Antes da posse, Lula fará um giro internacional

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

De Brasília

PUBLICIDADE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pretende visitar países da América do Sul, além dos Estados Unidos e China, antes de sua posse no dia 1º de janeiro deste ano. De acordo com interlocutores de Lula, pelo menos três países já estão confirmados no giro internacional: Argentina, Bolívia e Colômbia. China e Estados Unidos, os dois maiores parceiros comerciais do Brasil, são viagens que ainda estão sendo planejadas.

A ideia de Lula é já iniciar um diálogo com países do continente sul-americano como um todo, começando pelos que elegeram governos de esquerda e que não tiveram interlocução com o atual governo de Jair Bolsonaro.

A integração da América do Sul é um dos pontos fundamentais traçados por Lula durante a campanha. Uma das ideias a serem construídas com os países vizinhos é a criação de uma moeda única da região para ser utilizada em negociações internacionais.

De acordo com a proposta que chegou a ser discutida na campanha e lastreada pelo economista Gabriel Galípolo, essa nova moeda não substituiria as moedas locais, a exemplo do que ocorre com o euro. Ela coexistiria e seria uma opção mais forte a ser utilizada pelos países nas negociações externas.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.