Zendaya e Anne Hathaway vão estar no próximo filme de Christopher Nolan
As estrelas Zendaya e Anne Hathaway estão escaladas para o próximo filme de Christopher Nolan na Universal, ao lado dos já anunciados Matt Damon e Tom Holland. O longa, cujos detalhes estão sendo mantidos em sigilo, começa a ser filmado no início de 2025 e será lançado no Imax em 17 de julho de 2026. Este deve ser o primeiro filme de Zendaya para o cineasta e o terceiro de Hathaway, que já esteve em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012, e Interestelar, de 2014. Zendaya esteve em foco nas telas com o sucesso de bilheteria Duna: Parte Dois e o drama romântico de tênis Rivais. (Deadline)
Governo adia anúncio de pacote de cortes de gastos
O governo adiou o anúncio do pacote de corte de gastos. A reunião ministerial desta sexta-feira com o presidente Lula terminou sem qualquer anúncio e não é sabido se novas reuniões serão realizadas na semana que vem. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenta convencer Lula sobre pacotes, mas ministros de áreas que sofrerão perdas mostram resistências. As medidas estão sendo aguardadas desde segunda-feira, quando Haddad afirmou que o governo estava na “reta final” de ajustes. A demora preocupa o mercado financeiro, que teme que não haja mudanças estruturais que controlem a trajetória da dívida pública. (Estadão)
Morre Ibrahim Eris, presidente do Banco Central durante o Plano Collor
Morreu nesta sexta-feira, aos 80 anos, o economista Ibrahim Eris, que esteve à frente do Banco Central de março de 1990, quando o Plano Collor confiscou a poupança, a maio de 1991. A causa da morte não foi revelada. Nascido em Bafra, na Turquia, em novembro de 1944, formou-se em economia em Ancara e chegou ao Brasil em 1973, após uma pós-graduação na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Lecionou na USP até 1979, quando entrou para o governo federal. Assessorou Antônio Delfim Netto no Ministério do Planejamento e, ao deixar o posto, em 1981, foi para o mercado financeiro. Sob o seu comando, o BC extinguiu as contas remuneradas por percentual mínimo calculado sobre a variação que era chamada de overnight. Após o Plano Collor 2, pediu demissão quando a ministra da Economia, Zélia Cardoso, foi trocada por Marcílio Marques Moreira. Depois disso, voltou para o mercado financeiro, atuando como consultor e palestrante. Foi um crítico da política cambial dos governos Itamar Franco (1992-1995) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e do Plano Real. Defendia um câmbio flutuante, sem taxas artificiais, que seriam insustentáveis a longo prazo. Em nota, o BC lamentou a morte do economista. “Eris não mediu esforços no trabalho de assegurar para a sociedade brasileira uma economia estável e com inflação controlada.” (Folha)
TSMC vai deixar de produzir chips de IA para empresas chinesas
Maior fabricante de processadores terceirizados do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) informou as empresas chinesas que vai suspender a produção de seus chips de inteligência artificial mais avançados a partir da próxima segunda-feira. Fontes disseram que qualquer fornecimento futuro desses semicondutores pela TSMC aos clientes chineses estaria sujeito a um processo de aprovação do governo americano, que segue na tentativa de impedir os avanços da IA de Pequim. A decisão deve afetar os planos de big techs chinesas, como Alibaba e Baidu, que investiram massivamente em design de semicondutores para suas nuvens de IA. (Financial Times)
Na semana, Ibovespa recua 0,23% e dólar acumula baixa de 2,25%
O Ibovespa terminou esta sexta-feira em forte queda 1,43%, aos 127.829,80 pontos. No dia, chegou a cair mais de 2%, no recuo mais amplo desde setembro de 2023. A semana terminou no vermelho pela terceira vez seguida, com perda de 0,23%. O estímulo fiscal chinês mais fraco que o espero, o IPCA de outubro acima da expectativa e a demora do governo em anunciar o pacote de corte de gastos explicam o desempenho do principal índice brasileiro. Já o dólar fechou com alta de 1,09%, a R$ 5,7376, devido aos mesmo motivos. Na semana, no entanto, a moeda americana acumulou baixa de 2,25%. A Bolsa de Nova York teve mais um dia de alta ainda devido à vitória de Donald Trump e ao corte nos juros pelo Fed. Nasdaq avançou 0,59%, S&P 500 subiu 0,38% e Nasdaq registrou leve alta de 0,09%. (InfoMoney)
Empresário pivô de guerra no PCC é assassinado no aeroporto de Guarulhos
Pivô de uma guerra interna na facção e ameaçado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), o empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach foi assassinado na tarde desta sexta-feira no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ao menos três pessoas ficaram feridas após o ataque. A polícia ainda investiga as circunstâncias do homicídio. Além de um possível crime a mando do PCC, será apurada a hipótese de queima de arquivo por Antônio ter assinado acordo de delação premiada e ter vários inimigos agentes públicos, a quem disse ter pago propina. Ele e o agente penitenciário David Moreira da Silva, 38, foram acusados pelo Ministério Público de assassinar Anselmo Becheli Santa Fausta, 38, o Cara Preta, traficante influente no PCC, e seu motorista Antônio Corona Neto, 33, o Sem Sangue. Noé Alves Schaum, 42, acusado de ser o executor do crime, também foi assassinado. O empresário e o agente penitenciário chegaram a ser presos, mas respondiam o processo em liberdade. (UOL)
EUA acusam agentes a serviço do Irã de discutirem planos para matar Trump
Promotores federais de Manhattan disseram nesta sexta-feira que três agentes a serviço do Irã discutiram planos para assassinar Donald Trump antes de sua eleição. Um deles disse ter sido recebido em setembro ordem da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã para execução do plano, segundo os promotores. Um dos agentes disse que foi orientado a abandonar outras tarefas e “se concentrar em vigiar e, em última instância, assassinar” Trump, de acordo com queixa-crime apresentada ao tribunal federal de Manhattan. Tal agente disse a um oficial da Guarda Revolucionária que a execução do republicano custaria uma “enorme” quantia de dinheiro e recebeu como resposta que “dinheiro não é problema”, segundo a denúncia.
Trump ameaça a democracia?
É possível dizer que os eleitores de Donald Trump não tenham sequer ideia de quanto ele ameaça a democracia — e, ainda assim, tenham votado compreendendo exatamente quem estavam escolhendo? Sim. É.
Zuckerberg não é responsável por Meta ocultar risco de viciar crianças nas redes, diz juíza
A juíza federal da Califórnia Yvonne Gonzalez Rogers decidiu que Mark Zuckerberg não é pessoalmente responsável pelas 25 acusações judiciais que a Meta responde sob alegações de viciar crianças nas redes sociais. Os autores dos processos afirmam que o CEO orientou a companhia a esconder das crianças os sérios riscos à saúde mental no uso de Facebook e Instagram, ignorando avisos de colaboradores. A juíza entende que não há detalhes suficientes para comprovar que Zuckerberg agiu para ocultar os riscos, e que “o controle da atividade corporativa por si só é insuficiente” para estabelecer sua responsabilidade. A resolução não afeta os processos envolvendo a Meta. (Reuters)
Lula não garante candidatura à reeleição: ‘2026 eu vou deixar para pensar em 2026’
O presidente Lula afirmou em entrevista à jornalista americana Christiane Amanpour, da CNN, que só vai “pensar sobre 2026 em 2026” e não confirmou se tentará a reeleição. “2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso (reeleição) com muita sobriedade e seriedade”, disse. Ao ser questionado sobre sua idade – Lula tem 79 anos e concluiria um quaro mandato aos 85 —, disse que “governar não é como praticar esportes”. “Não é a juventude que vai resolver os problemas da governança, mas a competência, a mentalidade, a saúde e os compromissos do governante”, afirmou. O presidente acrescentou ainda que, se chegar na hora e os partidos entenderam que não há outro candidato para enfrentar uma pessoa de extrema direita, estará pronto para enfrentá-la. O presidente, contudo, disse que “espera que isso não seja necessário” e que novos candidatos surjam para promover uma “grande renovação política” no país. (CNN)