Política

Maduro fecha fronteiras da Venezuela antes das eleições presidenciais

A dois dias das eleições, as fronteiras terrestres, aéreas e marítimas da Venezuela estão fechadas com o pretexto de manter a segurança do pleito, que ocorrerá neste domingo, dia 28. O presidente do Panamá, Jose Raul Mulino, contou que um avião com ex-presidentes do continente não foi autorizado a entrar no espaço aéreo venezuelano. Entre os passageiros da aeronave estavam a ex-presidente panamenha Mireya Moscoso, a ex-vice-presidente colombiana Maria Lucía Ramírez e o ex-presidente mexicano Vicente Fox, além de chanceleres. A medida do governo de Nicolás Maduro é mais uma demonstração de que o resultado das eleições pode não ser respeitado caso o presidente, que se mantém no poder desde 2012, perca. Esta semana, ele disse que poderia haver um “banho de sangue” no país se for confirmada a sua derrota. O principal rival de Maduro é Edmundo González Urrutia, que representa a oposição majoritária. A última pesquisa eleitoral, feita pela ORC Consultores, indicou 59,68% das intenções de voto para Urrutia, e 14,64% para Maduro. (g1 e CNN Brasil)

Kamala Harris assume personalidade ‘brat’ para atrair eleitores jovens

Você sabe o que significa brat? Kamala Harris tem sido identificada dessa forma pelos americanos mais jovens, um perfil de eleitor que faz os olhos da vice-presidente brilharem. Mas o que o termo representa na corrida à Casa Branca além de sua tradução de pirralha ou moleca? Tudo começou quando uma estrela da música pop britânica, Charli XCX, postou em sua conta no X, assim que Joe Biden desistiu de tentar se reeleger, a frase “Kamala é brat” – colando na democrata a palavra que dá título ao seu último álbum, e que também significa, segundo a cantora, rebeldia. Desde então, as redes foram inundadas com memes e vídeos que viralizaram, reproduzindo momentos em que Kamala, de 59 anos, mostra carisma e jovialidade. Um dos vídeos traz ao fundo a música Von Dutch, de Charli (que tem o verso eu sou sua número um), e um filtro verde, mesma cor do álbum. Assumindo ainda mais essa personalidade, a equipe da provável candidata criou para ela um perfil no TikTok. Nas primeiras 24h, mais de dois milhões de seguidores. (The Economist)

Ramagem orientou ataque de Bolsonaro às urnas por email, diz PF

Em depoimento à Polícia Federal (PF), Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), foi confrontado com documentos encontrados em seu e-mail contendo orientações para o ex-presidente Jair Bolsonaro atacar as urnas eletrônicas e difamar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ramagem, é atualmente deputado federal e pré-candidato à prefeitura do Rio pelo PL, e está sendo investigado justamente por espionagem e perseguição a adversários políticos de Bolsonaro. O deputado reconheceu que costumava escrever textos de interesse para o então presidente, mas afirmou não se lembrar dessas mensagens especificamente. Um dos documentos sugeria alegar um possível golpe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Bolsonaro. A investigação também revelou que Ramagem teria utilizado o programa FirstMile, software de espionagem israelense que foi comprado pela Abin, para monitorar a localização de alvos por meio de dados de celulares. (Globo)

Casal Obama anuncia apoio a Kamala Harris

Uma das figuras mais respeitadas do Partido Democrata, o ex-presidente Barack Obama declarou oficialmente nesta sexta-feira seu apoio à candidatura da vice-presidente Kamala Harris à Casa Branca. Em um vídeo gravado no início da semana e publicado nas redes da campanha democrata e do casal Obama, Kamala atende a um telefonema do ex-presidente dizendo que ele e a esposa, Michelle, não poderiam “estar mais orgulhosos de apoiá-la e fazer tudo para ajudá-la a vencer a eleição e chegar ao Salão Oval”. A produção do vídeo confirma a versão de que o apoio dos Obama já estava decidido desde o primeiro momento, mas que o ex-presidente esperaria Kamala consolidar por ela mesma a base partidária antes de tornar pública a adesão. Os dois são próximos desde que ele ocupava a Casa Branca e ela era promotora chefe da Califórnia. (Politico)

Olimpíadas

Israel e Hamas estão ‘mais perto que nunca’ de cessar-fogo, diz a Casa Branca

Israel e o Hamas estão próximos de fechar um acordo para uma cessar-fogo na Faixa de Gaza que permita a libertação dos reféns israelenses ainda em poder do grupo terrorista islâmico. A informação, dada por funcionários da Casa Branca, circulou no mesmo dia em que Joe Biden recebeu o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O presidente tem deixado claro que encerrar o conflito no território palestino é uma das prioridades dos últimos seis meses de seu governo. A visita de Netanyahu, que também terá um encontro separado com a vice-presidente e virtual candidata Kamala Harris, acontece um dia depois de o israelense proferir um discurso desafiador no Congresso americano, afirmando que Israel só vai parar após uma “vitória total” contra o Hamas. (Washington Post)

Em campanhas no RS, Bolsonaro insinua que Lula e STF facilitam seu assassinato

Ao falar sobre o atentado sofrido pelo ex-presidente Donald Trump em um comício em Caxias do Sul, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou, nesta quinta-feira que o presidente Lula (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF) querem facilitar seu assassinato. Bolsonaro alegou que Lula teria tirado dele dois carros blindados. A lei, no entanto, não prevê que a Presidência da República ofereça de carros blindados para ex-presidentes, apenas carros.

Apoio de Lula impulsiona intenção de voto em Boulos, diz pesquisa

Uma pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) revela que as intenções de voto no deputado Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo aumentam com o apoio do presidente Lula (PT). Em contrapartida, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) perde força se associado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em um eventual segundo turno entre os dois, sem que sejam explicitados os apoios, Nunes lidera com 43% contra 36% de Boulos, mas o cenário se inverte com os apoios: Boulos sobe para 46%, enquanto Nunes cai para 38%. Outro fator que consolidaria a virada do candidato de esquerda na intenção de votos é a influência dos vices, quando dito aos entrevistados que Marta Suplicy compõe a chapa, Boulos alcança 46% das intenções no segundo turno. Já Nunes cai para 36% quando revelado que seu vice é o Coronel Ricardo Mello. A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de julho, ouviu 1.500 eleitores e apresenta uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais. (Folha)

Luciano Hang é condenado por difamação e injúria

Luciano Hang, empresário e dono da Havan, foi condenado na última quarta-feira (24) a quatro meses de prisão por difamação e injúria contra o arquiteto Humberto Tadeu Hickel. Tudo começou em 2020, quando Hang queria colocar a tradicional Estátua da Liberdade em frente a loja que seria inaugurada na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, algo que Hickel se opôs por razões urbanísticas. O empresário, então, gravou um vídeo no qual ofende Hickel ao chamá-lo de "esquerdopata"; o arquiteto alega que após a publicação do conteúdo, passou a receber xingamentos e ameaças em suas redes sociais. A pena de Hang pode ser convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de uma indenização de 35 salários mínimos a Hickel, mas o dono da Havan ainda pode recorrer da decisão e disse que o Brasil seria perigoso para empreendedores. (Globo)

FBI: Atirador pesquisou sobre assassinato de Kennedy antes de planejar atentado a Trump

Thomas Crooks, o jovem que tentou assassinar o ex-presidente e candidato Donald Trump, teria pesquisado sobre o assassinato de John F. Kennedy para planejar o atentado. A revelação foi feita pelo diretor do FBI, Chris Wray, em audiência no Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA na quarta-feira, dia 24. Desde o dia 6 de julho, Crooks concentrou suas pesquisas online no comício de Trump, procurando no Google informações sobre a proximidade entre o atirador e o então presidente Kennedy no momento do assassinato em 1963. Mesmo assim, segundo o diretor, não é possível entender por completo as motivações do jovem de 20 anos, que teria, inclusive, pesquisado sobre outras figuras públicas e pilotado um drone próximo do palco do comício de Trump antes de efetuar os disparos. (Poder360)