Quem é o leitor do Meio?

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Essa semana, depois de atingirmos a marca de 80 mil assinantes, convidamos nossos leitores a responder uma pesquisa para conhecê-los melhor. O principal objetivo é planejar o futuro. Entendendo quem são nossos leitores, e como nos veem, poderemos planejar a ampliação do Meio. Não menos importante, os dados nos permitirão explicar aos anunciantes por que propaganda típica de internet não funcionará por aqui.

PUBLICIDADE

Foram mais de 5 mil respostas e agradecemos a cada um de vocês que gastou um pouco do seu tempo preenchendo. Como prezamos a transparência, decidimos compartilhar, com vocês leitores, os principais achados da pesquisa. Afinal, quem é esse assinante do Meio?

Somos lidos em todo o Brasil. Todo? Não, quase. Não tivemos nenhum leitor do Amapá respondendo a pesquisa. Mas desconfiamos que devemos ter leitores lá e queremos ouvir deles também.

Mas temos muitos leitores do exterior, que usam o Meio para acompanhar o noticiário do país. São 5.6% do total, espalhados por 35 países, incluindo China, Malásia, Eslovênia e Arábia Saudita.

Os homens são ainda uma pequena maioria, com 52% vs 48% de mulheres. Nosso leitor é jovem e adulto. 16% têm 24 anos ou menos, enquanto 64% entre 25 e 44 anos e os outros 20% acima de 45.

201905 - idade_correto
 
Aqui no Meio acreditamos que é importante desenvolver o hábito de se informar, e é o que tentamos fazer com nossa newsletter, todo dia, na mesma hora, na mesma forma, com começo, meio e fim. Foi interessante perceber que temos duas grandes ondas de horário em que os leitores leem o Meio: os que leem enquanto tomam café da manhã, e a segunda turma, que lê quando chega ao trabalho, juntos são 62% do total de leitores.

O leitor do Meio é altamente qualificado, 82% tem superior completo ou pós graduação. E muitos dos que não tem, é porque estão ainda estudando, recebemos muitas mensagens de estudantes de ENEM e de concursos que usam o Meio para se preparar para as provas.

201905 - escolaridade
 
A maioria (55%) dos leitores acha que nossa cobertura é equilibrada, mas um volume expressivo posiciona o Meio na centro esquerda. Acreditamos que pela visão sempre crítica à qualquer governo, se a pesquisa tivesse sido feita em um governo de esquerda, o gráfico estaria deslocado no outro eixo.

201905 - classificacao meio
 
Nossos leitores, como quase todo brasileiro conectado, usam pesadamente o Whatsapp. Instagram é a segunda rede mais usada, seguida pelo Youtube e enfim Facebook e Twitter. No Snapchat não sobrou quase ninguém e temos alguns leitores que curtem explorar os labirintos do Reddit.

201905 - redes sociais

 

Nosso leitor é fiel, ele gosta do Meio e a maioria nos considera sua principal fonte de informação, mas é um relacionamento aberto. A quase totalidade dos leitores assina outras newsletters, mas não somos ciumentos, inclusive gostamos de ver que estamos em boa companhia como fonte de leitura de nossos assinante.

 

201905 - outros veiculos

 

Este post foi corrigido em 17 de maio de 2019. Os dados de idade continham um erro na versão anterior.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.