revistas, em plataformas de streaming. (Folha)

PUBLICIDADE

Para ler com calma e carinho. A cidade baiana de Irecê ganhou em 2018 uma “casinha de livros” em uma praça. Era iniciativa de Clara Beatriz Nunes Dourado, então com apenas dez anos. Demorou um pouco para as pessoas entenderem o sistema de empréstimo e troca de livros, e a menina, apaixonada pela leitura, precisou explicar tudo em vídeos nas redes sociais. O material viralizou, e, com o apoio de famosos, a iniciativa de Clara virou um projeto com 21 casinhas instaladas em todo o país, em alguns casos em parceria com prefeituras, e rendeu prêmios a sua criadora. (Estadão)

A Academia da Arte e Ciência do Cinema baniu por dez anos o ator Will Smith, devido ao tapa no comediante Chris Rock durante a entrega do prêmio. Na decisão, anunciada na sexta-feira, os organizadores lamentaram que o evento tenha sido ofuscado pelo “comportamento inaceitável e ofensivo” do ator e agradeceram a Chris Rock por “manter a compostura sob circunstâncias extraordinárias”. Com o banimento, o ator, que já havia renunciado a sua vaga na Academia, fica impedido de participar de cerimônias como a entrega do Oscar, embora ainda possa ser indicado ou mesmo ganhar o prêmio. Em nota, ele disse “aceitar e respeitar” a decisão. (Omelete)

Cotidiano Digital

O bilionário Elon Musk desistiu de integrar o conselho de administração do Twitter. O anúncio foi feito no domingo pelo presidente da rede social, Parag Agrawal. “Nós apreciamos e continuaremos apreciando a participação de nossos acionistas, estejam eles em nosso conselho ou não. Elon é nosso maior acionista e permanecemos abertos a sua contribuição”, afirmou Agrawal em uma mensagem enviada aos funcionários do Twitter. Musk, o homem mais rico do mundo, foi anunciado para integrar o conselho de administração da rede soial após adquirir uma participação de 9,2% no capital da empresa, tornando-se o principal acionista. (g1)

A primeira missão espacial totalmente privada já lançada para a Estação Espacial Internacional (ISS) chegou com sucesso à plataforma de pesquisa em órbita no último sábado. A missão científica de uma semana é composta por uma equipe de quatro astronautas que representam a empresa Axiom Space Inc. A equipe decolou na sexta-feira do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, pilotando um foguete Falcon 9, lançado pela SpaceX. A Ax-1 é a primeira equipe comercial de astronautas enviada à ISS com o objetivo de ser um laboratório de pesquisa em órbita. Serão experimentos científicos e biomédicos sobre saúde cerebral, câncer e envelhecimento, entre outros. (g1)

Meio em vídeo. Na semana passada a Agência Pública apresentou uma matéria onde mostra que o iFood mobilizou duas agências de comunicação para sabotar um movimento dos entregadores de aplicativo por melhores condições de trabalho e remuneração. Pedro Dora e Cora Rónai falam de desinformação e da precarização do trabalho. (YouTube)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.