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Setor de beleza cresce 13% com ajuda da IA criada para orientar negócios

Com o Brasil liderando a penetração online no mercado de beleza da América Latina, a adoção de tecnologias como a inteligência artificial virou diferencial competitivo. No primeiro semestre de 2025, o setor cresceu 13%, impulsionado por serviços digitais. No evento Beauty Fair deste ano, por exemplo, a Gendo lançou a Gaia, sua IA desenvolvida para atuar como mentora estratégica de salões, clínicas e spas. A ferramenta analisa dados do negócio e propõe ações práticas para aumentar a receita, fidelizar clientes e melhorar a gestão. Entre suas funções, estão o diagnóstico de queda de faturamento, sugestões para horários ociosos e alertas sobre preços abaixo da média local. (Mercado e Consumo)

Autocuidado cresce entre jovens e movimenta indústria de bem-estar no país

Segundo uma pesquisa da McKinsey, a indústria global do bem-estar já movimenta US$ 2 trilhões e jovens da Geração Z colocaram a estética entre as três principais prioridades, ultrapassando até nutrição e mindfulness, com 30% deles dizendo que aumentaram o foco no tema no último ano. O resultado pode ser percebido não apenas entre os jovens, pois os gastos com cuidados pessoais e procedimentos estéticos subiram, especialmente os voltados ao combate ao envelhecimento precoce. No Brasil, inclusive, o setor liderou o uso de cupons de desconto em 2024, com mais de 5 mil códigos ativos e 5 milhões de utilizações no início deste ano, gerando R$ 6 milhões em economia aos consumidores. (Carta Capital)

O futuro é bonito — e coletivo

A indústria da beleza passa por uma transformação profunda, deixando de focar apenas na estética para integrar tecnologia, diversidade, sustentabilidade e humanidade, com empresas como a L’Oréal liderando essa mudança por meio de inovações como o uso de IA para personalização de produtos e dispositivos inclusivos como o HAPTA, que auxilia pessoas com mobilidade reduzida. Além da personalização, o setor investe em responsabilidade ambiental com embalagens recicláveis, ingredientes biodegradáveis e metas sustentáveis para 2030, enquanto programas de logística reversa e IA ajudam a reduzir desperdícios. A beleza contemporânea é, portanto, uma força coletiva que espelha os desafios do presente e antecipa os contornos de um amanhã mais bonito. (Meio)

O futuro é bonito — e coletivo

Na indústria da beleza, uma transformação profunda está em curso. O setor vai deixando de ser apenas voltado à estética, e se posiciona como protagonista de uma nova visão de futuro, com mais tecnologia, mais diversidade, mais sustentabilidade e, com isso, mais humanidade. Empresas como o Grupo L’Oréal vêm liderando esse movimento ao desenvolver tecnologias que vão do uso de inteligência artificial para personalizar cuidados à criação de dispositivos inclusivos, que ampliam o acesso à beleza para todos os tipos de corpos e necessidades.

Cuidar de si é um ato coletivo

Rotinas simples de autocuidado, como pentear o cabelo ou aplicar desodorante perfumado, ajudam a melhorar a autoestima e reduzir sintomas de ansiedade, segundo estudo publicado no Journal of Cosmetic Science e pelo Grupo L’Oréal. Para além do benefício individual, essas práticas criam espaços de convivência e pertencimento, especialmente em contextos de vulnerabilidade. Pesquisas no SUS mostram que oficinas de beleza funcionam como rituais coletivos, reforçando vínculos sociais. A L’Oréal, com o programa “Para Mulheres”, já profissionalizou mais de 13 mil brasileiras, aliando estética, saúde mental e inclusão produtiva. (Meio)

Cuidar de si é um ato coletivo

Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science mostrou que rotinas simples de cuidado com o corpo, como pentear o cabelo ou aplicar desodorante perfumado, estão associadas à melhora da autopercepção corporal e a uma redução significativa de sintomas de ansiedade. Outras pesquisas possuem resultados semelhantes, como em um experimento com práticas estéticas básicas, participantes relataram aumento de autoestima e bem-estar psíquico.

Cinco tendências de beleza colocam o bem-estar em foco

Pelo menos cinco tendências mostram como a beleza tem se transformado em um espaço de autenticidade. Entre elas, o skincare minimalista, com rotinas mais simples e conscientes; a maquiagem leve e o visual mais natural; a maquiagem como expressão, com cores vibrantes e delineados criativos. Já a quarta movimentação notável é o autocuidado capilar, com valorização de cabelos naturais, como crespos, cacheados ou grisalhos e, por fim, a ideia da beleza como ritual, com momentos de cuidado ganhando novos significados no dia a dia, apontando para um movimento mais pessoal e menos padronizado. (Terra)

Segmento de higiene e beleza lidera e-commerce de consumo no Brasil

Segundo a Worldpanel by Numerator, o segmento de Higiene e Beleza respondeu por 38,2% de tudo que foi movimentado pelo setor de e-commerce em 2024, superando as demais categorias somadas. A presença de produtos desse setor nas casas brasileiras mais que triplicou nos últimos cinco anos, saltando de 4,9% para 17,5% e agora atinge um terço dos lares. Só no primeiro trimestre de 2025, as vendas cresceram 6,2% puxadas por aumento de preço médio e destaque para cremes e loções, enquanto maquiagem perdeu um pouco de força. Pequenos e médios empreendedores tiveram R$ 2 bilhões em faturamento no ano passado, 37% a mais que em 2023. (Money Report)

Tendência de beleza no TikTok aposta em olheiras e cara de sono

Para ler com calma. A nova tendência de beleza no TikTok é a feição cansada. Com hashtags como #tiredmakeup e #noexistentmakeup, criadores exibem maquiagens leves que destacam olheiras sutis, sombras acinzentadas e blush esfumado para simular a expressão de quem dormiu pouco. A proposta é desafiar a ideia de perfeição constante e valorizar o realismo, transmitindo até um toque de melancolia no visual. (Metrópoles)

Setor de beleza deve ultrapassar US$ 40 bi no Brasil até 2027

Segundo a Redirection International, o setor de beleza deve ultrapassar US$ 40 bilhões no Brasil até 2027, impulsionado por autocuidado, inovação e novos perfis de consumidores. Já o estudo Global Health & Beauty Pulse 2025 mostra que 73% dos consumidores pretendem manter ou ampliar gastos na categoria. A jornada de compra, porém, está mais longa. Leva, em média, 18 dias entre descoberta e aquisição, embora nove em cada 10 pessoas já tenham comprado no mesmo dia. Marketplaces (57%), buscas (52%) e redes sociais (47%) lideram a descoberta, mas 79% ainda preferem avaliar presencialmente. (Meio&Mensagem)