Brasil quer esperar e estuda a retaliação a Trump ‘menos danosa’ à economia

Entre as alternativas do Planalto está a quebra de patentes dos remédios de laboratórios americanos, mas nenhuma medida deve ser tomada antes de 1º de agosto, data prevista para a entrada em vigor da tarifa de 50% dos EUA. Pela primeira vez, robô guiado por inteligência artificial faz sozinho cirurgia em um ser humano. Ana Maria Gonçalves se torna a primeira mulher negra a ingressar na ABL. Elon Musk anuncia integração do Grok, sua polêmica ferramenta de IA, aos veículos da Tesla.
Para apoiar Bolsonaro, Trump taxa produtos brasileiros em 50%; Lula promete reciprocidade

Itamaraty convoca representante dos EUA no Brasil e manda devolver carta de Trump, enquanto o Planalto avalia o tamanho da retaliação a ser adotada. Horas antes do tarifaço, bolsonaristas na Câmara aprovaram moção de louvor ao presidente americano. Pesquisa mostra que estudantes estão atrasando o ingresso na faculdade por conta de gastos com apostas online. CEO do X deixa o cargo em meio a críticas por discurso de ódio na ferramenta de inteligência artificial do grupo de Elon Musk. E, nas estreias da semana, as novas versões de Superman e Emanuelle.
Haddad se encontra com Motta e Alcolumbre para discutir crise do IOF

Apesar da aproximação, que contou ainda com a ministra Gleisi Hoffmann e com os líderes do governo no Legislativo, o impasse sobre a elevação do imposto persiste. Justiça da Flórida tenta mais uma vez intimar o ministro do STF Alexandre de Moraes em processo movido por empresa de Trump. Autópsia no Brasil confirma que Juliana Marins morreu de hemorragia pouco depois da queda em trilha de vulcão na Indonésia. Festival de Gramado divulga lista de filmes na competição deste ano. Na esteira do TikTok, CapCut também deve ganhar versão exclusiva para os EUA.
Trump defende Bolsonaro; Lula critica interferência

Presidente dos EUA chamou o processo por golpe de Estado de “caça às bruxas”, enquanto o Planalto respondeu que “ninguém está acima da lei” e que o Brasil não aceita tutela. Com o aumento do IOF ainda em aberto, governo se prepara para novos embates com o Congresso. Pesquisa mostra como professores da rede pública convivem com a violência em todo o país. Cinemas brasileiros tiveram este ano seu melhor semestre desde antes da pandemia. E Apple tenta reverter multa imposta pela União Europeia.
Cúpula do Brics alivia EUA, Rússia e Israel em documento final

Declaração final do bloco, reunido no Rio, condena bombardeio ao Irã sem mencionar os autores e faz poucas referência à Ucrânia. Irritado com críticas às tarifas e às big techs, Trump ameaça taxar países que apoiarem o Brics. Impasse em Minas vai atrasar a eleição do novo presidente do PT. Enchente no Texas deixa pelo menos 79 mortos. No Reino Unido, Ozzy se despede dos palcos e o Oasis inicia sua turnê de retorno. Prestes a ser vendido, TikTok desenvolver novo aplicativo para o mercado dos EUA.
Sem confronto direto, Lula e Milei divergem sobre papel do Mercosul

Presidente argentino diz que restrições do bloco criam “cortina de ferro”, enquanto brasileiro afirma que união criou “regras claras” para o comércio na região. Congresso dos EUA aprova pacote de Trump que corta impostos dos mais ricos e tira recursos de programas sociais. SUS vai oferecer implante anticoncepcional que custa até R$ 4 mil na rede privada. PF investiga ataque hacker que expôs vulnerabilidades no elo entre fintechs e o Sistema de Pagamentos Brasileiro. E confira a agenda cultural para o fim de semana em São Paulo e no Rio.
Em meio a tentativas de negociação, Lula renova ataques ao Congresso

Presidente afirma que parlamentares “legislam para os ricos”, enquanto ministros do STF tentam reabrir diálogo entre o Planalto e o Congresso sobre o aumento do IOF. Marina Silva é alvo de novo ataque machista, agora na Câmara. Ataque hacker a empresa ligada ao Pix desvia até R$ 800 milhões de bancos e faz BC interromper temporariamente o sistema. Onda de calor provoca mortes na Espanha, na França e na Itália. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.
IOF: Supremo tenta mediar acordo entre Planalto e Congresso

Ministros tentam evitar nova frente de confronto entre os Poderes, enquanto o Legislativo acusa do executivo de “declarar guerra” ao recorrer contra derrubada no aumento no imposto. Trump afirma que Israel aceitou cessar-fogo de 60 dias em Gaza e aguarda resposta do Hamas. Estudo mostra que quatro em cada cinco mulheres denunciadas por fazer aborto ou colaborar com o procedimento foram condenadas no Brasil. Terceira temporada da série sul-coreana Round 6 quebra recordes na Netflix. Número de robôs na Amazon se aproxima do total de seres humanos trabalhando na empresa.
Planalto acirra discurso ‘Robin Hood’ e parte para confronto com o Legislativo

Ministro Fernando Haddad diz em entrevista que o Congresso legisla para os mais ricos e cobra sacrifícios dos pobres, enquanto o presidente Lula decide recorrer ao STF para manter alta do IOF, mesmo já havendo uma ação igual movida pelo PSOL. Senado americano vira a noite para votar pacote de cortes de impostos e gastos sociais proposto por Trump. Fundo da Amazônia vai ser usado para combater o desmatamento no Cerrado e no Pantanal. Aos 95 anos, Fernanda Montenegro promete sair em turnê pelo país com dois espetáculos. E o Brasil está entre os três países que mais usam o ChatGPT, diz diretor da OpenAI.
Governo aguarda AGU para recorrer ao Supremo pelo IOF

Inconstitucionalidade da decisão do Congresso que derrubou o aumento do imposto divide juristas. Chefe de agência nuclear da ONU afirma que o Irã tem condições de voltar a enriquecer urânio nos próximos meses. Brasil tem recorde de multas de trânsito e, ao mesmo tempo, o menor número de carteiras de habilitação suspensas. Comemorando 60 anos de carreira, diz que encara com leveza o título de “rainha da MPB”. E Trump afirma que comprador do TikTok será anunciado dentro de duas semanas.