News do Meio

Novas chuvas levam o caos de volta a Porto Alegre

Entupimento de galerias inundou áreas que haviam escapado das cheias nas últimas semanas e fez com que as escolas fechassem na capital gaúcha. No interior, pontes provisórias montadas por militares foram arrastadas. Exército de Israel encontra em Gaza corpo de brasileiro morto pelo Hamas nos atentados de 7 de outubro. Cannes recebe com festa cineasta iraniano que precisou fugir de seu país. E a Uber vai permitir aos usuários escolherem viajar em carros híbridos e elétricos.

Haddad aumenta projeção de déficit para este ano

Governo reverte bloqueio de R$ 2,9 bilhões do Orçamento, mas eleva projeção de déficit a 0,1% do PIB. Ministro rebate acusações de bolsonaristas na Câmara e pede que “parem de lacrar” nas redes. Primeiro-ministro britânico convoca eleições para julho. Leite pede recursos para recuperar turismo no RS. E confira as estreias no cinema.

Dia de derrota da Lava Jato e vitória de Moro

Em duas decisões, o STF anulou todos os atos da operação contra o empreiteiro Marcelo Odebrecht e uma das condenações do ex-ministro José Dirceu. Enquanto isso, o TSE manteve, por unanimidade, o mandato do senador Sérgio Moro (UB-PR), acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Para tentar conter avalanche de fake news sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, governo faz pacto com plataformas. Prêmio da Música Brasileira divulga elenco da homenagem a Tim Maia. E as big techs fazem acordo para segurança no uso de inteligência artificial.

Promotor pede a prisão de Netanyahu e de líder do Hamas

Para o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional, tanto integrantes do grupo terrorista quanto do governo de Israel cometeram crimes de guerra e contra a humanidade. Pedido provocou reação dos EUA e pode fortalecer politicamente o premiê israelense. TSE descarta adiar eleições municipais no Rio Grande do Sul, como havia sugerido Eduardo Leite. TikToker faz Machado de Assis disparar na lista de mais vendidos da Amazon. Microsoft firma parcerias com empresas de hardware para potencializar IA no Windows 11.

Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em um acidente de helicóptero neste domingo. A imprensa estatal iraniana informou que a queda se deu por conta das más condições climáticas durante um voo que trazia Raisi e outras autoridades do vizinho Azerbaijão. O chanceler do Irã, Hossein Amirabdollahian, também morreu. O acidente ocorreu às 13h (horário local), entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, a cerca de 600 quilômetros de Teerã. Mas as equipes de resgate tiveram dificuldades de chegar ao local devido a más condições climáticas, como neblina, chuva forte e vento, e só localizaram a aeronave 12 horas depois. Raisi foi eleito em 2021 e seu mandato ia até 2025. Aos 63 anos, ele era a segunda maior autoridade do Irã e estava cotado para suceder o aiatolá Ali Khamanei, líder supremo, que tem 85 anos. (g1)

Rio Grande do Sul vai construir quatro cidades provisórias

Estruturas devem ser montadas para receber mais da metade dos 80 mil desabrigados no estado. No dia em que o Brasil perdeu mais dois ícones da crônica esportiva, o país foi escolhido para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027. Executivo e Legislativo avançam em acordo sobre desoneração da folha. E a Flip revela suas datas e curadoria.

Lula e Eduardo Leite disputam espaço no Rio Grande do Sul

Em sua terceira ida ao RS, presidente anunciou medidas para as vítimas da enchente em um discurso em tom de comício e governador reclamou de saber da indicação de Paulo Pimenta para gerenciar crise pela imprensa. Saída de ministro da Secom e demissão na Petrobras devem precipitar reforma ministerial. Premiê da Eslováquia sofre atentado. E confira as estreias no cinema.

Após meses de fritura, Lula tira Prates da Petrobras

Presidente da estatal, que será substituído por Magda Chambriard, diretora-geral da ANP no governo Dilma, entrou em conflito com os ministros Alexandre Silveira e Rui Costa. Papéis da empresa negociados nos EUA tiveram forte queda após o anúncio. Lula formaliza hoje Pimenta como ministro para o auxílio ao Rio Grande do Sul. Morre a escritora Alice Munro, vencedora do Nobel de Literatura. E, em resposta à OpenAI, o Google anuncia suas novas armas na guerra da inteligência artificial.

Marina: 80 milhões de brasileiros estão expostos a crises como do RS

A calamidade que se abate sobre o Rio Grande do Sul não é um incidente isolado, restrito a uma região. Em entrevista exclusiva ao Meio, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, revela que, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 80 milhões de brasileiros em 1.942 municípios vivem expostos a eventos climáticos extremos e que sua pasta trabalha em um plano de prevenção para essas pessoas, o que ela chama de “uma UTI climática”. Colocar esse plano em prática, entretanto, não depende apenas de um dos Poderes. “O novo normal requer um novo estado jurídico, e o diálogo com o Congresso vai ser fundamental”, diz Marina. Não que seja uma tarefa simples, mas o que acontece hoje aos gaúchos pode transformar a forma de pensar daqueles que não levam a sério a urgência das mudanças climáticas. “É uma pedagogia do luto. Do luto da perda de vidas, da perda econômica, da perda simbólica”, avalia a ministra. Marina falou também de um inimigo que tornou ainda mais grave a catástrofe: as fake news, que procuraram criar um clima de animosidade entre a população e as esferas do poder público, prejudicando o trabalho de socorro e apoio às vítimas das enchentes. “As fake news são o roubo da decência, o roubo da verdade.” Confira a íntegra da conversa entre Marina Silva, o diretor de jornalismo do Meio, Pedro Doria, e a editora-chefe, Flávia Tavares. (Meio)

Pesquisa põe em xeque eventual reeleição de Lula

Mais da metade dos entrevistados pela Genial/Quaest acreditam que o presidente não merece um novo mandato. Entretanto, o mesmo levantamento aponta que, se as eleições fossem hoje, ele seria o candidato preferido. Previsão de novas chuvas levam medo ao Rio Grande do Sul. O cinema fica de luto com as mortes do ator brasileiro Paulo César Pereio e do diretor e produtor americano Roger Corman. E a OpenAI se prepara para entrar no mercado das ferramentas de busca.