Planalto acirra discurso ‘Robin Hood’ e parte para confronto com o Legislativo

Ministro Fernando Haddad diz em entrevista que o Congresso legisla para os mais ricos e cobra sacrifícios dos pobres, enquanto o presidente Lula decide recorrer ao STF para manter alta do IOF, mesmo já havendo uma ação igual movida pelo PSOL. Senado americano vira a noite para votar pacote de cortes de impostos e gastos sociais proposto por Trump. Fundo da Amazônia vai ser usado para combater o desmatamento no Cerrado e no Pantanal. Aos 95 anos, Fernanda Montenegro promete sair em turnê pelo país com dois espetáculos. E o Brasil está entre os três países que mais usam o ChatGPT, diz diretor da OpenAI.
Governo aguarda AGU para recorrer ao Supremo pelo IOF

Inconstitucionalidade da decisão do Congresso que derrubou o aumento do imposto divide juristas. Chefe de agência nuclear da ONU afirma que o Irã tem condições de voltar a enriquecer urânio nos próximos meses. Brasil tem recorde de multas de trânsito e, ao mesmo tempo, o menor número de carteiras de habilitação suspensas. Comemorando 60 anos de carreira, diz que encara com leveza o título de “rainha da MPB”. E Trump afirma que comprador do TikTok será anunciado dentro de duas semanas.
Edição de sábado: Três mil anos de Irã

Há 46 anos o Irã invadiu os assuntos do cotidiano, quando a Revolução Islâmica de 1979 substituiu a brutal monarquia pró-americana do xá Mohammad Reza Pahlavi (1919-1980) pela brutal teocracia antiamericana do aiatolá Ruhollah Khomeini (1902-1989). O impacto dessa mudança atingiu em todo o mundo a geopolítica, a economia e até a cultura popular. Xiita, corrente muçulmana do novo regime, virou sinônimo de radical, e até a MPB entrou na onda — “tem sempre um aiatolá pra atolar”, escreveu Rita Lee e cantou Elis Regina.
STF amplia responsabilidade de redes pelas publicações de usuários

Por oito votos a três, ministros decidem que as big techs são responsáveis por conteúdos criminosos, inclusive de anúncios falsos impulsionados por publicidade. As punições, porém, serão aplicadas em situações de “falhas sistêmicas” no monitoramento, não em casos isolados. Derrubada do decreto do IOF aumenta risco de “apagão administrativo no governo”. Brasil vai custear repatriação do corpo de Juliana Marins, morta na Indonésia. E confira a agenda cultural do fim de semana no Rio e em São Paulo.
Congresso derruba decreto do IOF na pior derrota do governo Lula

Em votações-relâmpago, Câmara e Senado anularam o decreto presidencial, algo que não acontecia desde o governo Collor. Executivo estima impacto de pelo menos R$ 10 bilhões na arrecadação e fala em novos cortes no Orçamento. Exposição ao tabaco matou 7 milhões de pessoas em 2023, aponta estudo internacional. Google lança ferramenta de IA de código aberto que roda localmente. E confira as estreias da semana nos cinemas.
Populismo reacionário em 3D

O populismo autoritário de direita, que atravessa as democracias ocidentais desde a última década, permanece como a principal reação política às disfunções e assimetrias produzidas pela globalização. Embora apresente traços comuns em diferentes contextos, está longe de ser um fenômeno homogêneo. Para compreender sua lógica e suas dinâmicas, é necessário observá-lo em três dimensões simultâneas: a clivagem centro-periferia, a diferença estrutural entre Velho e Novo Mundo e as condições políticas e institucionais específicas de cada país.
A guerra que todos ‘venceram’

Israel e Irã respeitam o cessar-fogo negociado pelos Estados Unidos, com ambos os lados afirmando ter conseguido uma “vitória histórica” e ameaçando retomar os ataques. Após vazamento de relatório, Donald Trump admite que o programa nuclear iraniano não foi destruído, mas “atrasado em décadas”. Em acareação no STF, Braga Netto chama Mauro Cid de mentiroso, mas tenente-coronel mantém as acusações contra o general. Morre a brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia. FLIP 2025 anuncia programação sem autores de língua inglesa. Reino Unido quer aplicar regras mais rígidas ao Google.
Israel acusa Irã de violar cessar-fogo imposto por Trump

Tel Aviv afirma que mísseis foram disparados do território iraniano e abatidos pelas defesas antiaéreas, enquanto Teerã nega o ataque. Antes da troca de acusações, o presidente americano parabenizou os dois países por aceitarem sua proposta de trégua. Lula pretende editar MP para evitar alta na conta de luz provocada pela derrubada de vetos no Congresso. Pesquisadores na Escócia dizem ter produzido analgésico a partir de garrafas pet. Maria Bethânia fará turnê para celebrar os 60 anos de carreira. Uso de IA para golpes online dispara no Brasil.
Após bombardeios, Trump fala em ‘mudança de regime’ no Irã

Presidente americano afirmou que o ataque a três centros do programa nuclear iraniano foi um sucesso, mas especialistas não têm certeza sobre os resultados da operação. E resposta, o Irã lançou novos mísseis contra Israel e ameaça fechar o Estreito de Ormuz, essencial para o comércio mundial de petróleo. Parada LGBTQIA+ em São Paulo reúne quase 50 mil pessoas para celebrar a maturidade e a diversidade. Bienal do Livro no Rio termina com aumento de público e vendas. Foxconn e Nvidia preparam o uso de androides na nova fábrica de servidores de IA em Houston.
Edição de sábado: A solidão do homem de meia-idade

Ainda é um mistério como eu, um intelectual de esquerda, me tornei um viciado em artes marciais mistas (MMA, na sigla em inglês) nos últimos anos. O relato do escritor Sam Graham-Felsen, publicado na New York Times Magazine em 25 de maio, me ajudou a refletir sobre isso e entender melhor o que está acontecendo comigo – um homem heterossexual de 54 anos – e com o planeta, que se entrincheira principalmente no campo dos costumes e no afastamento ideológico entre homens e mulheres.