Toffoli diz a colegas que não abre mão do caso Master

Criticado por decisões controversas, ministro diz a colegas que vai “apanhar o que tiver de apanhar” para seguir na condução do processo. PGR arquiva pedido para tirá-lo da relatoria, enquanto o presidente do STF defende o ministro e diz que “eventuais vícios ou irregularidades” serão revistos pelo plenário. Brasil tem cinco indicações ao Oscar, sendo quatro para O Agente Secreto. TikTok conclui acordo para evitar banimento dos EUA. Gasto com destruição da natureza é 30 vezes maior que com a preservação.
Trump recua em tarifas e descarta tomar Groenlândia pela força

Presidente dos EUA afirma ter acertado “a estrutura de um acordo” futuro sobre o controle da ilha, território autônomo dinamarquês, e constrange a plateia em Davos com discurso de tom racista. BC liquida o Will Bank, braço digital do Master, enquanto ministros do STF defendem nos bastidores devolver à primeira instância o processo do banco de Daniel Vorcaro. Arte rupestre mais antiga do mundo é encontrada na Indonésia. Grok se torna alvo de autoridades brasileiras por imagens com nudez. E confira as estreias desta quinta-feira nos cinemas.
Europa suspende acordo comercial em represália a Trump

Parlamento Europeu tomou a decisão após presidente dos EUA ameaçar sobretaxar produtos do continente caso a Groenlândia não lhe seja entregue. Antes de viajar para o fórum econômico de Davos, Trump disparou nas redes uma saraivada de críticas aos líderes europeus. Caso Master e código de conduta do STF fazem Edson Fachin antecipar o retorno a Brasília. Número de feminicídios bate recorde no Brasil em 2025. Filme do brasileiro Karim Aïnouz disputa Urso de Ouro no Festival de Berlim. E a Netflix oferece pagar à vista pela Warner para conter investida da Paramount.
Após Master, Haddad quer aumentar poder do BC

Fazenda estuda passar para o Banco Central a fiscalização de fundos de investimentos, hoje sob responsabilidade da Comissão de Valores Mobiliários. Cerca de 600 mil ex-clientes do Banco Master já pediram ressarcimento de seus investimentos. Trump completa um ano de mandato colecionando tensões dentro e fora dos EUA. Avaliação reprova 30% dos cursos de Medicina no país. Morre o estilista italiano Valentino, um dos maiores nomes da alta-costura. WhatsApp vai permitir que usuários tenham duas fotos de perfil, a exemplo do Facebook.
Europa prepara reação ao tarifaço de Trump pela Groenlândia

Presidente americano ameaçou taxar produtos de oito países europeus caso a Dinamarca não lhe venda a ilha no Ártico, rica em petróleo e minerais raros. União Europeia estuda retaliar com tarifas e restrições a empresas dos EUA. Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann. Segundo levantamento de ONG, uma pessoa LGBTQIA+ foi morta a cada 34 horas no Brasil em 2025. Zootopia 2 se torna a animação de maior bilheteria da história de Hollywood. E o TikTok amplia detecção de idade na Europa para identificar contas de crianças.
Cunhado de Vorcaro comprou parte do resort da família de Toffoli

Pastor e empresário, Fabiano Zettel era o único cotista dos fundos usados para investir R$ 6,6 milhões em empreendimento de irmãos e primo do ministro do STF. Toffoli autoriza quatro técnicos da PF a periciarem celulares apreendidos em ação contra o Banco Master. Alexandre de Moraes transfere Bolsonaro para cela com cama de casal, banheiro privativo e aparelhos de ginástica no complexo da Papuda. Após três anos, província canadense vai encerrar programa de descriminalização das drogas. Limitação de idade nos chats da plataforma de jogo Roblox provoca protestos. E confira a agenda cultural para o fim de semana em São Paulo e no Rio.
Nova operação contra o Master gera tensão com Toffoli

Ministro do STF critica a PF dizendo que houve “inércia” no cumprimento das ordens de busca e manda lacrar material apreendido, mas volta atrás e determina perícia pela PGR. Irã nega ter condenado ativista à morte, e Trump baixa o tom das ameaças a Teerã. Apenas duas vacinas cumpriram a meta de cobertura no Brasil em 2025. China restringe uso de softwares americanos e israelenses e barra chips da Nvidia. E confira as estreias da semana nos cinemas.
Mortes no Irã passam de 2 mil e Trump incentiva novos protestos

Apesar da repressão brutal por parte dos aiatolás, manifestantes seguem nas ruas exigindo o fim do regime, enquanto os EUA renovam as ameaças a Teerã. Pesquisa Meio Ideia mostra o peso da religião na preferência dos votos, com a reeleição de Lula apoiada por católicos e rejeitada por evangélicos. Problemas médicos fazem a Nasa trazer de volta astronautas antes do previsto. Manas, de Marianna Brennand, é indicado ao prêmio Goya de melhor filme ibero-americano. E o Cade investiga a Meta por restringir o uso de ferramentas de IA de terceiros no WhatsApp.
Meio Ideia: Tarcísio encosta em Lula no segundo turno

Primeira pesquisa eleitoral do ano, parceria do Meio e do Instituto Ideia, mostra o governador de São Paulo com 42,1% das intenções de votos no segundo turno, em empate técnico com o presidente, que lidera com 44,4%. Levantamento ainda aponta a segurança pública e a percepção da economia como os pontos fracos do governo no ano eleitoral. Enquanto reprime brutalmente manifestantes, regime do Irã admite negociar com os EUA. Exploração de petróleo venezuelano pode consumir 13% do orçamento de carbono global. Após vencer o Globo de Ouro, O Agente Secreto recebe mais três indicações de prêmios da crítica. E a Paramount processa a Warner por falta de dados e acordo de venda para a Netflix.
Brasil brilha em dobro no Globo de Ouro

O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, é escolhido melhor filme de língua não inglesa, enquanto Wagner Moura ganha o inédito título de melhor ator em drama. Hamnet foi o melhor filme em drama e Uma Batalha Após a Outra ganhou como comédia ou musical. Repressão a protestos no Irã deixa mais de 500 mortos, mas manifestantes não saem das ruas. Após criação de imagens de nudez de pessoas públicas e crianças, chatbot Grok fica restrito a usuários pagos do X. E os alertas de desmatamento caem 9% na Amazônia e no Cerrado em 2025, diz Inpe.