Por que o México não está à beira do abismo?
Em 2 de junho de 2024, os eleitores mexicanos fizeram história ao eleger Claudia Sheinbaum como a primeira mulher a ocupar a presidência do país. Representando uma coalizão de esquerda composta pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o Partido dos Trabalhadores e o Partido Verde, Sheinbaum assegurou uma vitória esmagadora com 59% dos votos, superando a coalizão de centro-direita liderada por Xóchitl Gálvez por 32 pontos percentuais. Este resultado não apenas trouxe Sheinbaum ao poder, mas também estabeleceu novos recordes em termos de votos para um candidato presidencial no México.
Novo ministro da Secom critica Meta e diz que PL das fake news ‘vai andar’
Nomeado para melhorar a comunicação do governo, Sidônio Palmeira terá como uma de suas prioridades dar andamento ao projeto de lei que combate desinformação nas redes. Governo lança programa com bolsa para professores atuantes ou em formação. Show de Lady Gaga no Rio será em 3 de maio na Praia de Copacabana. E Elon Musk pode comprar o TikTok, mas empresa nega.
Boatos sobre Pix turbinam fraudes e mobilizam o governo
Ampliação na tomada de informações da Receita Federal, criada com o objetivo de dificultar sonegação fiscal, gera onda de desinformação que alimenta fraudes. Mortes por chuvas em Minas Gerais mais que dobram em uma semana e chegam a 24. Anúncio dos indicados ao Oscar 2025 é adiado por causa dos incêndios em Los Angeles. E Apple planeja lançar iPhone 17 Air, o mais fino da linha.
Mortes em incêndios de Los Angeles sobem para 24
Chamas continuam se espalhando a uma velocidade assustadora e, segundo autoridades, número de vítimas será ainda maior. Governo Lula condena prisão de opositores e violação de direitos humanos na Venezuela. “Ainda Estou Aqui” vence Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, nos Estados Unidos. E estudo afirma que IA pode replicar personalidades humanas com 85% de precisão.
Oposição acusa Maduro de prender María Corina na véspera da posse
Detenção teria durado poucas horas, mas clima no país é de incerteza diante da promessa do ex-candidato presidencial Edmundo González Urrutia de voltar hoje para Caracas e tentar assumir a presidência. Incêndios em Los Angeles deixam dez mortos e perdas com o fogo chegam a US$ 50 bilhões. Exibições de “Ainda Estou Aqui” dobram nos cinemas após o Globo de Ouro. E CES 2025 mostra as novidades no mercado de androides.
Moraes enquadra Meta após empresa acabar com checagem de fatos
Ministro do Supremo Tribunal Federal afirma que redes sociais só continuarão a operar no país se respeitarem as leis. Incêndios florestais deixam ao menos cinco mortos e rastro de destruição em Los Angeles. Filme sobre Chico Bento é uma das estreias desta quinta-feira nos cinemas brasileiros. E UE é multada em decisão inédita por violar sua própria lei de proteção de dados.
Crítica cultural ou vigilância moral?
Críticas identitárias ao filme Ainda Estou Aqui não apenas revelam a dificuldade de reconhecer o valor intrínseco de uma obra, mas também exemplificam o estágio avançado de um consenso ideológico progressista que tem transformado a crítica cultural em um exercício de vigilância moral com claras motivações políticas. Esse consenso frequentemente banaliza sofrimentos reais, impõe demandas de representatividade inalcançáveis e sufoca as singularidades artísticas e pessoais.
Meta abandona checagem de fatos e se alinha a Trump
Mark Zuckerberg anuncia fim do programa de fact-checking nas plataformas de sua empresa, em decisão que abre espaço para desinformação e conteúdo de ódio nas redes. Justiça autoriza resolução com orientações sobre aborto legal para menores abusadas. Puxado por “Ainda Estou Aqui”, cinema nacional chega a 10,1% da bilheteria em 2024. E a Anthropic, uma das principais rivais da OpenAI, levanta US$ 2 bilhões em investimentos.
Congresso certifica vitória de Trump quatro anos após ataque ao Capitólio
Kamala Harris presidiu sessão conjunta entre a Câmara e o Senado que validou resultado da corrida à Casa Branca. Embora sem incidentes na cerimônia, ecos da invasão de 6 de janeiro de 2021 voltaram a reverberar com o reforço da segurança dentro e fora do Capitólio. Denúncias sobre violações de direitos humanos passam de 657 mil em 2024 no Brasil. Fernanda Torres diz que vitória no Globo de Ouro é “Mega-Sena acumulada”. E Intel, AMD e Qualcomm anunciam novas apostas em processadores.