O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

As notícias mais importantes do dia, de graça

News do Meio

Assine para ter acesso básico ao site e receber a News do Meio.

Planalto teme desgaste com CPI do crime organizado

Foto: Mauro Pimentel/AFP

Comissão do Senado deve servir de palanque para que a oposição ataque as políticas de segurança pública do presidente Lula. Trump ameaça cortar verbas federais de Nova York se a cidade eleger hoje prefeito socialista. Governo federal formaliza GLO para que as Forças Armadas façam o policiamento de Belém durante a COP30. A música brasileira perde a genialidade de Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina. E o ChatGPT não pode mais dar orientações médicas, jurídicas e financeiras.

Ação da polícia contra o CV faz Lula voltar à defensiva

Foto: Arif Kartono/AFP

Pesquisas de opinião mostram apoio popular à operação de deixou 121 mortos no Rio e dão novo fôlego à direita, obrigando o Planalto a modular com cuidado o discurso sobre segurança pública. Obama critica Trump e sai em campanha para eleger governadores e prefeitos democratas. Às vésperas da COP30, Lula anuncia criação de universidade indígena. Veteranos do Guns N’Roses serão a atração principal do Monsters of Rock 2026. E a Meta corta o acesso ao WhatsApp para modelos antigos de celulares.

Governadores de direita anunciam consórcio de segurança

Fotos: Fernando Frazão, Rafa Neddermeyer/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/PR

Em oposição à PEC da Segurança Pública, defendida pelo governo federal, grupo, que congrega seis estados, funcionará com compartilhamento de inteligência, equipamentos e efetivos. No Rio, a polícia tem indícios de vazamento da operação contra o Comando Vermelho que terminou com 121 mortos. Amazônia tem a menor taxa de desmatamento em 11 anos, apontam dados do Inpe. WhatsApp vai facilitar aos usuários a recuperação de backups criptografados. E confira as dicas da agenda cultural para o fim de semana em São Paulo e no Rio.

Com 121 mortos, Rio e União criam força-tarefa contra facções

Foto: Fabio Teixeira/Anadolu via AFP

Total de mortes em operação contra o Comando Vermelho ultrapassa o Carandiru e já é o maior em ações policiais no país. “Escritório de emergência” anunciado pelo governador Cláudio Castro e pelo ministro Ricardo Lewandowski vai priorizar “ações rápidas” contra a organização criminosa. Presidente do Senado anuncia CPI do Crime Organizado. Falha na nuvem da Microsoft afeta sites em todo o mundo. E filme sobre Bruce Springsteen se destaca entre as estreias de hoje nos cinemas.

Rio de mortes, caos e briga política

Foto: Mauro Pimentel/AFP

Ação policial contra o Comando Vermelho, a mais letal na história do estado, deixou 64 mortos. Em represália, traficantes fecharam dezenas de vias pela capital. O governador Cláudio Castro (PL) acusou o governo federal de ter negado ajuda à operação, mas, desmentidos pelos ministérios da Justiça e da Defesa, voltou atrás. União vai mandar equipe ao Rio analisar a situação da segurança. Senado dos EUA vota contra tarifaço ao Brasil, mas decisão deve ser revertida pela Câmara. Prestes a estrear no Brasil, O Agente Secreto recebe nos EUA duas indicações ao Gotham Film Awards. PayPal e Open AI formam parceria para usuários do ChatGPT comprarem produtos pela plataforma de pagamentos.

Mercados disparam com encontro de Lula e Trump e vitória de Milei

Fotos: Arif Kartono/AFP, Franck Robichon/Anadolu via AFP, Luis Robayo/AFP

Bolsas de São Paulo e de Buenos Aires batem recordes na segunda-feira, enquanto Brasil começa a negociar tarifas com os EUA e o presidente argentino busca formar maioria no Congresso. Citando voto de Luiz Fux, defesa de Bolsonaro recorre para que STF anule a condenação do ex-presidente. Sisu vai permitir o uso de notas das três últimas edições do Enem. Ruy Castro vence o Prêmio Jabuti 2025 com livro sobre Tom Jobim. Senhas de 183 milhões de contas de e-mails foram vazadas por hackers.

Lula encontra Trump e prevê ‘acordo rápido’

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos se reuniram na Indonésia para tratar, entre outros assuntos, das tarifas comerciais impostas pelo governo americano. Partido de Milei surpreende nas eleições legislativas e vence até na província de Buenos Aires, tradicional reduto peronista. João Fonseca não dá chance a Alejandro Davidovic Fokina e vence o ATP 500 da Basileia, na Suíça. Premiado livro Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, vai ganhar sua primeira edição fora do Brasil. Governos de todo o mundo adotam IA generativa para dar mais eficiência ao setor público.

Trump em dia de fúria

Foto: Jim Watson/AFP

Irritado com um anúncio de TV, o presidente dos EUA suspendeu todas as negociações comerciais com o Canadá, vizinho e um dos principais parceiros econômicos do país. Mais cedo, disse que planeja ações militares em terra, sem citar diretamente a Venezuela, contra cartéis de drogas para “matar pessoas”. Lula chega à Malásia para conferência e encontro com Trump após defender mais uma vez o uso de moedas locais em vez do dólar. Em um encontro histórico, Charles III reza com o papa Leão XIV, marcando uma reaproximação das igrejas Anglicana e Católica. Regras de verificação de idade no Reino Unido fazem desabar o acesso a sites de conteúdo erótico. E confira a agenda cultural para o fim de semana no Rio e em São Paulo.

Lula confirma que vai disputar quarto mandato

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em viagem à Indonésia, presidente afirmou que está pronto para tentar reeleição em 2026. Carla Zambelli tem revés na Itália e Eduardo Bolsonaro tem vitória na Câmara dos Deputados. Luiz Fux é autorizado a trocar de turma no STF. Trump se irrita com Putin e impõe novas sanções a Rússia. Meta de limitar aquecimento global a 1,5°C nos próximos anos não será alcançada. Pesquisa revela que 10% das crianças e adolescentes no Brasil já usaram IA para conversar sobre emoções. E confira as estreias do cinema.

STF condena ‘núcleo das fake news’; Fux pede para trocar de turma

Fotos: Rosinei Coutinho e Gustavo Moreno/STF

Maioria da Primeira Turma do Supremo considerou que os sete réus, incluindo cinco militares, espalharam desinformação sobre o processo eleitoral, preparando o caminho para uma tentativa de golpe de Estado. Luiz Fux voltou a divergir e, em seguida, pediu transferência para a Segunda Turma. Um dia após receber autorização do Ibama, Petrobras começa a perfurar na Foz do Amazonas. Caramelo, sobre um cão vira-latas, é o filme brasileiro de maior sucesso global da Netflix. E a OpenAI lança seu próprio navegador para competir com o Google Chrome.