No Pé do Ouvido

Ex-advogado de Lula, Cristiano Zanin derruba desoneração no STF a pedido do governo

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar que suspende trechos da lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia por mais três anos. A ação foi impetrada pelo governo e Zanin atendeu ao pedido. A decisão vai ao plenário da corte entre hoje e o próximo dia 6. Se validada, terá efeito até que o STF julgue seu mérito.

Reforma tributária: governo entrega projeto de regulamentação ao Congresso; entenda

Quatro meses após a promulgação da PEC da Reforma Tributária, o primeiro e mais amplo projeto de regulamentação da tributação sobre o consumo foi entregue ontem pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao Congresso. Com 360 páginas e cerca de 500 artigos, o documento foi entregue primeiro ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que, em meio ao embate entre Legislativo e Executivo, foi elogiado pelo titular da Fazenda. Confira os principais pontos.

Lula minimiza atrito com Congresso e diz que ‘tudo será aprovado’

Durante um café da manhã com jornalistas, o presidente Lula minimizou ontem os atritos de seu governo com o legislativo. "Estou convencido de que estamos em uma situação de muita tranquilidade na relação com o Congresso Nacional. Convido vocês a ficarem atentos para ver o que vai acontecer nas coisas que temos que votar daqui para frente. Todas as coisas vão ser aprovadas", disse. Confira as principais falas neste episódio.

Puxão de orelha: Lula diz que Haddad tem que articular ‘em vez de ler um livro’ e cobra agilidade de Alckmin

Em meio à crescente tensão e ao risco de novas derrotas do governo no Congresso, o presidente Lula cobrou ontem de seus ministros mais empenho na articulação com os parlamentares, destacando os desafios de fazer política com minoria. E não poupou críticas. Confira neste episódio.

Bolsonaro reúne apoiadores e homenageia Musk em Copacabana

Elon Musk e Alexandre de Moraes. Esses foram os dois principais nomes da manifestação em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, organizada pelo pastor Silas Malafaia, na praia de Copacabana, no Rio. Em seu discurso, Bolsonaro exaltou Musk, dono do X, que definiu como “um homem que teve a coragem de mostrar para onde a nossa democracia estava indo” e a quem pediu uma salva de palmas. Confira as principais passagens do ato neste episódio.

STF reage a documento dos EUA que acusa a Corte de “censura”

O Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu ao relatório O Ataque Contra Liberdade de Expressão no Exterior e o Silêncio da Administração Biden: o Caso do Brasil, divulgado por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos, com várias decisões sigilosas do ministro Alexandre de Moraes. O documento contém ordens judicias enviadas ao X para derrubada de perfis e conteúdos, mas sem fundamentação da decisão. Em nota, a assessoria da Corte esclareceu que “não se tratam das decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis, mas sim dos ofícios enviados às plataformas para cumprimento da decisão”.

Após escalada de tensão entre Poderes, Moraes encontra Lira e Pacheco

Em meio à crescente tensão entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, o ministro da Corte Alexandre de Moraes, que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reuniu-se ontem com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Mais cedo, ainda esteve no Senado, juntamente com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os encontros ocorreram um dia depois de os senadores aprovarem a PEC das Drogas.

Em choque com o STF, Senado criminaliza posse de drogas

Em mais uma derrota para o governo e em sinal de enfrentamento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado aprovou ontem a PEC das Drogas que criminaliza o porte e a posse de entorpecentes, incluindo maconha.  A atual legislação diz que o usuário que portar drogas deve ser advertido, prestar serviços à comunidade ou comparecer a um programa ou a um curso educativo. E é a constitucionalidade desse artigo que o STF avalia. O placar está em 5 a 3 a favor da descriminalização.

Governo reduz meta fiscal e projeta salário mínimo de R$ 1.502 para 2025

O governo enviou ontem ao Legislativo o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, propondo redução nas metas fiscais dos próximos anos. Com a queda, a necessidade de receita adicional também cai e o governo pode destinar cerca de R$ 161 bilhões aos gastos públicos. A medida, no entanto, também impacta o mercado -- que reagiu negativamente à peça. Confira neste episódio.

Após ataque sem precedentes, Israel promete ‘cobrar preço’ do Irã

Após os ataques do Irã no sábado, Israel prometeu retaliação. A resposta, no entanto, ainda não foi definida. Representantes internacionais se preocupam com a escalada de violência no Oriente Médio. Entenda neste episódio.