O Meio utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com tais termos. Saiba mais.

Cunhado de Vorcaro comprou parte do resort da família de Toffoli

Fotos: Reprodução/Linkedin e Rosinei Coutinho/SCO STF

Receba as notícias mais importantes no seu e-mail

Assine agora. É grátis.

O pastor evangélico e empresário Fabiano Zettel, cunhado e homem de confiança de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, comprou parte do resort que pertencia a parentes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, relator do caso sobre as supostas fraudes que levaram à liquidação do Master. Detido pela Polícia Federal na quarta-feira e liberado em seguida, Zettel era o único cotista do fundo Leal, por sua vez único cotista do fundo Arleem, que comprou por R$ 6,6 milhões parte do Tayayá Resort, de dois irmãos e um primo de Toffoli. Os dois fundos eram administrados pela Reag Trust, investigada tanto pela participação nas supostas fraudes do Master quanto por lavagem de dinheiro do PCC. Zettel diz ter deixado o investimento em 2022; Toffoli e seus irmãos não se manifestaram. (Estadão)

Na quinta-feira, o Banco Central decretou a liquidação da Reag Trust por “graves violações às normas” do sistema financeiro. João Carlos Mansur, ex-dono da Reag, foi um dos alvos da operação da PF esta semana no caso Master. Ele deixou a corretora em setembro do ano passado, para tentar conter a perda de credibilidade da empresa após a operação contra o esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. (Folha)

E Dias Toffoli fez mais um recuo parcial na polêmica decisão de tirar da PF as provas apreendidas na quarta-feira. Inicialmente, elas deveriam ficar lacradas no próprio STF, mas, após a repercussão negativa da medida, foram encaminhadas à Procuradoria-Geral da República (PGR). Na quinta-feira, Toffoli autorizou quatro especialistas da PF a periciarem os celulares apreendidos na operação do caso Banco Master sob supervisão da PGR. (g1)

Lauro Jardim: “A controvertida decisão de Dias Toffoli de determinar que a PF entregasse ‘lacrados e acautelados’ ao STF todos os bens e materiais apreendidos na segunda fase da Operação Compliance Zero foi entendida como parte de um movimento de desestabilização das instituições que estão investigando o escândalo”. (Globo)

Hélio Schwartsman: “O caso Master virou uma batata quente para o STF. O melhor caminho para a corte se livrar da encrenca seria devolver o inquérito para a primeira instância.” (Folha)

PUBLICIDADE

Depois de reclamar muito das condições da cela onde estava preso na Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido para a Papudinha, uma área dentro do Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília. A decisão foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pela execução da pena, e prevê que Bolsonaro fique custodiado em uma sala de Estado-Maior do batalhão da PM dentro do complexo. O STF informou que a cela destinada ao ex-presidente é equivalente à ocupada por outros réus do 8 de Janeiro, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques. Embora o espaço comporte até quatro pessoas, será usado exclusivamente por Bolsonaro. Torres e Vasques dividem outra unidade semelhante. Na decisão, Moraes estabeleceu uma série de condições especiais. Bolsonaro terá assistência médica integral, 24 horas por dia. Em caso de urgência, está autorizado o deslocamento imediato para hospitais, com comunicação obrigatória ao STF em até 24 horas. (g1)

A cela para onde  Bolsonaro foi transferido dispõe de cozinha, lavanderia e espaço para a instalação de equipamentos para exercícios. Segundo Moraes, a instalação permitirá maior flexibilidade para visitas de familiares, a realização de banho de sol e exercícios físicos em qualquer horário. A cela conta ainda com banheiro com chuveiro de água quente, geladeira, armários, cama de casal e televisão. Veja um vídeo do local, divulgado pelo STF. (Folha)

Mais cedo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi até o STF para se encontrar com o decano da Corte, ministro Gilmar Mendes. Durante a conversa, ela pediu ajuda para que a prisão de Bolsonaro fosse convertida em prisão domiciliar, alegando estar preocupada com a condição de saúde do marido, vítima de constantes soluços. A domiciliar não veio, mas a transferência deve garantir mais conforto ao ex-presidente. (CNN Brasil)

Tortura do dia

Marcelo Martinez

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que dará apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República. Em declaração durante um evento em Suzano, no interior paulista, Tarcísio disse que Flávio é seu candidato e que a direita estará unificada em torno de um único nome. A fala ocorre após bolsonaristas cobrarem posicionamentos mais explícitos do governador, depois da repercussão de um vídeo antigo em que ele aparece discursando em tom presidencial. A gravação foi republicada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Tarcísio negou que a publicação tenha relação com o jogo presidencial. “A mensagem é um desabafo contra o PT”, disse ele. (Estadão)

Flávio Bolsonaro, por sua vez, voltou a provocar a ex-primeira-dama em publicações nas redes sociais. O senador ironizou declarações de Michelle sobre a campanha presidencial e disse que “não rodou o Brasil” por outros motivos que não sua própria candidatura. A reação ocorre em meio a disputas de narrativa dentro do grupo político, em especial sobre apoio à pré-candidatura de Flávio e interpretações das movimentações de Tarcísio de Freitas nos últimos dias (UOL)

Enquanto isso, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD) tenta aproveitar o racha no Bolsonarismo para se apresentar como um candidato viável na direita. Ratinho afirmou que se for escolhido pelo partido para a corrida presidencial ficará “honrado” e aceitará o “desafio”. Pouco antes, o governador paranaense criticou o que chama de “briga política” no Brasil e disse que o país precisa de um “novo projeto”. (Veja)

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou uma lista de igrejas e pastores investigados pela CPMI do INSS após ser cobrada publicamente por Silas Malafaia por citar “grandes igrejas” e “grandes pastores” sem dar nomes. Estão na lista as igrejas Adoração Church, Assembleia de Deus Ministério do Renovo, Ministério Deus é Fiel Church e Igreja Evangélica Campo de Anatote. (Globo)

Teerã começa a dar sinais cautelosos de retorno à normalidade após semanas de protestos antigoverno e uma repressão violenta que deixou milhares de mortos. Segundo relatos, o clima é de calma tensa, com incerteza sobre os próximos passos dos Estados Unidos. A Casa Branca afirma que os Estados Unidos não descartam nenhuma opção. O presidente Donald Trump mantém a ameaça de “graves consequências” caso o regime iraniano continue matando manifestantes. Enquanto isso, o bloqueio de comunicações imposto pelo Estado iraniano já dura uma semana, dificultando a circulação de informações. (CNN)

Meio em vídeo
. Os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai discutem os últimos acontecimentos do Irã e a repressão violenta no país contra os manifestantes. No papo, falam sobre as notícias, fotos e vídeos com conteúdo sensível que circulam nas redes sociais sobre o massacre, o pedido pela volta da monarquia para solucionar problemas e o momento histórico que a população vive no país. (Meio)

Nos grupos de família, no trabalho ou na mesa do bar, uma informação pode mudar tudo. Este ano, seja a pessoa que pauta a conversa sobre eleições com dados reais. Assine o Meio Premium e receba a Pesquisa Meio/Ideia às 0h, antes de todo mundo. O momento de ser a referência do seu círculo chegou.

Viver

Após três anos em teste-piloto, a província canadense da Colúmbia Britânica anunciou nesta quarta-feira que não vai renovar um programa de descriminalização de drogas, por não ter atingido o objetivo de levar mais usuários a buscar ajuda nos serviços de saúde. Elaborado como resposta à crise de opioides que atingiu grandes cidades da Colúmbia Britânica, como Vancouver, o projeto permite, desde fevereiro de 2023, a posse pessoal de até 2,5 gramas de opioides, cocaína, metanfetamina e outras drogas. Pessoas flagradas com pequenas quantidades recebiam informações sobre como acessar ajuda médica para dependência. (Globo)

PUBLICIDADE

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram registrar o momento em que células cancerígenas tentam fugir de ataque do sistema imunológico. No vídeo, é possível ver o tumor se movendo rapidamente para escapar das células de defesa do corpo. As células cancerígenas foram marcadas com um sinal que é identificável por mecanismo de defesa, que as ataca. Mas os cientistas observaram movimentos evasivos das células de linfoma e leucemia, que atrapalhavam o sistema imunológico a engoli-las, ganhando tempo para escapar. (g1)

Meio em vídeo. No Dou-lhe Duas, Flávia Tavares e Pietra Príncipe revelam suas opiniões sobre o Big Brother Brasil 26 e se aceitariam um convite para participar do programa. Também revisitam histórias das antigas edições e os personagens mais interessantes que já passaram pelo BBB. (YouTube)

Cultura


Os cariocas têm a última oportunidade de ver a turnê Maria Bethânia — 60 Anos de Carreira, que termina neste fim de semana, em duas apresentações gravadas no Vivo Rio, sábado e domingo. Também vale ver uma exposição com 39 trabalhos do polonês Frans Krajcberg na Caixa Cultural. Em São Paulo, a Zipper Galeria recebe a 17ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, iniciativa do Mapa das Artes justamente para mostrar artistas que ainda não têm representação. Leia todas as sugestões no site do Meio.

Hans Zimmer e seu coletivo Bleeding Fingers vão compor a trilha sonora da série Harry Potter da HBO. Com estreia prevista para 2027, a produção é baseada nos livros da autora J.K. Rowling, tendo cada temporada como adaptação de um livro da saga. A nova trilha sonora homenageará o legado de Harry Potter, enquanto reinventa seu som para um formato de televisão de longa duração e prestígio. Zimmer está na lista de pré-selecionados ao Oscar por seu trabalho no longa F1. Ainda este ano, sua música poderá ser ouvida na série Euphoria, também da HBO, além de Duna: Parte Três. (Variety)

Interpretando Dona Sebastiana no longa O Agente Secreto, Tânia Maria ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante da Associação de Críticos de Santiago de Compostela, na Espanha. O filme também foi escolhido pelos especialistas espanhóis nas categorias de melhor roteiro, escrito por Kleber Mendonça Filho, e melhor ator, para Wagner Moura. Moradora de Cobra, povoado de Parelhas, no Rio Grande do Norte, Tânia Maria integrou o time de figurantes de Bacurau (2019), com direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, antes de se juntar ao elenco do filme vencedor do Globo de Ouro e representante do Brasil no Oscar 2026. (Globo)

Cotidiano Digital

O Roblox, plataforma de jogos online, mudou as regras do chat e passou a exigir verificação de idade, limitando conversas a usuários de faixas etárias semelhantes, o que provocou protestos virtuais dentro da própria plataforma, que tem mais de 151 milhões de usuários ativos. Supostamente, crianças impedidas de conversar usaram seus avatares para escrever “cartazes” em espaços que simulam ruas e praças, com frases com erros de português ou inconsistências, como “quero injustiça”, além de letras de músicas de protesto, como Cálice, de Chico Buarque. O influenciador Felca, que defende maior segurança infantil na internet, virou alvo direto das manifestações, com seu nome citado em cartazes e relatos de ameaças recebidas. (g1)

Após ordem do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o WhatsApp recuou no Brasil e liberou a operação de chatbots de IA de terceiros para usuários com números brasileiros. A Meta informou a desenvolvedores que a nova política que restringe bots de uso geral, como ChatGPT e Grok, não se aplica mais a contas com código +55, dispensando a interrupção dos serviços e a notificação aos usuários. A empresa havia anunciado um período de carência de 90 dias para o fim dos bots, mas decidiu congelar a aplicação no Brasil, repetindo o que fez na Itália, que também promove investigações antitruste na União Europeia. (TechCrunch)

Um grupo de ciberespionagem ligado à China escolheu como alvo autoridades do governo e do meio político dos Estados Unidos com e-mails de phishing nos dias seguintes à operação americana contra a Venezuela. Segundo pesquisadores da empresa de segurança Acronis, a campanha usou temas ligados ao país latino para tentar enganar os alvos e distribuir malware capaz de roubar dados e manter acesso contínuo aos sistemas. As análises apontam semelhanças técnicas com ações anteriores do grupo conhecido como Mustang Panda, associado a operações de espionagem patrocinadas por Pequim. (Reuters)

O melhor jeito de entender a real conjuntura política brasileira é através do Meio Político. Porque em ano eleitoral, informação confiável é a chave. Toda quarta-feira, assinantes Premium recebem o mapa do xadrez de Brasília, com artigos exclusivos e análises de nomes como Christian Lynch, Wilson Gomes e Creomar de Souza. Se você ainda não é Premium, fica o convite para assinar e acompanhar a política com mais contexto e menos improviso.